Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 23540 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Bom dia galera!

Estive acompanhando os últimos lançamentos da Apple na área de hardware e acredito que muitos aqui também, então resolvi juntar alguns videos que assisti falando sobre esses novos processadores que vieram para revolucionar (literalmente) tudo que temos até hoje, e por incrível que pareça, com um preço mais que justo (e isso vindo da apple é engraçado).

Eu utilizo um hackintosh que me custou 11 mil reais para montar e acaba de ficar obsoleto para um computador que custa 790 dólares.
Os novos processadores M1 em benchmarks simplesmente detonam qualquer lançamento tanto para desktop quanto para notebooks da AMD/Intel em single core performance (o que é mais utilizado pelo LR ao editarmos) e em multicore só perdem para os processadores com classe servidor ou entusiasta (aqueles que só o processador custa 1k+ USD), sem contar a questão de consumo de energia que é muitas vezes 90% menor e faz mais coisa kkkk.

Vendi meu macbook pro 2017 para pegar esse M1 com 8gb, deve chegar na próxima semana e vou tentar gravar algo, mesmo ainda o LR estar rodando "
emulado" através do Rosseta 2, a performance é superior ao meu hackintosh que é um i7 8700 6/12, com 32gbram e RTX 580 8GB, e isso tudo graças ao novo processador que tem tudo integrado e é ARM.

Eu não sou técnico pra explicar os pormenores do sistema, mas vou deixar alguns links pra vocês poderem entender quão bizarro é o que a Apple fez, abrindo caminho para dominarem totalmente o mercado de PC's e Notebooks.

Intel acabou de falecer, a briga agora é Apple vs AMD Ryzen. (quem diria)

https://www.anandtech.com/show/16252/mac-mini-apple-m1-tested/1

https://appleinsider.com/articles/20/11/17/m1-benchmarks-proves-apple-silicon-outclasses-nearly-all-current-intel-mac-chips

Alguns videos bem interessantes sobre performace com os novos Mac Pros que custam uma babilônia e tbm 8gb vs 16gb de unified memory (acabei pegando o meu com 8GB). Os caras editam video simples em 6k com 8gb, pra LR e edições mais leves vai dar de boa.







C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Alguém faz um post do meu topico no que já tem dentro do subforum, não tinha visto.

Sorry.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Alguns pontos a comentar.

Geekbench e Cinebench são um indicativo, mas quase nunca batem com a performance de mundo real.
Quero ver pegar um programa tipo o DxO PL4 e mandar converter 1000 imagens, aplicando meia dúzia de correções e cronometrar o tempo para a conversão em um Mac M1 e outro i7 por exemplo. Se não for pelo menos o dobro da velocidade não vale a grana.

O problema dos 8 x 16 gigas de memória depende obviamente do que estiver fazendo. No meu caso uso máquinas virtuais de diversos tipos, Windows 10, Android, etc. 8 gigas é o mínimo de memória que tenho que alocar para uma VM de Windows, ou seja, 16GB já fica no limite inferior e mesmo assim não poderia abrir duas VMs simultaneamente, nem com o Parallels, e muito menos com o VMWare ou VirtualBox da Oracle. Ou seja, 8 Gigas é bola fora no meu caso, o ideal seriam 24 ou 32 Gigas.

Depois tem o problema do Rosetta 2. Sim, problema, porque a Apple deve descontinuar o Rosetta 2 depois de uma ou duas versões posteriores do OS. Alguns programas que uso não tem previsão para serem portador para o Arm, e os que tem serão updates pagos. Não estou a fim de gastar $4-5K em programas novamente, já que me atendem perfeitamente.

O outro problema é que com o M1 (na verdade já com os 2018) a Apple volta ao padrão caixa preta da época dos 68000. Você simplesmente não poderá adicionar/trocar/reparar nada no computador, o que acho um baita retrocesso.

Meu i7 está obsoleto ? Sim. Mas atende 100% do que eu preciso.
A não ser que apresentem algo que pegue 32G a preço decente (não ao preço mafioso que a Apple cobra por memória), estou fora. Aí inverto o jogo, monto um Linux parrudo, e coloco o MacOS e os outros sistemas em Maquinas virtuais.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Eu utilizo um hackintosh que me custou 11 mil reais para montar e acaba de ficar obsoleto para um computador que custa 790 dólares.


