Autor Tópico: Apple M1 e calibração de monitor  (Lida 9173 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 17 de Dezembro de 2020, 14:22:34
Apple M1 e calibração de monitor

Com os novos processadores/GPU Apple lançados no mercado a situação, hoje, 17 de dezembro de 2020, para quem precisa trabalhar com monitores calibrados é a seguinte:

Argyll + DisplayCal
Argyll CMS 2.1.2 foi lançada em janeiro/2020.
DisplayCal 3.8.9.3 foi lançada em dezembro/2019.

Informação ainda é escassa e os resultados negativos = não sendo possível calibrar monitor.

Datacolor
Spyder5 Pro 5.7 - Dezembro/2020
Atualizado para funcionar no Big Sur, mas apenas para Intel. Para M1 vai usar Rosetta II.

Tem permitido finalizar a calibração mas tem problemas para reconhecer monitor.

X-rite
i1Profiler 3.3.0
i1Studio 1.5.1

Dezembro/2020

Atualizados para suporte Big Sur - Intel apenas.

Segundo a X-rite nenhum desses softwares funciona com Apple M1

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2020, 19:30:04
Apple M1 e calibração de monitor

Com os novos processadores/GPU Apple lançados no mercado a situação, hoje, 17 de dezembro de 2020, para quem precisa trabalhar com monitores calibrados é a seguinte:

Argyll + DisplayCal
Argyll CMS 2.1.2 foi lançada em janeiro/2020.
DisplayCal 3.8.9.3 foi lançada em dezembro/2019.

Informação ainda é escassa e os resultados negativos = não sendo possível calibrar monitor.

Datacolor
Spyder5 Pro 5.7 - Dezembro/2020
Atualizado para funcionar no Big Sur, mas apenas para Intel. Para M1 vai usar Rosetta II.

Tem permitido finalizar a calibração mas tem problemas para reconhecer monitor.

X-rite
i1Profiler 3.3.0
i1Studio 1.5.1

Dezembro/2020

Atualizados para suporte Big Sur - Intel apenas.

Segundo a X-rite nenhum desses softwares funciona com Apple M1

Amanhã vou calibrar com o ColorMunki Photo e CM Smile que são os que tenho acesso aqui.
Argyll + DisplayCal estão instalados e abrindo normalmente, quero ver na hora do vamo ver.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2020, 19:54:57
Amanhã vou calibrar com o ColorMunki Photo e CM Smile que são os que tenho acesso aqui.
Argyll + DisplayCal estão instalados e abrindo normalmente, quero ver na hora do vamo ver.

:ok:
No DisplayCal o monitor do seu Mac aparece na lista?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2020, 10:53:19
A Apple revolucionou... se eu não tivesse comprado minha TV na BF, bem provável que eu teria comprado o Macmini pé de boi por 699 ou talvez adicionado +8 RAM pagando 899.

A performance está espetacular. Ansioso para ver o pacote Adobe nativo para essa plataforma sem ter que passar pelo Roseta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2020, 17:21:51
A performance está espetacular.

Está falando porque você constatou ou porque leu por ai ?

O que tenho lido nos fóruns de processamento de imagem é que o M1 não chega nem perto dos MacMini top da geração 2018. Muita gente p da vida com isso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2020, 17:49:18
Está falando porque você constatou ou porque leu por ai ?

O que tenho lido nos fóruns de processamento de imagem é que o M1 não chega nem perto dos MacMini top da geração 2018. Muita gente p da vida com isso.
Meu amigo que mora na Califórnia comprou um faz 3 semanas. Conversamos semana passada sobre isso. Ele está bem satisfeito. Ele tem um MacPro (aquele que parece uma lata de lixo) e falou que para Final Cut, por exemplo, o M1 pé-de-boi dele está performando melhor que o Pro. Ele também tem Macbook Pro 2016 ou 17 e disse que para maioria das coisas o MacMini está mais rápido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2020, 18:01:27
Meu amigo que mora na Califórnia comprou um faz 3 semanas. Conversamos semana passada sobre isso. Ele está bem satisfeito. Ele tem um MacPro (aquele que parece uma lata de lixo) e falou que para Final Cut, por exemplo, o M1 pé-de-boi dele está performando melhor que o Pro. Ele também tem Macbook Pro 2016 ou 17 e disse que para maioria das coisas o MacMini está mais rápido.

