Autor Tópico: Computador para edição de fotos e video em 2021  (Lida 10460 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2021, 00:23:38
Um computador básico intermediário para edição de fotos e vídeo em 2021.

Eu gostaria de conversar com os amigos somente sobre o core da maquina (placa mãe + processador), porque as outras peças são basicamente as mesmas, memória, HD, fonte, gabinete, placa de vídeo, etc...

Eu estava esperando desde a alta do dollar no ano passado que o preço dos Ryzen baixasse, mas cansei e o preço não abaixa mesmo, mas eis que encontrei agora o I5 10400F que compete com o Ryzen 5 3600 agora baixou bastante o valor.

Vcs acham esse processador legal, para esse objetivo ou tem alguma ideia diferente???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2021, 00:34:22
um kit Core i5 10400f + MB B460m = R$ 1650,00





um kit Ryzen 5 3600 + MB B450m = R$ 2000,00



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2021, 00:43:22
Pelo que vi em desempenho, os Ryzen 5 3600 são em media 10% mais rápido para codificar arquivos de mídia, ou para renderização, que o core i5. Não sei se vale a pena pagar a diferença no preço de cerca de 20% por tão pouco desempenho.

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/4079vs4040

Em jogos (se bem que não é o caso) o core i5 é no mínimo parecido, e em alguns títulos ainda se sai melhor que o R5 3600.





Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2021, 09:31:41
LR / PS e editores de video se beneficiam muito de clock's mais altos na hora de edição, multicore só vale para exportar.

Eu sempre fui fan de Intel, mas visto o fracasso da empresa nos últimos anos, e pensando no futuro com maior compatibilidade e chances de upgrade para novas tecnologias, iria de AMD/Ryzen.
Ou vem de Macbook Pro m1, que da um pau federal nesses 2 juntos kkkkk.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2021, 10:28:51
Creio que indo de Amd Ryzen tem mais futuro para fazer upgrade.

Geralmente a Intel troca de socket toda geração  :no:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2021, 10:31:01
LR / PS e editores de video se beneficiam muito de clock's mais altos na hora de edição, multicore só vale para exportar.

Eu sempre fui fan de Intel, mas visto o fracasso da empresa nos últimos anos, e pensando no futuro com maior compatibilidade e chances de upgrade para novas tecnologias, iria de AMD/Ryzen.
Ou vem de Macbook Pro m1, que da um pau federal nesses 2 juntos kkkkk.
Pesquisei um pouco sobre e vi que é bem rápido mesmo. Mas achei um pouco salgado (apple é caro mesmo rs).

Mas é um pouco limitado que nem a ram pode ser trocada pois é tudo soldado e a tecnologia está muito no início.
Acredito que nas próximas gerações vai ficar melhor e com software para ele mais amadurecidos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2021, 13:36:12
Creio que indo de Amd Ryzen tem mais futuro para fazer upgrade.

Geralmente a Intel troca de socket toda geração  :no:
Pelo que andei lendo essa geração Ryzem esta chegando ao final da plataforma. Os Ryzen 5000 seraõ a ultima versão deste soquete AM4, e a próxima versão virá com suporte a tecnologias diferentes diferente que não poderá mais atualizar no mesmo soquete.

Da mesma forma a 11ª ger Intel, que será anuncia da em breve, pelo que entendi, as MB atuais com os chipset mais top (ex Z490) receberão suporte para os processadores novos da 11ª, só que para a 12ª geração, o socket será diferente, da mesma forma com muitas alterações na arquitetura que terá que trocar MB tbm.

Então em ambos os casos, AMD e Intel estão chegando no limite da tecnologia atual, puxada principalmente pela memória DDR4. As gerações 6000 Ryzem e 12000 Intel já terão suporte a DDR5, e por isso tudo vai mudar.

AMD foi maravilhosa com a atualização todos esses anos, por ex. eu tenho aqui um R7 1700 que comprei no final de 2017. Daqui uns 2 anos, quando realmente o preço dos ryzem baixarem, eu coloco um r7 3700x ou algo parecido e sobrevivo com essa maquina antiga mais uns anos.

Estou tentado a ir de Intel, principalmente pelo preço atual que baixou bastante.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2021, 13:37:40
LR / PS e editores de video se beneficiam muito de clock's mais altos na hora de edição, multicore só vale para exportar.

Eu sempre fui fan de Intel, mas visto o fracasso da empresa nos últimos anos, e pensando no futuro com maior compatibilidade e chances de upgrade para novas tecnologias, iria de AMD/Ryzen.
Ou vem de Macbook Pro m1, que da um pau federal nesses 2 juntos kkkkk.
Sim sim, mas aqui é conversa de fotografo pobretão que não tem dinheiro para investir em MAC. Penso que pra trabalhar mesmo, um PC resolve bem, pagando 1/3 do preço desses novos MACs.

Se falando em PC, o que vc acha dessas configurações que citei acima???
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2021, 13:38:09 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2021, 15:01:54
Sim sim, mas aqui é conversa de fotografo pobretão que não tem dinheiro para investir em MAC. Penso que pra trabalhar mesmo, um PC resolve bem, pagando 1/3 do preço desses novos MACs.

Se falando em PC, o que vc acha dessas configurações que citei acima???

KKK cara, um macbook air tá 6500 no PY. Tu fica 4-5 anos se quiser. No longo prazo apple vale muito a pena e não desvaloriza.

Mas como falei antes, iria de Ryzen. Intel vai ter que correr muito atrás!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2021, 17:22:15
KKK cara, um macbook air tá 6500 no PY. Tu fica 4-5 anos se quiser. No longo prazo apple vale muito a pena e não desvaloriza.

Mas como falei antes, iria de Ryzen. Intel vai ter que correr muito atrás!
Então, sim, deve ser bom, mas penso que MAC é muito caro para aquilo que relativamente entrega.

Mas sim, os Ryzem são bons, grato por responder !!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2021, 22:51:42
Bom entendi agora o porque do preço dos ryzem tão elevados, isso é por culpa dos mineradores, que estão com uma demanda muito alta de equipamentos, o que causa escassês e aumento de preços.
O mesmo esta acontecendo com as placas de vídeo, quem tem uma placa de vídeo usadinha mas que ainda da um caldo, guarde-a com carinho, pq uma nova intermediaria esta com o custo muito elevado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 08:41:01
Bom entendi agora o porque do preço dos ryzem tão elevados, isso é por culpa dos mineradores, que estão com uma demanda muito alta de equipamentos, o que causa escassês e aumento de preços.
O mesmo esta acontecendo com as placas de vídeo, quem tem uma placa de vídeo usadinha mas que ainda da um caldo, guarde-a com carinho, pq uma nova intermediaria esta com o custo muito elevado.
Os caras são rápidos no gatilho!

RTX 3080: 78 placas podem minerar US$ 128 mil/ano em criptomoedas



https://www.tecmundo.com.br/mercado/208809-rtx-3080-78-placas-minerar-us-128-mil-ano-criptomoedas.htm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 12:42:50
Os caras são rápidos no gatilho!

RTX 3080: 78 placas podem minerar US$ 128 mil/ano em criptomoedas



https://www.tecmundo.com.br/mercado/208809-rtx-3080-78-placas-minerar-us-128-mil-ano-criptomoedas.htm
quem quiser comprar hoje placas de entrada ou intermediarias terá difícumdades, elas sumiram do mercado e quem tem alguma esta cobrando mais que o dobro do que ela realmente vale.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 13:14:36
Acabei montando a seguinte maquina para trabalho, estou usando ela agora, comprei as pelas pela internet e montei no final de semana.

Peças que comprei:
Corei i5 10400f ............... R$ ............. R$ 1.238,00 (Pichau)
MB Gigabyte B460M DS3H (LGA1200) ............. R$ 645,00 (Kabum)
SSD WD BLUE SN550 500GB NVMe ............. R$ 596,00 (Pichau)

Peças que eu já tinha:
Cooler DeepCool Gammaxx 400
Video Board Gigabyte GTX 1660 OC 6G
16Gb DDR4 HyperX Fury 2666MHz
Gabinete Sharkoon Silent AI7000
Fonte Cooler Master MWE 600W

Objetivo desta maquina é somente trabalhar, nunca jamais nenhum joguinho instalado:
- Edição de vídeo com Premiere, e quem sabe um dia o DaVinci Resolve (se eu tiver paciência de estudar e aprender usar direito esse novo programa)
- Edição de fotos com o Lightroon e Photoshop
- Algumas gravações e edição de áudio com SFTW multi-track
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 13:23:23
Acabei montando a seguinte maquina para trabalho, estou usando ela agora, comprei as pelas pela internet e montei no final de semana.

Peças que comprei:
Corei i5 10400f ............... R$ ............. R$ 1.238,00 (Pichau)
MB Gigabyte B460M DS3H (LGA1200) ............. R$ 645,00 (Kabum)
SSD WD BLUE SN550 500GB NVMe ............. R$ 596,00 (Pichau)

Peças que eu já tinha:
Cooler DeepCool Gammaxx 400
Video Board Gigabyte GTX 1660 OC 6G
16Gb DDR4 HyperX Fury 2666MHz
Gabinete Sharkoon Silent AI7000
Fonte Cooler Master MWE 600W

Objetivo desta maquina é somente trabalhar, nunca jamais nenhum joguinho instalado:
- Edição de vídeo com Premiere, e quem sabe um dia o DaVinci Resolve (se eu tiver paciência de estudar e aprender usar direito esse novo programa)
- Edição de fotos com o Lightroon e Photoshop
- Algumas gravações e edição de áudio com SFTW multi-track
Config muito boa!

Qual placa mãe + processador + memórias estavam antes?

O que fez com as peças antigas? Eu até tento vender mas não é fácil.