Autor Tópico: Review pessoal da 40MM 2.8 STM (com fotos)  (Lida 5874 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #45 Online: 26 de Janeiro de 2023, 22:03:56
Na veradade a GFX tem um fator de corte de 0,79 então dá equivalente a uma 31mm no FF pequeno formato.

Pois é Fernando, os sensores médio formato não tem um tamanho 100% uniforme como acontece com os sensores  FullFrame, APS-C e micro 4/3 . Não deixa de ser interessante que uma lente fixa projete um quadro maior do que o sensor que ela foi projetado.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 27 de Janeiro de 2023, 08:21:19
Igualmente de lente aps-c que pode ser usada em sensor 35mm


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #47 Online: 27 de Janeiro de 2023, 08:28:46
Pois é Fernando, os sensores médio formato não tem um tamanho 100% uniforme como acontece com os sensores  FullFrame, APS-C e micro 4/3 . Não deixa de ser interessante que uma lente fixa projete um quadro maior do que o sensor que ela foi projetado.

Aps-c tbm não... Que o diga a Canon  :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 27 de Janeiro de 2023, 10:30:59
Sobre a confusão do APS:

Esse termo foi trazido para o digital e foi criado pelo consórcio APS para um novo padrão de filme fotográfico que usava o mesmo nome.

Era possível escolher 3 formatos de quadro na mesma película e isso era feito na câmera, através de um sistema de máscaras.

Os tamanhos eram:

    H para "HDTV" (30,2 x 16,7 mm; relação 16:9; tamanho típico de impressão 4 x 7")
    C para "Classic" (25,1 x 16,7 mm; relação 3:2; tamanho típico de impressão 4 x 6")
    P para "Panoramic" (30,2 x 9,5 mm; relação 3:1; tamanho típico de impressão 4 x 12"

Qualquer medida fora dessas foi "invenção" dos fabricantes de câmeras digitais.


A Nikon resolveu usar 24x16 (menor que o APS-C)
A Canon usa 22.3x14.9
A Pentax usa 23.6x15.8

ou seja, é uma baderna e nenhum deles segue o padrão. Isso sem falar do APS-H.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 27 de Janeiro de 2023, 10:57:14
Igualmente de lente aps-c que pode ser usada em sensor 35mm
Eu adaptei uma vez uma 18-55 que eu tinha de sobra aqui, passei a serra naquela borracha pra encaixar na 5Dc. Até 22mm ia de boas sem dar vinheta, abaixo disso já vinhetava e em 18mm pegava no espelho. Mas pra quebrar galho de grande angular barata ela serve kk. Uma lente 24mm pra FF não é barata.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #50 Online: 27 de Janeiro de 2023, 14:01:12
Eu adaptei uma vez uma 18-55 que eu tinha de sobra aqui, passei a serra naquela borracha pra encaixar na 5Dc. Até 22mm ia de boas sem dar vinheta, abaixo disso já vinhetava e em 18mm pegava no espelho. Mas pra quebrar galho de grande angular barata ela serve kk. Uma lente 24mm pra FF não é barata.

Pablo eu estou pensando em fazer isso. Tenho uma 18-55 STM 3.5-5.6 e no Aliexpress tem a baioneta de metal kkkk vou fazer um experimento com isso. A baioneta para 18-55 só serve especificamente nesse modelo com a vantagem de poder usar nas FF e em qualquer APSC .

Voltando ao tópico da 40MM , esses dias estava lendo um review da 90D e R7 onde o fotógrafo dizia algo assim: os sensores dessas câmeras são o mesmo de 32 megapixels, a Fuji esses dias lançou uma câmera com sensor Xtrans APSC de 40 megapixels. Uma resolução tão gigante num sensor menor que um Fullframe exige uma lente muito boa... e ele cita que tanto a 40MM quanto a 24MM 2.8 tem uma ótica brilhante para esses sensores. Já outras lentes como lente de kit, não serviriam tanto a este propósito. As lentes de kit que vem nas R7-R10 tem uma ótica melhor que as lentes de kit mais antigas, justamente por isso.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #51 Online: 28 de Janeiro de 2023, 12:56:09
Pablo eu estou pensando em fazer isso. Tenho uma 18-55 STM 3.5-5.6 e no Aliexpress tem a baioneta de metal kkkk vou fazer um experimento com isso. A baioneta para 18-55 só serve especificamente nesse modelo com a vantagem de poder usar nas FF e em qualquer APSC .

Voltando ao tópico da 40MM , esses dias estava lendo um review da 90D e R7 onde o fotógrafo dizia algo assim: os sensores dessas câmeras são o mesmo de 32 megapixels, a Fuji esses dias lançou uma câmera com sensor Xtrans APSC de 40 megapixels. Uma resolução tão gigante num sensor menor que um Fullframe exige uma lente muito boa... e ele cita que tanto a 40MM quanto a 24MM 2.8 tem uma ótica brilhante para esses sensores. Já outras lentes como lente de kit, não serviriam tanto a este propósito. As lentes de kit que vem nas R7-R10 tem uma ótica melhor que as lentes de kit mais antigas, justamente por isso.


Manda ver!!! Eu tinha a baioneta metálica da EF-S 10-18 STM. Foi na época que comprei a sua 5D C, aí queria uma lente mais wide para ela pq o menor comprimento focal que tinha para FF era a 40mm. Fiz a troca, e funcionou lindamente. Depois mais pra frente acabei vendendo ela e peguei a 17-40.
O bom que a baioneta metálica valoriza bem a lente que costuma ter somente encaixe plástico.
Lógico que temos que ter em mente que esse vidro que está para fora do sensor não está tão bem polido quanto a parte que se projeta para dentro, afinal isso é na verdade uma margem de segurança/sangria. Acredito que eles usam essa parte de fora extra para diminuir um pouco a parte de vinheta que costuma ser menor quanto mais estiver longe da borda.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2023, 12:57:40 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 28 de Janeiro de 2023, 20:23:32

Manda ver!!! Eu tinha a baioneta metálica da EF-S 10-18 STM. Foi na época que comprei a sua 5D C, aí queria uma lente mais wide para ela pq o menor comprimento focal que tinha para FF era a 40mm. Fiz a troca, e funcionou lindamente. Depois mais pra frente acabei vendendo ela e peguei a 17-40.
O bom que a baioneta metálica valoriza bem a lente que costuma ter somente encaixe plástico.
Lógico que temos que ter em mente que esse vidro que está para fora do sensor não está tão bem polido quanto a parte que se projeta para dentro, afinal isso é na verdade uma margem de segurança/sangria. Acredito que eles usam essa parte de fora extra para diminuir um pouco a parte de vinheta que costuma ser menor quanto mais estiver longe da borda.

Fernando eu irei ver isso. A baioneta custo em torno de 150 reais com o frete grátis, acho que vale a pena pra usar na 5D . Eu li uns reviews aqui no fórum que a partir de 24MM ela dá uma vinheta bem discreta, creio que vale a pena, pois dá pra arrumar na pós. Estou usando o Raw Therapee a sério e descobri que o programa é poderoso pra caramba pra esse tipo de aplicação... tem muitas opções só pra corrigir vinheta , distorção e "falta" de nitidez nas bordas... é coisa pra caramba, e creio que este software é um gigante do tratamento de RAW.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #53 Online: 29 de Janeiro de 2023, 22:54:28
Faz isso de depois reporta aqui.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 30 de Janeiro de 2023, 09:35:25
Na Nikon não tem essas limitações, mas de qualquer forma nem utilizo lentes aps-c pois dá muita vinheta nas poucas lentes que tenho desse formato.