Autor Tópico: [TUTORIAL]: Como Fazer a Fotometria Correta com filtro de Café!  (Lida 5848 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2021, 21:32:39
Valeu!
O amassado não interfere na fotometria e sim o modo como vc coloca o filtro (precisa fazer igual postei nas fotos acima).

Acho que fica muito legal. Pensei em "recortar" esse filtro de papel e colar ele num filtro UV ; talvez nem precise rosquear bastaria colocar ele na frente da lente. Penso que o filtro UV seria uma boa opção mas não fiz testes com ele ainda. Se quiser fazer e postar os resultados, fique a vontade, Felipe! :)

Valeu a explicação! Na verdade só tive essa ideia porque acabei de fazer uma máscara Bathinov em um aro de filtro.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2021, 21:34:32
Valeu a explicação! Na verdade só tive essa ideia porque acabei de fazer uma máscara Bathinov em um aro de filtro.

Legal Felipe depois se puder, por favor, faz um tutorial dessa máscara, muito show!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2021, 08:32:54
Interessante essa técnica, mas percebi nas fotos que ela serve mais pra uma fotometria geral né. Se tiver uma luz mais pontual ou bastante contraste talvez ela estoure algumas luzes. Ou vc já compense no fotometro. Em situações mais rápidas eu normalmente acabo fotometrando na mão mesmo hehe, vou experimentar essa técnica Mellita
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2021, 09:33:06
Eu já usei para WB, não coloco na frente da lente, eu coloco na cena, faço uma foto e retiro.
Aí no lightroom uso aquele conta gotas e clico no filtro.

Outro opção é dar um zoom no filtro e aplicar direto na camera.

Para exposição não vejo vantagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2021, 12:11:07
Ah isso sim, fazia direto, até com uma folha A4. Pra fotometria sempre tem alguma técnica mais rápida ou até o preview da imagem.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2021, 15:57:37
Interessante essa técnica, mas percebi nas fotos que ela serve mais pra uma fotometria geral né. Se tiver uma luz mais pontual ou bastante contraste talvez ela estoure algumas luzes. Ou vc já compense no fotometro. Em situações mais rápidas eu normalmente acabo fotometrando na mão mesmo hehe, vou experimentar essa técnica Mellita

Sim Pablo, a fotometria aqui que compartilhei com o filtro Melita (lembrando foi o único eficaz, em mais de 5 marcas que testei) ; faz a mesma coisa que o Expodisc. Em verdade, o Expodisc e o fotômetro são as melhores ferramentas. Mas se precisar de uma medição pontual , ela não é indicada.

No meu entender essa "técnica" é ótima para o balanço de branco, para fotometria matricial em fotos do estilo: paisagem, arquitetura, produtos, gastronomia, roupas, retratos.

Talvez ela não sirva para fotos onde a fotometria pontual seja necessária, ex; fotos da Lua, fotos de um detalhe, fotografia macro, etc.

Sobre a fotometria em alto contraste e estourar altas luzes, acima eu postei que se estiver em local bem iluminado (Luz do Sol  ou qualquer lugar externo) precisa fazer a fotometria matricial com o filtro até ficar -1 no fotõmetro da cãmera. Depois é só tirar o filtro e fazer a foto, independente do que o fotômetro da câmera indicar. Pode notar que nos exemplos de fotos que postei a fotometria está perfeita , sem estouro de altas luzes e nem partes com sombra demais, além dos tons médios e das cores estarem em seus lugares.

Essa técnica também pode ser usada para combinar luz contínua e o flash como luz de preenchimento. Ainda não fiz testes , mas penso que se fotometrar um cenário e for fazer um retrato, seria interessante o uso do flash para que  o modelo fique bem iluminado, mas isso ainda precisa fazer os testes rsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2021, 15:58:27
Eu já usei para WB, não coloco na frente da lente, eu coloco na cena, faço uma foto e retiro.
Aí no lightroom uso aquele conta gotas e clico no filtro.

Outro opção é dar um zoom no filtro e aplicar direto na camera.

Para exposição não vejo vantagem.

É que meu objetivo no caso é treinar fotometria e balanço de branco correto já direto da câmera, mas fazer desse modo funciona bem também :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2021, 15:03:39
O tutorial ficaria melhor na área de 'Artigos' do fórum.

Excelente contribuição, cheferson.

Parabéns!!!  :clap: :clap: :clap:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2021, 17:35:58
O tutorial ficaria melhor na área de 'Artigos' do fórum.

Excelente contribuição, cheferson.

Parabéns!!!  :clap: :clap: :clap:
Obrigado man!

Sobre postar na área de artigos, lá está bloqueado para postar, eu pelo menos não consegui.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 20:43:15
Meu amigo, me desculpe a opinião...
Acho muito válido uma iniciativa de compartilhar técnicas, mas este seu artigo, muito bem escrito e detalhado por sinal, para MIM, é um tremendo de um equívoco.
Quando é que uma gambiarra desta natureza vai suplantar um fotômetro de mão ou um fotômetro de uma câmera, estudados e programados por centenas de anos para nos dar um resultado preciso de uma medição de luz?
Eu acho que ao invés de perder tempo para aplicar isso, se a pessoa investir em refinar sua fotometria, aplicar técnicas corretas e até mesmo usar aplicações para melhorar seus arquivos (como o uniwb para raw por exemplo) os resultados serão infinitamente superiores.
Pra comecar uma fotometria pontual se suplanta em muitas vezes uma na média.
Mais uma vez, me desculpe, mas não posso aceitar isso como um avanço ou algo a se dispor para melhorar os MEUS resultados.
Mas é aquilo, cada um no seu caminho...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 20:56:22 por peridapituba »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 21:59:22
Meu amigo, me desculpe a opinião...
Acho muito válido uma iniciativa de compartilhar técnicas, mas este seu artigo, muito bem escrito e detalhado por sinal, para MIM, é um tremendo de um equívoco.
Quando é que uma gambiarra desta natureza vai suplantar um fotômetro de mão ou um fotômetro de uma câmera, estudados e programados por centenas de anos para nos dar um resultado preciso de uma medição de luz?
Eu acho que ao invés de perder tempo para aplicar isso, se a pessoa investir em refinar sua fotometria, aplicar técnicas corretas e até mesmo usar aplicações para melhorar seus arquivos (como o uniwb para raw por exemplo) os resultados serão infinitamente superiores.
Pra comecar uma fotometria pontual se suplanta em muitas vezes uma na média.
Mais uma vez, me desculpe, mas não posso aceitar isso como um avanço ou algo a se dispor para melhorar os MEUS resultados.
Mas é aquilo, cada um no seu caminho...


Eu comprei recentemente um fotômetro de mão . Em situações onde eu não quero levar mais um acessório , como por exemplo numa viagem, um filtro desses é muito mais recomendado. Cada um faz aquilo que achar melhor, eu apenas compartilhei minha experiência e ela dá certo. Você pode fotometrar com essa "gambiarra", com um fotômetro de mão, com APP de celular que funciona muito bem . A aplicação é para cada um.

Só não podemos privar as pessoas de ter o conhecimento de que algo funciona. No caso do filtro Melita (e testei várias marcas) , foi incrivelmente preciso em meus testes e, embora , não sirva pra todo tipo de fotografia, mas serve pra muita coisa.

Penso que em questão o mais importante é o resultado final. Se essa "técnica" produz um bom resultado e quis compartilhar com os usuários do fórum é porque ela funciona e mostrei como fazer e os resultados práticos disso. Se no seu fluxo você acha que esse conhecimento não te serve, tudo bem, não vou discutir contigo. Mas que ter um fotômetro de mão é útil, claro que é. O app de celular e o filtro fazem quase que o mesmo.

Eu só tenho o fotômetro de mão que chegou semana passada, por causa do flash-mater. Se eu trabalhasse só com luz contínua , não o teria, o filtro já é mais que suficiente . Não é porque não serve no seu estilo que outras pessoas não possam usar. Mais importante que qualquer coisa é que o conhecimento seja compartilhado e não censurado ;)


Guilherme Meneguci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Fevereiro de 2021, 20:44:21
falou tanta merda.


Meu amigo, me desculpe a opinião...
Acho muito válido uma iniciativa de compartilhar técnicas, mas este seu artigo, muito bem escrito e detalhado por sinal, para MIM, é um tremendo de um equívoco.
Quando é que uma gambiarra desta natureza vai suplantar um fotômetro de mão ou um fotômetro de uma câmera, estudados e programados por centenas de anos para nos dar um resultado preciso de uma medição de luz?
Eu acho que ao invés de perder tempo para aplicar isso, se a pessoa investir em refinar sua fotometria, aplicar técnicas corretas e até mesmo usar aplicações para melhorar seus arquivos (como o uniwb para raw por exemplo) os resultados serão infinitamente superiores.
Pra comecar uma fotometria pontual se suplanta em muitas vezes uma na média.
Mais uma vez, me desculpe, mas não posso aceitar isso como um avanço ou algo a se dispor para melhorar os MEUS resultados.
Mas é aquilo, cada um no seu caminho...



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #27 Online: 15 de Fevereiro de 2021, 14:27:10
Não custa lembrar:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17842.0.html

Citar
REGRAS DE CONDUTA

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..

2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 13:29:20
Meu amigo, me desculpe a opinião...
Acho muito válido uma iniciativa de compartilhar técnicas, mas este seu artigo, muito bem escrito e detalhado por sinal, para MIM, é um tremendo de um equívoco.
Quando é que uma gambiarra desta natureza vai suplantar um fotômetro de mão ou um fotômetro de uma câmera, estudados e programados por centenas de anos para nos dar um resultado preciso de uma medição de luz?
Eu acho que ao invés de perder tempo para aplicar isso, se a pessoa investir em refinar sua fotometria, aplicar técnicas corretas e até mesmo usar aplicações para melhorar seus arquivos (como o uniwb para raw por exemplo) os resultados serão infinitamente superiores.
Pra comecar uma fotometria pontual se suplanta em muitas vezes uma na média.
Mais uma vez, me desculpe, mas não posso aceitar isso como um avanço ou algo a se dispor para melhorar os MEUS resultados.
Mas é aquilo, cada um no seu caminho...

Antes de uma critica tão ácida, devia testar a técnica, e verificar se funciona.
Mesmo que funcione, ninguém é obrigado a usar, se achar melhor outra forma de medir a luz.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #29 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 15:06:42
Só eu que não vi nada ofensivo no post do peri ?  :ponder: :ponder: :ponder:
Discordar não é ofensa.


Quanto a técnica, não me parece ser algo prático. Qual a vantagem de usar esta técnica em vez de utilizar o fotômetro da câmera? Seria uma tentativa de "simular" um fotômetro de mão, que mede luz incidente? Talvez alguém que tenha um fotomêtro de mão possa comparar a fotometria de uma mesma cena nesses 3 cenários: fotometro de mão, fotometro da câmera com filtro de café e sem filtro de café.