Autor Tópico: Pentax Honeywell Spotmatic  (Lida 1722 vezes)

jade___

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 27 de Dezembro de 2020, 16:40:24
Ei, galera!

Comprei uma Pentax e acabou de cair aqui em mãos, baixei o manual, mas ainda fico com dúvidas sobre seu funcionamento. Tenho uma Olympus Pen-EE e é muito fácil de mexer, me habituei, entretanto, essa é complicada, tenho batido cabeça para entender a operacionalização das lentes, mudança de ASA, o funcionamento do temporizador. São coisas que com o tempo e leitura, apropriação, entenderei melhor, mas queria dicas práticas para usá-la! Bom, toda ajuda é bem-vinda.

Abraços,
Jade.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2021, 15:40:00

Bem , na realidade voce está com duvidas sobre fotografia e não sobre a camera em si .

Operacionalização das lentes , não entendi a pergunta em relação à lentes .

Mudança de ISO ... colocou o filme , ajustou o valor ISO , NÃO pode trocar pois tudo que foi batido ANTES da troca estará perdido .... colocaste um novo filme ( tipo ISO 400 ) queres usar como ISO 800 , 1000 , 1600 ... PODE , desde que avise ao laboratorio de que aquele filme foi puxado para ISO 800 , 1000 , 1600 .... acabou o misterio não tem mais nada sobre ISO

Temporizador ... normalmente serão 10 segundos de retardo . Componha a foto , regule a camera , arme o obturador , arme o self timer , dispare .... em 10 segundos a camera baterá a cena que VOCE regulou .

Funcionamento ... mais simples impossivel . Coloque a abertura que voce quer , fotometre , a camera dirá qual velocidade ela deseja , coloque a velocidade e pronto .

Só isso .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2021, 16:00:05

A Honeywell é há muitos anos uma empresa conhecida por instrumentos de navegação , aérea e maritma . Nos idos dos anos 60 comprou a produção da Pentax e colocou seu nome nas cameras . NÃO houve nenhuma participação dela na produção das cameras . A qualidade continua sendo Pentax .

A sua camera é extremamente robusta e de alta qualidade , e ao contrario das digitais , foi feita para durar praticamente uma eternidade , mesmo com a idade que já tem .

Se voce se instruir um pouquinho a respeito dos 3 pilares da fotografia ,                                 ISO x abertura x velocidade poderá obter bons resultados de sua câmera em pouco tempo .

E se voce realmente quer aprender sobre fotografia , compre um caderninho de bolso . Anote os dados de cada foto , tais como a abertura , velocidade e a HORA do dia . Quando receber seu filme do laboratorio e , com os conhecimentos adquiridos , poderá saber porque cada foto saiu ou NÃO SAIU como voce queria .

Um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2021, 20:31:42
Ei, galera!

Comprei uma Pentax e acabou de cair aqui em mãos, baixei o manual, mas ainda fico com dúvidas sobre seu funcionamento. Tenho uma Olympus Pen-EE e é muito fácil de mexer, me habituei, entretanto, essa é complicada, tenho batido cabeça para entender a operacionalização das lentes, mudança de ASA, o funcionamento do temporizador. São coisas que com o tempo e leitura, apropriação, entenderei melhor, mas queria dicas práticas para usá-la! Bom, toda ajuda é bem-vinda.

Abraços,
Jade.


Uma pergunta básica: o fotômetro está funcionando?  Dependendo da resposta, dois caminhos diferentes a seguir.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 09:18:50
E sumiu...
Sempre dá pra melhorar.


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 09:21:23

(...) E se voce realmente quer aprender sobre fotografia , compre um caderninho de bolso . Anote os dados de cada foto , tais como a abertura , velocidade e a HORA do dia . Quando receber seu filme do laboratorio e , com os conhecimentos adquiridos , poderá saber porque cada foto saiu ou NÃO SAIU como voce queria .
(...)

Metade do aprendizado está aqui.

Preciso mandar revelar os rolos que estão na geladeira.
Sempre dá pra melhorar.