Autor Tópico: Recomendação de Impressora  (Lida 1184 vezes)

Vitorino1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Janeiro de 2021, 18:52:53
Boa noite, galera!
Estou iniciando no mercado de artes fotográficas mas não sei qual melhor impressora comprar.
Vocês poderiam me ajudar?
Gostaria de alta qualidade, cores vivas - na medida do possível.
Meu orçamento para compra é de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Muito obrigado!
Já me recomendaram a L1800, o que acham dela?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2021, 19:14:47
Mercado de fotografia me parece beeeem amplo, vai vender prints?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2021, 19:23:53
Vitorino, seja bem vindo ao fórum. :ok:

Você vai usar a impressora para qual finalidade? "Mercado de artes fotográficas" é algo bem genérico.

Por exemplo, se você for pensar em imprimir preto e branco com qualidade papéis de algodão, comum no mercado de impressão fineart (tinta pigmento) , a Epson L1800 não atende, pois tem apenas 1 cartucho preto e esse é para uso em papéis resinados. São modelos de impressora pensados para ter um custo baixo de impressão de fotos.

Em contrapartida impressoras com um Epson Surecolor P900 que imprime até A2 trabalham com 4 cartuchos pretos. Canon tem a linha Imageprograf. Mas o custo inicial é alto quando se pensa em uma impressora A2.


Maioria (não sei afirmar se todas) dessas impressoras que usam algo similar de "Eco tanque" ou "bulk" usam tintas corante, que a curto prazo, desbotam, dependendo da qualidade/fornecedor da tinta e papel utilizado.

Tem várias variáveis, por isso, se você puder ser um pouco mais específico no que deseja, fica mais fácil para ajudar.  :ok:

:ponder: Dependendo do público que você quer atingir pode ser que o formato A3+ seja pequeno.

E dependendo da impressora o custo com insumos (papel e tinta) pode ficar alto.

E ainda tem a cotação atual do dólar que não ajuda.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2021, 19:28:33
Outra coisa, pensando em qualidade constante de impressão tem implementar um bom fluxo de trabalho com gerenciamento de cor: monitor bom e calibrado além de criar perfil ICC para impressão.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2021, 19:33:06
Não estou querendo te desanimar,  :D mas hoje, quem me pergunta a respeito de comprar impressora, minha resposta padrão é: pesquise muito e tenha certeza que quer encarar isso. Se não, vai ficar com impressora parada, cartucho e/ou cabeça entope e é um valor considerável investido que pode ser perdido.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2021, 19:34:13 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Vitorino1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2021, 20:24:45
Olá, André!

Muito obrigado pelo feedback.

Estou iniciando uma empresa de quadros decorativos, as imagens que produzirei serão de animais, paisagens e etc.

Não sei se posso colocar links aqui, mas só para se ter uma ideia com o que trabalharei, segue o link: https://www.natuon.com.br/produtos/

Falta pouco para começar a vender. Necessito agora de uma luz quanto a possíveis impressoras que trarão boa qualidade nessas imagens pelo orçamento que tenho.






André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2021, 11:12:00
Entendi.

Tranquilo postar links aqui desde que não extrapole as regras de uso do fórum. :ok:

Eu não tenho experiência com impressoras que usam esse esquema de tanque. A pouca experiência que tenho é com impressoras de pequeno porte A2 dessas para fineart. Já que tenho uma.

O que posso aconselhar é:
- Coloque na planilha os custos. Se for pela Epson L1800 pesquise antes alguns fornecedores de tinta e papel para ter opção para repor estoque não ficar com a impressora parada.

- Ao adquirir a impressora verifique os procedimentos de manutenção: limpeza de cabeçote, alinhamento, etc. Para não ser pego de surpresa.

- E finalmente dê uma pesquisada sobre gerenciamento de cor. É algo que eu acho essencial para garantir boa fidelidade de cores. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2021, 13:01:10
Impressora com tinta corante não seria o indicado nem pra decoração...

Muito mais fácil você terceirizar a impressão.

Impressora precisa de volume pra justificar o custo..
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2021, 23:05:46
Olá, André!

Muito obrigado pelo feedback.

Estou iniciando uma empresa de quadros decorativos, as imagens que produzirei serão de animais, paisagens e etc.

Não sei se posso colocar links aqui, mas só para se ter uma ideia com o que trabalharei, segue o link: https://www.natuon.com.br/produtos/

Falta pouco para começar a vender. Necessito agora de uma luz quanto a possíveis impressoras que trarão boa qualidade nessas imagens pelo orçamento que tenho.

Neste mercado tanto faz a qualidade de impressão, claro dentro de um mínimo aceitável

Como é tudo formatado, compre no ML de baciada que tem o valor bem em conta e imprima numa gráfica de confiança, faça testes.

Invista em mkt e vai ser feliz

Abraço