Autor Tópico: EOS R ou R6  (Lida 1973 vezes)

Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Online: 18 de Janeiro de 2021, 11:41:37
Bom Dia,

Possuo uma 80D a menos de 2 anos. Uso ela para books, ensaios fotográficos e pequenos vídeos de making of.
Quando a comprei minha vontade era comprar uma Full Frame, mas a grana estava curta para uma 6D Mk2, e com isso optei pela 80D com uma lente EF 24-105 F4 IS2 já pensando numa futura evolução.

Apesar dos preços estarem altos, consegui já fazer um bom dinheiro com a 80D, e continuo com vontade de ter uma full frame e olhando os rev

Considerando cenário atual de câmeras, pensando em fotografia de pessoas e vídeo o que é mais negócio:

- Canon EOS R6  - R$ 17.900,00
- Canon EOS R    - R$ 13.000,00

Em termos de lentes, devo continuar usando por um bom tempo minha EF 24-105 F4 IS2.
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2021, 11:45:26
R6 sem pensar 02 vezes se a diferença de grana não fizer falta.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2021, 11:46:03 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2021, 12:38:58
R6 sem pensar 02 vezes se a diferença de grana não fizer falta.

Compartilho da mesma opinião; hoje acho a R6 nas features, é meu sonho de consumo rsrsrs. É o melhor custo-benefício; a R só se justifica se seu orçamento for menor; se tiver orçamento vai na R6 direto; é o mesmo sensor e processador da 1DX Mark 3, terás uma câmera pra 10 anos de uso pelo menos, tranquilo, tranquilo.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2021, 12:58:22
terás uma câmera pra 10 anos de uso pelo menos, tranquilo, tranquilo.

Com certeza. A câmera tem fôlego para 10 anos, no mínimo. Enquanto isso, você vai ter fôlego para montar o seu kit de lentes RF.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2021, 16:46:13
Sou da opinião de que câmera nova é bom só para o EGO. Eu sou do tipo que fica de olho nas oportunidades.... logo, eu prefiro equipamentos semi-novos que alguém que tá com a corda no pescoço está se desfazendo.

Pena que agora não é uma hora legal... até o começo da pandemia foi uma hora boa, o dólar ainda estava na casa dos 4 reais, e como tinha o lockdown muita gente se desfez de equipamento (backup/extra) por preços módicos, no ímpeto de conseguir algum capital girar. Depois foi passando o tempo, o dólar enfezou e muita gente caiu na real de fazer Live, video/aula, curso, etc. então rolou uma demanda que puxou bem os preços. Percebi que tudo subiu pelo menos 25%.

Mas como todo mundo, eu tb sou picado pelo bichinho da equipamentite.... estou juntando um cash para pegar uma RP. A meta é tentar garimpar alguém vendendo usada pelo preço que vendiam em 2019 lá nos chineses da AV. Pauiista e Santa Ifigênia.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2021, 18:11:06
Estou com essa mesma dúvida mas inclinado a EOS R, como fotografo paisagens, esses 10mpx a menos podem fazer alguma diferença na ampliação acima de 120x80
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2021, 19:51:59
Estou com essa mesma dúvida mas inclinado a EOS R, como fotografo paisagens, esses 10mpx a menos podem fazer alguma diferença na ampliação acima de 120x80

Seria melhor a R mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2021, 20:19:30
Estou com essa mesma dúvida mas inclinado a EOS R, como fotografo paisagens, esses 10mpx a menos podem fazer alguma diferença na ampliação acima de 120x80


A R seria uma escolha melhor pois realmente você precisa. Pra quem não faz ampliações acima de 1 Metro, qualquer câmera atual é mais que suficiente.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2021, 20:21:56
Sou da opinião de que câmera nova é bom só para o EGO. Eu sou do tipo que fica de olho nas oportunidades.... logo, eu prefiro equipamentos semi-novos que alguém que tá com a corda no pescoço está se desfazendo.

Pena que agora não é uma hora legal... até o começo da pandemia foi uma hora boa, o dólar ainda estava na casa dos 4 reais, e como tinha o lockdown muita gente se desfez de equipamento (backup/extra) por preços módicos, no ímpeto de conseguir algum capital girar. Depois foi passando o tempo, o dólar enfezou e muita gente caiu na real de fazer Live, video/aula, curso, etc. então rolou uma demanda que puxou bem os preços. Percebi que tudo subiu pelo menos 25%.

Mas como todo mundo, eu tb sou picado pelo bichinho da equipamentite.... estou juntando um cash para pegar uma RP. A meta é tentar garimpar alguém vendendo usada pelo preço que vendiam em 2019 lá nos chineses da AV. Pauiista e Santa Ifigênia.

Fernando, depois que vi o que o Bagnola fazia com uma 20D e lente do kit , concordo que equipamento demais é mais pra ego mesmo. Hoje estou mega satisfeito. Dei uma parada na revenda de equipamentos usados, pois os preços estao ridículos e não subiu só 25% não. Uma T3i que o povo pedia 800 estão pedindo 1.500, absurdo pra um equipamento de 2011!

Curiosamente, a SL2 ainda se encontra por bons preços. Mas equipamentos como 6D, D750, o povo tá metendo a faca, 6D Mark 2 então nem se fala, tem gente pedindo nela o valor de uma RP nova!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2021, 20:23:36
Fernando, aproveitando o lance postei um tutorial de como fazer fotometria correta com filtro de café (risos) usando uma Nex F3 e lente do kit . Dá uma lida lá, vale a pena:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138941.msg1455483.html#new