Autor Tópico: Fotometro manual X Fotometro da Camera  (Lida 3247 vezes)

cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Online: 26 de Abril de 2005, 18:56:19
Fiz alguns teste usando o fotometro da camera e um fotometro manual. Agora fiquei com varias duvidas. A Canon  10D usa 18% e o fotometro parece que 13%. Analizando a foto em anexo observei o sequinte:

Pic 1: Foto usando o fotometro da camera no modo automatico ( P )

Pic 2: Usando a PIC 1 acrescentei +1/2 stop. Essa imagem chega o mais proximo dos valores R:128 G:128 B:128
 
Pic 3: Usando o fotometro de mao e fazendo a medida no cartao cinza. Usei os valores para fazer o setup na camera e a foto ficou  muito escura.

Pic4, 5, 6, 7: fui aumentando +1/2 stop em cada foto. Os valores do cartao cinza que mais de aproxima com RBG:12 esta na Pic 6

Bom, vejo que os melhores resultados estao na PIC 2, ou seja, usando o fotometro da camera tenho que adicionar +1/2 stop e usando o fotometro manual tenho que adicionar +1 ½ stop

Esta analize esta correta?
Qual seria a melhor maneira de calibrar o fotometro manual com a camera 10D?




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2005, 10:50:11
Opa Carlos, desculpa ontem, é que tá muito correria aqui.
Agora vendo as imagens é que eu entendi seu problema... :)
Cara não tem nada de errado com seu fotômetro não.
:)
A questão é que vc está operando em luz incidente, quando vc opera com luz incidente a leitura encara como se todas as superfícies fossem cinza 18% o que não é sempre verdade, vc verá que em ambientes muito claros seu fotômetro tenderá a superexpor, enquanto em ambientes com cores mais escuras ele tenderá a subexpor, este é o efeito colateral da luz incidente, ela opera sempre com cinza 18% (ou cinza 13% dependendo do fotômetro) e qualquer outro tom que predomine no ambiente deverá ficar fora da escala.
Se vc usar o modo spot do seu fotômetro vc verá que ele consegue a leitura igual ao da câmera, pois ele vai ler a quantidade de luz refletida pela superfície, ou seja, leva em conta o tom da mesma. Lembre-se que alguns fotômetros são calibrados em tons de cinza diferentes de 18% (a maioria dos de mão são calibrados para 15% e 13%) estes valores foram obtidos de testes desenvolvidos por cada fabricante para otimizar um rendimento adequado para o maior número de fotos possível.
Lembrando que no modo spot o fotôemetro passa a considerar o Branco como cinza X% (onde X é a calibragem do fotômetro). :)



Bom é isso.
 
« Última modificação: 27 de Abril de 2005, 10:58:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2005, 12:31:27
Leo eu percebi que vc esta ocupado :) Agora entendi porque a diferenca nos valores quando uso no modo spot meter e incidente. Nao sabia que quando estou usando no modo incidente qualquer superficie seria lida com 18%.

Bom, qual o setup vc poderia me dizer para poder fazer esse teste corretamente. Estou querendo achar quando stop o meter esta fora da camera. Como seria o setup para o sequinte teste:

Camara spot  x fotometro  spot meter
Camera spot x fotometro incidente

Como verifico realmente quanto stop esta fora? usando o histograma da camera ou lendo os valores RGB do cartao cinza no PS?


Valeu
Carlos


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2005, 14:01:34
Carlos, acaba sendo tudo muito visual, mesmo porque existem fotômetros calibrados em 13%, 15% e 18%, vc tem que em primeiro lugar escolher um fotômetro que lhe agrade, eu gosto dos fotômetros 13% com modo Spot, pois eles apresentam uma representação melhor do branco.
Eu só uso modo incidente quando quero resguardar a pele, pois é um tom aproximado, nos demais sempre procuro usar modo Spot para mapear todo o ambiente, tiro medição de diversos pontos em modo spot e calculo exposições que possam ser mais interessantes, por isso até minha preferência pelos fotômetros de 13% como os Minolta, porém vc pode mapear cada tipo de superfície qual seria a compensação de exposiçào que vc gosta de usar.
Eu por exemplo uso -0,5 em modo flash com fotômetro da câmera, 0,0 em modo ambiente com o fotômetro da câmera, 0,0 para meu fotômetro em modo Spot e + 0,5 para o meu fotômetro em modo incidente. :)
Mas isso varia de fotômetro para fotômetro e de acordo com o seu gosto.
É muito importante conhecer seu equipamento para conseguir bons resultados.
O histograma é um bom recurso de checagem, mas se vc conhecer bem o equipamento raramente terá problemas. :)
« Última modificação: 27 de Abril de 2005, 14:04:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.