Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 24074 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Tem que esperar mais um bom tempo para tudo se resolver. Ainda é muito cedo.

As coisas começam a ficar boas na segunda ou terceira geração.

Sabe-se lá quanto tempo isso irá demorar...

Tenho aqui uma solução (horrível por sinal) para contornar isso, que chega a ser bizarra.
Fazer um Foder Action, Automator Script ou Automator Service que envie os aquivos a serem processados para um computador rodando Linux para processamento das imagens, e então pegue de volta o resultado. Dá um trabalhinho para fazer mas dependerá da boa vontade da Apple em manter o Automator e o shell, pois há rumores de que esses recursos não estarão mais disponíveis a médio prazo. Se realmente isso for verdade e as futuras versões do OSX virarem IOS metidos a besta, o Mac estará definitivamente morto para mim. Tomara que não aconteça.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2021, 12:33:27 por AFShalders »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Sabe-se lá quanto tempo isso irá demorar...

Tenho aqui uma solução (horrível por sinal) para contornar isso, que chega a ser bizarra.
Fazer um Foder Action, Automator Script ou Automator Service que envie os aquivos a serem processados para um computador rodando Linux para processamento das imagens, e então pegue de volta o resultado. Dá um trabalhinho para fazer mas dependerá da boa vontade da Apple em manter o Automator e o shell, pois há rumores de que esses recursos não estarão mais disponíveis a médio prazo. Se realmente isso for verdade e as futuras versões do OSX virarem IOS metidos a besta, o Mac estará definitivamente morto para mim. Tomara que não aconteça.

Mas aí não faz sentido os M1.
Não existe outra maneira (do tipo user normal) de fazer o que tu faz?

Eu fico curioso com o que tu faz/precisa de apps... até os programas de astrografia que na minha opinião é bem underground (kkkk) tão rodando de boa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Mas aí não faz sentido os M1.
Não existe outra maneira (do tipo user normal) de fazer o que tu faz?

Eu fico curioso com o que tu faz/precisa de apps... até os programas de astrografia que na minha opinião é bem underground (kkkk) tão rodando de boa.


Basicamente as minha áreas de interesse são: simulação de circuitos eletrônicos, processamento de imagens GRANDES, projeto de placas de circuito, processamento de imagem com enfase em detalhes, ruido, correções óticas e no chamado "dominio do contraste".

Não sou o usuário típico de photoshop/lightroom haha !

Essa estória de processar remotamente não é novidade para mim e com certeza sai 1/10 do preço pela performance.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2021, 16:53:05 por AFShalders »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.782
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #63 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 15:27:17
Outra coisa interessante, que deve obviamente não afetar ninguém aqui mas no meu caso é fator decisivo ara não investir até que resolvam que tem a ver com programação e assuntos relacionados: Tanto o Homebrew quanto o Macports não funcionam direito com o M1 e isso tem a ver com o XCode. Uso direto algumas coisas portadas do Unix que precisam ser recompiladas, e não funcionam no M1, como algumas bibliotecas de processamento pesado de imagens. Um dia, SE resoverem isso, penso no caso. Por enquanto está em espera.

Open Source Package Management Software Homebrew Gains Native Apple Silicon Support
https://www.macrumors.com/2021/02/05/homebrew-apple-silicon-support/

https://brew.sh/2021/02/05/homebrew-3.0.0/

Citar

Apple Silicon is now officially supported for installations in /opt/homebrew. formulae.brew.sh formula pages indicate for which platforms bottles (binary packages) are provided and therefore whether they are supported by Homebrew. Homebrew doesn’t (yet) provide bottles for all packages on Apple Silicon that we do on Intel x86_64 but we welcome your help in doing so. Rosetta 2 on Apple Silicon still provides support for Intel x86_64 in /usr/local.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 20:57:20
André,

O problema é que tem várias libs e dependências que as vezes tem que ser recompiladas e isso segundo um montão de usuários está bem bugado. Prefiro esperar.

Outra coisa que é condição primordial para mim é o Parallels Desktop funcionando nativo e estável nos ARM.

Senão fico nos Intel mesmo, não tenho mais tempo para ficar brigando com essas coisas.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.782
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #65 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 21:04:33

Senão fico nos Intel mesmo, não tenho mais tempo para ficar brigando com essas coisas.

:ok:
saquei!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #66 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 17:18:58
Vídeo do meu amigo que mora no Vale do Silício... ele comprou um MacMini M1 pé de boi ($699) e ele simplesmente adorou.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #67 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 19:18:05
e eu procurando um MacBook pro 2012 pra minhas coisas do dia a dia


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 19:29:14
e eu procurando um MacBook pro 2012 pra minhas coisas do dia a dia
Minha esposa está indo para o Brasil. Bem provável que eu vá vender o Macbook White dela com 8 RAM e 250 SSD. Inclusive estou usando ele agora.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #69 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 00:09:05
Minha esposa está indo para o Brasil. Bem provável que eu vá vender o Macbook White dela com 8 RAM e 250 SSD. Inclusive estou usando ele agora.

O White é core 2 duo e acho que só vai até o El Capitan né ?
Tive um, gostava muito, fora que é bem bonito.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 00:15:15 por AFShalders »




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #71 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 11:41:55
O White é core 2 duo e acho que só vai até o El Capitan né ?
Tive um, gostava muito, fora que é bem bonito.
Está com o High Sierra que é o último disponível nativamente pela App Store.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #72 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 11:43:44
Intel ficou incomodada.

https://www.notebookcheck.info/Apple-M1-vs-Intel-i7-Benchmarks-escolhidos-por-cereja-e-mudancas-Tiger-Lake-SKUs-deixam-a-Intel-mais-revolucionaria-do-que-evolutiva.519260.0.html
Já faz tempo que a Intel está meio "parada" na evolução dos seus processadores. Na verdade, a tecnologia para essa plataforma deles já está muito próximo dos limites físicos que existem. Por isso que a arquitetura ARM está se tornando a coqueluche do mercado. Se aperfeiçou nos dispotivos móveis e agora tem tudo para ser a tendência nessa década para PCs e Laptops.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.789
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 11:56:44
Intel ficou incomodada.

https://www.notebookcheck.info/Apple-M1-vs-Intel-i7-Benchmarks-escolhidos-por-cereja-e-mudancas-Tiger-Lake-SKUs-deixam-a-Intel-mais-revolucionaria-do-que-evolutiva.519260.0.html

Que tradução engraçada  :hysterical:
Cherry picked seria escolhido a dedo.

Parece que ficou feio mesmo, pra cada teste foi um i7 diferente.
E parece que esse M1 é apenas o modelo de entrada, no máximo deveria ser comparado a i5.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.299
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #74 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 16:21:53
Que tradução engraçada  :hysterical:
Cherry picked seria escolhido a dedo.

Parece que ficou feio mesmo, pra cada teste foi um i7 diferente.
E parece que esse M1 é apenas o modelo de entrada, no máximo deveria ser comparado a i5.

Ué, mas a própria Apple usa como comparação entre o M1 e intel o i3 de 4 cores. Aí é fácil né.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 16:22:53 por AFShalders »