Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 23535 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Legal o relato, bom ouvir algo que sai do hype do lançamento e da marca.
Agora reiniciar para ter melhor desempenho..... Os Fanboys perderam a piada agora. Hehehehe
Pode ser que o fato de estar usando e fechando somente a tampa pode ter deixado os softwares carregados ou sei lá....

Eu ainda acredito que mais uma ou duas atualizações da Adobe devem melhorar a performance nativa para o processador ARM.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Excelente pela mobilidade e bateria.
Mas a tela é muito pequena para editar fotos, não acha? Se colocar um monitor já perde a mobilidade e consequentemente a bateria também pois assim pode ser colocado na tomada.

Porém ele é um bichinho que veio para balançar o mercado, o que é ótimo por sinal.





Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Excelente pela mobilidade e bateria.
Mas a tela é muito pequena para editar fotos, não acha? Se colocar um monitor já perde a mobilidade e consequentemente a bateria também pois assim pode ser colocado na tomada.

Porém ele é um bichinho que veio para balançar o mercado, o que é ótimo por sinal.
Antes de me mudar para os EUA eu tinha um MacBook Pro 2011 de 13" e editava de boa. Depois me acostumei com minha tela de 24" em casa e, no trabalho tenho 2 monitores (sendo um de 27"). Confesso que estranhei um pouco mas a qualidade da tela da Apple é impecável.
Nada impede de ter um monitor externo mas, se for por esse caminho, já sou mais um MacMini.

Uma coisa é fato, o M1 tem sido uma revolução pois entrega melhor perfomance que qualquer computador de mesma faixa de valor. E com certeza para os acionistas da Apple foi uma excelente solução pois eles não iriam abaixar o valor se o custo operacional para fabricar um não fosse bem menor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
E pelo jeito já tem atualização do Mac Mini vindo:
https://gizmodo.com/the-m1-mac-mini-may-already-be-getting-an-overhaul-1847538121

Entre as atualizações, vai ter mais portas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #274 Online: 13 de Janeiro de 2022, 00:05:25
Dando um up no tópico...

Tenho dado um couro dos bons no macmini M1 (16G/512G) e estou usando o storage externo Lacie 2Big Thunderbolt 3

Operações com o PhotoSupreme e um catálogo de 170K fotos está rodando muito suave e rápido, principalmente depois do programa ter sido portado para o M1. Bem melhor que o PC i7 4/8 com SSD externo USB3.

A velocidade de acesso ao SSD interno é absurda. Com os 16GB de memória nào entra em swap, pelo menos nunca vi.

O DxO Elite 5 e o Capture One 21 também estào sensivelmente mais rápidos.

O legal é que o M1 simplesmente não esquenta.
 
Resta saber por quanto tempo o Rosetta2 existirá.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Eu estou com o MacMini M1, mas o meu é de 8Gb de ram e 256 de armazenamento.

Sinceramente, eu tinha algumas expectativas que não foram atendidas.
De fato é um bom pc, rápido e talz, mas tem umas coisas que me aborrecem:
Não  ter  entradas na parte frontal. E só 4 USBs na parte de trás.  Uso um teclado em uma e o mouse em outra. Pra poder usar outras coisas tenho que pendurar o tal do dongle USB Tipo C.
Ele não tem saída DVI/VGA.... bom meu monitor é antigueira mas como dizem os gringos: se não está quebrado não precisa ser reparado. Para usar os 2 monitores, tenho que espetar um deles no dongle com outro adaptador de HDMI para VGA, o que vai entulhando de cabo.
Dá uns paus chatos com o teclado e mouse. Não sei pq mas de vez em quando tenho que tirar o cabo e trocar a posicão. Talvez se fosse o mouse e teclado apple em teoria isso não aconteceria, mas não to afim de gastar de novo com isso. O teclado mecânico Gigabyte e o mouse Logitech M510 me atendem perfeitamente no Windows, exceto quando faço download de algo pesado na rede 2,4ghz. Acho que o receptor da logi funciona nessa frequência.
Outra coisa chata que acontece com meu Mac Mini M1 é ficar falhando o som quando uso com fone BT. Tenho um KZ ZSN com o módulo  AZ09. Se eu não ficar com a cabeça quase encostada na mesa ele falha de maneira medonha a conexão.
Outra coisa é que os apps que uso não tem versão para o M1, aí ele roda em modo compatibilidade e dependendo entope a memória. Nesse ponto é um pouco de falta de vergonha na cara por usar a versão perna de pau/olho de vidro dos apps....  No geral uso o LR 10.4 (que o Adobe Zii faz patch, mas roda em Rosetta), o PS 22.3 U2B que roda nativo Apple, mas fica sem os filtros neurais ativados e neste modo nativo não tem o aquele menu legado de Extensões (sinto falta danada do Lumenzia, TK batch panel e NBP freq Sep.).

Fora isso, acho impressionante como os programas da Adobe são bem melhor otimizados no MacOS. Clico na foto raw, e instantaneamente ela abre no Camera Raw.... Aplico alguns ajustes lá e clico em abrir, sem piscar o PS abre e funciona sem engasgos. Clico em alguma máscara de luminosidade do Lumenzia e no Mac instantaneamente ela é aplicada. Isso no Windows demora uns 5 segundos, já fiz o teste com o mesmo computador rodando W10 e o Hackintosh, no Hackintosh porcamente otimizado o PS dá um banho no Windows.

Acho que daqui algum tempinho, vão ter mais opções de programas nativos Apple Silicon e terá como instalar o  Windows 11 Arm tipo como Bootcamp ao invés do Parallels aí vai valer a pena.

Uma pena que não tem Mac M1 no Aliexpress*. Se tivesse acho que trocaria o meu Mac Mini por um MB Air M1 pela tela ser boa e pela portabilidade.

*apesar que já achei mac intel refurb lá... Mas acho que compensa mais comprar no ebay usado do que no Ali esse tipo de coisa.
« Última modificação: 15 de Março de 2022, 01:52:34 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
[...]  Uso um teclado em uma e o mouse em outra. Pra poder usar outras coisas tenho que pendurar o tal do dongle USB Tipo C. [...]

Não vale a pena comprar um teclado Logitech, não? Com isso, vc economiza uma porta. Aqui eu tenho hub e mais algumas portas no KVM, e ainda assim sempre economizo porta USB.

Citar
Ele não tem saída DVI/VGA....

Aí não tem como fugir. Apple joga os padrões antigos ou incômodos fora sem dó. Os novos nem têm mais porta HDMI, é tudo USB-C e TB.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Não sou lá muito fã dos M1 mas por outros motivos.

Aqui não tenho nenhum problema com periféricos. Uso um teclado Logitech K750 + mouse G213 sem problema algum.

Uma das USB-3 está conectada a um monitor Dell UP2516D que tem dois uplinks USB3, duas portas downlink e KVM. Zero problema.
Esse monitor esta ligado a um PC também, o KVM funciona que é uma beleza.

As 3 outras portas USB-3 estão conectadas a dois HDs externos WD desses de mesa.
Uma das portas Thunderbolt está ligada a um HUB/Dock TB da Belkin que tem uma porta FireWire-800 e 4 USB3, tudo funciona.
A saida da porta TB/MDP do dock station está conectada ao monitor. Tudo perfeito.

A segunda porta TB está conectada a um Lacie 2Big TB.

Minha impressora está conectada via rede.

O Headphone é um Bluetooth da Sony, ouço perfeitamente em qualquer ponto da minha casa com clareza.

Não tenho periféricos da Apple faz tempo.


« Última modificação: 15 de Março de 2022, 12:51:03 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Acho que daqui algum tempinho, vão ter mais opções de programas nativos Apple Silicon e terá como instalar o  Windows 11 Arm tipo como Bootcamp ao invés do Parallels aí vai valer a pena.

Não sei se teria alguma vantagem, pois a MS retirou do W10/W11 Arm a emulação x64.

Testei no W10 Arm quando ainda tinha e voava baixo no Parallels.

Fora que o Windows Arm não está a venda e nem deverá estar em um futuro próximo, fica só aquela versão do Windows Insider, que muda a cada dois dias.
Por isso ainda mantenho um MacMini i7 com várias VMs de Windows para desenvolvimento. No M1 não dá para rodar VM intel.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Não vale a pena comprar um teclado Logitech, não? Com isso, vc economiza uma porta. Aqui eu tenho hub e mais algumas portas no KVM, e ainda assim sempre economizo porta USB.

Pois é, eu gosto de teclado mecânico, aí o mecânico da Logi é uma bordoada de caro. Esse que uso gosto muito, não tem aquelas firulas de led e RGB (eu odeio led no computador). Além do que não sei se os mecânicos deles são cabeados ou sem fio. Se for sem fio, enche o saco ter que ficar carregando a bateria.
Eu uso um teclado da Gigabyte que achei em promoção na Kabum... tem switches Cherry MX Blue (o barulhento tec-tec) que é uma  delícia de digitar (por isso sempre os meus textões kkkk). O preço na época estava ótimo, 250 mangos em 10x.


Nossa não sabia desse lance de KVM, bacana saber, achava que era coisa de virtualização.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba

O Mac Studio que foi lançado essa semana está tendo muito bons reviews gringos.Varias dizendo que tem um custo beneficio difícil de bater. Claro que tem muita propaganda envolvida mas os benchmarks tao bem pro lado dos novos processadors M1 max e M1 ultra.  Intel e nvidia que se cuide. Pena que aqui no Brasil produtos Apple ficam o olho da cara. O monitor que eles lançaram junto custa módicos R$17.500 aqui.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Não sei se teria alguma vantagem, pois a MS retirou do W10/W11 Arm a emulação x64.

Testei no W10 Arm quando ainda tinha e voava baixo no Parallels.

Fora que o Windows Arm não está a venda e nem deverá estar em um futuro próximo, fica só aquela versão do Windows Insider, que muda a cada dois dias.
Por isso ainda mantenho um MacMini i7 com várias VMs de Windows para desenvolvimento. No M1 não dá para rodar VM intel.

Bom saber desses detalhes com relação ao Windows Arm e não fazia idéia que a versão Windows Insiders tem tanta alteração assim.

Pelo visto vou ter de manter um Mac Intel por conta de VM de Windows.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia

Outra coisa chata que acontece com meu Mac Mini M1 é ficar falhando o som quando uso com fone BT. Tenho um KZ ZSN com o módulo  AZ09. Se eu não ficar com a cabeça quase encostada na mesa ele falha de maneira medonha a conexão.

Eu tenho um fone Sony WH-1000XM3. Eu só tive problemas quando estava editando vídeos 4K, que, por conta do processamento, o áudio tocava fora de sincronismo com o vídeo. E tinha de conectar via cabo para editar tranquilo. Mas isso com MacBook Pro 2015 e um Imac 5k 27 2015.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
O Mac Studio que foi lançado essa semana está tendo muito bons reviews gringos.Varias dizendo que tem um custo beneficio difícil de bater. Claro que tem muita propaganda envolvida mas os benchmarks tao bem pro lado dos novos processadors M1 max e M1 ultra.  Intel e nvidia que se cuide.

Eu achei a proposta muito interessante. Principalmente pelo fato de ter mais liberdade de escolha do monitor.

Pena que aqui no Brasil produtos Apple ficam o olho da cara. O monitor que eles lançaram junto custa módicos R$17.500 aqui.
Isso é dose mesmo.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Citar
Eu não sou técnico pra explicar os pormenores do sistema, mas vou deixar alguns links pra vocês poderem entender quão bizarro é o que a Apple fez, abrindo caminho para dominarem totalmente o mercado de PC's e Notebooks.

Intel acabou de falecer, a briga agora é Apple vs AMD Ryzen. (quem diria)

Mais de 01 ano depois e a Apple continua com os seus 8% de participação no mercado.
O M1 realmente tem uma eficiência energética invejável mas nem de longe teve essa vantagem toda de processamento e até mesmo perdeu em vários cenários.
Não foi dessa vez que mataram a arquitetura x86-64.
Talvez quando Intel/Microsoft abraçarem o ARM64, isso aconteça, mas com certeza não vai ter Apple dominando o mercado porque é um produto de luxo/nicho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs