Eu fico me perguntando qual seria a motivação pra um cara desses falar mal de um equipamento. Na hipótese de o cara ganhar da marca pra falar bem, a recíproca deve ser verdadeira, deixa de ganhar se falar mal. Ainda nessa hipótese, se o cara fala mal, qual seria a chance de a marca pagar no futuro pra falar bem? Pode ser também que o cara, ao ganhar de uma marca, esteja impedido de falar bem das outras. Ou impedido de falar bem de uma delas, mas esteja livre pra elogiar as outras.
Claro que a hipótese pode ser também que o equipamento não é (tão) bom (quanto a concorrência). Por vezes o cara fala "pro meu uso, a câmera X não é tão boa", o que torna as coisas mais fáceis: basta procurar outra pessoa que tenha uso similar ao que queremos dar ao equipamento.
Pelo critério da
Lâmina de Occam, uma explicação que depende de poucos fatores pra ser explicada tem maior chance de estar certa do que uma explicação cheia de fatores - isso se aplica tanto aqui quanto na maioria das teorias conspiratórias, sem querer dizer que estamos diante de uma neste tópico. Se as mesmas pessoas já falaram bem de uma marca no passado e agora falam mal, me parece que há uma grande chance de o equipamento não ser tão bom - pelo menos pro uso dessas pessoas, que também se protegem de dizer verdades absolutas com as palavrinhas "pro meu uso", "na minha opinião", etc.