Ai meu deus, tô respondendo pelo celular e acabei digitando na citação hahaha... affff
Concondando com o sposistom e repetindo um pouco do que eu disse antes. Vc consegue definir os seus precos apos vc conseguir definir o seu publico.
Deixa eu te dizer algo. Nao existe isso de "cobrar muito alto para o seu nivel". Quem fala isso ou eh competidor seu ou eh pessoas que nao sao parte do seu publico.
Um segundo ponto. Mesmo que vc tenha gasto pouco dinheiro nos 10 anos de experiencia, vc tem 10 anos de experiencia. Tempo eh valor e conhecimento. Experiencia e tempo agrega muito mais conhecimento do que quem gasta fortunas em workshops e material com pouca experiencia e pouco tempo para ganhar conhecimento de fato.
Terceiro ponto. No mundo do dinheiro as pessoas gostam de mostrar equipamento de valor para insinuar sucesso na atividade (ta ganhando dinheiro). E isso funciona muito bem. Gente que nao tem experiencia e nem qualidade atrae pessoas pq mostra cameras top de linha. Mas em questao de qualidade de trabalho em si, nao existe essa coisa de "camera de entrada" ou "camera proficional". Qualquer coisa que vc use para trabalho profissional eh seu equipamento profissional, mesmo que seja um cabo de vassoura sendo usado como monope; eh seu equipamento profissional. O que quer que vc use que de resultado satisfatorios para vc e seus clientes eh o que importa.
Ai entra a questao de que quanto mais nome vc tiver e mais as pessoas confiarem no seu trabalho, menos elas se importam com o seu equipamento; essas pessoas querem o que vc faz, nao importa como vc faz, e acabou. Quem se importa com o seu equipamento eh pq nao confia em vc como fotografa e no seu trabalho mas somente nos seus equipamentos (acham que o equipamento que faz a foto e nao o fotografo), e assim essas pessoas facilmente te subistituem por qualquer outro que mostre um equipamento melhor, ou estudio maior, um carro maior, um relogio mais caro, etc.
Eu chamo esse ponto acima de qualidade de clientes. Clientes de boa qualidade reconhecem a sua qualudade e assim entende que a maneira que vc trabalha e seus equipamentos nao importam. E esses vao pagar pelo trabalho pq leva o seu nome, que representa a sua qualidade. Se esses clientes estiverem dispostos a pagar $1000 pela sua foto, esse eh o valor da sua foto e seu trabalho. Nao importa sua experiencia, custo, marerial, nao importa se eh "fine arte". E nao importa o que as pessoas que nao sao sua base de clientes e que sao seus concorrentes digam, pe eles sempre vao falar mau de vc.
Um ultimo ponto eh o seguinte. Para conseguir ganhar nome e atencao para as pessoas com dinheiro disposta a pagar pelo seu trabalho, vc precisa fazer contatos. E contatos nao eh LinkedIn e nem seguidores no Instagram. Contatos eh vc frequentar o maximo de galerias e exibicoes de arte e com o maximo de frequencia possivel. Nesses ambientes, alem de vc poder comer e beber vinho de graca (o que eh a parte que mais gosto), vc tende a econtrar rostos e nomes que estao sempre nesse meio e que uma hora vai se tornar familiar por vc e vc familiar a eles. O seu trabalho eh simples: se apresentar, bater papo e passar seu cartao de visita quando conveniente, e se possivel fazer amizades. Amizades, nome e rosto familiar vai fazer as pessoas te indicarem uma para as outras e isso faz com que as pessoas acreditem que umas as outras confiam no seu trabalho e qualidade, e assim uma hora estarao dispostas a obter o que vc tem a oferecer.
Mas ai eh vc ver se galerias e show de arte eh realmente o publico ideal para as suas fotos de viagem. Mas em resumo, estar no lugar certo e entre as pessoas certas.
Eh dito que o pior vendedor do trabalho do artista eh ele mesmo, e o melhor vendedor do trabalho do artista sao os amigos e familiares. O boca a boca eh a melhor publicidade que existe.
Mas nada disso eh regras, vc ve o que esta no alcance de sua realidade e possibilidades, e o que te satisfaz.
Confie em mim, eu tenho muita experiencia de fracasso e sem futuro. Eu sei do que eu estou falando.