Autor Tópico: Um Acessório Maravilhoso chamado SpeedBooster (torna a lente mais Clara e wide)  (Lida 1279 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
O speedbooster, também chamador por "Lens Turbo" ou Redutor Focal de fato é o melhor acessório para câmeras mirrorless.

Ele funciona de maneira similar, mas inversa ao Teleconversor. No teleconverter, a lente fica mais tele (1,4x ou 2x) e perde 1 stop no 1,4x e 2 stops no 2x. No redutor focal a lente fica mais grande angular em 0,71x e ganha 1 stop de luz.

O bacana que ele é até menor do que o adaptador de lentes padrão EF/EF-M da Canon.

Peguei o modelo Viltrox EF-EFM M2.

Funciona muito bem na M50, tenho também o EF-EF-M da marca, mas que não tem a conexão USB para atualizar o Firmware. Este (o simples) é ruim pois algumas lentes ficam "piscando" a iris, já no Speedbooster eu consegui atualizar para o firmware 1.3 que segundo consta corrige este problema (na EOS M50).

O foco funciona perfeitamente já que a lente e o corpo são da mesma marca.

O maior bônus é a maior abertura da lente que se consegue.. Minhas lentes f/4 viram f2.8. O mais legal foi a EF 50mm f1.4 que se tornou uma f1.0  :o

Também tem o fato de transformar a câmera numa mini full frame, já que reduz a distância focal, deixando a lente com praticamente o mesmo enquadramento original da lente.

Ouvia falar dos Metabones para Sony, mas sempre diziam que ele dava problema com o autofoco, acho que nas Canon este é um acessório "must have".

Parece que tem também um Speedbooster para RF, mas só funciona para gravação de vídeo 4k em que a câmera só usa o miolo do sensor... De toda forma é interessante.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Criei um tópico sobre isso quando esse speedboster para EF-M foi lançado.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133180.msg1382290.html

Usei bastante na M50. Excelente adaptador.
Usava ele principalmente com a Lente 50mm f/1.4 da Yongnuo (que tem uma qualidade superior a da Canon, devido o projeto da Canon já estar bem antigo).

Um exemplo desse combo: Canon M50 + Viltrox Speedbooster + Yongnuo 50mm f/1.4

IMG_7846 by Di Torres, on Flickr


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Criei um tópico sobre isso quando esse speedboster para EF-M foi lançado.

Ia postar lá, mas como já estava datado, resolvi criar um novo.
Mas e aí qual fim levou sua M50 com Speedbooster?
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Ia postar lá, mas como já estava datado, resolvi criar um novo.
Mas e aí qual fim levou sua M50 com Speedbooster?

Aproveitei a alta que teve na M50 pra vender.
Comprei ela por R$2500 nova, o speedbooster paguei cerca de R$500 no Aliexpress.
Durante a alta vendi a M50 com o speedbooster por R$4500 e peguei outra RP pra ficar com um backup igual caso eu invista nas lentes RF.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
RP é a que estou querendo pegar, mas tenho aquela dúvida, será que realmente vale a pena já que é um salto de valor bom (estou vendo na faixa de R$8000), por esse preço dá para pegar 2 DSLR mais simples 🤑.

Dizem que o ruim dela é a questão da bateria.

Também vejo na gringa a A7II com lente pelo mesmo preço da RP. Dá impressão que a A7II é mais robusta, enfim sempre a aquela sensação de que a grama do vizinho é mais verdinha  :D
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
RP é a que estou querendo pegar, mas tenho aquela dúvida, será que realmente vale a pena já que é um salto de valor bom (estou vendo na faixa de R$8000), por esse preço dá para pegar 2 DSLR mais simples 🤑.

Dizem que o ruim dela é a questão da bateria.

Também vejo na gringa a A7II com lente pelo mesmo preço da RP. Dá impressão que a A7II é mais robusta, enfim sempre a aquela sensação de que a grama do vizinho é mais verdinha  :D

A7II não recomendo.
Foco bem inferior as MLs atuais.

Alternativa Sony pra RP é a A7III.

Quanto a se vale a pena, depende. Se boa parte das suas fotos forem feitas em ISO 1600 ou pra cima, tu vai notar um ganho significativo indo pra RP em relação a câmeras APS-C. Também tem a questão de lentes, muitas lentes FF ficam piores em APS-C, o que pode diminuir suas opções.

Agora se você só faz foto em ISO baixo e já encontrou uma lente que performa legal em APS-C no range focal que te atende, pode não sentir tanta diferença assim.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Dizem que o ruim dela é a questão da bateria.

Tem grip pra ela no Aliexpress.
https://s.click.aliexpress.com/e/_dTTs5Xt