Autor Tópico: Apagar conta.  (Lida 6939 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2021, 12:42:09
O reddit faz praticamente assim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2021, 13:55:47
Lembrando que se optarem por deixar as postagens de quem solicitar o apagamento invisíveis para os outros isso deve ser feito também para todas as citações feitas por outros usuários senão não faz o menor sentido.

Sugestão simples que não implica em deletar:

1) Trocar o ID do usuário por um código aleatório
2) Marcar todas as mensagens e citações como invisíveis para todos
3) Apagar todas as mensagens anteriores ao período máximo exigido por lei.
4) Enviar automaticamente ao autor uma cópia do log como prova de que as alterações foram feitas.

Boas sugestões. E é isso mesmo, qualquer site em que se poste conteúdo (Flickr, Facebook, Twitter, Reddit) existe a opção de apagar a conta e, com isso, sumir com o conteúdo, mesmo quando isso vai quebrar as conversas, como no Reddit.

Citar
E não interessa se deixará tópicos capengas. Isso é direito do autor.
Senão corre o risco de haver uma judicialização longa, cara e desnecessária.

Assim todo mundo ganha.

Exato. Desnecessária porque a solução é simples e porque no caso de ir para a esfera judicial, o fórum vai perder.


mfadmin

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • *****
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Administrador
    • Fotógrafos Online
Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2021, 13:13:52
Nesse caso o conteúdo se encaixa então em propriedade intelectual. O autor pode requisitar a retirada de circulação de qualquer conteúdo intelectual que ele tenha produzido.

Caros, ainda estamos trabalhando na questão. Mas vou tentar esclarecer todos os pontos de acordo com os termos contratuais firmados por todos quando assumem usar a plataforma.

Rodrigo, conforme estabelecido nos Termos de Uso do fórum, desde sua primeira versão (aqueles que você aceita antes de ingressar e possui valor contratual) todas as postagens do fórum são regidas pela Creative Commons 2.0 e implicam em cessão de uso para o fórum por tempo indeterminado (se tiver dúvidas tente criar uma nova conta para ler os termos na íntegra novamente). Sempre queremos ajudar e melhorar a situação para os usuários e deixar a todos o mais confortáveis possível e também primamos muito pela privacidade em nossa comunidade, mas a remoção de conteúdo em uma plataforma encadeada é um problema que pode afetar diretamente a própria existência do fórum e todo o trabalho de indexação feito na plataforma (a LGPD, inclusive, exclui tais situações onde isso afeta a existência do negócio, mas não é o caso aqui porque não usamos dados pessoais de usuário para nada no fórum). Além disso há uma questão técnica relativa ao próprio funcionamento da base de dados do fórum. As citações, por exemplo, são salvas no corpo das mensagens o que torna virtualmente impossível excluir todas sem um trabalho manual, o que incorreria em um custo proibitivo.
Por isso estamos analisando esta questão com muito cuidado, pois ela prejudica a dinâmica e os outros usuários e representa um impacto patrimonial significativo para o fórum. Lembrando que tal questão também está coberta nos termos de uso (que possuem valor contratual com os usuários). Entendemos que para o autor, quando um conteúdo produzido por ele lhe causa qualquer tipo de transtorno pessoal, pode ser interessante remover este conteúdo, mas lembramos que quando há transferência patrimonial (como neste caso) e há impacto na remoção, esta questão deve ser tratada com mais cuidado com todas as partes.
Por isso peço que aguarde um pouco para vermos se há uma saída de baixo impacto para esta questão e, acima de tudo, para que trate isso na esfera privada, até para evitarmos que a coisa possa ficar ainda mais complicada.

Quanto às demandas relativas à LGPD. O fórum já permite editar os dados pessoais para que eles não fiquem disponíveis (isso sempre foi possível, mesmo antes da LGPD, exatamente por prezarmos a privacidade dos usuários). Quando editados estes dados são definitivamente excluídos da base de dados. Apenas os IP's usados em mensagens são mantidos. Estes são dados que são tidos como anônimos sob a ótica da LGPD para o caso em questão e são exigências legais. Portanto não há de se falar em violação da LGPD por parte do fórum, porque desde sempre foi permitido limpar todos os dados pessoais do usuário. Na verdade o único dado pessoal efetivamente exigido pelo fórum no ato da inscrição é o e-mail. Mas mesmo este pode ser trocado por um e-mail fictício a qualquer tempo.

Nós também temos um sistema (já usado por alguns usuários) de bloqueio de conta, mas também liberamos esta semana uma possibilidade de exclusão de conta. Entretanto essa exclusão que já liberamos não exclui o conteúdo, apenas os dados do usuário em um único comando e isso impossibilita o retorno para qualquer alteração na plataforma.


Quanto à exclusão de tópicos, isso cria um caos de indexação. A plataforma é baseada em indexação (diferente de redes sociais que não possuem esse tipo de estrutura). Em caso de um colapso na indexação, é mais fácil fechar o fórum. Por isso esta questão requer uma boa análise. Mesmo tendo respaldo dos termos de uso (que nos garantem a permanência do conteúdo por tempo indeterminado e foi firmado de comum acordo com os usuários no momento que aceitam entrar e postar) estamos pesquisando formas de melhorar essa questão para os usuários. Mas como dito anteriormente, é um tema bem mais delicado e precisa ser tratado com a devida cautela.


Em tempo, já que surgiu o tema:
Um certo moderador que me ofende frequentemente e impunemente e me persegue há tempos, divulgou, sem minha autorização, alguns dados pessoais meus, neste forum.

Eu faço aqui um requerimento para que os posts que ele fez (que exibem meus dados pessoais), sejam editados e que meus dados pessoais sejam retirados dos posts pela moderação.

Isso é 100% contra a LGDP e os dados que ele divulgou nem estão no cadastro forum.

Pela lei, ele mesmo sendo moderador, não tem o direito de rastrear minha vida e divulgar meus dados pessoais, tornando-os PÚBLICOS, aqui

Inclusive vale lembrar que cabe treinamento a certos moderadores pois ofensas e humilhações públicas, não são mais toleradas pela legislação. Moderadores que abusam de sua impunidade para ofender, precisam saber que a internet mudou e eles não são mais impunes por seus atos vexatórios.

Com quem posso conversar a respeito ?

Ernesto este ponto de divulgar dados pessoais em tópicos sempre foi proibido no fórum. Inclusive nos classificados, nem o autor pode colocar dados pessoais. É absolutamente repreensível. Por favor, basta denunciar o tópico que ele será editado.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 13:33:00 por mfadmin »
Unir, Somar, Agir e Transformar


mfadmin

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • *****
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Administrador
    • Fotógrafos Online
Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2021, 13:24:37

Existe alguma possibilidade de solicitar ao forum que as postagens feitas pelo requerente sejam marcadas como invisíveis para todos os usuários ? Ou sejam, passarem para um arquivo morto sem acesso, salvo solicitação judicial.
As únicas mensagens que guardamos são as públicas e o único dado mantido é o IP que é anônimo sob a ótica da LGPD, pois depende de um terceiro (no caso o provedor) para permitir identificação. Para o fórum já são todos, virtualmente anônimos, exceto pelos e-mails e quando você muda para um e-mail qualquer, se torna virtualmente anônimo mesmo.
Portanto já não mantemos nada em nossa base de dados que é abrangido pela LGPD há muito tempo (mais de 13 anos para falar a verdade). Até o marco Civil da Internet não mantínhamos nem os IP's.
Unir, Somar, Agir e Transformar


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2021, 13:40:59
As únicas mensagens que guardamos são as públicas e o único dado mantido é o IP que é anônimo sob a ótica da LGPD, pois depende de um terceiro (no caso o provedor) para permitir identificação. Para o fórum já são todos, virtualmente anônimos, exceto pelos e-mails e quando você muda para um e-mail qualquer, se torna virtualmente anônimo mesmo.
Portanto já não mantemos nada em nossa base de dados que é abrangido pela LGPD há muito tempo (mais de 13 anos para falar a verdade). Até o marco Civil da Internet não mantínhamos nem os IP's.


Isso não responde ao que foi questionado. O usuário tem a sua identificação no fórum, por exemplo um nome, que muitas vezes é o nome real da pessoa. Com isso a pessoa pode ser facilmente identificável, e o usuário não consegue mudar isso por conta própria, então em muitas situações, o tal anonimato simplesmente não existe. Mudar uma identificação aqui no MF é um parto de elefante. Uma vez, para conseguir uma mera abreviação da minha própria identificação, levou MESES, e mesmo assim só depois de muita insistência. Existem usuários com nome falso, pseudônimos e tal. Por que diabos então o usuário não pode ele mesmo mudar ?

Mudando a identificação apenas, não compromete a fluidez dos tópicos.

