Autor Tópico: Sony A300 - enquadramento  (Lida 1768 vezes)

Veronicafsores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 08 de Dezembro de 2020, 06:08:59

Pessoal, sou nova no fórum e no universo fotográfico, e estou com uma dificuldade com a câmera Sony A300 que comprei. Toda vez que tiro uma foto que está no enquadramento que eu desejo, na visualização da foto tirada no visor, aparece um enquadramento totalmente diferente, fora de ângulo. Mesmo que a câmera esteva imóvel.

Isso seria algum defeito ou tem alguma configuração para isso?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2020, 13:39:28
Veronica, seja bem vinda ao fórum.

Não entendi sua dúvida. Teria como detalhar melhor ou colocar alguma imagem de exemplo?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Veronicafsores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2020, 06:44:08
Veronica, seja bem vinda ao fórum.

Não entendi sua dúvida. Teria como detalhar melhor ou colocar alguma imagem de exemplo?


André, toda vez que tiro uma foto, ela não sai centralizada na captura. Por exemplo, se eu colocar ela em um tripé e centralizar numa maçã, a imagem capturada sai torta e fora de enquadramento, entende?

Eu coloquei um vídeo no YouTube pra demonstrar, não sei como anexar direto aqui:
https://youtu.be/JO7N1oYn9A8


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2020, 13:18:50
Que coisa bizarra!  :eek:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2020, 13:25:42
Confesso que nunca tinha visto isso antes. Tà usando a lente 18-55 pra fazer a foto. A impressão que tenho é que a camera tá em 55MM na lente, e captura a foto em 18MM .


Veronicafsores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2020, 18:16:41
Confesso que nunca tinha visto isso antes. Tà usando a lente 18-55 pra fazer a foto. A impressão que tenho é que a camera tá em 55MM na lente, e captura a foto em 18MM .

Desculpa a leiguisse, mas isso seria um problema na configuração ou físico da câmera? Eu comprei pra aprender e me deparei com isso


Veronicafsores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2020, 18:18:35
Que coisa bizarra!  :eek:

Pois é... tô tão chateada. Sempre sonhei numa DSRL e acabei comprando uma usada pra começar, quebrei a cara :/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2020, 18:30:36


Só pode ser essa peça.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2020, 18:37:39
Esse espelho exótico está travado e não te mostra o enquadramento real pelo liveview.

Confirme se o enquadramento sai certo pelo view finder.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Veronicafsores

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2020, 20:45:08
Esse espelho exótico está travado e não te mostra o enquadramento real pelo liveview.

Confirme se o enquadramento sai certo pelo view finder.


Acontece a mesma coisa, olha só:

https://youtu.be/YQgYOcwvf5w



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2020, 09:23:22
Achei esses links que descrevem problemas similares ao seu:

https://www.dpreview.com/forums/thread/2800202#forum-post-35259018

https://www.dyxum.com/dforum/fixed-a300-viewfinder-offset-from-image_topic77279.html

SSS = super steady shot

Verifique se isso pode ajudar a descobrir qual é o problema.

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2020, 10:38:12
Nem imaginei que tivesse IBIS nessas DSLR Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2020, 04:57:14
Nem imaginei que tivesse IBIS nessas DSLR Sony.

Tem sim, essas DSLRs da Sony são bem sub-estimadas, trabalhei duas vezes apenas com elas e achei muito boas. Algumas lentes tem IS na lente, então essa ideia que hoje é usada por Fuji, Canon, etc, já era implementação da Sony, muito bom saber disso, pra lente tele ter esse tipo de recurso ajuda muito.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2021, 16:53:08
Olha eu palpitando aqui... Eu já vi acontecer de no visor LCD "Live View" a imagem ser mostrada no formato 16/9, só que a foto é capturada em formato RAW e usa o sensor todo que tem a proporção 3:2, então a imagem de pré-visualização acaba ficando cortada. Será que não é algo assim? Tenta ver as configurações de formato de arquivo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2021, 21:19:41
Olha eu palpitando aqui... Eu já vi acontecer de no visor LCD "Live View" a imagem ser mostrada no formato 16/9, só que a foto é capturada em formato RAW e usa o sensor todo que tem a proporção 3:2, então a imagem de pré-visualização acaba ficando cortada. Será que não é algo assim? Tenta ver as configurações de formato de arquivo.

Chegou a ver os videos?

Tem uma inclinação no eixo da imagem, não é só o enquadramento diferente.
Estranho mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs