Autor Tópico: Primeira impressões da EOS M50  (Lida 2345 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2021, 21:26:45
Não é assim, com flash o EVF simula como se fosse uma exposição zerada no fotômetro, que seria o objetivo do flash.

Por exemplo:
Digamos que em 1/125 f/2.8 ISO 100 sua foto fique 3 pontos subexposta.
Sem o flash o EVF vai mostrar praticamente uma tela preta, mostrando que sua foto ficará subexposta.
Ao colocar um flash, o EVF vai subir os 3 pontos digitalmente para te dar uma idéia de como a foto vai ficar se o flash compensar os 3 pontos.

Exatamente, mas não é 100% preciso, ele apenas dá um "preview" da luminosidade digitalmente, mas não como a luz irá afetar o cenário da foto, o que é bem diferente. Resumidamente: as mirrorless são ótimas porque a exposição é vista em "tempo real" no visor eletrônico ou LCD, mas por outro lado o uso de TTL ou de um flash mater para calcular a potência do flash ainda se faz necessário.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2021, 15:21:25
No caso toda ML é dessa forma? Ela não calcula a exposição correta do flash direto no EVF perdendo a vantagem de já ver como vai sair na hora?

A câmera faz a simulação de exposição para luz ambiente contínua disponível.

Sinceramente ainda não saquei se ela faz a simulação somente pelo alterando o ISO e no momento do disparo ela coloca a velocidade e fecha o diafragma (conforme já ocorre nas DSLR) ou se a lente vai fechando conforme eu fecho o diafragma. Até liguei a simulação, e fui alterando o parâmetro de abertura mas não vi mexendo as lâminas do diafragma... só que ate que de uma vez ela fechou a metade (tipo quando chegou em f8 ou algo assim). Não sei se é bug do adaptador Viltrox que uso ou se é assim mesmo.
A Sony eu sei que faz a simulação de abertura em tempo real, como se estivesse com o botão de pré visualização de profundidade de campo ligado todo tempo. A Canon não fazia isso nas DSLR pq o sistema de foco destes sistema (Detecção de Fase) precisa de bastante luz para trabalhar, tanto que lente maior que f8 não faz foco na maioria das DSLR.

Quanto ao flash, é conforme o Di Torres falou, nenhuma câmera faz a simulação, ela somente zera o fotômetro se tiver ISO para isso, ou seja, se tiver no pleno escuro, nada vai aparecer. A 60D por exemplo vai chegar aos 12800 de ISO e não conseguirá clarear mais do que isso.

Particularmente sofri muito com isso, visto que tiro muitas fotos de produto e algumas vezes prefiro fazer isso por captura vinculada, conectando a câmera ao notebook, e vou clicando por lá. Como colocava f11 para ter profundidade de campo, acabava ficando tudo preto, depois descobri que dava para desligar essa função de simulação de exposição, que na real funciona meio manca, já que é do jeito que falei acima.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2021, 16:01:35
A câmera faz a simulação de exposição para luz ambiente contínua disponível.

Sinceramente ainda não saquei se ela faz a simulação somente pelo alterando o ISO e no momento do disparo ela coloca a velocidade e fecha o diafragma (conforme já ocorre nas DSLR) ou se a lente vai fechando conforme eu fecho o diafragma. Até liguei a simulação, e fui alterando o parâmetro de abertura mas não vi mexendo as lâminas do diafragma... só que ate que de uma vez ela fechou a metade (tipo quando chegou em f8 ou algo assim). Não sei se é bug do adaptador Viltrox que uso ou se é assim mesmo.
A Sony eu sei que faz a simulação de abertura em tempo real, como se estivesse com o botão de pré visualização de profundidade de campo ligado todo tempo. A Canon não fazia isso nas DSLR pq o sistema de foco destes sistema (Detecção de Fase) precisa de bastante luz para trabalhar, tanto que lente maior que f8 não faz foco na maioria das DSLR.

Quanto ao flash, é conforme o Di Torres falou, nenhuma câmera faz a simulação, ela somente zera o fotômetro se tiver ISO para isso, ou seja, se tiver no pleno escuro, nada vai aparecer. A 60D por exemplo vai chegar aos 12800 de ISO e não conseguirá clarear mais do que isso.

Particularmente sofri muito com isso, visto que tiro muitas fotos de produto e algumas vezes prefiro fazer isso por captura vinculada, conectando a câmera ao notebook, e vou clicando por lá. Como colocava f11 para ter profundidade de campo, acabava ficando tudo preto, depois descobri que dava para desligar essa função de simulação de exposição, que na real funciona meio manca, já que é do jeito que falei acima.


A simulação de exposição vale apenas para luz contínua. Em verdade se você usar só luz contínua o que você vê no visor eletrônico ou no LCD da mirrorles ou no LCD da DSLR (via Live View) é a exposição real que sairá na foto. Na SOny, pelo menos, usando as lentes nativas da Sony ou lentes genéricas como Viltrox, Youngnuo, Sigma, Tamron, etc, ao selecionar a abertura, ela é acionada direto na lente para fazer o preview da exposição.

Por exemplo, se sua lente for 2.8 e você selecionar F8 de abertura, se você olhar a lente ela estará com o diafragma fechado pra F8 , idêntico na simulação da profundidade de campo das DSRL. Isso vale tanto para as mirrorless quanto para as DSLR que tem Live View, já que o Live View, nada mais é que o espelho da DSLR totalmente desabilitado.

O restante do preview de exposição é feito eletrônicamente pelo sensor da câmera com a ajuda do fotômetro interno. Por isso o ISO e velocidade do obturador são simulados de maneira eletrônica até que a foto seja feita ou o vídeo seja gravado.

Para o flash há outra incógnita que é a potência, distância e como a luz do flash irá afetar o cenário, pessoas ou objetos. Neste caso, é "impossível" tal previsão , pois a luz do flash só entra depois de feita a fotometria. A potência pode ser modificada com difusores e outros modificadores de luz , além de escolher co modo como: Automático, TTL ou Manual. Mas isso é um assunto BEMMM vasto pra explicar aqui rs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2021, 16:02:27
Obrigado por esclarecer pessoal :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2021, 20:31:54


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2021, 22:08:04
No caso toda ML é dessa forma? Ela não calcula a exposição correta do flash direto no EVF perdendo a vantagem de já ver como vai sair na hora?

É o mesmo comportamento de fotografar com flash numa DSLR usando liveview.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs