Autor Tópico: [TUTORIAL]: Como Fazer a Fotometria Correta com filtro de Café!  (Lida 5780 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 17:22:24
Só eu que não vi nada ofensivo no post do peri ?  :ponder: :ponder: :ponder:
Discordar não é ofensa.


Quanto a técnica, não me parece ser algo prático. Qual a vantagem de usar esta técnica em vez de utilizar o fotômetro da câmera? Seria uma tentativa de "simular" um fotômetro de mão, que mede luz incidente? Talvez alguém que tenha um fotomêtro de mão possa comparar a fotometria de uma mesma cena nesses 3 cenários: fotometro de mão, fotometro da câmera com filtro de café e sem filtro de café.



Fala Leandro.

Cara eu não me senti , em nenhum momento, ofendido com a opinião do nosso colega, porque eu sei que não foi pessoal. Foi apenas um ponto de vista ao dizer que usar uma técnica como essa não serve no trabalho dele. Eu não faço parte da "geração de ofendidos do mimimi" que vemos por ai nos dias hoje (felizmente rs) . Então, de boa, quem tá na chuva é pra se molhar certo, então ouvir todos os pontos de vista faz parte e ajuda na construção saudável do debate.

Respondendo sua pergunta/questionamento que eu acho bem interessante também. Eu uso fotômetro de mão e já fiz uns testes com tele-objetiva. O fotômetro de mão que tenho aqui em casa é um recurso fantástico, pois tem o flash mater embutido pra medir a potência exata do flash. Mas ele não serve para fotos a distância. Então por exemplo, se você vai fotografar algo mais longe, o Expodisc ou o "expodisc gambiarra filtro de café" faz a medição precisa, algo que o fotômetro de mão não conseguiria.

Sim, é uma tentativa de "simular" um fotômetro de mão e um Expodisc.

Quanto ao fotômetro da câmera, já disse aqui que o fotômetro da câmera é altamente receptivo a erros de fotometria. Mesmo usando a exposição de compensação, raramente você acerta a fotometria de primeira e dai é "chutometria". Nesse caso, o fotômetro de mão é a melhor opção. Não tem o fotômetro de mão? Expodisc. Não tem Expodisc? Filtro de café Melita. Todos eles te darão resultados melhores. A questão que falo pras pessoas é: Faça o Teste você mesmo e tire suas próprias conclusões.

Eu, apenas quis compartilhar o conhecimento, aliás estou passando ele para frente pois recebi essa dica de um film-maker que filma pássaros. O conhecimento nunca é demais e as fotos publicadas aqui foram todas com essa técnica, a maioria JPG direto da câmera para comprovar que isso funciona e não estou falando besteira. O que não podemos é censurar a informação. Cabe a cada um decidir se esse conhecimento será útil em suas fotos e vídeos ou não. No meu tem sido bem prático. Por exemplo, domingo agora sai pra tirar fotos e vender no banco de imagens online. Eu levei o filtro porque só uso o fotômetro de mão internamente para fotos de produto.

Espero ter respondido as dúvidas de todos. Sugiro que façam o experimento e se divirtam com ele. Eu aceito críticas de boa, mas e a pessoa testou pra ver se dá certo? A vida é pra ser leve, não pesada. Se você achar que isso não te serve, descarte. Se achar que serve, use. Simples assim ;)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2021, 17:27:09 por cheferson »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #31 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 17:54:28
E olha que minha primeira frase começa com um pedido de desculpas pela opinião que eu daria a seguir.
Além do fato de que eu escrevi algumas vezes, em letras maiúsculas para que não ficasse dúvidas, que era para o MEU uso.
Enfim, foi o que vc disse Leandro, só uma opinião discordante no tópico. Uma opinião impessoal, diga-se.
Mas vamos em frente, faz parte do jogo.
Te agradeço por vc ter entendido meu comentário e a forma que foi feita.
Um grande abraço e parabéns pela sensatez.
 :ok:

Só eu que não vi nada ofensivo no post do peri ?  :ponder: :ponder: :ponder:
Discordar não é ofensa.


Quanto a técnica, não me parece ser algo prático. Qual a vantagem de usar esta técnica em vez de utilizar o fotômetro da câmera? Seria uma tentativa de "simular" um fotômetro de mão, que mede luz incidente? Talvez alguém que tenha um fotomêtro de mão possa comparar a fotometria de uma mesma cena nesses 3 cenários: fotometro de mão, fotometro da câmera com filtro de café e sem filtro de café.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:00:20
Sinceramente, eu não preciso testar algo que não acredito.
Além do fato de que um fotômetro é, na minha opinião, seja de mão ou na câmera, infinitamente mais seguro, eficaz e confiável.
Tem a questão de eu não ser afeito a gambiarras, do tipo que for.
Isso me basta para não  testar e confiar nas ferramentas que já possuo em mãos.
Simples.

Antes de uma critica tão ácida, devia testar a técnica, e verificar se funciona.
Mesmo que funcione, ninguém é obrigado a usar, se achar melhor outra forma de medir a luz.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2021, 18:01:31 por peridapituba »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:03:16
E olha que minha primeira frase começa com um pedido de desculpas pela opinião que eu daria a seguir.
Além do fato de que eu escrevi algumas vezes, em letras maiúsculas para que não ficasse dúvidas, que era para o MEU uso.
Enfim, foi o que vc disse Leandro, só uma opinião discordante no tópico. Uma opinião impessoal, diga-se.
Mas vamos em frente, faz parte do jogo.
Te agradeço por vc ter entendido meu comentário e a forma que foi feita.
Um grande abraço e parabéns pela sensatez.
 :ok:


Tõ de boa Peridapituba sua postagem foi bem respeitosa. Como dito, não sou dono da verdade, apenas compartilhei conhecimento. Discordar e ter pontos de vista diferentes faz parte e eleva a discussão, dentro de um ambiente saudável e respeitoso. O bom disso é que todos ganhamos experiência :)


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #34 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:23:24
Fala Leandro.

Cara eu não me senti , em nenhum momento, ofendido com a opinião do nosso colega, porque eu sei que não foi pessoal. Foi apenas um ponto de vista ao dizer que usar uma técnica como essa não serve no trabalho dele. Eu não faço parte da "geração de ofendidos do mimimi" que vemos por ai nos dias hoje (felizmente rs) . Então, de boa, quem tá na chuva é pra se molhar certo, então ouvir todos os pontos de vista faz parte e ajuda na construção saudável do debate.

Respondendo sua pergunta/questionamento que eu acho bem interessante também. Eu uso fotômetro de mão e já fiz uns testes com tele-objetiva. O fotômetro de mão que tenho aqui em casa é um recurso fantástico, pois tem o flash mater embutido pra medir a potência exata do flash. Mas ele não serve para fotos a distância. Então por exemplo, se você vai fotografar algo mais longe, o Expodisc ou o "expodisc gambiarra filtro de café" faz a medição precisa, algo que o fotômetro de mão não conseguiria.

Sim, é uma tentativa de "simular" um fotômetro de mão e um Expodisc.

Quanto ao fotômetro da câmera, já disse aqui que o fotômetro da câmera é altamente receptivo a erros de fotometria. Mesmo usando a exposição de compensação, raramente você acerta a fotometria de primeira e dai é "chutometria". Nesse caso, o fotômetro de mão é a melhor opção. Não tem o fotômetro de mão? Expodisc. Não tem Expodisc? Filtro de café Melita. Todos eles te darão resultados melhores. A questão que falo pras pessoas é: Faça o Teste você mesmo e tire suas próprias conclusões.

Eu, apenas quis compartilhar o conhecimento, aliás estou passando ele para frente pois recebi essa dica de um film-maker que filma pássaros. O conhecimento nunca é demais e as fotos publicadas aqui foram todas com essa técnica, a maioria JPG direto da câmera para comprovar que isso funciona e não estou falando besteira. O que não podemos é censurar a informação. Cabe a cada um decidir se esse conhecimento será útil em suas fotos e vídeos ou não. No meu tem sido bem prático. Por exemplo, domingo agora sai pra tirar fotos e vender no banco de imagens online. Eu levei o filtro porque só uso o fotômetro de mão internamente para fotos de produto.

Espero ter respondido as dúvidas de todos. Sugiro que façam o experimento e se divirtam com ele. Eu aceito críticas de boa, mas e a pessoa testou pra ver se dá certo? A vida é pra ser leve, não pesada. Se você achar que isso não te serve, descarte. Se achar que serve, use. Simples assim ;)

Legal Cheferson! Parabéns pela sua postura.


