Autor Tópico: Panasonic DMC-GF7 - Super feliz  (Lida 7027 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.052
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Janeiro de 2021, 10:44:18
Que maldade, ficam falando de lentes e lentes.... quando esse que vos escrevem, tem apenas uma para chamar de sua...  :D

Brincadeiras a parte, se fossem recomendar uma lente quase que obrigatória, qual recomendariam para uma primeira compra?

Adoro "retratos" de pessoas, flores ou animais...  :D  :)

Outra coisa, acham interessante a "45-150mm Panasonic" se sim, o que consideram como um valor justo pelo que a lente entrega?

[]´s

Renato


Pra retrato, vá de Olympus 45mm 1.8 ou Panasonic 42,5 1.7. Talvez as duas lentes com melhor custo-benefício do sistema todo.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 19 de Janeiro de 2021, 10:53:30
Outra coisa, acham interessante a "45-150mm Panasonic" se sim, o que consideram como um valor justo pelo que a lente entrega?
[]´s

Renato

Quando comprei a Gx85 2 anos atrás na black friday da B&H, ela veio com a 12-32 e com a 45-150. São duas lentes muito baratas para o sistema mas que são fantásticas mesmo assim. Primeiro porque na GX85 elas permitem estabilização em 5 eixos, segundo pelo que elas entregam em qualidade de imagem. A 12-32 para mim tem um incoveniente, assim como várias lentes da Olympus, que é que você precisa destravar a lente manualmente e po-la na posição de trabalho para poder usar. Isso me incomoda realmente.

Mas a qualidade de imagem da 45-150 da Panasonic é espetacular. Ela me lembra muito a Fuji XC 50-230.

Das zooms "standard" prefiro pela ordem a Pana 14-45 (3.5-4.5), a Pana G 14-42 "Z" (a pancake motor zoom) e depois a Pana 14-42 comum. As 14-42 da Oly são boas mas tem o lance de destravar para poder usar, e isso me irrita, fora os tamanhos esquisitos dos filtros.

Uma excelente pedida é a 25mm 1.8 da Pana. Barata e muito, muito boa.

A zoom wide mais em conta é a Oly 9-18, metade do preço da Pana 7-14 F4 (comprei uma da Helena se não me engano). A versão da Oly é muito menor e mais leve, e pega filtros comuns. A da Pana é melhor mas pesa o dobro, não pega filtros e a tampa é específica.

Tem outras mais especificas, mas bem mais caras, como as 12 e 18 mm, e umas teles e meias-teles, tanto da Oly quanto da Pana.


Dá para usar lentes do finado sistema 4/3 (não micro) se tiver o adaptador. Encontra-se com facilidade algumas lentes por bom preço. Só que geralmente são lentes grandes e pesadas, mas tem umas jóias que valem a pena como a Oly 11-22 2.8-3.5.

Fora isso pode usar lentes de foco manual. Tem para todos os gostos.

Enfim, lentes não faltam.

Só recomendo que sempre tente optar pelas baterias originais. São carissimas, dificeis de encontrar, mas muitas dessas de 2a linha dão problema, inclusive de serem rejeitadas pelo firmware das câmeras.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2021, 10:56:30 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 19 de Janeiro de 2021, 12:24:43
Que maldade, ficam falando de lentes e lentes.... quando esse que vos escrevem, tem apenas uma para chamar de sua...  :D

Brincadeiras a parte, se fossem recomendar uma lente quase que obrigatória, qual recomendariam para uma primeira compra?

Adoro "retratos" de pessoas, flores ou animais...  :D  :)

Outra coisa, acham interessante a "45-150mm Panasonic" se sim, o que consideram como um valor justo pelo que a lente entrega?

[]´s

Renato

Essa parte eu já não tenho como ajudar pois mal conheço as lentes Pana. Conheço mais as Oly, e apesar de as lentes m4/3 serem compatíveis com todas as câmeras m4/3, é melhor ficar dentro da mesma marca, pois pode ser que o foco fique mais lento um pouco quando se usa lente de uma marca ou corpo de outra, e há lentes e corpos que combinados entre si, oferecem funções a mais que vc não teria se não tivesse usando aquela lente naquele corpo.
Mas eu considero como "obrigatória" uma dessas lentes versáteis tipo a 14-45 citada pelo Shalders. A Olympus tem a 12-50 que gosto bastante, tem até função macro.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 673
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Janeiro de 2021, 13:41:13
Considerando custo x benefício, a Panasonic 14-45mm é a lente, com desempenho muito acima das demais fornecidas em kits.
Vale ficar de olho no Mercado Livre, volta e meia aparece uma por lá por menos de R$ 1000.

Usei a 14-45 por muitos anos na minha antiga Pana GX7. Mas desde que mudei para a Pana G80, minha lente padrão passou a ser a Olympus 12-40 Pro (grande e pesada, mas fantástica).

Dentre as teles, eu prefiro a Panasonic 45-200 da segunda série, por ser selada.

Sobre valor da 45-150mm, é só ter paciência que é possível achá-la por uns R$ 750. :)

Abração a todos.


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #19 Online: 19 de Janeiro de 2021, 17:53:19
Turma,

Adorei as dicas, mais do que valiosas que servirão de base para iniciar as buscas atrás da lente perfeita... (para o bolso  :D )

Muito obrigado mesmo!!!



RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2021, 22:54:45
Esse negócio de lente é uma perdição, isso sim... como ando me divertindo com minha incrível coleção de duas lentes... :D  :)  :D gosto da ideia de pegar uma cinquentinha para retratos, de preferência de baixo custo...  ;)

Lendo diversos reviews sobre a fortíssima candidata 55mm 1.4 da 7Artisans, eis que me deparo com essa:

Brightin Star 50mm f1.4
https://alikgriffin.com/brightin-star-50mm-f1-4-review-samples/

Que me joga para essa... (Kamlan 50mm F/1.1)
https://www.kamlan.shop/products/50mm-f-1-1-mk2

E logo em seguida me faz sonhar com essa... (Rokinon 50mm F1.2)
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1185695-REG/rokinon_rn50m_mf_50mm_f_1_2_aps_c_w_a.html

E o custo que era de USD 100,00 chega infelizmente acima dos USD 300,00

O problema mesmo foi que as fotos desse link abaixo, deram bug nas minhas escolhas...  :shock: :shock:  :D :D

https://www.flickr.com/groups/samyang_50mm_f1_2/pool/


Ps. Estou entendendo que essa Samyang é a mesma Rokinon dos links...  :ok:








AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2021, 23:44:23
Amigo, se quer uma 50mm de grande abertura boa e que não vai fazer um rombo no seu bolso, tem as seguintes:

- Pentax SMC 50mm F1.4
- Minolta Rokkor G 50mm F1.4
- Canon FD 50mm F1.4 SSC
- Olympus G.Zuiko 50mm F1.4

Encontram-se todas por menos de 800 reais e são mil vezes melhores do que qualquer uma dessas mencionadas. Achei a 7Artisans meia boca perto dessas.

De 1.4 para 1.2 a diferença é mínima na abertura para justificar o preço e a utilidade.


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2021, 09:32:26
Amigo, se quer uma 50mm de grande abertura boa e que não vai fazer um rombo no seu bolso, tem as seguintes:

- Pentax SMC 50mm F1.4
- Minolta Rokkor G 50mm F1.4
- Canon FD 50mm F1.4 SSC
- Olympus G.Zuiko 50mm F1.4

Encontram-se todas por menos de 800 reais e são mil vezes melhores do que qualquer uma dessas mencionadas. Achei a 7Artisans meia boca perto dessas.

De 1.4 para 1.2 a diferença é mínima na abertura para justificar o preço e a utilidade.

Meu Caro,

Nem sei como lhe agradecer pelas dicas maravilhosas...  :clap: :clap: :clap:

Valeu mesmo!

Renato



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2021, 11:27:39
Esse negócio de lente é uma perdição, isso sim... como ando me divertindo com minha incrível coleção de duas lentes... :D  :)  :D gosto da ideia de pegar uma cinquentinha para retratos, de preferência de baixo custo...  ;)

Lendo diversos reviews sobre a fortíssima candidata 55mm 1.4 da 7Artisans, eis que me deparo com essa:

Brightin Star 50mm f1.4
https://alikgriffin.com/brightin-star-50mm-f1-4-review-samples/

Que me joga para essa... (Kamlan 50mm F/1.1)
https://www.kamlan.shop/products/50mm-f-1-1-mk2

E logo em seguida me faz sonhar com essa... (Rokinon 50mm F1.2)
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1185695-REG/rokinon_rn50m_mf_50mm_f_1_2_aps_c_w_a.html

E o custo que era de USD 100,00 chega infelizmente acima dos USD 300,00

O problema mesmo foi que as fotos desse link abaixo, deram bug nas minhas escolhas...  :shock: :shock:  :D :D

https://www.flickr.com/groups/samyang_50mm_f1_2/pool/


Ps. Estou entendendo que essa Samyang é a mesma Rokinon dos links...  :ok:

mas vc sabe que a 50mm na m4/3 equivale a 100mm, né?


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2021, 12:08:28
mas vc sabe que a 50mm na m4/3 equivale a 100mm, né?

Sei sim e obrigado pela preocupação!  :ok:

A Nikon tinha um fator de crop de 1.5 e eu achava estranho...a Canon 1.6 eu nunca casava com o que gostava... estranhamente o 2.0 na MFT é tudo que eu queria.. rsrsrs  :D



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.052
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Janeiro de 2021, 16:53:02
Amigo, se quer uma 50mm de grande abertura boa e que não vai fazer um rombo no seu bolso, tem as seguintes:

- Pentax SMC 50mm F1.4
- Minolta Rokkor G 50mm F1.4
- Canon FD 50mm F1.4 SSC
- Olympus G.Zuiko 50mm F1.4

Encontram-se todas por menos de 800 reais e são mil vezes melhores do que qualquer uma dessas mencionadas. Achei a 7Artisans meia boca perto dessas.

De 1.4 para 1.2 a diferença é mínima na abertura para justificar o preço e a utilidade.

Corroborando a palavra do AFShalders: tenho as duas últimas e ambas são incríveis.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #26 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 12:54:06
Amigos,

Passado algum tempinho com o brinquedo novo, algumas coisas muito legais e outras nem tanto... mas a diversão tem sido garantida.

- A filmagem dela é maravilhosa... tenho conseguido resultados que nunca chegaram nem próximo com T3i. Em breve estarei fazendo um gimbal DIY e posto aqui, aliás, não vi nenhuma seção DIY no fórum ou não soube procurar...

- Para fotos, de objetos em ambiente controlado tem sido nota 10 também o que me faz acreditar que com lentes adequadas, ainda terei um salto absurdo...

- Para passeios é bem interessante pelo tamanho diminuto...

- A função de selfie é nota 10 também...

- Foto panorâmica é um show...

- Os recursos e a possibilidade wi-fi para mandar para o celular foi a cereja do bolo.

Resumindo, um brinquedinho mais que interessante.

Agora, não ter o Wiewfinder é algo que não sei se me acostumarei... apesar de não ter lente adequada ainda,  não consigo imaginar clicar um pássaro, com uma grande objetiva olhando apenas para o LCD.. é estranho pacas.

Mas como gostei do formato, vou investir nas lentes e um dia, em alguma boa oportunidade, considero pegar uma máquina mais parruda com o Viewfinder...



Abaixo, tomo a liberdade de postar algumas fotos desse final de semana, lente do kit 12-32mm


























AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 13:16:52
Que bom que está gostando. Eu adoro as Panasonic, nunca tive nenhuma câmera da marca que não tivesse gostado, mesmo as bem do início. O salto que elas deram a partir da GX7 foi fenomenal. Na época fiquei com uma séria dúvida se atualizava a G2 para a GX7 ou a Olympus E-M10, pois cada um falava uma coisa diferente. Acabei comprando primeiro a E-M10 e após um mês tive a oportunidade de comprar uma GX7 de um forista aqui. No final a GX7 mostrou-se muito superior, principalmente no sistema de foco e na filmagem. O sistema de menus da Olympus é um desastre total e a interface é a mais inconsistente que já vi... Mas tem quem ame, vá entender...

A falta de EVF em alguns modelos, para mim é fator determinante para comprar ou não. Mas lembre que a finalidade básica da sua é para selfie e auto-filmagem, então até faz sentido não ter o EVF para baratear.

Depois, pode considerar uma G7 usada. Tem uma ergonomia excepcional, filma em 4K lite com uma qualidade incrível e conta com um EVF muito bom.

Procure por uma Panasonic 14-45 (não é 14-42!) se achar uma, compre. Essa lente é mil vezes melhor que a 14-42 da Pana e da Oly.



adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 13:28:55

Brincadeiras a parte, se fossem recomendar uma lente quase que obrigatória, qual recomendariam para uma primeira compra?

Renato

Se fosse ter apenas uma lente, eu teria a olympus 12-40pro ou a panasonic 12-35 f2.8
Claro que tudo depende da faixa de preço.
As fixas raramente decepcionam e não costumam ser tão caras. A olympus 17 1.8 ou a panaleica 25mm são lentes que eu gosto muito de usar.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 14:44:06
Se fosse ter apenas uma lente, eu teria a olympus 12-40pro ou a panasonic 12-35 f2.8
Claro que tudo depende da faixa de preço.
As fixas raramente decepcionam e não costumam ser tão caras. A olympus 17 1.8 ou a panaleica 25mm são lentes que eu gosto muito de usar.

Sim mas custam MUITO mais....

A Panasonic 25/1.8 eu tenho. É realmente muito boa e é barata.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2021, 14:47:19 por AFShalders »