Autor Tópico: Review pessoal da 40MM 2.8 STM (com fotos)  (Lida 5850 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Online: 04 de Janeiro de 2021, 00:16:03
Olá amigos, um ótimo ano de 2021 pra todos vocês :clap: :clap: :clap:

No artigo de hoje trago um review particular da 40MM 2.8 pancake. Sei que já há um tópico sobre essa lente aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107611.0

A lente me custou 450 reais usada, em estado de nova. Como sempre digo, as vezes é preciso paciência para encontrar usados por bom preço (mesmo com o dólar a 5,40 reais e gente achando que equipamento usado vale mais do que novo), sempre há bons negócios (risos).

Voltando a 40MM pancake 2.8 eu já tinha feito algumas fotos profissionais com ela, mas isso já tem uns 3 anos e na época era um evento infantil de uma escola, então simplesmente não pude trazer os arquivos pra casa para uma melhor análise.

PS: para melhor visualizar as fotos, recomendo acessar por computador e pelo site do Flickr.

Vou resumir o que achei da lente;

Construção: pequena, leve, tão leve que some num corpo de cãmera como 7D, 5D ou 6D. Mas justamente por isso forma um kit mais discreto para fotografia de rua. Não possui selagem ambiental ; mas não dá pra esperar muito de uma lente barata. Baioneta de metal para encaixar no corpo da câmera. Como outra desvantagem, pelo tamanho reduzido, não dá pra tirar fotos pegando nela, quem tem mãos grandes pode sentir falta de uma lente com tamanho e peso maior. No geral, construção muito boa, nota 8/10.

Foco: achei o foco automático da lente bem rápido, sobretudo se usar os pontos de foco cruzados da sua câmera.  Ao contrário do que falam, não achei o foco lento. Mesmo usando os pontos de foco simples (não cruzados), o foco foi preciso e rápido em 95% dos meus testes. Um índice que considero muito bom. Já o anel de foco manual me decepcionou; ruim para girar; e a lente não possui o "Full-time manual" que tem em algumas lentes STM e em quase toda a linha de foco USM ;que permite usar o foco manual, mesmo com a chave do foco automático habilitada. Até a 50MM 1.8 STM tem essa função. É uma lente cujo foco é feito para usar no automático; para foco manual está longe de ser algo brilhante. Nota  para o sistema de foco: 7.5/10

Vinhetagem em 3.2 de abertura:
fotos_praia_03_01_2021_ (1 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr
Vinhetagem: eu gosto de fotos com vinheta. Isso nunca me atrapalha; pois a vinheta pode ser removida com 1 click em software que faça o tratamento de arquivos RAW. No Lightroom e no Darktable, no meu computador, há o perfil de correção da 40MM 2.8 pancake da Canon. Em 2.8 a vinheta nas bordas  é bem pronunciada; em F4.0 até F5.6 ainda a lente apresenta uma vinheta bem forte. A partir de 6.3 ou aberturas mais fechadas , a vinheta praticamente desaparece .

Até acho que não só a Canon mas algumas fabricantes deixam isso nas lentes, para ser corrigido via software, já que na ótica deve ser caro fazer isso. Como eu adoro essa vinheta para , por exemplo, mostrar flores, paisagens ou retratos no centro do quadro, acho que a vinhetagem dá um charme a mais. Controle da vinheta: Nota 6/10 (precisa fechar bem a abertura pra ela sumir).


Nitidez, contraste e cores: aqui é onde se encontra o que mais gostei nessa lente. Absolutamente incrível é o que posso resumir. Jà em 2.8 a nitidez central é incrivelmente absurda pra uma lente que, nova, custa em torno de 800 reais. Todos os detalhes de pele, construção, texturas, enfim, tudo no seu lugar. Cores, constraste e captura de detalhes já são impressionantes em abertura máxima. Fechando para F4, a nitidez nas bordas melhora consideravalmente.

fotos_praia_03_01_2021_ (4 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr
As cores ficam mais saturadas e com maior contraste. Entre F4 a F8, a lente consegue capturar TODOS os detalhes de paisagens, de peles de pessoas, de cores do céu,  com uma vivacidade ótima. Dá um orgulho de abrir as fotos no computador. Mesmo em 2.8, as cores e contraste , são perfeitamente utilizáveis, como no exemplo acima.
fotos_praia_03_01_2021_ (7 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr
Até me arrisco dizer que essa é a lente mais barata da Canon em questão de "qualidade de imagem em abertura máxima"; algo que, por exemplo, a sua irmã gêmea EF-s 24MM 2.8 pancake para câmeras com sensor Crop entregam.
fotos_praia_03_01_2021_ (7 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr

Falando em crop, essa lente é excelente também para câmeras de sensor APSC: é uma maravilha  poder fazer retratos sem se distanciar tanto quanto a 50MM na APSC que, pelo menos pra mim, sempre me incomodou.
fotos_praia_03_01_2021_ (24 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr

No geral, as cores impressionam, o contraste salta aos olhos, e o nível de captura de detalhes , já em abertura máxima , impressionam para uma lente tão barata. Nota: 9,6/10.

fotos_praia_03_01_2021_ (30 de 33) by Chefferson Amaro, no Flickr
Distorções: o nível de distorção é muito baixo para uma lente nessa distância focal. Colaboram também o fato de ser uma lente fixa. Acho que essa 40MM 2.8 distorce bem menos que algumas 35MM que já trabalhei. Nota: 9/10.

