Autor Tópico: Novos Processadores Apple M1 e a revolução do mercado de notebook/computadores.  (Lida 23844 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
E já mudei de ideia. Pelo jeito, preciso de um de 4 baias, pra passar meus HDs do NAS atual pro novo.

Pelo preço daí, não pensaria 2 vezes. Dá para configurar 2 raids 1 nesse aí. Põe 4 HDs de 4 TB por exemplo.

Mas tem que ver a taxa de transferência efetiva que ele dá e não a teórica.
« Última modificação: 14 de Maio de 2021, 22:00:51 por AFShalders »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia

Mas usar meu PC ligado à ethernet é meio problemático. Dá pra fazer isso passando um cabo no meio do escritório, mas no dia a dia não tem como.


:ponder:

Voce precisa mesmo de um NAS?

Um DAS não seria mais interessante?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
:ponder:

Voce precisa mesmo de um NAS?

Um DAS não seria mais interessante?
Tem o computador da esposa também. E volta e meia as crianças usam pra transferir vídeos pra eu colocar no YouTube.



Sent from my motorola edge using Tapatalk



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Tem o computador da esposa também. E volta e meia as crianças usam pra transferir vídeos pra eu colocar no YouTube.

Saquei!
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Saquei!
:ok:

Eu queria mudar esse papo pro tópico correto, mas não achei nenhum razoavelmente atual.

Enquanto isso, vale muito a pena ter um 2.5 GbE? Porque meus roteadores são todos 1 GbE. Mesmo se queimassem hoje, dificilmente eu compraria um com ethernet mais rápida.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Eu queria mudar esse papo pro tópico correto, mas não achei nenhum razoavelmente atual.

Podemos criar um tópico novo. :ok:


Enquanto isso, vale muito a pena ter um 2.5 GbE? Porque meus roteadores são todos 1 GbE. Mesmo se queimassem hoje, dificilmente eu compraria um com ethernet mais rápida.

:ponder:
Acho que ainda não tem nenhum modelo de roteador WIFI no mercado com 2.5 gbps ethernet na parte do hub ethernet.

O cenário mais comum é:

Mas como a maioria desses NAS possuem 2 portas ethernets e pelo menos 1 delas com 2.5 gbps ethernet. 

A porta 2.5 gbps é conectada diretamente no computador principal e a porta gigabit ethernet vai no router WIFI. Assim o computador principal consegue usufruir de uma conexão melhor e para o restante da rede continua a mesma coisa.

Quando eu for trocar meu NAS essa será a solução implementada.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.




C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Depois de 3 meses com o Macmini M1 512 SSD / 16 GB

A máquina em si é MUITO boa, as instabilidades foram bastante reduzidas com as últimas atualizações do Big Sur. Continua não sendo o meu OSX de escolha mas tem que ser a partir dele.

O Bom:

- O acesso ao SSD interno é estupidamente rápido
- Roda a maioria dos programas feitos para Intel com o Rosetta 2 com velocidade bem aceitável.
- Renderiza videos H.265 4K  muito, muito rápido.
- A velocidade das portas TB3 é absurda. Só tem duas mas não preciso de mais, uma vai no Lacie 2Big TB3 / Dock e a outra em um dock da Belkin. Sobram portas, com isso, sem usar hub usb nas portas USB-3, fico com 7 portas no total. De quebra o 2Big tem leitor CF/SD e DP e o Belkin mais um monte de coisas como saida TB, HDMI e FW-800.
- Se usar programas escritos especificamente para ARM, o bicho voa.
- Não esquenta nada.

O tolerável:

- OSX Big Sur

O Ruim:

- Poucas portas USB3 nativas. Acaba tendo que comprar um hub, no mínimo.
- Não se sabe quanto tempo o Rosetta-2 ficará disponível.
- É idiotice não fazer o Apple Care.
- Preço no Brasil
- Alguns progamas Intel não rodam no M1 nem com o Rosetta 2, como por exemplo o Aperture.

