Autor Tópico: Sugestões de equipamentos para gravação de videos aula e youtube  (Lida 2155 vezes)

felipec

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Boa tarde,

Minha esposa precisa de equipamento para gravação de vídeos ( aula, palestra, etc) para uso em youtube e outras plataformas.  Atualmente, qual máquina seria uma ótima opção x custo benefício? Verifiquei na loja da Canon a tal SL3 e muitas outras opções ( panasonic, handycam..) para "youtubers'.

Procuramos um equipamento que permita gravar vídeos longos e qualidade. Atualmente utilizamos uma D3200 que eu usava somente para fotos até então, mas para vídeos o grande problema é a limitação de até 20 minutos ou 4gb por arquivo.

Provavelmente invista em iluminação e microfone para auxiliar na qualidade.

Enfim, quais opções eu tenho???
Nikon D3200 | 18-55mm | Micro 105mm 1:4 |


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2020, 20:17:49
Uma sugestão que sei que muitos irão torcer o nariz...

Uma handycam full HD da Sony ou da Canon. Não tem limite de tempo, a qualidade da imagem e som são excelentes e não custam os olhos da cara. Gosto muito das Vixia da Canon, tenho uma com 60GB de HD interno e pega cartão SD, pena que já está bem surrada... Não vejo sentido em usar 4K para essas atividades.

Só tem que ver qual o formato do arquivo, muitas gravam somente em AVCHD e você terá que editar/converter no computador.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2020, 20:30:27
Uma sugestão que sei que muitos irão torcer o nariz...

Uma handycam full HD da Sony ou da Canon. Não tem limite de tempo, a qualidade da imagem e som são excelentes e não custam os olhos da cara. Gosto muito das Vixia da Canon, tenho uma com 60GB de HD interno e pega cartão SD, pena que já está bem surrada... Não vejo sentido em usar 4K para essas atividades.

Só tem que ver qual o formato do arquivo, muitas gravam somente em AVCHD e você terá que editar/converter no computador.
É isso ai, tbm acho que resolve bem.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2020, 20:30:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipec

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2020, 21:38:56
Uma sugestão que sei que muitos irão torcer o nariz...

Uma handycam full HD da Sony ou da Canon. Não tem limite de tempo, a qualidade da imagem e som são excelentes e não custam os olhos da cara. Gosto muito das Vixia da Canon, tenho uma com 60GB de HD interno e pega cartão SD, pena que já está bem surrada... Não vejo sentido em usar 4K para essas atividades.

Só tem que ver qual o formato do arquivo, muitas gravam somente em AVCHD e você terá que editar/converter no computador.



Qual o modelo da sua vixia? Dei uma pesquisada e encontrei a 600 e a 800 ( modelo mais novo). A sony que falaste é alguma específica ou achas que qualquer uma atenderia?
Vi que elas pecam na iluminação, mas aí acho que o softbox resolvem o problema facilmente.

Sobre o formato, não seria um problema, pois certamente precisamos editá-lo, colocar títulos, etc. Aí já finaliza em formato compatível com maioria das redes.
A vixia aceita microfone não amplificado direto?
A loja canon não vende handycam? Não achei
Citação de: Lindsay[/quote

AFShalders, Lindsay, obrigado pelas respostas super rápidas !  Em tempo, feliz 2021!
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2020, 21:41:24 por felipec »
Nikon D3200 | 18-55mm | Micro 105mm 1:4 |


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2020, 21:48:52
A minha é bem antiga, é a HG20...
Boa iluminação é fundamental em todos os casos.


Tem outros modelos no Pontofrio, Americanas, etc.

Dei uma olhada no site da B&H e a HF R800 parece bem cotada. Tem entrada para microfone e headphone, HDMI e tal... Mas mehor ver isso direito.

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2020, 21:49:37 por AFShalders »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2020, 14:26:57
É importante um microfone de lapela com transmissor sem fio, isso custa bem caro então já bota na conta.


felipec

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2021, 19:17:34
É importante um microfone de lapela com transmissor sem fio, isso custa bem caro então já bota na conta.

Alguma indicação? Vi uns modelos abaixo de mil reais. Não sei se valem, pois não conheço nada sobre eles.

Outra pergunta, a angelfoto (https://angelfoto.com.br/) continua bem conceituada para compras de equipamentos?
Nikon D3200 | 18-55mm | Micro 105mm 1:4 |


felipec

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2021, 17:49:32
Compramos a handycam. Me apavorei com o tamanho, é super pequena, kkkk. Agora é testar uma forma de captar um áudio decente.
Nikon D3200 | 18-55mm | Micro 105mm 1:4 |


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2021, 12:08:20
Compramos a handycam. Me apavorei com o tamanho, é super pequena, kkkk. Agora é testar uma forma de captar um áudio decente.
Muito bom, me diga ai qual modelo vc comprou e se ele tem entrada de áudio para microfone externo.

O áudio pra ficar melhor, normalmente é capturado a parte com microfone e gravador especifico, e durante o processo de edição o cinegrafista junta as duas coisas. Resta saber se vc quer ou não se importa com a trabalheira de uma atividade a mais na edição com gravador externo.
Ou então vc pluga um mic externo direto na câmera.

Mas se vc vai fazer gravações em ambiente controlado, tipo dentro de uma sala/estudio desde que o local seja livre de barulhos externos, ainda da para o som ficar razoável somente com o mic interno da câmera. Neste caso ainda da para melhorar o som na edição, pois vc pode colocar uns "filtros" ou plug-ins no audio como compressão, entre outros.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipec

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2021, 13:58:21
Comprei a Vixia HF-R800. Gostamos da câmera, ainda aprendendo sobre ela.
Ela possui entrada de microfone 3.5, porém o microfone precisa ter alimentação própria.

Editar audio/video ainda não é a opção, pelo tempo. Primeiro vamos testar algo mais rápido, utilizando algum microfone externo que tenha uma qualidade melhor que o da própria câmera. Não sei se um direcional montado em cima da vixia, lapela sem fio...
Nikon D3200 | 18-55mm | Micro 105mm 1:4 |


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2021, 14:57:16
Gostou da qualidade da imagem ?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2021, 15:46:34
Comprei a Vixia HF-R800. Gostamos da câmera, ainda aprendendo sobre ela.
Ela possui entrada de microfone 3.5, porém o microfone precisa ter alimentação própria.

Editar audio/video ainda não é a opção, pelo tempo. Primeiro vamos testar algo mais rápido, utilizando algum microfone externo que tenha uma qualidade melhor que o da própria câmera. Não sei se um direcional montado em cima da vixia, lapela sem fio...
Falando de maneira bem simples é fácil achar um MIC, pois muitos são alimentados por uma pilha interna que fica dentro do próprio MIC no caso de mic com fio. Existem tbm os MICs sem fio e neste caso todos obviamente já são alimentados, e proporcionam extrema liberdade de posicionamento de câmera e de movimentos, porem custam mais caro. Resta saber onde $$ se enquadra o seu orçamento para investir no MIC.

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 15:49:19 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.