E se alguém cismar que quer os dados apagados e judicializar, será uma baita dor de cabeça para o fórum, e isso já aconteceu antes e o usuário teve TODOS os dados apagados (pelo menos da vista dos outros usuários). Eu conheço a pessoa. Minha sugestão é bem sensata e simples de ser implementada, não sei por que tamanha resistência.





mfadmin

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • *****
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Administrador
    • Fotógrafos Online
Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2021, 14:41:32

Isso não responde ao que foi questionado. O usuário tem a sua identificação no fórum, por exemplo um nome, que muitas vezes é o nome real da pessoa. Com isso a pessoa pode ser facilmente identificável, e o usuário não consegue mudar isso por conta própria, então em muitas situações, o tal anonimato simplesmente não existe. Mudar uma identificação aqui no MF é um parto de elefante. Uma vez, para conseguir uma mera abreviação da minha própria identificação, levou MESES, e mesmo assim só depois de muita insistência. Existem usuários com nome falso, pseudônimos e tal. Por que diabos então o usuário não pode ele mesmo mudar ?
Essa questão de edição de perfil já estava permitida há algum tempo.
Podem verificar se estão liberadas?

Citar
Mudando a identificação apenas, não compromete a fluidez dos tópicos.
Sim, mas isso de mudar o nome já está liberado desde a última revisão de permissões, faz uns 2 anos.
Por favor, verifiquem e me informem.

Citar
E se alguém cismar que quer os dados apagados e judicializar, será uma baita dor de cabeça para o fórum, e isso já aconteceu antes e o usuário teve TODOS os dados apagados (pelo menos da vista dos outros usuários). Eu conheço a pessoa. Minha sugestão é bem sensata e simples de ser implementada, não sei por que tamanha resistência.
Até hoje o fórum só teve uma questão judicializada que foi relativo à um usuários que publicou fotos de nú de uma modelo sem a devida licença de uso. Então sua informação sobre um usuário que judicializou a questão não procede. Quanto a usuários que deixaram o fórum e pediram suspensão de conta, temos somente dois casos (um deles o saudoso Ivan) e que tiveram suas contas bloqueadas e não apagadas, porque até a publicação da LGPD o marco civil exigia até mesmo a manutenção dos dados.
Para ter idéia de como a informação não procede, a função de apagar nem existia no fórum até esse domingo.

Quanto à sugestão, a de mudar o nome de usuário e apagar a conta sim, é de simples implementação e já foi feita. As demais que você colocou anteriormente exigem uma reformulação completa da plataforma, com reprogramação de grande parte do código fonte do SMF.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 14:42:51 por mfadmin »
Unir, Somar, Agir e Transformar


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2021, 15:16:20
Essa questão de edição de perfil já estava permitida há algum tempo.
Podem verificar se estão liberadas?
Sim, mas isso de mudar o nome já está liberado desde a última revisão de permissões, faz uns 2 anos.
Por favor, verifiquem e me informem.
Até hoje o fórum só teve uma questão judicializada que foi relativo à um usuários que publicou fotos de nú de uma modelo sem a devida licença de uso. Então sua informação sobre um usuário que judicializou a questão não procede. Quanto a usuários que deixaram o fórum e pediram suspensão de conta, temos somente dois casos (um deles o saudoso Ivan) e que tiveram suas contas bloqueadas e não apagadas, porque até a publicação da LGPD o marco civil exigia até mesmo a manutenção dos dados.
Para ter idéia de como a informação não procede, a função de apagar nem existia no fórum até esse domingo.

Quanto à sugestão, a de mudar o nome de usuário e apagar a conta sim, é de simples implementação e já foi feita. As demais que você colocou anteriormente exigem uma reformulação completa da plataforma, com reprogramação de grande parte do código fonte do SMF.


Se quiser te informo por MP o nome do usuário que teve a conta apagada e tudo removido, menos algumas citações, então a informação procede sim.

Não tem opção de mudar o username.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 15:22:31 por AFShalders »


mfadmin

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • *****
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Administrador
    • Fotógrafos Online
Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2021, 17:18:23

Se quiser te informo por MP o nome do usuário que teve a conta apagada e tudo removido, menos algumas citações, então a informação procede sim.

Não tem opção de mudar o username.

Por favor.
As duas coisas. Mande a questão de mudar o nome, qual erro está aparecendo para que possamos verificar.
Att,
Att,
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2021, 08:13:09 por mfadmin »
Unir, Somar, Agir e Transformar


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 15:45:23
Por favor.
As duas coisas. Mande a questão de mudar o nome, qual erro está aparecendo para que possamos verificar.
Att,
Att,


Então, alguma conclusão ?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 21:35:51
Fui fuçar pra ver se tinha opção de mudar de nome, não achei!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 22:30:19
Fui fuçar pra ver se tinha opção de mudar de nome, não achei!!

Não tem. E o pior é que ninguém fala nada aqui.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, 22:30:37 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 22:39:00
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 22:40:06


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2021, 17:04:49

Se quiser te informo por MP o nome do usuário que teve a conta apagada e tudo removido, menos algumas citações, então a informação procede sim.

Não tem opção de mudar o username.

Veja nesta página.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;area=account;updated


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 14 de Fevereiro de 2021, 18:57:47