Desculpa, não entendi... o seu computador parou de funcionar?!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Fiz um teste aqui de GPU no meu notebook e ele deu 4x mais performance que o MB Pro de 13 com M1.
Realmente é um caminho interessante e acredito que vai ser assim daqui para frente. Mas basta precisar de uma boa GPU que a Nvidia ainda mostra todo seu potencial. Vi um teste entre o M1 e um notebook com AMD e na edição de vídeo mais pesada o Mac engasga e o PC não. Para edição até 4k ele não viu diferença nem drop frame. Bem interessante o comparativo dele.

https://youtu.be/y_jw38QD5qY

Agora em termos de duração de bateria o M1 simplesmente esmaga a concorrência
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
E pontos para mim que são críticos
1) não são todos os programas que vão migrar. E vários vão cobrar a migração inventando uma "nova versão"
2) Assim que matarem o Rosetta fica dependendo total do desenvolvedor e de comprar novos app
3) gosto do PC porque posso rodar Windows e Linux nativo, dá mesma forma que fazia em meu macbook pro. O M1 vai complicar porque será só através de virtualização.
4) todos os componentes soldados na placa mãe fazem o micro ser descartável. Gastar mil dólares em um micro "pró" que não tem nem 500gb de armazenamento e que não é possível expandir é de doer
5) a política da Apple em não permitir reparos fora da rede autorizada após terminar a garantia é um absurdo. E agora tende só a piorar. Quem já precisou de um reparo em Mac fora da garantia sabe que a Apple cobra tão caro que muitas vezes não vale a pena o reparo.

Enfim essa primeira leva vai matar os notebooks PC de entrada. São de longe a melhor opção para estudo, faculdade, edição em 1080, textos, planilhas, Netflix, etc.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia

4) todos os componentes soldados na placa mãe fazem o micro ser descartável. Gastar mil dólares em um micro "pró" que não tem nem 500gb de armazenamento e que não é possível expandir é de doer


No site tem configuração de RAM e SSD, quer dizer que eles soldam a opção que escolhemos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Guto,

É por aí mesmo. A Apple com certeza absoluta VAI matar o Rosetta 2 em um futuro próximo. Essa politica nova deles pode acabar sendo um tiro no pé.

Uma vez precisei trocar a placa de vídeo de um iMac 27" (uma Radeon qualquer coisa de 512M) e a Apple cobrava seis vezes mais do que uma GeForce de 2GB da mesma época ! Memórias, SSDs então a diferença é bizarra. Resultado ? Imac para mim nunca mais. Tive dois. Hoje em dia estou com 3 minis (i5 e i7) e mais dois notes i5. As GPUs dos minis e dos notes são uma bosta... A sorte é que não trabalho com 3D nem vídeo.

Não me interessa a mínima quanto o M1 se compara aos pcs e macs básicos. O preço não é básico, não permite nem reparos nem upgrades salvo pela própria Apple. Se não lançarem logo um mac decente que não custe um braço e uma perna logo logo acontecerá o mesmo filme que já vimos no passado.



Do site Slashdot.org


Apple is planning a series of new Mac processors for introduction as early as 2021 that are aimed at outperforming Intel's fastest. From a report:
Chip engineers at the Cupertino, California-based technology giant are working on several successors to the M1 custom chip, Apple's first Mac main processor that debuted in November. If they live up to expectations, they will significantly outpace the performance of the latest machines running Intel chips, according to people familiar with the matter who asked not to be named because the plans aren't yet public. Apple's M1 chip was unveiled in a new entry-level MacBook Pro laptop, a refreshed Mac mini desktop and across the MacBook Air range. The company's next series of chips, planned for release as early as the spring and later in the fall, are destined to be placed across upgraded versions of the MacBook Pro, both entry-level and high-end iMac desktops, and later a new Mac Pro workstation, the people said.

[...] The current M1 chip inherits a mobile-centric design built around four high-performance processing cores to accelerate tasks like video editing and four power-saving cores that can handle less intensive jobs like web browsing. For its next generation chip targeting MacBook Pro and iMac models, Apple is working on designs with as many as 16 power cores and four efficiency cores, the people said. While that component is in development, Apple could choose to first release variations with only eight or 12 of the high-performance cores enabled depending on production, they said. Chipmakers are often forced to offer some models with lower specifications than they originally intended because of problems that emerge during fabrication. For higher-end desktop computers, planned for later in 2021 and a new half-sized Mac Pro planned to launch by 2022, Apple is testing a chip design with as many as 32 high-performance cores.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Pois é Afshalders.....
Quem lembra da migração Power PC - Intel dos Macs e o uso do Rosetta versão 1 sabe que a Apple abandona o Rosetta e o consumidor que compre o novo software (ou se vire caso não tenha a opção para o chip atual).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
No site tem configuração de RAM e SSD, quer dizer que eles soldam a opção que escolhemos?
Sim. RAM e SSD são soldados na placa mãe sem condições de troca de forma normal. Tem uns loucos na Internet que fazem a troca mas não é um processo fácil e a chance de dar problema é grande.
Nem um Slot M2 vazio deixam no Macbook Pro. É absolutamente ridículo
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2020, 14:48:15
NAO CONSIGO POSTAR PQ O SERVIDOR CAI TODA HORA MEU DEUS SO COMIGO????

