Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 23838 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2020, 18:05:41
No vídeo que postei o teste de velocidade do SSD no Macbook Pro com1 é de
2789 para leitura.
meu notebook PC de 2019 deu 2800.
E o SSD que estou vendo para colocar bate 5000 de leitura e 2500 de gravação (e custa só R$800....um incrível upgrade).

Sim, mas tu vai usar 5000mb de leitura aonde? eu tenho meus SSD's com 1500mb aqui e não uso metade...
No meu ver essa questão de velocidade do SSD é o item menos chamativo desses novos M1, pq 1000mb/sec e 5000mb/s é a mesma coisa. Não se tem uso pra isso.*

A não ser que tu edite video em 6-8k raw.

Aí não concordo. A Apple não vende componentes para terceiros, já a Sony e a Canon, sim. A Nikon entrou nessa de não vender e se deu mal.


Esse modelo inicial M1 é furada. Eu aguardaria os posteriores.

Eu estou vendendo meu hackintosh e macbook pro 2017 pro M1. Quando sair o M2 pego ele em um mac mini, enquanto isso vou usar aquelas docs ts3 da caldigit em conjunto.

Vou ter o M1 que junta os dois pc's que tinha em 1 só, que no meu caso funciona.
Vai sobrar dinheiro e vou ter uma máquina melhor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2020, 18:27:02
Carlos,

Tem uso sim para essas velocidades, sobretudo quando estamos falando de backups imensos. Aqui, a massa de dados de trabalho tem aproximadamente 3 terabytes e tem que ser replicada via rede, e também para 4 hds externos. Mesmo com USB3 e Lightning o processo todo demora 17 horas quando feito do zero.

Qual a configuração do teu HT ?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2020, 18:37:43
Eu não gosto de usar nada que me deixe refém da empresa e esse é um dos grandes motivos de abandonar a Apple. E cada vez mais vejo que foi a decisão acertada para o meu gosto e tipo de uso.
Mas como disse a unificação do notebook com smartphone e Tablet através do ARM será inevitável
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2020, 19:10:04
Eu estou vendendo meu hackintosh e macbook pro 2017 pro M1. Quando sair o M2 pego ele em um mac mini, enquanto isso vou usar aquelas docs ts3 da caldigit em conjunto.

Vou esperar sair o M2 ou M1x ou qq o nome que for. :D
Quero ver se até o final de 2021 consigo atualizar meu dock Thunderbolt 3 para um que tenha pelo menos 2 portas USB 3.2 gen 2 (10 Gb/s).
Eu tenho um OWC TB3 dock primeira versão. A principio quero pegar a versão nova que tem mais portas TB3 e tem compatibilidade com USB4.

Esse ano eu queria ter atualizado todos meus SSD's SATA para NVME mas so consegui atualizar 1....
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2020, 19:10:19 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2020, 19:15:20
Mas como disse a unificação do notebook com smartphone e Tablet através do ARM será inevitável
A Apple já vinha sinalizando isso a tempos.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2020, 19:36:58
Vou esperar sair o M2 ou M1x ou qq o nome que for. :D

Também estou nessa. Não vou pagar pra ver nem a pau.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2020, 19:41:04
Carlos,

Tem uso sim para essas velocidades, sobretudo quando estamos falando de backups imensos. Aqui, a massa de dados de trabalho tem aproximadamente 3 terabytes e tem que ser replicada via rede, e também para 4 hds externos. Mesmo com USB3 e Lightning o processo todo demora 17 horas quando feito do zero.

Qual a configuração do teu HT ?

Sim, com certeza tem. Mas esses 3TB tu não faz sempre? é incremental eu acredito.
Esses SSD's ultra rapidos são necessários para poder editar em 4,6,12k em tempo real pra não skipa frame e não demorar demais pra exportar etc etc.
O meu arquivo entre morto e ativo hoje tenho 6TB, mas estão espalhados em raids / snas e HD's normais com velocidades de 100mb/sec pela rede e por TB3.
Só deixo no nvme externo o último semestre... pq é o que estou trabalhando ou vou precisar voltar logo. E no nvme interno somente apps e previews do LR.

Meu hackintosh totalmente funcionar com TB3 e bluetooth wifi, que acabei de vender por acaso:
I7 8700 6 núcleos 12 threads
Designare Z390 C/ Thundebolt 3
32gb ram corsair 2400ghz
Sapphire RX 580 Pulse 8GB
Corsair CX 550
Fenvi  t919 (placa wifi+bluetoth)

Vai para a empresa de um amigo meu que precisa mais poder gráfico e não tem necessidade de mobilidade. Tá feliz da vida!

Vou esperar sair o M2 ou M1x ou qq o nome que for. :D
Quero ver se até o final de 2021 consigo atualizar meu dock Thunderbolt 3 para um que tenha pelo menos 2 portas USB 3.2 gen 2 (10 Gb/s).
Eu tenho um OWC TB3 dock primeira versão. A principio quero pegar a versão nova que tem mais portas TB3 e tem compatibilidade com USB4.

Esse ano eu queria ter atualizado todos meus SSD's SATA para NVME mas so consegui atualizar 1....

