Autor Tópico: Primeira foto com filtro ND 1000  (Lida 2160 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Dezembro de 2020, 09:38:08
Essa foi minha primeira foto com o filtro ND 1000, uma pedra ficou com um tom roxo tentei corrigir com o pincel de ajuste no ACR, esse tom roxo aparece principalmente quando puxo a sombra, isso é pela qualidade do filtro ou é erro meu?
Grato pela ajuda e criticas :D

Ubatuba/SP by Gabriel Büll, no Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2020, 09:40:08
Color cast do filtro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2020, 09:43:57
Color cast do filtro.

Valeu! Já achei uns vídeos explicando como editar :D


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2020, 09:59:01
É um filtro fixo ou ND variável???
Conhecimento importa mais que equipamento.




dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2020, 12:16:56
Bacana, filtro Nd1000 ta na minha lista de desejos de próximas coisas pra aquisição.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2020, 12:36:10
Bacana, filtro Nd1000 ta na minha lista de desejos de próximas coisas pra aquisição.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Sempre tive curiosidade de usar, esse ano encontrei um em bom preço, comprei também uma lente para paisagem.
Ainda aprendendo à fotografar paisagens...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2020, 13:22:26
É fixo, o modelo é esse:

https://www.amazon.com/LU%C5%BDID-ND1000-Filter-Schott-Multi-Coated/dp/B01BSL2GLA
ok, essa questão do color cast esta associada a qualidade do produto, e se fosse o ND variavel seria pior ainda dependendo da redução. Mas é possível conviver com isso, e principalmente se vc fizer P&B, não vai sofrer muito com esse problema.
Conhecimento importa mais que equipamento.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2020, 21:15:01
ok, essa questão do color cast esta associada a qualidade do produto, e se fosse o ND variavel seria pior ainda dependendo da redução. Mas é possível conviver com isso, e principalmente se vc fizer P&B, não vai sofrer muito com esse problema.

Mas não é apenas filtro de marca desconhecida que dá color cast:

O Lee Big Stopper (10 stops), famoso entre os que gostam de longa exposição também é muito famoso por ter um color cast azulado.

A própria Lee afirma isso:
https://leefilters.uservoice.com/knowledgebase/articles/40152-big-stopper-blue-cast

Citar
The slight blue cast is easily removed in post production using the colour temperature slider, but a lot of photographers leave it unchanged - the cool look and slight vignette on wider angles give that classic Big Stopper image that is still so popular.

If you want a long exposure filter with no cast and no vignetting, the LEE Proglass IRND range is also available.

E recomenda os filtros da série IRND:
https://www.leefilters.com/index.php/camera/proglass-nd

Tem vários tutoriais explicando como remover o color cast:
https://jabriffa.wordpress.com/2015/06/12/removing-the-colour-cast-on-the-lee-big-stopper/

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2020, 21:16:20
Gostei muito da foto Gabriel!!!! :ok:

Depois tenta pegar um dia com bastante movimento das nuvens para ter um outro efeito nas fotos.  :D
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2020, 21:24:35
Mas não é apenas filtro de marca desconhecida que dá color cast:

O Lee Big Stopper (10 stops), famoso entre os que gostam de longa exposição também é muito famoso por ter um color cast azulado.


Sim claro, não foi isso que eu quis dizer.
Por exemplo eu já tive várias marcas, varias mesmo, depois de anos escolhendo preferi os Cokin da serie Nuances, que são filtros de vidro mesmo.

https://cokinfilter.com/products/nuances-nd1024

É assim dependendo da marca, uns tem mais color cast e outros menos. O grande desafio dos fabricantes é fazer filtros com o mínimo possível.

Bom, mas apesar disso, é perfeitamente possível fazer boas fotos com a maioria deles, mesmo os mais baratinhos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2020, 22:05:42
ok, essa questão do color cast esta associada a qualidade do produto, e se fosse o ND variavel seria pior ainda dependendo da redução. Mas é possível conviver com isso, e principalmente se vc fizer P&B, não vai sofrer muito com esse problema.

Valeu, eu até pensei em fazer P&B mas não curto muito...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2020, 22:09:39
Eu gostei muito mesmo...

Agora me surgiu uma dúvida:
Qual foi o tempo de exposição/iso/abertura ?

Obrigado   :ok:

Obrigado Ernesto!
Foi feita em:

30 seg
F11
ISO 64

D810+SIGMA 24mm 1.4 ART

Clicando na foto ela é melhor apresentada, juntamente com o exif completo.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2020, 22:20:03
Gostei muito da foto Gabriel!!!! :ok:

Depois tenta pegar um dia com bastante movimento das nuvens para ter um outro efeito nas fotos.  :D

Obrigado André!
Realmente eu queria o movimento das nuvens, mas o céu em 30 segundos já estava comesando à estourar, quando fui comprar esse filtro tinha visto um de 16 stops, era um pouco mais caro e fiquei com medo de ter mais efeito colateral que o de 10 stops, hoje fico arrependido de não ter comprado o de 16 stops.
Comprei dessa marca pois tinha gostando do polarizador deles...
Sobre a foto em sí queria ter feito em outro ângulo, mas à água batia no tripé deixando a foto tremida. :doh: De qualquer forma estou ansioso para voltar lá para fotografar novamente, mas agora só daqui uns 3 meses :no:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2020, 22:24:52
Sim claro, não foi isso que eu quis dizer.
Por exemplo eu já tive várias marcas, varias mesmo, depois de anos escolhendo preferi os Cokin da serie Nuances, que são filtros de vidro mesmo.

https://cokinfilter.com/products/nuances-nd1024

É assim dependendo da marca, uns tem mais color cast e outros menos. O grande desafio dos fabricantes é fazer filtros com o mínimo possível.

Bom, mas apesar disso, é perfeitamente possível fazer boas fotos com a maioria deles, mesmo os mais baratinhos.

Obrigado pela sugestão, minha intensão inicial era um desse filtro quadrado para usar em qualquer lente, eu desanimei com o preço do suporte, lembro de ver um da Benro por 1100  :eek:

O vidro dele não seria o mesmo do meu?