Conclusão: acho que a 40MM 2.8 é uma lente praticamente obrigatória para quem faz retratos, produtos, fotografia de rua e eventos. É uma lente leve, boa e muito barata. A 40MM 2.8 EF da Canon com certeza entrega mais do que custa, e acredito que seja uma lente "obrigatória" no kit de qualquer câmera, seja sensor APSC ou Fullframe. Seus pontos fracos são a falta de selagem ambiental, falta do "Full-time manual", e falta de pegada pelo tamanho minúsculo (assim como a ótima 24MM 2.8 pancake , sua irmã "gêmea"). De positivo: o foco auotmático preciso e rápido, as cores vivas e saturadas, captura de detalhes e contraste que ele entrega, já em 2.8 impressionam pra uma lente tão barata. No fim, um conjunto da obra muito digno, por um valor extremamente acessível a quase todos os bolsos.

« Última modificação: 04 de Janeiro de 2021, 00:28:49 por cheferson »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2021, 16:55:55
Opa! Muita bancana o review!!! :clap: :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2021, 18:32:59
Parabéns Cheferson!  :)

Pesquisei, cerca 4 ou 5 anos, 24mm, 40mm e 50mm.
Escolhi 24 e 50mm.
24mm fotografo muitas pessoas, casais e paisagens.
50mm pessoas ou mini-ensaio e flores/insetos(comprei tubo com AF-bom). Acredito 50mm 1.8 STM é espetacular! Por exemplo cerca 3 anos fotografei uma pianista no Conservatório em Tatuí à noite, sem flash-claro, não pode, rs.
Abraço


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2021, 21:21:11
Opa! Muita bancana o review!!! :clap: :ok:

Obrigado, André. Acho essas duas 24MM 2.8 pancake pra Crop e 40MM 2.8 pra FF, duas lentes obrigatórias; qualidade ótica incontestável por um preço muito acessível. Abraços.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2021, 21:23:27
Parabéns Cheferson!  :)

Pesquisei, cerca 4 ou 5 anos, 24mm, 40mm e 50mm.
Escolhi 24 e 50mm.
24mm fotografo muitas pessoas, casais e paisagens.
50mm pessoas ou mini-ensaio e flores/insetos(comprei tubo com AF-bom). Acredito 50mm 1.8 STM é espetacular! Por exemplo cerca 3 anos fotografei uma pianista no Conservatório em Tatuí à noite, sem flash-claro, não pode, rs.
Abraço


No apsc, 24 e 50MM formam um belo par pra maioria das situações. Eu tive a 24MM 2.8 também; acho ela extremamente idêntica a 40MM . No conjunto da obra, gostei mais da 40MM por ela servir no FF e APSC, mas são dois ótimos investimentos. A STM  é ralada por alguns aqui do fórum, mas sempre gostei dela. Mas se perguntar entre 50MM 1.8 STM e essa 40MM 2.8 , eu acho a 40MM mais versátil.

Obrigado por comentar!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2021, 08:44:17
Muito bom review colega, acho bacana quando pessoas "não youtubers" trazem opiniões do uso dos equipamentos.

Só uma ressalva, a 50mm 1.8 STM não possui "Full Time Manual Focus", ela é um sistema igual a 40mm sem contato físico com o anel de foco e o sistema, diferente do que acontece nas USM que o anel é tipo de uma embreagem que o sistema funciona e o anel ainda consegue ter controle direto sobre os elementos.
O que acontece é que em alguns corpos o sistema STM pode ficar habilitado com os dois sistemas, tanto automático quanto manual, operando ao mesmo tempo.

Minhas lentes Fuji por exemplo funcionam parecido com o STM, porém se ficar segurando o meio obturador e mexer no anel de focagem ela faz o "full time", soltou o botão volta a ficar só automático.

Salvo erro meu eu nunca consegui usar minha 50mm STM da maneira que usava minha 35mm USM.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2021, 08:45:24 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2021, 11:16:27
Muito bom review colega, acho bacana quando pessoas "não youtubers" trazem opiniões do uso dos equipamentos.

Só uma ressalva, a 50mm 1.8 STM não possui "Full Time Manual Focus", ela é um sistema igual a 40mm sem contato físico com o anel de foco e o sistema, diferente do que acontece nas USM que o anel é tipo de uma embreagem que o sistema funciona e o anel ainda consegue ter controle direto sobre os elementos.
O que acontece é que em alguns corpos o sistema STM pode ficar habilitado com os dois sistemas, tanto automático quanto manual, operando ao mesmo tempo.

Minhas lentes Fuji por exemplo funcionam parecido com o STM, porém se ficar segurando o meio obturador e mexer no anel de focagem ela faz o "full time", soltou o botão volta a ficar só automático.

Salvo erro meu eu nunca consegui usar minha 50mm STM da maneira que usava minha 35mm USM.

Oi Pablo, obrigado pela ressalva. Sobre a 50MM 1.8 STM você tem razão; ela tem um "full-time manual"no estilo "gambiarra", bem diferente das lentes da Canon com USM que tem esse recurso realmente implementado. Obrigado pela correção. No mais mantenho a opinião sobre a lente 40MM 2.8, acho um custo-benefício muito bom. Abraços!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2021, 12:10:49
Bom review, Cheferson! Já conversamos um bocado sobre essa lente, você até já sabe que eu sou um grande fã dela, rsrs. Embora eu prefira o ângulo de visão que ela dá nas APS-C do que nas FF. Sempre tenho uma no meu kit!

O foco manual full time é o que o Pablo falou, pressionando o disparador pela metade dá pra usar o anel de foco normalmente. Mas quem usa foco no "back button" (no botão AF-ON ou no *) consegue usar foco manual sem pressionar nenhum botão, como se fosse manual full time mesmo. Como eu só foco no botão AF-ON, nunca nem tinha reparado que o manual full time dela era gambiarrado, rsrs...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2021, 12:28:01
Não diria que é gambiarra, foi uma solução inteligente já que o sistema depende de energia da câmera pra operar.
É um FTM eletrônico.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2021, 01:39:19
Não diria que é gambiarra, foi uma solução inteligente já que o sistema depende de energia da câmera pra operar.
É um FTM eletrônico.

Pois é e vou te falar ajuda pra caramba esse recurso, embora raramente precise dele. Outro ponto que não gosto no sistema STM não só dessa lente como toda STM é precisar "guardar" o anel de foco para dentro, antes de desligar a câmera. É um detalhe bobo, mas pra evitar qualquer problema rs.

No mais, continuo recomendo tanto a 24MM 2.8 STM EF-S quanto essa 40MM 2.8 EF , são duas lentes pequenas, muito boas já na abertura máxima e baratas. Lentes pequenas e baratas que entregam imagens de lentes caras rs .


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2021, 07:55:29
Outro ponto que não gosto no sistema STM não só dessa lente como toda STM é precisar "guardar" o anel de foco para dentro, antes de desligar a câmera.

Nas câmeras mais recentes tem a opção de recolher o foco ao desligar, acho bem útil. Na SL2 já tem isso, não sei a partir de qual implementaram.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2021, 13:26:16
Nas câmeras mais recentes tem a opção de recolher o foco ao desligar, acho bem útil. Na SL2 já tem isso, não sei a partir de qual implementaram.

Eu tive SL2 e acredita que nunca usei essa função kkkk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2021, 13:53:44
Eu tive SL2 e acredita que nunca usei essa função kkkk

Eheheheheh. Das câmeras que eu tive, eu sei que a SL2 e a T6s têm essa função, então imagino que todas depois dessas também têm.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2021, 23:24:00
Eheheheheh. Das câmeras que eu tive, eu sei que a SL2 e a T6s têm essa função, então imagino que todas depois dessas também têm.

Humberto agora que vocÊ falou eu me lembrei que quando usei a 24MM na SL2 ela fazia isso mesmo, se você focava de perto o anel ia pra frente, mas quando desligava a câmera automaticamente a lente voltava o tambor ótico e de foco para dentro, ou seja, no foco infinito. Como usei pouco a 40MM na SL2 acredito que ela deve o mesmo comportamento, assim como outras lentes STM.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.593
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2021, 00:34:07
Show, tá curtindo pacas a 5D Clássica hein kkk.
A 40mm é muito boa mesmo. Já tive tb, segundo pesquisei ela é baseada numa lente da Zeiss, e devido à construção ser mais simples (tanto que não tem muito vidro) ela consegue ter uma ótica excelente.

Nas câmeras CROP (que a grande maioria das pessoas tem) 50mm fica muito fechado com quase o ângulo da 85mm, enquanto 35mm é uma distância focal que está escassa e supervalorizada. Logo a 40mm é sem dúvida a melhor substituta para a 35mm já que 5mm no lado tele não faz muita diferença.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.