Já o Big Sur eu dispenso totalmente.

Ah tá !

Só me interessaria o M1 com 16 Gigas de memória, isso SE rodar o Parallels desktop, o DxO, o C1, o Photo Supreme e o Sigma Photo Pro com visiível vantagem (pelo menos 2-3x mais rápido).
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2020, 18:02:44 por AFShalders »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2020, 19:02:29
Já o Big Sur eu dispenso totalmente.

Um dos meus Macs está rodando bem mais suave com o Big Sur do que com o Catalina.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2020, 21:11:45
Um dos meus Macs está rodando bem mais suave com o Big Sur do que com o Catalina.

Bem o Catalina é notoriamente ruim... Em performance o melhor é o High Sierra, seguido pelo Mojave, isso falando dos 4 últimos.

O Catalina eu apaguei e voltei para o Mojave, porque um programa que uso exige no minimo ele, senão teria voltadoo para o High Sierra.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2020, 21:12:43 por AFShalders »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2020, 09:18:42
:ok:
No DisplayCal o monitor do seu Mac aparece na lista?

Acabei descobrindo que não, mas é bug da Apple.. Tem discussões aqui no git de um app:

https://github.com/MonitorControl/MonitorControl/issues/323
e aqui tbm https://gist.github.com/adaugherity/7435890

No momento os monitores conectados externamente estão rodando somente em YPbPr

Está falando porque você constatou ou porque leu por ai ?

O que tenho lido nos fóruns de processamento de imagem é que o M1 não chega nem perto dos MacMini top da geração 2018. Muita gente p da vida com isso.

A performance no LR é melhor que o meu Hackintosh (i7 6/12 3.2ghz + RX 580) por uma boa margem. É bizarro....
Mas nem tudo são flores, o sistema em si tem alguns bugs ainda, um deles sendo que por a memória sendo unificada, está usando a VRAM no Swap também, então utilizando programas como LR que precisam de muita ram + Vram tá tendo escrita de 500GB/dia no SSD e isso ao longo prazo pode diminuir a vida útil do SSD. Mesmo no de 8GB como na versão de 16GB.

Já criei um tópico do bug do LR no fórum oficial, se quiserem acompanhar:
https://feedback.photoshop.com/conversations/lightroom-classic/lightroom-classic-disk-readwrite-to-ssd-m1-macs-with-rosetta/5fd7cefe7288d52d004c5a1c

Inclusive queria que tu linkasse onde tão falando que os Mac Mini antigos são melhores, acho que os caras não sabem o que tão falando ou comparando com alguma coisa muito especial que possa parecer mais rápido.

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2020, 09:31:34 por C. Ferrari »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2020, 09:28:19
Deu erro no link ou não é publico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2020, 09:34:53
Pessoal, vamos fazer o seguinte:

Neste tópico apenas  discussão sobre uso de monitor externo e calibração.

Para assuntos referentes a desempenho peço a gentileza de continuar nesse tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138657.0.html

Ou criar um novo.

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2020, 10:27:49
Pessoal, vamos fazer o seguinte:

Neste tópico apenas  discussão sobre uso de monitor externo e calibração.

Para assuntos referentes a desempenho peço a gentileza de continuar nesse tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138657.0.html

Ou criar um novo.

:ok:

Acho que o problema é justamente ficar criando vários tópicos.
Super fracionamento desnecessário.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2020, 10:35:29
Acho que o problema é justamente ficar criando vários tópicos.
Super fracionamento desnecessário.....

Não sei se é o caso aqui, visto que já temos um tópico discutindo desempenho nos novos M1.

Mas de qualquer maneira gostaria de manter esse tópico mais organizado, já que M1 é novo e assim facilitar para quem chega procurando informação específica sobre gerenciamento de cor e calibração de monitor. E , a princípio, não ter de  ficar lendo discussão sobre Intel x M1.

Reforço: para este tópico peço a gentileza de tentar manter a discussão no tema.

:ok:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2020, 10:36:32 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.