Autor Tópico: 2021 vai ser o ano que vamos chegar próximo ou passar de 100Mpx em um sensor FF?  (Lida 4016 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia

Estava passeando pelos sites de rumores e nas notícias/rumores mais recentes parece que 2021 vai ser o ano teremos sensores full frame na faixa de 100Mpx.   :ponder:

Rumores de uma Canon R5s com 90 mpx:
https://www.digitalcameraworld.com/news/90mp-canon-eos-rs-finished-product-being-field-tested

https://wccftech.com/the-canon-eos-rs-is-a-90-megapixel-camera-that-is-out-in-the-wilds/

E parece que a Sony já tem um sensor de 102 mpx:  :shock:
https://www.sonyalpharumors.com/sr3-is-this-the-new-sony-100-meapixel-full-frame-sensor-with-6k-video/

Se isso tudo for verdade 2021 vai ser um ano interessante no "mundo fotográfico". Trocadilho foi intencional...  :assobi: :D



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Quero ver lente para isso...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Acho totalmente desnecessário uma cãmera passar de 40 megapixels . Há várias razões para tal:

1- 95% dos profissionais não fazem ampliações tão gigantes ;

2- Mesmo uma câmera de 12 Megapixels consegue fazer ampliações de 1 metro ou mais de altura , com perda mínima de qualidade;

3- Arquivos de muitos megapixels ocupam muito espaço no cartão de memória; e o fluxo de trabalho requer um computador ultra caro.

4- Qualquer tremido usando velocidadades baixas é altamente perceptível usando sensores com número de megapixel muito alto.

No resumo, salvo se for uma necessidade bem específica, 30 Megapixels num sensor FF tão mais que suficientes pra 90% dos fotógrafos. Vídeo então nem se fala kkkk.

PS: por isso que no conjunto da obra, por exemplo entre Canon R5 e R6, acho a R6 um custo-benefício melhor pra maioria dos fotógrafos do mercado.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2020, 16:01:18 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
No resumo, salvo se for uma necessidade bem específica, 30 Megapixels num sensor FF tão mais que suficientes pra 90% dos fotógrafos. Vídeo então nem se fala kkkk.

Se ótica para aguentar 30-36 MP já é algo complicado e caro, imagina para 100M ! Qualquer CA ou fringe será visível em 1:1 salvo se usarem correção por software, o que é um quebra galho. Exatamente por esse motivo foi que começaram a fazer sensores de médio formato, consegue-se uma resolução imensa sem ter que esgoelar ao extremo a ótica. Também tem a questão do ruído que ainda não foi resolvida nessas resoluções muito altas, vide as A7R.

Mas o marketing é poderoso e o público não tem muita noção da realidade. Enfim, a roda gira, os trouxas acreditam que precisam e os fabricantes ganham uma grana preta.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Espero que não suba tanto.
Estamos nas FF com 60mp, o que é mais que suficiente.
Eu não teria nenhuma intenção de adquirir uma FF com mais de 40/45mp
de forma alguma. Já acho um exagero.
Mas... como o marketing gosta de ficar aumentando os números, é
possível que isso ocorra.
Depois vão encarecer as câmeras porque os processadores e buffer terão
que ficar mais parrudos. Só gasto desnecessário.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino

*Eu* não tenho nenhuma necessidade de mais megapixel, e olha que minha câmera mais moderna tem a metade da metade de 100Mpixel.

O que gostaria mesmo é de uma tecnologia nova e viável, em custo e usabilidade, para os sensores, no curto/médio prazo.

Desconheço rumores concretos neste sentido, mas que poderia ser interessante alternativas a onipresente matriz bayer e sua inseparável interpolação, isto seria.

---
Alternativas existiram/existem mas não conseguiram arranhar a unanimidade bayer entre os fabricantes.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Eu quero é 20EV de DR e não 100mpx.

24-32mpx é mais que suficiente pra qualquer coisa.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Aos poucos o povo acostuma, lembro antes da 5D IV D810 todos achando loucura os Mpx, hoje já é normal 30 ou 36 Mpx.

Eu gosto dos Mpx extras para comprimir a imagem em uma resolução menor, dessa forma se consegue uma imagem mais nítida em ISO alto com tratamento, também é possível esconder um tremido na imagem dessa forma, coisa que fica impossível de se fazer com poucos Mpx.

Agora com vídeo 8K entrando vai ficar difícil uma câmera com pouco Mpx se manter bem no mercado.

Os fabricantes tem obrigação de fazer lentes para esses sensores, coitado dos fabricantes que não fizerem boas lentes para esses sensores, outra coisa é à melhora no ISO médio e alto, comparando D700 com D750 foi possível dobrar os Mpx e melhorar muito o ISO, mas isso leva muito tempo. Outra comparação fica D810 VS A7R IV, mesmo tendo mais Mpx tem um desempenho superior em ISO.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Aos poucos o povo acostuma, lembro antes da 5D IV D810 todos achando loucura os Mpx, hoje já é normal 30 ou 36 Mpx.

Eu gosto dos Mpx extras para comprimir a imagem em uma resolução menor, dessa forma se consegue uma imagem mais nítida em ISO alto com tratamento, também é possível esconder um tremido na imagem dessa forma, coisa que fica impossível de se fazer com poucos Mpx.

Agora com vídeo 8K entrando vai ficar difícil uma câmera com pouco Mpx se manter bem no mercado.

Os fabricantes tem obrigação de fazer lentes para esses sensores, coitado dos fabricantes que não fizerem boas lentes para esses sensores, outra coisa é à melhora no ISO médio e alto, comparando D700 com D750 foi possível dobrar os Mpx e melhorar muito o ISO, mas isso leva muito tempo. Outra comparação fica D810 VS A7R IV, mesmo tendo mais Mpx tem um desempenho superior em ISO.

Cara entendo seu comentário e acho ele importante. No entanto, não seria justamente o contrario? Uma imagem "tremida" por usar velocidades de obturador mais lentas é bem mais percebido em sensores com megapixels maiores. Falo isso pela minha experiência. A diferença é bem grigante.Tudo bem que é um caso bem específico, mas megapixels demais ampliam os "defeitos" das lentes, como da técnica do fotógrafo. No resumo, pra usar uma câmera com muitos megapixels se faz necessário você já ter uma bagagem na fotografia. Não é, em absoluto, um tipo de câmera para iniciantes.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Meu celular tem 108mpx......deixa minha DSLR com 20 que tá ótimo.... Kkkkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Agora com vídeo 8K entrando vai ficar difícil uma câmera com pouco Mpx se manter bem no mercado.

8K são mais ou menos 33MP. Não vejo a menor razão para 100 MP.

Aliás nem vejo muito a necessidade para 8K, principalmente em telas com menos de 70" ou em projeções. Não dá para perceber nenhuma diferença entre 4K e 8K em uma TV de 50" em distância normal de uso.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Cara entendo seu comentário e acho ele importante. No entanto, não seria justamente o contrario? Uma imagem "tremida" por usar velocidades de obturador mais lentas é bem mais percebido em sensores com megapixels maiores. Falo isso pela minha experiência. A diferença é bem grigante.Tudo bem que é um caso bem específico, mas megapixels demais ampliam os "defeitos" das lentes, como da técnica do fotógrafo. No resumo, pra usar uma câmera com muitos megapixels se faz necessário você já ter uma bagagem na fotografia. Não é, em absoluto, um tipo de câmera para iniciantes.

Sim mais Mpx aparenta mais erros, mas como disse acima se tratar a foto e depois reduzir o arquivo é possível esconder os erros mais facilmente, deixando a foto mais nítida e com menos ruído.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
8K são mais ou menos 33MP. Não vejo a menor razão para 100 MP.

Aliás nem vejo muito a necessidade para 8K, principalmente em telas com menos de 70" ou em projeções. Não dá para perceber nenhuma diferença entre 4K e 8K em uma TV de 50" em distância normal de uso.

100 Mpx realmente é muita coisa, mas como daqui para frente vai ser normal uma câmera com mais de 30 Mpx, não vai assustar tanto como hoje.
Quando pude testar uma TV 4K e outra 8k teve muito diferença principalmente na nitidez, à sensação de 3D fica ainda mais forte, do que 1080 para 4K.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Se a indústria achar que é o momento para eles entrarem nos 100mp eles vão, e não tenho dúvida nenhuma que rapidinho vão convencer o mercado que não se pode viver sem uma câmera com 100mp e muita gente vai ser convencido disso. E digo mais, vai brigar gratuitamente para defender essa ideia que lhe foi lobotomizada vendida, pelos fóruns e redes sociais online.




Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Outro pensando seria ter aumentado um pouco o tamanho do sensor FF nessa nova montagem Z e RF, com o tempo a maioria vai preferir lente nativa do sistema mesmo...