Autor Tópico: 2021 vai ser o ano que vamos chegar próximo ou passar de 100Mpx em um sensor FF?  (Lida 1814 vezes)

LeandroR

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Nem todos os fabricantes disponibilizam isso, acho que só a Canon faz isso, pelo menos a Fuji não tem isso e algumas reduzem tbm a qualidade do arquivo, não apenas a resolução. Mas é meio que como comprar uma Ferrari pra andar nas estradas brasileiras.

Nem sempre. Tem muita gente que fotografa várias coisas diferentes, com necessidades diferentes. Quando eu fotografo futebol por exemplo, eu uso modo crop da câmera, JPG, acerto o perfil do jpg para meu gosto, e já coloca resolução de saída entre 6~8mp, pois sei que não preciso mais que isso, aliás, maior resolução só me daria mais trabalho pois teria reduzir tudo antes de jogar nas plataformas online onde vendo as fotos.

Já quando estou trabalhando com algum projeto, fotografia documental, deixo sempre em RAW, backup segundo cartão RAW tbm, nem quero o jpg da camera nesses casos.
São várias situações.

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Que eu saiba fabricantes como Canon e Nikon sempre lançaram modelos topo de linha, vide a 1DX Mark 3 da Canon, por exemplo. A questão é que quanto mais caro um produto é, menos pessoas tem acesso a ele. Portanto , equipamentos desse porte são para um nicho reduzido de mercado; já o popular compra equipamentos de entrada ou no máximo intermediários.

Acho que tem espaço para todos tipos de clientes mas a resolução e o DR ficaram esquecidos muito tempo porque a indústria só pensava em reduzir peso e tamanho.

A 5DsR é de 2015.

Em 2009, a 1D IV já tinha 16Mp. Houve aumento de apenas 4 Mpix (no modelo esportivo) em 11 anos...  :(

Eu acredito que existem muitas pessoas que colocam resolução e DR como prioridades acima da redução de peso e tamanho. E se a CaNikoNy não os atender, Apple e Samsung atenderão e será um final triste para toda a indústria japonesa

A indústria acreditou que diminuindo peso e tamanho, seguraria o avanço dos celulares e isto se demonstrou um grande equívoco. E enquanto ela se concentrou nisso, ela esqueceu o entusiasta high-end. No final, perdeu nos dois lados.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2021, 18:06:57 por Ernesto »
#DeFérias

Gabriel Büll

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Nem todos os fabricantes disponibilizam isso, acho que só a Canon faz isso, pelo menos a Fuji não tem isso e algumas reduzem tbm a qualidade do arquivo, não apenas a resolução. Mas é meio que como comprar uma Ferrari pra andar nas estradas brasileiras.
Sim lembro bem, a evolução grafica foi tanta que os arquivos ficam gigantes e o jogo em si diminuiu de tamanho, lembro do COD 2 que eu levava uma eternidade pra fechar o jogo, tinha umas 30 missões, hoje um COD atual é impecável mas o modo campanha se termina em pouco menos de 4h de jogo. Mas o foco é o online né. Eu prefiro um jogo com um bom enredo por trás tbm não tenho máquina pra rodar super graficos, a série Modern warfare foi a última que me chamou atenção no enredo, rendeu 3 jogos. Enfim, ficou off topic haha.

Nikon também tem, fiz um teste rápido aparentemente não fez diferença, mas é melhor fotografar em resolução total e depois reduzir pelo PC, realmente não faz sentido a pessoa comprar e depois só usar isso kkk, eu só testei para ver como é.

Sobre os jogos realmente é triste essa questão, eu fico mais nos antigos também fora as novas temáticas :doh:. Os dois novos que estou gostando são red dead redemption 2 e Prey...

Desculpem sair do tópico novamente rs

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Parece que os sensores de 100MPX FF devem começar a aparecer em 2022:

https://www.mirrorlessrumors.com/both-canon-and-sony-might-announce-the-first-100mp-cameras-in-2022/
André Sena
@sena_andre