Obrigado pelas respostas bem elucidativas. Confesso que continuo um pouco "cético" quanto a reais benefícios do uso do filtro Mellita para fotometrar, mas entendi seus argumentos. Se tivesse um filtro dando bobeira aqui faria o teste para ver a diferença, vou ver se "roubo" um filtro de algum conhecido para testar, pois não quero comprar a caixa de filtros sendo que não uso para fazer café, tenho quase certeza que vai acabar sendo desperdiçado rsrsrs

O fotômetro de mão é algo que, não custasse tão caro, já o teria comprado.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #35 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:30:22
E olha que minha primeira frase começa com um pedido de desculpas pela opinião que eu daria a seguir.
Além do fato de que eu escrevi algumas vezes, em letras maiúsculas para que não ficasse dúvidas, que era para o MEU uso.
Enfim, foi o que vc disse Leandro, só uma opinião discordante no tópico. Uma opinião impessoal, diga-se.
Mas vamos em frente, faz parte do jogo.
Te agradeço por vc ter entendido meu comentário e a forma que foi feita.
Um grande abraço e parabéns pela sensatez.
 :ok:

Pois é, se chegarmos ao ponto onde discordar é ser ofensivo podemos decretar o fim dos fóruns da vida. Isso seria uma pena.
Aliás não apenas em fóruns, mas de modo geral sinto que nos últimos anos é cada vez mais difícil poder discordar de alguém, especialmente em assuntos mais "espinhosos".

Mas tenho a certeza que não será o caso, especialmente aqui no MF, onde os admin costumam fazer um trabalho bem bacana nesse sentido.









peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #36 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:33:34
Cheferson,
Há alguns meses atrás houve um tópico que "reclamava" da falta de profundidade nos assuntos do fórum.
O tópico se relacionava à galeria, mas como os usuários freqüentam, geralmente, todas as seções, eu supus que em todas as áreas havia  esta coisa rasa de não haver discordâncias, concordâncias e debates.
Não por este motivo eu discordei de sua opinião. Afinal de contas, não sou um tapado que não percebe as movimentações (longe disso) e não estou aqui para fazer ilações.
A minha opinião foi a primeira discordante aqui, e te confesso que o texto já estava escrito há alguns dias e eu pensando se postava ou não porque eu já sabia que viriam opiniões como as que eu li, só excetuando a do Rodrigo que foi a única até então que entendeu meu pensamento.
Isso foi o principal, ENTENDER o que o colega quer dizer, concordando ou não.
Cheguei a levar o tópico e o assunto a um grupo de fotografia que faço parte, com poucas pessoas.
Bem, resolvi escrever...
A primeira réplica foi a sua.
Depois um "só falou merda", seguido da Moderação que interviu por esta ofensa.
Depois uma chamada pela "critica ácida".
Então eu me pergunto...
Por que se induz a se pensar, a se discutir, a se debater assuntos quando na primeira discordância as pedras voam na direção de quem é opinião discordante? Entende?
Não que eu precise disto, ou que eu me aborreça por certas opiniões (não mesmo).
Mas a superficialidade começa qdo os argumentos são confrontados ou com agressões verbais, ou c tentativas de invalidar a opinião postada.
Eu discordei de vc e te ofereci argumentos e um ponto de vista pessoal, meu.
Recebi uma ofensa (de novo, não ligo se assim quer quem opina), uma tentativa de coação (desculpe a palavra, pode ser inapropriada, mas foi a que me veio à cabeça agora) e etc.
Nenhum argumento, nada, só a replica vazia.
Ou seja, repreendem, contradizem, mas não dizem o porquê.
É algo a se pensar, portanto.

Tõ de boa Peridapituba sua postagem foi bem respeitosa. Como dito, não sou dono da verdade, apenas compartilhei conhecimento. Discordar e ter pontos de vista diferentes faz parte e eleva a discussão, dentro de um ambiente saudável e respeitoso. O bom disso é que todos ganhamos experiência :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:34:56
Só eu que não vi nada ofensivo no post do peri ?  :ponder: :ponder: :ponder:
Discordar não é ofensa.

Também não vi nada ofensivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #38 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 19:52:53
PS:
Onde eu disse:

 "excetuando a do Rodrigo", leia-se:

"excetuando a do LEANDRO".

Desculpem-me o erro.

Cheferson,
Há alguns meses atrás houve um tópico que "reclamava" da falta de profundidade nos assuntos do fórum.
O tópico se relacionava à galeria, mas como os usuários freqüentam, geralmente, todas as seções, eu supus que em todas as áreas havia  esta coisa rasa de não haver discordâncias, concordâncias e debates.
Não por este motivo eu discordei de sua opinião. Afinal de contas, não sou um tapado que não percebe as movimentações (longe disso) e não estou aqui para fazer ilações.
A minha opinião foi a primeira discordante aqui, e te confesso que o texto já estava escrito há alguns dias e eu pensando se postava ou não porque eu já sabia que viriam opiniões como as que eu li, só excetuando a do Rodrigo que foi a única até então que entendeu meu pensamento.
Isso foi o principal, ENTENDER o que o colega quer dizer, concordando ou não.
Cheguei a levar o tópico e o assunto a um grupo de fotografia que faço parte, com poucas pessoas.
Bem, resolvi escrever...
A primeira réplica foi a sua.
Depois um "só falou merda", seguido da Moderação que interviu por esta ofensa.
Depois uma chamada pela "critica ácida".
Então eu me pergunto...
Por que se induz a se pensar, a se discutir, a se debater assuntos quando na primeira discordância as pedras voam na direção de quem é opinião discordante? Entende?
Não que eu precise disto, ou que eu me aborreça por certas opiniões (não mesmo).
Mas a superficialidade começa qdo os argumentos são confrontados ou com agressões verbais, ou c tentativas de invalidar a opinião postada.
Eu discordei de vc e te ofereci argumentos e um ponto de vista pessoal, meu.
Recebi uma ofensa (de novo, não ligo se assim quer quem opina), uma tentativa de coação (desculpe a palavra, pode ser inapropriada, mas foi a que me veio à cabeça agora) e etc.
Nenhum argumento, nada, só a replica vazia.
Ou seja, repreendem, contradizem, mas não dizem o porquê.
É algo a se pensar, portanto.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2021, 19:55:28 por peridapituba »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #39 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 20:12:18
Galera, tá tudo certo. O que eu mais gostaria de ver por aqui, na real, é se alguém usou o conhecimento que compartilhei aqui e gostou ou não.

Sobre a maturidade emocional, de alguns comentários em que foi preciso a ação da moderação, eu nem preciso comentar que parece que isso se tornou padrão em fóruns de discussão, grupos de facebook, e outras redes sociais como Instagram. Vivemos na ditadura politicamente correta onde ter opinião própria se tornou uma ofensa, mas isso é um outro assunto.

Sobre o fotômetro de mão, eu já disse e repito, é um grande investimento. Acho que poucas coisas na fotografia são tão boas quanto um fotômetro do tipo flash mater. A medição da luz ambiente é realmente um meio único de se medir a luz sem ficar "experimentando". Eu gosto que o fotômetro dá uma medição precisa e sabendo iluminar sua cena, você terá fotos diferenciadas. Claro que o fotômetro não faz tudo funcionar sozinho, é preciso praticar, vivenciar e o fotômetro de mão não serve pra todo tipo de fotografia.

Mas o Expodisc, é outro instrumento fantástico e não é "gambiarra", ele realmente funciona. No Brasil quase não se usa, mas pesquisem no Youtube , ele serve tanto para fotometria matricial quanto para o balanço de branco.

Sobre o café Melita, o índice de precisão é 90% nos meus testes. Só uso fotometria matricial. Se você usa fotometria pontual ou central, ela não serve. Aliás a fotometria pontual é bem limitada para o que eu faço. Mas cada um escolhe o que achar melhor. Eu só usaria pontual se for para tirar a foto de algo bem pontual e específica, ex: foto da Lua. Mas sou bem ignorante na pontual, se alguém souber de algo kkkkk

Mas é isso, as fotos estão ai para comprovar. Devo colocar uma câmera para venda e farei os testes com o fotômetro e o filtro para melhor diferenciar e posto aqui.