Autor Tópico: Lightroom apresentando deadlock  (Lida 1504 vezes)

luizzika

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 08 de Dezembro de 2020, 19:53:29
Objetivamente, abro o lr, edito por algum tempo e de alguma maneira ele trava, apresenta a mensagem de não respondendo e em sequência trava o pc inteiro, nem o cursor do mouse consigo utilizar. Acredito que de primeira iram pensar que pode ser meu setup, porem este atende os requisitos recomendados do site da adobe, utilizo um i3 de 7 gen com 16gb de ram, ele utiliza 6gb de ram para rodar um catalogo de 6 fotos(estranho por sinal), e não achei nenhum vídeo ou site que explica algo plausível para o ocorrido e se caso pensem em possível vírus, limpo o pc 1 vez na semana. Já agradeço por qualquer resposta.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2020, 22:49:14
Provavelmente um problema relacionado ao seu HD... pode estar indo pro pau. Também pode ser relacionado a parte gráfica se tiver placa de video off board... Ou ainda a fonte indo pro saco, evidenciando quando o pc é mais exigido... Difícil saber.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2020, 11:21:57
Quando montei minha CPU nova, um Ryzen3 2200G com 8GB de RAM eu acabei reutilizando os HDs e a fonte do meu antigo. Era uma fonte de 500W. Porém ele começou a travar e reiniciar durante a exportação, ou até mesmo durante o uso de pinceis de ajustes. Reinstalei o LR, testei outros módulos de memória emprestados e ele continuava. No momento que testei outra fonte ele está funcionando até hoje, há dois anos sem bugar. Hoje está com uma de 500w reais, porém é 80+ White, dependendo do setup é o mínimo recomendável. Porém que tenha o selo 80+

Tem vídeos onde mostram como otimizar o LR para o uso, mas é estranho o uso de 6gb de RAM pra rodar o catalogo. Vc usa Visualizações 1:1?
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2020, 11:25:58 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2020, 12:07:49
Bom vou dar uma idéia genérica do que fazer para caso você tenha o tempo e a destreza:

Primeira coisa, desconecte todos os cabos, eu particularmente levo o pc na oficina do meu pai e dou um banho de ar com o compressor. Caso não tenha, use um secador de cabelo da patroa ou a bombinha fuc-fuc da lente.

Compre um spray chamado "Limpa Contato" ele faz maravilhas! Aplique em todos os terminais, memórias, conexões elétricas e talz, espere secar e remonte.

A poeira e o zinabre que vai juntando prejudica o funcionamento do pc, já remediei uma dezena de PC assim.

Depois tente religar e teste. Aproveite e entre no Windows Update e faça as atualizações. O LR atualizou se não me engano essa semana, já põe pra atualizar.
Entre no aplicativo da Radeon ou do Painel de controle da Nvidia e atualize os drivers.

Passe o CCleaner. Passe o Combofix.
Caso ainda esteja ruim, o jeito será formatar. As vezes se gasta um dia para organizar os backups, mas depois o PC fica rodando liso e sem aquelas porcariadas todas que vem de fábrica.

Pode também tentar fazer downgrade do LR. Aqui em casa o Premiere mais novo trava... uso a versão de março deste ano que funciona bem.

Tente também desativar a aceleração de vídeo (no meu notebook funcionou).

Se ainda tiver com problema, pode ser que esteja com fonte ruim, memória, placa mãe ou Hd bichado.

Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


luizzika

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2020, 13:42:25
Então utilizo a visualização inteligente, no meu caso é um notebook, então a fonte não é igual ao da cpu de mesa, já otimizei o lr, assisti vários vídeos, meu hd usa no máximo 4mb/s, e no máximo 60% de uso de processador o que torna este fato estranho.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2020, 13:46:31
Hum.
Essa velocidade do HD ta muito baixa, cara formata esse note e testa esse HD, pode ser ele que ta bixando com tudo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2020, 19:45:23
Uma pergunta importante: a versão que você está usando é original ou crackeada ?
Se for original o que eu faria:
Desinstalaria, passaria o Defrag e o Scandisk. Depois baixaria a última versão direto da Adobe e instalaria.
Se for crackeado: desinstalaria, passaria o defrag e o scandisk. Depois baixaria a última versão direto da Adobe e instalaria. Se não me engano existe opção de testar...... Aí você usa a versão original para ver se o erro persiste. Se persistir é seu micro que não está aguentando
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2020, 09:00:46
Então utilizo a visualização inteligente, no meu caso é um notebook, então a fonte não é igual ao da cpu de mesa, já otimizei o lr, assisti vários vídeos, meu hd usa no máximo 4mb/s, e no máximo 60% de uso de processador o que torna este fato estranho.

Faça backup urgente, seu HD está "morrendo" à velocidade está muito baixa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2020, 10:52:37
Existem ferramentas mais precisas para ver a saude do HD.
Qualquer programa que lê S.M.A.R.T, eu usava o speedfan.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2020, 15:27:14
Existem ferramentas mais precisas para ver a saude do HD.
Qualquer programa que lê S.M.A.R.T, eu usava o speedfan.

Meu HD começou ficar com 10 MBs depois já caiu para uns 200 KBPS, por sorte consegui fazer o último backup recente.
Como usava SSD no Windows ele ligava normalmente, o problema era abrir um arquivo que estivesse no HD, aí ela já travava tudo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2020, 08:37:51
Meu HD começou ficar com 10 MBs depois já caiu para uns 200 KBPS, por sorte consegui fazer o último backup recente.
Como usava SSD no Windows ele ligava normalmente, o problema era abrir um arquivo que estivesse no HD, aí ela já travava tudo.
Cara esse seu HD está dando sinais de fim de carreira, experimente ele num dock station. Eu tive problemas parecidos, mas não teve nada a ver com o HD em si.

Não sei que cargas dáguas acontece, mas vi muitos relatos desse problema com o Windows 10. O HD simplesmente some do sistema e volta, igual a remover um pendrive. Isso travava meu LR o tempo todo, comecei a perceber que o HD reiniciava de tempos em tempos, removi e coloquei num dock station e ele funciona horas sem dar problema algum. Pesquisando isso acontece com muitas pessoas que usam o Win10 parece algum erro de controlador Sata. Só não acontece com o HD/SSD do sistema. Meus outros dois HDs estou tendo que usar fora da máquina, até pra preserva los de ficar reiniciando a cada 2 minutos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2020, 15:00:24
Cara esse seu HD está dando sinais de fim de carreira, experimente ele num dock station. Eu tive problemas parecidos, mas não teve nada a ver com o HD em si.

Não sei que cargas dáguas acontece, mas vi muitos relatos desse problema com o Windows 10. O HD simplesmente some do sistema e volta, igual a remover um pendrive. Isso travava meu LR o tempo todo, comecei a perceber que o HD reiniciava de tempos em tempos, removi e coloquei num dock station e ele funciona horas sem dar problema algum. Pesquisando isso acontece com muitas pessoas que usam o Win10 parece algum erro de controlador Sata. Só não acontece com o HD/SSD do sistema. Meus outros dois HDs estou tendo que usar fora da máquina, até pra preserva los de ficar reiniciando a cada 2 minutos.

Eu nem uso mais ele, deixei guardado depois que formatei não vale a pena o risco de perder arquivos.