Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 23842 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Outra coisa que me impressionou foi o assistente de transferência da Apple. Deixei ele fazendo a transferência via wifi e fomos para a missa. Voltamos, estava tudo perfeito. Os quatro usuários configurados como estava no antigo Macbook White. Para ser 100% honesto, teve uma coisa que eu precisei fazer que foi redefinir as senhas a partir do usuário que fez a "instalação".

Isso falta no Windows. Eu estava vendo um vídeo sobre os novos notebooks da Samsung (vão ser os Galaxy 360), que terão este recurso.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Isso falta no Windows. Eu estava vendo um vídeo sobre os novos notebooks da Samsung (vão ser os Galaxy 360), que terão este recurso.
Se você estiver logado com a conta Microsoft e o ONE drive ele puxa bastante coisa, configurações, documentos, etc, mas nenhum programa instalado. Mas o que a Samsung está propondo é muito melhor mesmo!
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Se você estiver logado com a conta Microsoft e o ONE drive ele puxa bastante coisa, configurações, documentos, etc, mas nenhum programa instalado. Mas o que a Samsung está propondo é muito melhor mesmo!

Creio que puxe também programas comprados pela MS store. Mas nunca comprei nada lá, então não posso afirmar com 100% de certeza.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Creio que puxe também programas comprados pela MS store. Mas nunca comprei nada lá, então não posso afirmar com 100% de certeza.
É, os da MS puxa sim... Tenho um da loja que quando mudei foi para o micro novo "sozinho"
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Mesmo no Mac eu não deixo quase nada em cloud. Uso o Time Machine / Time Capsule, não depende de internet e você pode restaurar qualquer coisa com uma facilidade imensa, desde uma reinstalação completa depois de trocar um HD até arquivos individuais. Esse é um dos motivos de eu ter ficado na Apple. No cloud eu deixo somente configurações, catálogos de endereços e coisas do tipo, mas nada de sistema nem de arquivos pessoais, salvo coisas triviais que não tenham problema de confidencialidade, etc.

Aqui, quando o M1 chegou, pluguei na Time Capsule e puxei tudo meu, inclusive os programas. Funciona absurdamente bem.



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Mesmo no Mac eu não deixo quase nada em cloud. Uso o Time Machine / Time Capsule, não depende de internet e você pode restaurar qualquer coisa com uma facilidade imensa, desde uma reinstalação completa depois de trocar um HD até arquivos individuais. Esse é um dos motivos de eu ter ficado na Apple. No cloud eu deixo somente configurações, catálogos de endereços e coisas do tipo, mas nada de sistema nem de arquivos pessoais, salvo coisas triviais que não tenham problema de confidencialidade, etc.

Aqui, quando o M1 chegou, pluguei na Time Capsule e puxei tudo meu, inclusive os programas. Funciona absurdamente bem.
Ah, essa funcionalidade o Windows tem também. Só ir no bkp do sistema. Pode programar para fazer a cada X tempo via USB ou rede. E para restaurar é exatamente dessa forma porque ele faz uma imagem geral do sistema. Se colocar o bkp completo vem tudo: configurações, aplicativos, documentos, etc
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Mesmo no Mac eu não deixo quase nada em cloud. Uso o Time Machine / Time Capsule, não depende de internet e você pode restaurar qualquer coisa com uma facilidade imensa, desde uma reinstalação completa depois de trocar um HD até arquivos individuais. Esse é um dos motivos de eu ter ficado na Apple. No cloud eu deixo somente configurações, catálogos de endereços e coisas do tipo, mas nada de sistema nem de arquivos pessoais, salvo coisas triviais que não tenham problema de confidencialidade, etc.

Aqui, quando o M1 chegou, pluguei na Time Capsule e puxei tudo meu, inclusive os programas. Funciona absurdamente bem.

Esse é um dos motivos de inveja de quem usa Windows sente do pessoal do Mac. Mas quanto ao backup de programas, tenho minhas ressalvas. Claro que é mais fácil restaurar tudo por um clique só. Mas me atrai bastante ter o software todo novinho, recém instalado. Além da economia de espaço no meu armazenamento próprio.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Ah, essa funcionalidade o Windows tem também. Só ir no bkp do sistema. Pode programar para fazer a cada X tempo via USB ou rede. E para restaurar é exatamente dessa forma porque ele faz uma imagem geral do sistema. Se colocar o bkp completo vem tudo: configurações, aplicativos, documentos, etc

Rapaz, vou olhar isso.

O ruim é que tenho um total de 2 TB a fazer backup. Se pudesse remover os dados, seria uma boa.

Ou talvez seja a hora de fazer um upgrade geral no meu NAS.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Se você estiver logado com a conta Microsoft e o ONE drive ele puxa bastante coisa, configurações, documentos, etc, mas nenhum programa instalado. Mas o que a Samsung está propondo é muito melhor mesmo!
Essa solução de nuvem é legal e eu já uso OneDrive tanto na minha conta pessoal e aqui na empresa (conta da empresa). O mais perto que a gente chega disso (mas num outro escopo) é o Edge ou o Chrome com tudo igual em qualquer máquina.

Mas esse recurso de instalação/configuração inicial do Mac eu achei fantástico. Não conhecia. Essa foi a primeira vez que saímos de um Mac velho e fomos para outro.

Da outra vez que eu tinha pulado de uma hackintosh para macbook (nem sabia dessa função e nem sei se funciona) e depois voltei para o Windows (foi quando vendi o Mac aí no Brasil porque estava de mudança para cá).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Ah, essa funcionalidade o Windows tem também. Só ir no bkp do sistema. Pode programar para fazer a cada X tempo via USB ou rede. E para restaurar é exatamente dessa forma porque ele faz uma imagem geral do sistema. Se colocar o bkp completo vem tudo: configurações, aplicativos, documentos, etc

Só que não funciona entre versões diferentes do Windows. No Mac sempre funciona, já restaurei usuários de um OSX 10.3
Não confio no Windows para essas coisas, nesse caso prefiro fazer manualmente, o Windows traz muito lixo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Esse é um dos motivos de inveja de quem usa Windows sente do pessoal do Mac. Mas quanto ao backup de programas, tenho minhas ressalvas. Claro que é mais fácil restaurar tudo por um clique só. Mas me atrai bastante ter o software todo novinho, recém instalado. Além da economia de espaço no meu armazenamento próprio.

Você restaura só o que quiser, tem um monte de checkboxes para isso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Só é bom não confundir o Time Machine (software) com o Time Capsule (Hardware).

Time Machine é um backup incremental rotativo disparado a cada 60 min, e a princípio faz bakcup de tudo, salvo o que for especificado para não ir.

Por tudo, digo o próprio SO, os aplicativos, e-mail, pasta documentos e scripts mas material de trabalho nunca são copiados, eu faço isso através de um script externo com o rsync, mas é uma situação muito específica, envolve dados no HD interno, em um Raid externo e em mais duas unidades NAS, sem contar unidades remotas por rede.

A Time Capsule é um equipamento que combina um roteador com cabo e wifi, um NAS, e um servidor de impressão, tem um HD interno e pode ter HDs USB externos conectados à ela.

O Time Machine é incrivelmente prático, posso recuperar qualquer coisa que foi salva em qualquer data com uma facilidade absurda, tipo apaguei uma pasta que estava nos meus documentos 3 meses atrás. Em menos de 5 min está recuperada. A interface é espetacular.

Isso foi implementado no OSX Leopard em 2007.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Só lembrando que o Time Capsule foi descontinuado em 2018. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Ontem usei o M1 por aproximadamente 1h. Que delícia de usar. Leve, instantâneo, fácil de usar, teclado e touch pad incríveis.

Vou fazer um teste em breve com edição de vídeo no iMove para ver como ele performa. A princípio não vou instalar nada de Adobe até porque o laptop é da minha esposa e ela já ficou puta que tem usuário criado para cada um da família....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Só é bom não confundir o Time Machine (software) com o Time Capsule (Hardware).

Time Machine é um backup incremental rotativo disparado a cada 60 min, e a princípio faz bakcup de tudo, salvo o que for especificado para não ir.

Por tudo, digo o próprio SO, os aplicativos, e-mail, pasta documentos e scripts mas material de trabalho nunca são copiados, eu faço isso através de um script externo com o rsync, mas é uma situação muito específica, envolve dados no HD interno, em um Raid externo e em mais duas unidades NAS, sem contar unidades remotas por rede.

A Time Capsule é um equipamento que combina um roteador com cabo e wifi, um NAS, e um servidor de impressão, tem um HD interno e pode ter HDs USB externos conectados à ela.

O Time Machine é incrivelmente prático, posso recuperar qualquer coisa que foi salva em qualquer data com uma facilidade absurda, tipo apaguei uma pasta que estava nos meus documentos 3 meses atrás. Em menos de 5 min está recuperada. A interface é espetacular.

Isso foi implementado no OSX Leopard em 2007.
O esquema do bkp do Windows também permite isso. Você acessa a data que quer, procura o arquivo e pasta e dá o "restore".
Eu parei de usar porque todo meu bkp tá na nuvem hoje. Então quando pego um micro novo é só logar que já tenho acesso ao que preciso
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada