Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 24028 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Bom saber desses detalhes com relação ao Windows Arm e não fazia idéia que a versão Windows Insiders tem tanta alteração assim.

Pelo visto vou ter de manter um Mac Intel por conta de VM de Windows.

Mesmo problema que eu. Tenho oito VMs Windows, uma delas, pasme, é Win XP porque tenho um gerador CASE que me custou os olhos da cara e a versão que tenho não roda do 8 para cima. As outras VM são muito específicas.

A minha esperança era o Windows ARM rodando no M1 sob o Win10/Parallels, mas a MS não disponibiliza o WArm para a venda. O que tem é uma versão de uma VM pronta pelo MS Insider e as versões que acompanham os tablets/notes da MS baseados em ARM. Você não pode comprar o WArm como um produto.

A versão insider rodou extremamente rápido no M1, muito mais do que a X64+Parallels+i7 quad core. Só que a MS pinta e borda com a sua instalação, os updates são obrigatórios e instalam e desinstalam coisas de acordo com a vontade deles. No W10 Arm, tinha o subsistema x64, no 11 já não tem (ou não tinha, ou tiraram, já nem sei mais)

Se não liberarem o WArm, a emulação de X64 de uma forma eficiente acaba nos Macs Silicon.

Tenho um pequeno estoque de macminis Intel aqui que irá segurar  a onda por um bom tempo. Se eu precisar de um PC poderoso, isso é fácil de conseguir, mas para mim é mais importante a estabilidade do que a velocidade.

Agora achar que x64 morreu é de uma ingenuidade absurda. As CPUs novas da AMD e da Intel são absurdamente boas na performance. O que mata é a porcaria do Windows que devora recursos da máquina como um buraco negro. Tem um teste ótimo para quem quiser, pegue uma VM feita no Virtualbox , com um OSX Catalina ou BigSur alocando 8gb de memória e rode-a em um mesmo PC, sob Windows e sob Linux que aí terá uma noção da profundidade do poço. O problema não são as CPUS e sim os SOs.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Então AFShalders no meu notebook Intel estou usando o Windows 10 Ghost Spectre... pegaram o Windows e tiraram toda aquela porcariada que vem.
No PC mesmo cheguei a instalar o Ghost versão windows 11, mas ainda não instalei nada. A ideia é quando ir sobrando tempo ir instalando só o necessário, daí salvar os arquivos e senhas do meu atual Windows 10 que está sem formatar desde 2014. Com isso pc deve se manter rápido. Na inicialização está 70% mais rápido agora.
O que mais gostei é que ele tem uma caixinha de ferramentas com scripts que otimizam o pc e baixam aplicações diretamente por linha de comando (Chrome, ZIP, Driver Booster, PDF, Codec, etc.).
Na real ele é um windows que foi modificado para melhorar o desempenho em games.
Vale tentar. O que não gostei é que talvez ele venha sem algum módulo que faça mostrar miniatura de RAW CR3, de resto, só vitória!
« Última modificação: 22 de Março de 2022, 19:32:31 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical