Autor Tópico: Começando com a Epson L805  (Lida 858 vezes)

Janderson_73

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 20 de Janeiro de 2021, 15:39:27
Olá a todos...

Estou buscando informações e conselhos pois quero investir em impressão de fotos. De momento, dentro do meu orçamento, a melhor impressora que achei em minhas pesquisas é a Epson L805, pois meu interesse é em trabalhar com fotos do tamanho A6 até o A3.

Minhas dúvidas são:

1- Dentro da média de preço de R$ 3.000,00, a melhor impressora para minha situação é realmente a L805?
2- Qual marca de papel vocês me aconselham a comprar? (Se puderem indicar também a loja, seria ótimo)

Desde já agradeço a ajuda!!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2021, 16:34:37
Janderson, seja bem vindo ao fórum.

Eu não tenho experiência com a Epson L805 e estou por fora de preços de impressoras nesse faixa. Não vou comentar sobre a impressora em si. :ok:

Mas, posso dar um conselho: verifique o preços dos suprimentos antes de comprar. Muita vezes o investimento inicial da impressora é relativamente baixo se comparado a compra posterior de tinta. Como essa impressora usa o esquema de bulk, pode ser que tenha um custo benefício interessante. Mas pesquise antes para não ter surpresa depois. Inclusive para verificar a facilidade/disponibilidade de comprar tinta.

Sobre os papéis eu tenho mais experiência com os da Hahnemühle e Canon para o mercado fineart. São papéis mais pesados (200g/m2 ou mais) e normalmente mais caros.

Epson tem:
Glossy que é bem brilhante e risca relativamente fácil.
Premium Semi Gloss, nunca usei.
Premium Presentation Matte, nunca usei.

Mas papel fotográfico você encontra alguns modelos na Kalunga.
https://www.impressorajato.com.br/papeis-fotograficos

A T&C é representante Epson no Brasil. Pode verificar quais opções tem de papel.

Para os papeis mais nobres como mencionei tem:
Portal Fineart e Dina Shop.

Na Amazon Brasil tem algumas opções de papéis. Mercado Livre também tem.

Não é muita informação, mas, espero ajudar am alguma coisa.

:ok:


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2021, 17:53:16
Não é só isso.

Cada papel tem uma resposta diferente, mesmo em cores. O certo é sair testando e ver quais te agradam mais.

Tenho uma L800 que é similar à L805. Nunca fiquei satisfeito 100% com as cores, sempre dava um desvio, por mais que ajustasse. Haja papel para testar.

Resolvi o problema com um software RIP chamado PrintFab, alemão. É pago, não é muito barato, mas permite um grau de ajustes que é impossível de chegar perto com o da Epson.

Imprimi os padrões de teste para os papeis que uso normalmente e enviei para o fabricante para fazerem um perfil customizado. Custa 15 Euros por perfil, mas esse custo se paga muito rápido.

Papel tem desde lixo total até caríssimos. Depende do uso e do bolso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2021, 22:24:29
Não é só isso.

Cada papel tem uma resposta diferente, mesmo em cores. O certo é sair testando e ver quais te agradam mais.

Tenho uma L800 que é similar à L805. Nunca fiquei satisfeito 100% com as cores, sempre dava um desvio, por mais que ajustasse. Haja papel para testar.

Resolvi o problema com um software RIP chamado PrintFab, alemão. É pago, não é muito barato, mas permite um grau de ajustes que é impossível de chegar perto com o da Epson.

Imprimi os padrões de teste para os papeis que uso normalmente e enviei para o fabricante para fazerem um perfil customizado. Custa 15 Euros por perfil, mas esse custo se paga muito rápido.

Papel tem desde lixo total até caríssimos. Depende do uso e do bolso.

Eu nunca fiquei satisfeito com minha l800, sempre culpei os papéis.
Mas lendo isso, agora fiquei na dúvida rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2021, 22:33:23
Eu nunca fiquei satisfeito com minha l800, sempre culpei os papéis.
Mas lendo isso, agora fiquei na dúvida rsrs

Cara fez TODA a diferença. Agora as cores estão perfeitas.

Aqui o serviço de profiling:

https://www.zedonet.com/en_shop_tp_profile.phtml
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2021, 22:35:45 por AFShalders »