JA ESCRIVI 20X


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2020, 14:48:55
Alguns pontos a comentar. ....decente (não ao preço mafioso que a Apple cobra por memória), estou fora. Aí inverto o jogo, monto um Linux parrudo, e coloco o MacOS e os outros sistemas em Maquinas virtuais.


São usos e usos, sem dúvida a tua necessidade é o 0,01% e realmente acaba não valendo a pena, ainda. Até entendermos como a memória unificada funciona, vamos ter essas questões em aberto de performance e real necessidade do sistema.
Aqui me refiro mais ao profissional que edita nos pacotes adobe/final cut/ affinity etc que antes estava preso a um ruindows ou os antigos macbooks pro que não davam conta, sem contar na parte de bateria que agora é bizarro.

Sobre o Rosetta 2, já deixaram claro que a migração vai levar ao menos 2 anos, então por esse tempo certeza que teremos esse suporte... mas está muiiiito diferente do que era lá em 2006 então não vejo isso como um problema. O desenvolvedor que não atualizar nesse tempo, já não fazia nada antes mesmo...

A parte da caixinha preta, acho que vem de encontro já com o que acontece desde 2015 com os primeiros macbooks retina, onde tudo já era soldado na pcb. Também vejo como o principal problema, principalmente por dificultar recuperação de dados nesse caso pois está tudo unificado. Se dá algum caput, o computador como um todo se vai.

 Mas vendo que a vida útil de um macbook/mac mini gira em torno de 8-10 anos. Até lá a maioria dos usuários já vai estar no terceiro computador... mundo capitalista.


Desculpa, não entendi... o seu computador parou de funcionar?!

Basicamente. Pensa tu gastar 11 mil reais num pedaço de hardware, e pela metade do preço tu conseguir algo melhor sendo só o início dessa tecnologia. O m2 vai vir no mínimo 50% mais rápido, e teus 11 mil acabaram de virar 3mil. Não é só performance, é dinheiro investido.

E pontos para mim que são críticos
1) não são todos os programas que vão migrar. E vários vão cobrar a migração inventando uma "nova versão"
2) Assim que matarem o Rosetta fica dependendo total do desenvolvedor e de comprar novos app
3) gosto do PC porque posso rodar Windows e Linux nativo, dá mesma forma que fazia em meu macbook pro. O M1 vai complicar porque será só através de virtualização.
4) todos os componentes soldados na placa mãe fazem o micro ser descartável. Gastar mil dólares em um micro "pró" que não tem nem 500gb de armazenamento e que não é possível expandir é de doer
5) a política da Apple em não permitir reparos fora da rede autorizada após terminar a garantia é um absurdo. E agora tende só a piorar. Quem já precisou de um reparo em Mac fora da garantia sabe que a Apple cobra tão caro que muitas vezes não vale a pena o reparo.

Enfim essa primeira leva vai matar os notebooks PC de entrada. São de longe a melhor opção para estudo, faculdade, edição em 1080, textos, planilhas, Netflix, etc.

Só complementando com o que já falei acima,
Sobre o tópico 1, hoje tudo que eu tenho em software é pago mensalmente, então não vai ser tanto problema. Se fosse antigamente que se pagava a licença... aí sim seria.

Sobre o tópico 4, armazenamento custa caro direto realmente, tanto que peguei o com 256gb. Mas por que só utilizo o SSD interno para programas. Para arquivos e data tenho um externo com suporte a 20gb/sec que é limitado pelo SSD de 1tb com 1000mb/s que coloquei dentro. Vejo a maioria dos profissionais trabalhando assim, principalmente quem está sempre na rua...

Sobre o 5, isso entra na mesma questão das câmeras, com sony e nikon etc. Não é a questão de de permitir reparo fora de autorizada, e sim da complexidade e equipamentos necessários que essas novas tecnologias tem embarcadas e precisam de mão de obra qualificada.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2020, 15:44:29

Sobre o 5, isso entra na mesma questão das câmeras, com sony e nikon etc. Não é a questão de de permitir reparo fora de autorizada, e sim da complexidade e equipamentos necessários que essas novas tecnologias tem embarcadas e precisam de mão de obra qualificada.

Aí não concordo. A Apple não vende componentes para terceiros, já a Sony e a Canon, sim. A Nikon entrou nessa de não vender e se deu mal.


Esse modelo inicial M1 é furada. Eu aguardaria os posteriores.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2020, 15:46:38 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2020, 17:16:49
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2020, 17:27:02
No vídeo que postei o teste de velocidade do SSD no Macbook Pro com1 é de
2789 para leitura.
meu notebook PC de 2019 deu 2800.
E o SSD que estou vendo para colocar bate 5000 de leitura e 2500 de gravação (e custa só R$800....um incrível upgrade).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada