Autor Tópico: [Tutorial] Como Resolver o ERR 01 nas Lentes Yongnuo  (Lida 1410 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 27 de Janeiro de 2021, 01:55:14
Bom só de curiosidade peguei uma YN35mm F2.0. Achei num preço super baixo e o vendedor dizia que estava perfeita (papo de trambiqueiro), fui ver estava com o diafragma travado.

A Yongnuo até é razoável na ótica, mas vira e mexe vem com elemento descentralizado, o que faz a lente perder nitidez nas bordas (diferente em cada borda diga-se de passagem). Todavia não há de se esperar muita precisão de uma montagem simples em corpo de plástico, mas o acabamento está par com o da Canon 50mm f/1.8 II, mas o que a Chinesa peca é a questão da Controle de qualidade mesmo.

Bom, já estou ficando perito em manutenção de câmera e lente, aliás estou pensando seriamente em largar a engenharia mecânica que só me dá gastrite e abrir uma assistência técnica... cenas dos próximos capítulos.
Voltando, fiz a desmontagem (tear down pra falar chique kkk) que praticamente idêntica à YN50 f1.8 (já tive 3). O que percebi diferente é que a 35 usa baioneta de metal e tem uma ou duas lâminas a mais no diafragma.

O problema: a Yongnuo coloca muita graxa nas guias do bloco central. Essa graxa acaba escorrendo e indo parar dentro da lente, nas lâminas do diafragma que por ser extremamente delicado, acaba praticamente colando. Logo, se fotografar em f2.0 onde o diafragma está em repouso e o motor não é acionado a foto é feita normalmente. A partir do momento em que se fecha a abertura, o motor não consegue movimentar e a lente reporta "ERR 01". Como eu percebia que as lâminas até tentavam deslocar, logo fui concluindo que o problema era de emperramento.

Desmontagem da lente:

Recomendo marcar as posições de todas as peças conjuntas com pincel atômico para na hora da montagem ficar mais fácil fazer o encaixe (risco com risco).

Comecei pela baioneta, 4 parafusos com chave PH00, depois mais 2 na lateral do bocal onde tem o recesso dos contatos eletrônicos. Desencaixo o anel plástico de cobertura, assim a placa de contatos eletrônicos sai da baioneta (puxar radialmente).
Soltar o flat cable do diafragma na placa principal (só tem um nesta lente), usar um palito de unha de bambu para não danificar o flat.
Soltar 3 parafusos menores na tubo da lente, externos, próximos ao anel de foco.
O bloco ótico deve sair inteiro sem forçar muito, eventualmente uma pequena girada e tudo vai mais fácil.

Existem 4 parafusos mais longos que mantém o bloco ótico montado. Soltar todos. Assim irá separa em grupos. o do diafragma (traseiro) e o frontal. Aqui é uma ótima hora para limpar aquela poeirinha que costuma ficar alí (quando não é fungo), caso seja, usar solução 50% de água oxigenada 10 vol e 50% de amônia. Passar com cotonete e ir empurrando do centro para borda. Pouca quantidade senão respinga e vai para dentro do elemento colado e deixa mancha. Secar com outro cotonete limpo. Vai uns 5 cotonetes pelo menos, para não ficar mancha.

O bloquinho do diafragma é encaixado, é preciso soltar umas gavetinhas de trava. Muito cuidado pq a qualidade do plástico já é sabida que é ruim.
Temos o conjunto do diafragma na mão. Novamente ele possui mais 4 travinhas, desta vez laterais, muito cuidado ao soltar (bom se vc conseguir não quebrar nenhuma, posta o relato aqui kkk). Quando abrir muito cuidado! as lâminas podem pular e por serem tão pequenas é fácil perder.
Aqui é preciso limpar a gordura, mas antes eu confiro se o flat cable está perfeito, sem fissuras. Meço também a continuidade de cada trilha com multímetro em escala de OHMS, constatei que não houve rompimento e era só problema de emperramento.
Fotografo a posição (muito importante para montar depois), e separo cada lâmina para lavar com ou alcool isopropílico ou hexano (spray limpa contato). Eles limpam bem. Não recomendo manusear sem luvas para não cair gordura da mão seja no diafragma ou na própria lente.

Agora é a remontagem. Coloco a lâmina de baixo (tipo um berço), depois começo com a segunda lâmina depois da engrenagem no sentido horário. Essa é uma lâmina que não tem um "Bico" tipo anzol nas costas, justamente para não bater num postinho que tem na contra-peça do bloco ótico. Venho montando uma lâmina sobre a outra. Prefiro montar com as lâminas recolhidas (diafragma f2.0). As duas últimas são as mais chatas pois nessa hora já está fazendo a volta completa e precisa passar a ponta por baixo da primeira lâmina colocada. O problema que se força as lâminas pulam! Acredite levei uns 5 dias para fazer isso. Em seguida é montar a lâmina diferente que tampa um vãozinho, essa vai na mesma posição da primeira lâmina (a que não tem o anzol).

Agora é tudo o caminho inverso. Checar se não tem alguma poeira ou marca e vir montando tudo.
Para passar o flat de volta até a placa principal o macete é amarrar um barbante e puxar com pinça.


Caso o flat esteja com fissura ou não esteja dando continuidade, tentar limpar com spray limpa contato (de preferência um benzido kkkkk) esse produto faz milagres! Se ainda assim não for, terás que comprar a peça. A dica é procurar o nome da peça em inglês no E-bay ou principalmente no Aliexpress.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2021, 17:56:33
Fernando você é ninja mesmo kkkkk

Me diz uma coisa você conseguiu remontar a Youngnuo 35MM f2 inteira de volta e funcionando?

Quando puder tira umas fotos com ela em aberturas tipo 2.0 ,2.8, 4.0 pra gente ver.

Eu tive essa lente e foi a pior lente que tive na vida; mas é aquilo tem gente que gosta. Acho que aquele jogo que ela tem é bem bizarro ; talvez a cópia que eu tive estava desalinhada, vai saber rs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2021, 18:18:41
Citar
Me diz uma coisa você conseguiu remontar a Youngnuo 35MM f2 inteira de volta e funcionando?

Yes! está tinindo... até gravei story no meu insta ontem @nandobelmonte.

Não peguei para observar a qualidade ótica dela, mas olhando na câmera, meu pareceu boa. Como toda lente, ela tem menos resolução e é mais escura nas bordas, mas nada que subindo 1 ou 2 stops não melhore.

Seria muito cruel eu dizer que a lente não presta. É como o artesão criticar o martelo e formão.
Ela apenas tem os problemas de controle de qualidade, mas revisada é boasinha. Para nós usuários amadores atende perfeitamente, agora se o cara vai botar ela no pau tipo fotógrafo de formatura, casamento, etc.. aí não vai durar muito. Agora pra quem faz retrato, usa no estúdio com parcimônia (sem ser dedo frouxo) deve durar bem.

Comparada com a YN50 ela é melhor pois tem a baioneta de metal e mais lâminas no diafragma, de resto é igual.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2021, 19:14:39
Não tem foto ou não carregou aqui?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2021, 20:49:38
Não tem foto ou não carregou aqui?

Não coloquei foto, aliás não cheguei a tirar do passo a passo, apenas da montagem das lâminas do diafragma.
Mas, como disse já desmontei umas 3 e uso este vídeo de referência. Considere que meu tutorial é um comentário desse vídeo.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2021, 20:50:06 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2021, 21:28:05
Não coloquei foto, aliás não cheguei a tirar do passo a passo, apenas da montagem das lâminas do diafragma.
Mas, como disse já desmontei umas 3 e uso este vídeo de referência. Considere que meu tutorial é um comentário desse vídeo.


Bem legal Fernando, seria legal postar umas fotos feitas com a lente arrumada.

A minha cópia era muito estranha; não sei se tinha desalinhamento mas raramente tirava com ela uma foto que me agradasse, e tive duas cópias dela. As únicas coisas que eu achava boas eram a baioneta de metal e o autofoco que nas minhas duas cópias era um pouco lento, mas sempre cravado.

Um dia decidi comparar a Canon 18-55 STM com ela em 35MM e pra mim os resultados com a lente do kit em 35MM eram bem melhores. Já a 50MM é um pouco melhor na construção e na ótica é boa.