Autor Tópico: Nevado Sta Cruz - Laguna Cullicocha pt2  (Lida 1058 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Janeiro de 2021, 19:31:03
Mais algumas da do setor da Laguna Collicocha, primeiro dia do Circuito Alpamayo (Peru) que fiz em 2014.
Ao fundo da laguna se vê o Nevado Santa Cruz, 6.095m.
Criticas a vontade, mas adianto que o equipamento humano falhou bastante  :D e o fotográfico nao ajudou..
Sem qq pretensão, além de divulgar o visual do lugar e aperfeiçoar nas próximas com as críticas q espero virem.. 


1.



2.



3.



4.



5.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 19:36:02 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2021, 22:40:09
Belas fotos de um lugar espetacular.
Vc foi com um grupo?
Estou precisando ir num lugar assim, até para me recompor.
Essa pandemia tá enchendo a paciência e me destroçando.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 22:40:33 por atpaula »
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2021, 15:53:08
Muito lindas !! Parabéns !  :clap: :worship:
Valeu Ernesto!

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2021, 15:53:55
Belas fotos de um lugar espetacular.
Vc foi com um grupo?
Estou precisando ir num lugar assim, até para me recompor.
Essa pandemia tá enchendo a paciência e me destroçando.



Realmente a região é linda..
Nao fui em grupo, fiz tudo sozinho, o que é um problema, claro, maior risco. Se acontecesse algum acidente, a tendência seria me decompor por lá mesmo rsrs.. É uma rota fora dos roteiros turisticos populares porque é muito longa  (+ 120km), distante do  "grande" centro (Huaraz) com fortes desníveis e de altitude elevada, praticamente todo o trajeto acima dos 4.000m,  com "Pasos" (passagem entre montanhas) chegando proximo do 5.000m. O problema maior é aclimataçao, risco de vida para quem tiver mal de altitude (embolia pulmonar, celebral, etc..). Sendo muito longa tem a questão do preparo fisico e peso com equipamento e comida para 1 semana, ou seja, complicado para ir só. Mas tem empresas que oferecem esse roteiro e com  boa infra: carregadores, cozinheiros, equipamentos, etc.. Pesquise no google "Alpamayo Circuit" ou em portugues. . A temporada de montanha por lá é inverno, junho e julho. Fora desse periodo é mal tempo na certa (chuva, neve, tempo fechado..). Mas nao é preciso fazer ela completa, claro!
Fundamental para quem vai para a Cordilheira Blanca é aclimatar-se bem alguns dias antes de fazer as caminhadas.  Qdo fui fiquei uns 4 dias na região de Huaraz (3.000m) caminhando pela cidade e arredores para me aclimatar. Mesmo assim tinha duvidas se teria me aclimatado bem, só saberia na pratica.  Logo no primeiro dia parte-se de 3.150m (povoado de Hualcayan) até a Laguna Cullicocha (4.625m). Se passasse mal (dor de cabeça, enjoo, fraqueza) abortaria a travessia, mas felizmente nao tive problema algum, um pouco de sorte pois nunca dá para saber de antemão como organismo vai reagir..
Apesar das limitaçoes de trekking em altitude,  vale muitissimo a pena conhecer a regiao: belissimos nevados,  lagunas  e também, muitas, muitas ruínas arqueológicas, o q curto bastante, mas vá em grupo ou contrate agencia. Qdo for tenho uma super recomendaçao de hospedagem  rural a uns 20km ao N de Huaraz, perfeito para aclimataçao (Casa de Campo Cushta, tem no Airbnb). Da casa sai trilhas para montanha, tem vista para vários nevados (Huascaran) e transporte coletivo super facil para cidade e outros locais de acesso para os passeios mais badalados (todos passam  pela estrada proxima q segue ao norte de Huaraz). A dona, Marta, é uma decoradora que vive em Lima e que fica no local nas temporadas. E uma casa estilo rústico, mas de muito bom gosto. Tem cozinha para uso independente tambem. O preço, pelo que vi agora, esta bom, em torno de 20 dolares a diária. Tenho muitas fotos de lá, caso alguem se interesse.
Mas, Aguinaldo, se quiser fazer alguma coisa fora do Brasil nessa época tem q ser ao sul do continente, pois agora temporada de montanha na região (bom tempo). Um local que recomendo é a região de Bariloche, belissima,  com nevados,  lagos,  inumeras trilhas e refúgios, que permite ir mais leve e sem perrengue,  principalmente no Parque Nacional Nahuel Huapi. Outra vantagem importante é que nao é necessário aclimataçao, pois a altitude menor nao afeta o organismo.  Por esses dias foi proibida a entrada de brasileiros na Argentina, por via terrestre e aérea, mas creio q a partir de fevereiro talvez abram novamente as fronteiras.. Fora isso tem as trips pelo Brasil central, norte, nordeste.. No sudeste tem chovido muito, temporada ruim..





« Última modificação: 11 de Janeiro de 2021, 16:11:26 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2021, 16:39:57
Obrigado pelas dicas Ângelo.
Acho que não teria coragem de fazer uma trilha dessas sozinho.
Além dos riscos variados tem a logística de alimentação e alojamento.
Fiz duas no Nepal, com grupos.
Ansioso aqui para acabar essa praga e poder fazer uma dessas.
Mas a primeira viagem será de carro mesmo, pelo nordeste.
Abraço
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2021, 01:10:54
Lindíssimas fotos e lindo lugar, agora as fotos 3 e 4 estão espetaculares, parabéns!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2021, 18:58:57
Lindíssimas fotos e lindo lugar, agora as fotos 3 e 4 estão espetaculares, parabéns!

Legal que tenha gostado!
Obrigado, Cheferson!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2021, 18:59:09 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2021, 22:51:07
Parabéns pelas fotos e pela coragem de ir sozinho toda essa distância...
Uma curiosidade já foi no Everest?


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2021, 15:10:59
Parabéns pelas fotos e pela coragem de ir sozinho toda essa distância...
Uma curiosidade já foi no Everest?

Rapaz, nao tem coragem não, é  familiaridade relativa com o ambiente,  com navegaçao (mapas, gps..),   um pouco de confiança na condiçao física, equipamento e fé que nao vai acontecer acidente rsrs.. Mas, obviamente, prefiro ir acompanhado. A questão é que se for ficar esperando por companhia para tudo q já fiz,  não teria feito trips incríveis como essa.  Sozinho se aprende muito: o erro, mal planejamento, distraçao, etc.. causa estrago, no fisico e no ego rsrs... Se o erro for crasso poderá ser o ultimo, mas faz parte..  No caso era para ter ido com 2 amigos que desistiram um pouco antes da viagem. Outra oportunidade poderia nao aparecer tão cedo..

Everest, campo base suponho, nao fui e nem tenho pretençao de ir. Primeiro porque nao gosto de lugares muito frequentados, segundo por que é bem caro (mas se for presenteado e sem custos eu vou de boa rsrs...). Caso fosse para o Himalaia seguramente escolheria outra alternativa, mais selvagem e fora dos roteiros populares.  De qualquer forma estou bastante satisfeito com a imensa Cordilheira dos Andes, que tem montanhas e paisagens maravilhosas, relativamente próximas de nós.. Diversao para uma vida inteira, ou mais..
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2021, 15:16:11 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..