Se sair o m2 ou m1x pro mac mini até lá te vendo essa minha que acabei de comprar. Importei direto da BH, com impostos vai ficar 2.2k :(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2020, 12:00:42
Carlos, eu sinceramente duvido que o M1 tenha performance de video melhor que a RX580.

Sim, obviamente o backup é incremental mas alguns arquivos são imensos e sempre tem que ser sincronizados, independentemente do resto, pois são máquinas virtuais. Usou, mudou um bit, tem que sincronizar. O tamanho médio deles é de 40 GB.

Aqui tenho dois NAS/Raid Linux de 4TB com conexão por gigabit ethernet, mais um bando de HDs externos TB, FW-800 e USB3, tudo na base do rsync. Funciona muito bem. Não trabalho com edição de vídeo, só um ou outro video de viagem que muito eventualmente faço.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2020, 12:11:28
Com esse M1 a Apple conseguiu exatamente o que queria, chamar a atenção das pessoas com comparativos entre um notebook de entrada e um PC top!

Enquanto uns ficam discutindo o que o M1 não consegue fazer quem vai comprar um Air vai ficar feliz da vida pois é muito mais do que o necessário para o seu uso... e a Apple vai encher o bolso!

Agora me dá pena alguém falar que sua RTX faz a diferença para dizer que tem um PC melhor... é a mesma coisa que alguém ficar se gabando que sua 1DX III é melhor pra esportes que uma T7i :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2020, 13:11:47
Lucas,

Tem alguém falando de PC aqui ?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #25 Online: 08 de Dezembro de 2020, 14:00:42
Sim, obviamente o backup é incremental mas alguns arquivos são imensos e sempre tem que ser sincronizados, independentemente do resto, pois são máquinas virtuais. Usou, mudou um bit, tem que sincronizar. O tamanho médio deles é de 40 GB.

Máquina virtual e outros formatos de arquivo do tipo "pacote" fazem a alegria, SQN, do sistema de backup.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2020, 16:58:37
Carlos, eu sinceramente duvido que o M1 tenha performance de video melhor que a RX580.

Sim, obviamente o backup é incremental mas alguns arquivos são imensos e sempre tem que ser sincronizados, independentemente do resto, pois são máquinas virtuais. Usou, mudou um bit, tem que sincronizar. O tamanho médio deles é de 40 GB.

Aqui tenho dois NAS/Raid Linux de 4TB com conexão por gigabit ethernet, mais um bando de HDs externos TB, FW-800 e USB3, tudo na base do rsync. Funciona muito bem. Não trabalho com edição de vídeo, só um ou outro video de viagem que muito eventualmente faço.

Rsync é um bom sistema, utilizo Duplicacy aqui. Bem bacana também.

Sobre a parte de video, a RX 580 é uns 70% mais rápida ainda que os novos M1 em benchmarks, a questão é que pro que eu faço ela acabou não valendo a pena. Eu mais jogava do que usava ela pra trabalho.. então isso foi um motivo que optei por migrar tbm, sobrava muito. E as edições em 4k que faço é pra youtube ou instagram... e o M1 vai dar e sobrar.

Esse M1 em gráficos é equivalente as Radeon Pro 5300M de 4gb de vram nos macbook's pro de 16" lançados esse ano.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2020, 18:32:46
Rsync é um bom sistema, utilizo Duplicacy aqui. Bem bacana também.

Sobre a parte de video, a RX 580 é uns 70% mais rápida ainda que os novos M1 em benchmarks, a questão é que pro que eu faço ela acabou não valendo a pena. Eu mais jogava do que usava ela pra trabalho.. então isso foi um motivo que optei por migrar tbm, sobrava muito. E as edições em 4k que faço é pra youtube ou instagram... e o M1 vai dar e sobrar.

Esse M1 em gráficos é equivalente as Radeon Pro 5300M de 4gb de vram nos macbook's pro de 16" lançados esse ano.


Também tem que saber se os programas portados saberão usar direito essa GPU nova. Os drivers a sério acessam diretamente, e não via sistema, que põe uma camada no meio, seja OpenCL,GL ou Metal. Tenho minhas dúvidas se alguém já fez isso com o M1.

Outra coisa que me intriga, pelo menos no momento, é qual compilador usar. A Apple forçou muito a barra com as linguagens "dela" , suportadas pelo XCode, o Objective C, depois o Swift, o que virou um inferno na hora de migrar. Depois veio o Quartz, Metal...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #28 Online: 09 de Dezembro de 2020, 11:07:07
A Adobe lançou o Lightroom nativo para o M1 mas aquele ganho de performance não apareceu.

https://petapixel.com/2020/12/08/benchmarking-performance-lightroom-on-m1-vs-rosetta-2-vs-intel/

Interessante ver que para tarefas básicas de edição o M1 saiu super bem
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2020, 11:42:35
A Adobe lançou o Lightroom nativo para o M1 mas aquele ganho de performance não apareceu.

https://petapixel.com/2020/12/08/benchmarking-performance-lightroom-on-m1-vs-rosetta-2-vs-intel/

Interessante ver que para tarefas básicas de edição o M1 saiu super bem

Ou seja, o Quad Core i7 não tem nada de obsoleto olhando o processamento.

Precisamos saber a eficiência energética nesses testes, pra ver se o M1 consome bem menos que o chip intel.
E por tabela geraria menos calor e menos ruido de fan.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs