Autor Tópico: Review pessoal da 40MM 2.8 STM (com fotos)  (Lida 5859 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2021, 04:30:33
Show, tá curtindo pacas a 5D Clássica hein kkk.
A 40mm é muito boa mesmo. Já tive tb, segundo pesquisei ela é baseada numa lente da Zeiss, e devido à construção ser mais simples (tanto que não tem muito vidro) ela consegue ter uma ótica excelente.

Nas câmeras CROP (que a grande maioria das pessoas tem) 50mm fica muito fechado com quase o ângulo da 85mm, enquanto 35mm é uma distância focal que está escassa e supervalorizada. Logo a 40mm é sem dúvida a melhor substituta para a 35mm já que 5mm no lado tele não faz muita diferença.

Opa meu amigo se tou, hehe, foi a cãmera que levei pra minha viagem de fim de ano, embora tenha passeado pouco por causa da pandemia.

Enfim, tô curtindo bastante. Sobre a 40MM é realmente um ótimo custo-benefício. Eu acho ela melhor do que 35MM pois a distorção dela é bem menor e não vejo uma diferença tão grande em ângulo . já de 35 ou 40 pra 50MM tem uma boa diferença no FF. No APSC eu nunca gostei muito de 50MM , pois ela enquadra como 80MM +- , mas a distorção dela nunca me agradou .

A ótica das pancakes 22 EF-M, 24 EF-S e dessa 40MM 2.8 é justamente a Tessar que tem um número reduzido de elementos óticos, entregando nitidez total. O projeto foi criado em torno de 1920 , pela Zeiss. Toda lente que usa esse projeto ótico é nítida.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2021, 10:32:04
Como usei pouco a 40MM na SL2 acredito que ela deve o mesmo comportamento, assim como outras lentes STM.

Exato, é uma opção pra todas as lentes STM.  ;)


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2021, 11:14:41
Essas pancakes da Canon são ótimas. Eu tenho a 24mm 2.8, acho que as características (fora a distância focal) são bem parecidas com a desse review. Eu tenho também a 50mm 1.8 stm e a Tamron 17-50 2.8. a Tamron cobre o espectro das duas, o que me faz querer vender a 50, mas não a 24mm só pela sua versatilidade e tamanho.

A 24mm também é menos "intimidadora" do que as outras, para fotos de família e amigos em reuniões. A 17-50 parece um canhão apontado pra você e a 50mm não fica muito atrás.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2021, 13:56:18
Essas pancakes da Canon são ótimas. Eu tenho a 24mm 2.8, acho que as características (fora a distância focal) são bem parecidas com a desse review. Eu tenho também a 50mm 1.8 stm e a Tamron 17-50 2.8. a Tamron cobre o espectro das duas, o que me faz querer vender a 50, mas não a 24mm só pela sua versatilidade e tamanho.

A 24mm também é menos "intimidadora" do que as outras, para fotos de família e amigos em reuniões. A 17-50 parece um canhão apontado pra você e a 50mm não fica muito atrás.

Realmente, a EF 50mm f1.8 da Canon parece um canhão.  8-)


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2021, 15:10:32
Realmente, a EF 50mm f1.8 da Canon parece um canhão.  8-)

Obviamente que não comparada com uma 70-200 L, mas com a 24mm que parece de brinquedo. Além disso, a 24mm tem um ângulo maior, que permite tirar uma foto sem estar mirando diretamente pra pessoa  :ok:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2021, 16:03:39
Essas pancakes da Canon são ótimas. Eu tenho a 24mm 2.8, acho que as características (fora a distância focal) são bem parecidas com a desse review. Eu tenho também a 50mm 1.8 stm e a Tamron 17-50 2.8. a Tamron cobre o espectro das duas, o que me faz querer vender a 50, mas não a 24mm só pela sua versatilidade e tamanho.

A 24mm também é menos "intimidadora" do que as outras, para fotos de família e amigos em reuniões. A 17-50 parece um canhão apontado pra você e a 50mm não fica muito atrás.

Nossa eu acho a 50MM 1.8 fica bem legal nos corpos da Canon; nao acho ela tão "canhão" assim não hehe. Mas a pancake 24 ou 40 na Rebel fica ótima pra passeios e até mesmo pra alguns trabalhos.

Só essa Tamron concordo contigo ela é bem "canhão" mesmo principalmente numa Rebel, num corpo como 70D, 7D, ela já combina melhor.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 24 de Janeiro de 2021, 16:06:55
Essas pancakes da Canon são ótimas. Eu tenho a 24mm 2.8, acho que as características (fora a distância focal) são bem parecidas com a desse review.

Tirando a distãncia focal diferente, considero os projetos das duas lentes idênticos em quase todos os aspectos. No geral são duas lentes muito boas, principalmente pela nitidez, cores e resolução.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #22 Online: 19 de Março de 2021, 11:33:21
Muito bom o review, Cheferson!  :clap:

Estávamos falando da 50mm lá naquele outro tópico da 50 RF (vendi minha 1.8 pra pegar a 1.4 mas depois me arrependi).

Com esse review eu já considero pegar essa 40mm. Pelo que vi ela é até melhor do que a 50mm 1.8 em alguns aspectos. A dúvida é pela distância. Uso fullframe e já tenho uma 35mm (aquela da Sigma art, que é espetacular porém grande, um trambolho se comparada a essa). Não que eu pense em trocar uma pela outra pois adoro a 35mm. Receio apenas ficar com duas lentes fixas com distância próxima. Mas essa 40mm pelo tamanho e preços parece um ótimo custo x benefício. Para fazer saídas de passeio deve ser muito confortável.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 19 de Março de 2021, 17:41:04
Muito bom o review, Cheferson!  :clap:

Estávamos falando da 50mm lá naquele outro tópico da 50 RF (vendi minha 1.8 pra pegar a 1.4 mas depois me arrependi).

Com esse review eu já considero pegar essa 40mm. Pelo que vi ela é até melhor do que a 50mm 1.8 em alguns aspectos. A dúvida é pela distância. Uso fullframe e já tenho uma 35mm (aquela da Sigma art, que é espetacular porém grande, um trambolho se comparada a essa). Não que eu pense em trocar uma pela outra pois adoro a 35mm. Receio apenas ficar com duas lentes fixas com distância próxima. Mas essa 40mm pelo tamanho e preços parece um ótimo custo x benefício. Para fazer saídas de passeio deve ser muito confortável.

Adriano, em Fullframe eu , pessoalmente, não vejo muita diferença entre 35 e 40MM .

Se seu objetivo for levar a 40MM apenas pra passeio eu recomendo muito ela, lente discreta, bonita, pequena, leve e entrega muita qualidade (as fotos de exemplo mostram isso).

Agora se for pra trabalho  apenas, fica com a Sigma Art mesmo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 23 de Março de 2021, 19:25:00
Bacana por compartilhar.
Eu já tive essa lente e usava com a Coroa também. Excelente custo benefício.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 23 de Março de 2021, 22:12:02
A minha está firme e forte sendo usada na A7-III  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 23 de Março de 2021, 22:42:34
A minha está firme e forte sendo usada na A7-III  :D

Acho incrível como essa 40MM e a 24MM pancake conseguem ficar bonitas em qualquer corpo de câmera :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 23 de Março de 2021, 22:50:58
Bacana por compartilhar.
Eu já tive essa lente e usava com a Coroa também. Excelente custo benefício.

Também acho Talles, o que mais acho legal na 24 e na 40 é o fato delas casarem bem com quase todas as linhas de câmeras da Canon, desde Rebel, até as  intermediárias como 5D e 6D; só na 1D APS-X ou 1DX FF é que elas ficam  bem estranhas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 24 de Março de 2021, 11:20:52
a 24 2.8 é a lente perfeita para as Rebels. Adicionando uma 10-18 e uma 50 1.8 é o kit perfeito para fazer tudo sem quebrar a banca.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 24 de Março de 2021, 16:42:52
a 24 2.8 é a lente perfeita para as Rebels. Adicionando uma 10-18 e uma 50 1.8 é o kit perfeito para fazer tudo sem quebrar a banca.

A 24 é muito boa; gosto bastante. A 10-18 é muito boa na ótica; embora na construção eu goste mais da Sigma 10-20 .