O preço dessa configuração 512/16 aqui está caro pra caramba, se puder trazer de fora mesmo pagando todos os impostos vale a pena. Custa US$ 1100 na B&H, com o limite de compra em viagem de US$ 1000, paga-se 50% de imposto sobre o excedente, ou seja, sai por $1150

Comprando fora vale muito a pena.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Mudou de novo o limite de compra?

Porque a última notícia que ví era assim:
Para viagem de avião:o limite continuou de US$ 500 e passou a ter  US$ 1.000 no free shop
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Mudou de novo o limite de compra?

Porque a última notícia que ví era assim:
Para viagem de avião:o limite continuou de US$ 500 e passou a ter  US$ 1.000 no free shop


Falha minha, você está correto:

"Para viagem de avião, o limite continua de US$ 500, mas com os US$ 1.000 do free shop, agora pode entrar no país com US$ 1.500 em compras"

Que seja, sai por $1100 + $300 = $1400, o preço aqui é por volta do dobro disso.  >:(


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
https://gizmodo.uol.com.br/justica-bagagem-notebook-uso-pessoal/

Um notebook é considerado uso pessoal e não pode ser mais taxado ou apreendido.

Se os dono do universo estão respeitando a decisão da justiça é a grande questão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
https://gizmodo.uol.com.br/justica-bagagem-notebook-uso-pessoal/

Um notebook é considerado uso pessoal e não pode ser mais taxado ou apreendido.

Se os dono do universo estão respeitando a decisão da justiça é a grande questão.

Bom saber.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
O M1 que dei pra minha esposa em maio foi colocado à prova semana passada.

Resolvi editar todo o casamento que fiz nele. Decidi não converter para DNG e estava usando os arquivos RAW sem compressão (média de uns 44 MB cada arquivo).

Resumo: eu fiquei desapontado!!! Mas se acalmem, isso só aconteceu porque tanta gente colocando a barra lá em cima que eu fiquei no hype. Para uso normal, o computador e o sistema brilham. É incrível o que esse pequeno de 13" (MacBook Air) pode fazer com a bateria e somente 8 RAM.
Sobre trabalhar com as fotos, ele não é suave e instantâneo como navegar em outras coisas, mas não deixa na mão. Contudo, em alguns momentos, eu percebi que dar aquele zoom in e zoom out tem um pequeno lag. Um certo momento (acho que no segundo dia), decidi desligar o computador e reiniciar pois estava mais lento do que o normal e aí voltou ao que era antes. Para comparação. Nos dias seguintes, eu editei um outro casamento que havia feito no dia anterior usando minha máquina principal (i7 7th, 32 RAM, SSD e uma GPU meia boca) e o meu PC se saiu um pouquinho melhor e os arquivos também estavam na mesma condição.

Conversando com meu amigo que manja de Apple, ele explicou que 8 RAM é pouco para esse tipo de atividade porque o computador fica fazendo swap na memória. Quando coloquei para exportar as quase 300 fotos em resolução máxima (24MP), o processador chegou nos 780% (o que significa que chegou quase no máximo de 800%) e a memória usada foi na faixa de 14.7 GB, sendo 9.39 só no LR e 3.03 GB no PS (eu esqueci de fechar ele).
Resumo da ópera, esse computador é incrível pois por 900 doletas ele faz o mesmo ou até mais que qualquer laptop de mesma faixa de preço ou até um pouco mais caro mas sendo um Apple (melhor construção, ótima tela e segura o valor) e com bateria durando muuuuuuito tempo e não esquentando.

Definitivamente devo pegar uma MacMini ou novo iMac até o fim do ano com 16 RAM. Só não sei se será o M1 ou M1X/M2.

Espero que esse relato ajude vocês.

Para quem está precisando fazer upgrade, sugiro ir para o M1. E a versão do LR que estou usando já é nativo ARM. Talvez ainda precise de mais um tempo para ficar suave.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Legal o relato, bom ouvir algo que sai do hype do lançamento e da marca.
Agora reiniciar para ter melhor desempenho..... Os Fanboys perderam a piada agora. Hehehehe
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada