Autor Tópico: Primeira impressões da EOS M50  (Lida 2296 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 16 de Janeiro de 2021, 01:38:03
No final do ano passado (2020) peguei uma Canon EOS M50.

Aqui vou dar minhas impressões após algum uso.

Viewfinder eletrônico - Otimo, cores bem reais e a facilidade de usar a função "Simulação de Exposição" que dá a fotometria/profundidade de campo em tempo real. Não gostei do delay que tem para ele acender quando liga.

Bateria - Ruim - Não aguenta muitas fotos. Fica a maior parte do tempo em 3/3 barras, de repente cai para duas e em instantes está avisando que vai acabar. Quando acaba não tem muito choro... as vezes desligando e religando consegue uma ou duas fotos e só. Infelizmente não tem um Battery Grip decente para ela, a porta do cartão não é destacável, então os BG que tem são coisas adaptadas feitas em impressora 3D

Ergonomia - Ruim - como disse não tem uma BG para ela. Falta espaço para para a almofada da mão. Apesar de ter os cantos bem arredondados (chupa Sony! :fight:), falta um sulco maior para caber os dedos. Vindo de uma 70D, sinto falta do dial de regulagem de abertura e de mais botões configuráveis. É verdade temos vários botões que podem ser customizados, mas ainda faltam uns 2 ou 3
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2021, 01:41:40
No final do ano passado (2020) peguei uma Canon EOS M50.

Aqui vou dar minhas impressões após algum uso.

Viewfinder eletrônico - Otimo, cores bem reais e a facilidade de usar a função "Simulação de Exposição" que dá a fotometria/profundidade de campo em tempo real. Não gostei do delay que tem para ele acender quando liga.

Bateria - Ruim - Não aguenta muitas fotos. Fica a maior parte do tempo em 3/3 barras, de repente cai para duas e em instantes está avisando que vai acabar. Quando acaba não tem muito choro... as vezes desligando e religando consegue uma ou duas fotos e só. Infelizmente não tem um Battery Grip decente para ela, a porta do cartão não é destacável, então os BG que tem são coisas adaptadas feitas em impressora 3D

Ergonomia - Ruim - como disse não tem uma BG para ela. Falta espaço para para a almofada da mão. Apesar de ter os cantos bem arredondados (chupa Sony! :fight:), falta um sulco maior para caber os dedos. Vindo de uma 70D, sinto falta do dial de regulagem de abertura e de mais botões configuráveis. É verdade temos vários botões que podem ser customizados, mas ainda faltam uns 2 ou 3

Bom review, senão me engano a M50 usa o mesmo sensor da 80D-SL2-SL3-T7i ou seja , em tese, elas gerariam a mesma imagem com leves diferenças de desempenho no ISO alto ....


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2021, 02:19:36
Continuando (apertei alguma tecla de enviar sem querer).

... faltam uns 2 ou 3 que fossem alcançáveis com o polegar. Acho que poderia ter um dial de ajuste no lugar do botão de modo MASP e este poderia ser do lado esquerdo.
O EVF fica no meio, o que é bom por um lado já que é o padrão DSLR, mas tem o fato de o nariz ficar tocando o LCD que funciona como um touch pad para foco.... Temos aqui uma nova categoria de foco: Nose Focus  :hysterical:

Sensor - Razoável.... Boa resolução (24 mp) o mesmo usado na SL2, T7i e 80D. O processador mais novo permite um pouco menos de ruído em ISO alto, mas assim como quase todos os sensores da Canon é bem "duro" e não permite "Carcar" a mão nos sliders de sombras/exposição na pós, com a penalidade de aparecer banding (linhas) ou um ruído colorido que destrói a textura.

-Autofoco - Bom/Razoável... Dizem que ele é uma versão mais polida do Dual Pixel. Sinto que o sensor de fase das DSLR é mais rápido e competente na transição de focagem perto/longe (macro/infinito). Ele sofre bastante em baixa luz, passei o ano novo num sítio na área rural e acabou a força bem na hora... tentei focar na luz de velas e o foco só ficava caçando e dando quadrado vermelho (que não achou o foco e desistiu). Tenho minhas dúvidas se ele será competente em acompanhar o foco em cenas de esporte (baixa luz e movimento, corrida, jogo de basquete, etc.).

-Portabilidade - Ótima - seu tamanho diminuto ajuda muito a carregar. Só o corpo e uma lente tipo Pankake faz ela praticamente virar uma câmera de bolso. O legal das ML com visor articulado é que te permite ir além dos planos à altura dos olhos, abrindo mais opções de enquadramento.

-Lentes - Ótimo - Apesar de haverem poucas lentes no mount EF-M, com ela é possível usar de maneira mais competente as lentes manuais adaptadas. O fato de ter a distância entre a flange e o sensor menor, aliado às ajudas de foco (Focus Peaking - que cria um contorno ao que está em foco; E da função Zoom) permitiu que se pudesse adaptar praticamente qualquer lente já feita para câmeras até hoje. Não tenho lente EF-M, uso 2 adaptadores da Viltrox, o comum que permite adaptar lente EF/EF-S no mount EF (que é praticamente perfeito exceto ao fato de as vezes ficar flickando o diafragma), e o Redutor Focal (vulgo Speed Booster). Esse aí é um barato! Ele trasnforma uma Lente crop em Full Frame e ainda deixa ela 1 stop mais clara! A 70-200 f4 vira f2.8  :worship:  . A cinquentinha f1.4 vira um monstro do bokeh com F/1.0!!!!

O ruim é a sensação de que a Canon sempre lança o produto "capado" nas funcionalidades. Sinto falta de um modo Manual silencioso (obturador eletrônico) que não desgasta a cortina. Também tem a questão do Dual Pixel não funcionar em 4k, e de ter um Crop enorme neste modo.
Outra falta que tenho é do alerta de estouros em altas-luzes no live-view. A A6000 (minha outra câmera) tem isso  :ponder:.

Senti dificuldades para fazer fotos com flash. Como uso um rádio JJC simples (Não TTL), a fotometria para ISO 100, F11, s1/160 fica um breu enorme. Para esse tipo de foto tem duas soluções: ou clicar até a metade para ativar o foco que ela clareia momentaneamente a cena pelo ISO, ou desativar o EXPO SIM, que é o que tenho feito, mas é chato que tem que entrar no menú e talz.


Por fim, embora consiga, ela não é levada à sério do ponto de vista profissional da coisa.
Certamente serve como câmera de Backup, mas não imagino profissionais fazendo um job mais responsa com ela. Enfim ela é considerada uma câmera de entusiasta ou de turista. Tudo bem que alguns film-makers até usam ela num cage, mas acho que a Canon não trabalham bem o Marketing dela.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2021, 08:28:51
Caramba não imaginava que tinha tantos pontos negativos, principalmente o flash...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2021, 09:55:15
Caramba não imaginava que tinha tantos pontos negativos, principalmente o flash...

O flash não tem ponto negativo nenhum.
Funciona muito bem com meu radio e flash Godox, sem diferença para uma DSLR.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2021, 09:56:18
Tudo bem que alguns film-makers até usam ela num cage, mas acho que a Canon não trabalham bem o Marketing dela.

Como não? É a camera mais vendida da Canon, e o marketing é forte em cima dos vloggers.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2021, 10:18:39
Realmente o flash não é um ponto negativo, é uma configuração extra que tenho que fazer para poder usar já que não uso rádio TTL.

Quanto à filmagem, tenho pra mim que a Sony é mais competente entregando modo Log, 4k sem crop, corpo de magnésio e botões extras. A vantagem da Canon é que No BR tem muito mais lente do usada disponível e sendo nativa, funciona muito bem. Na gringa dizem que tem mais variedade de lente F do que RF ou EF-M Por exemplo. Mas lá s realidade é outra, ganha-se em dólar, então 200-500 $ não tão pesado. Aqui dificilmente tem lente (automática) ML por menos de R$1000,00.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2021, 12:52:18
Como não? É a camera mais vendida da Canon, e o marketing é forte em cima dos vloggers.

A M50 e a M50 Mark 2 estão entre as top 5 de mirrorless do Japão. É muito bem vendida no Japão e outros países asiáticos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2021, 13:37:26
No breve contato que tive com a M50, eu achei ótima. A única coisa que me incomodou foi o baita crop na filmagem em 4K. Fora isso nota dez para a Canon em todos os outros aspectos. Há que ter em mente a proposta do produto, a faixa de preço e o público alvo. Nisso a Canon acertou na mosca.

Quem quiser filmagem de alto nível que pegue uma Sony A6600, uma Panasonic G9 ou GH5 mas aí depois não reclamem do preço.  Foco não tão bom ? Pega uma Panasonic...  São ferramentas distintamente diferentes em todos os sentidos.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2021, 14:06:42
A M50 Mark 2 tão dizendo que nada mais é do que um update no firmware da M50, muita gente ficou decepcionada. Acho curioso que não tem grandes Vlogers falando muito da M50 MKII (tipo Jared Polin, Tony Northrop, etc.).

2021 será interessante, descobriremos que rumo as EOS M irão tomar. Há rumores de que irão descontinuar essa série e entrar de cabeça nas EOS R*. Fala-se do lançamento da R7 que seria a sucessora da 7D mas na versão ML. Não perco os próximos capítulos!!!

Quanto à comparação com a Sony e Panasonic, eu acho estranho... O preço que se vende a M50 (Faixa de R$5000) a deixa muita gente na dúvida, já que nessa faixa de preço existem muitas opções... Dá pra pegar 80D que é mais robusta, ou A6000 que é um pouquinho mais competente para uso pesado e tem a A6300.
Acho muito discrepante a diferença de preço entre a SL2 e a M50, câmeras que meu entender estão na mesma prateleira.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2021, 14:17:29
Quanto à comparação com a Sony e Panasonic, eu acho estranho... O preço que se vende a M50 (Faixa de R$5000) a deixa muita gente na dúvida, já que nessa faixa de preço existem muitas opções... Dá pra pegar 80D que é mais robusta, ou A6000 que é um pouquinho mais competente para uso pesado e tem a A6300.

Já usou alguma dessas que eu falei ? Não tem como comparar a qualidade de vídeo da Sony e da Panasonic com as Canon/Nikon/Olympus.
Tem que pegar nas mãos e usar, e não simplesmente ficar comparando características técnicas e vendo canal de Youtube...

E sobre blogistas/vlogistas a maioria recebe algum jabá para falar bem de equipamentos e programas.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2021, 14:29:21
Já usou alguma dessas que eu falei ? Não tem como comparar a qualidade de vídeo da Sony e da Panasonic com as Canon/Nikon/Olympus.

Panasonic só antiga... GF2, mas não cheguei a testar o foco pois não tinha lente eletrônica. O ISO era pior do que da 60D.

Sempre a sensação de que a grama do vizinho é mais verdinha kkkkk
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2021, 16:00:02
Panasonic só antiga... GF2, mas não cheguei a testar o foco pois não tinha lente eletrônica. O ISO era pior do que da 60D.

Sempre a sensação de que a grama do vizinho é mais verdinha kkkkk

Ah não, GF2 é pré histórica ! Experimente uma LX100, G7, GX85, G9, GH5... A G9 é um absurdo de boa. A A7S-III está em outro patamar, só as filmadoras dedicadas profissionais superam.
Nas Sony, A 6600 tem um vídeo 4k muito limpo, com um IBIS muito eficiente. Não tão limpo quanto da A7-III nem das A7 "S" , essas sim excepcionais, mas batem todas as Canon, mesmo as 5D MK3.




Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2021, 16:45:56
O flash não tem ponto negativo nenhum.
Funciona muito bem com meu radio e flash Godox, sem diferença para uma DSLR.

No caso toda ML é dessa forma? Ela não calcula a exposição correta do flash direto no EVF perdendo a vantagem de já ver como vai sair na hora?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2021, 18:18:10
No caso toda ML é dessa forma? Ela não calcula a exposição correta do flash direto no EVF perdendo a vantagem de já ver como vai sair na hora?
Não é assim, com flash o EVF simula como se fosse uma exposição zerada no fotômetro, que seria o objetivo do flash.

Por exemplo:
Digamos que em 1/125 f/2.8 ISO 100 sua foto fique 3 pontos subexposta.
Sem o flash o EVF vai mostrar praticamente uma tela preta, mostrando que sua foto ficará subexposta.
Ao colocar um flash, o EVF vai subir os 3 pontos digitalmente para te dar uma idéia de como a foto vai ficar se o flash compensar os 3 pontos.