Autor Tópico: Lente 75-300 vale a pena consertar?  (Lida 2178 vezes)

banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Online: 05 de Fevereiro de 2021, 17:50:28
Salve galera, ganhei uma lente 75-300 de uma amiga, ela ficou parada um tempão e ta cheio de fungos.

Levei pra olharem e ficou R$280 pra arrumar os fungos e a ótica, é esse preço mesmo? E vale a pena arrumar?


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 17:53:27
Salve galera, ganhei uma lente 75-300 de uma amiga, ela ficou parada um tempão e ta cheio de fungos.

Levei pra olharem e ficou R$280 pra arrumar os fungos e a ótica, é esse preço mesmo? E vale a pena arrumar?
Cara tá um preço bem honesto na minha opinião pra um lente que saiu da faixa pra você, a minha 70-300 ficou em 600 conto no primeiro pau que ela deu, hoje já penso em trocar até por uma 70 200 F4 por questões de qualidade.

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 01:10:20
Cara eu já vi essa lente por 300 reais a venda , sem fungos.

Tudo bem que essa 75-300 tá longe de ser uma maravilha na ótica, mas será que compensa ter uma lente com fungos assim. Pra limpar sempre se corre o risco de desalinhar. Eu acho que não vale a pena.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 11:47:41
Da pra ela ficar boa depois que limpa, ou nunca vai ficar igual a antes? A questão é mais essa, porque a lente eu usaria, to precisando de uma tele e essa apareceu rs

Pelo preço acho que ta até ok, é dificil achar essa lente por menos de 400, sem nenhum problema.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 12:42:22
Da pra ela ficar boa depois que limpa, ou nunca vai ficar igual a antes? A questão é mais essa, porque a lente eu usaria, to precisando de uma tele e essa apareceu rs

Pelo preço acho que ta até ok, é dificil achar essa lente por menos de 400, sem nenhum problema.

Cara é um risco. Há uma chance de desalinhar algum grupo ótico e isso prejudica a nitidez da lente. Outro risco é se os fungos começarem a corroer o coating dos vidros, dai é irreversível.

Se o técnico for bom e os coatings da lente estiverem intactos, o serviço fica perfeito.  Eu só faria isso se fosse uma lente mais cara, considerando que sempre vejo essa lente por valor entre 300 a 500 reais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 18:30:30
Aproveite a desculpa e diga que não tem jeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 21:59:15
Da pra ela ficar boa depois que limpa, ou nunca vai ficar igual a antes? A questão é mais essa, porque a lente eu usaria, to precisando de uma tele e essa apareceu rs

Pelo preço acho que ta até ok, é dificil achar essa lente por menos de 400, sem nenhum problema.

Henrique, se o fungo estiver bem instalado corre risco de afetar a lente mesmo depois que limpa... então tem esse risco.
Investe numa 55-250mm em bom estado, da pra achar bons negócios se procurar bem.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 23:43:09
Henrique, se o fungo estiver bem instalado corre risco de afetar a lente mesmo depois que limpa... então tem esse risco.
Investe numa 55-250mm em bom estado, da pra achar bons negócios se procurar bem.

Se a câmera for APSC , vale muito mais a pena pegar a 55-250, uma ótima lente, tive a versão II e a STM, ambas muito boas. Gostava bastante dela já em abertura máxima, é uma lente difícil de encontrar defeitos. Já a 75-300 ...


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 20:05:32
Henrique, se o fungo estiver bem instalado corre risco de afetar a lente mesmo depois que limpa... então tem esse risco.
Investe numa 55-250mm em bom estado, da pra achar bons negócios se procurar bem.
Sim mano eu tinha uma 55-250 acabei vendendo e me arrependi kkkkk
Querendo ficar com essa pq só to com lente fixa aqui e nem queria gastar muito pra pegar outra.

Mas to em dúvida se vale arrumar mesmo, eu to achando que é melhor arrumar e ficar com essa do que ficar sem.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:20:40
Henrique, essa é, de longe, a pior lente da Canon! Definitivamente não compensa!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:43:45
Salve galera, ganhei uma lente 75-300 de uma amiga, ela ficou parada um tempão e ta cheio de fungos.

Levei pra olharem e ficou R$280 pra arrumar os fungos e a ótica, é esse preço mesmo? E vale a pena arrumar?

Eu tenho uma lente dessa, acho que na época eu paguei R$350, usada mas em perfeitas condições. Ainda hoje dá pra achar nesse valor, então não sei se compensa pagar R$280 pra limpar ela. Tá muito ruim de fungo mesmo? Não tem como deixar ela e usar assim mesmo?

Em tempo, a lente é bem fraca, sem discussão. Pouca nitidez, pouco contraste, AF lento. Mas ainda assim dá pra usar pra muita coisa tranquilamente, tenho me divertido bastante com ela. Uso só pra hobby mesmo, mas dependendo do trabalho usaria numa boa.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:46:13
Eu tenho uma lente dessa, acho que na época eu paguei R$350, usada mas em perfeitas condições. Ainda hoje dá pra achar nesse valor, então não sei se compensa pagar R$280 pra limpar ela. Tá muito ruim de fungo mesmo? Não tem como deixar ela e usar assim mesmo?

Em tempo, a lente é bem fraca, sem discussão. Pouca nitidez, pouco contraste, AF lento. Mas ainda assim dá pra usar pra muita coisa tranquilamente, tenho me divertido bastante com ela. Uso só pra hobby mesmo, mas dependendo do trabalho usaria numa boa.
Eu levei ela em outro lugar pra orçar, mas se sair caro eu vou usar desse jeito mesmo, e sim ta bem ruim de fungos...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 19:27:57
Eu levei ela em outro lugar pra orçar, mas se sair caro eu vou usar desse jeito mesmo, e sim ta bem ruim de fungos...

Cara sendo bem sincero, eu acho que o conserto não vale e jamais usaria uma lente com fungos, elas podem contaminar o espelho, o sensor e até mesmo outras lentes. Se sua câmera for cropada , ainda acho que qualquer versão da 55-250 é um melhor investimento  do que essa 75-300 com fungos.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 19:28:18 por cheferson »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 08:15:53
Da pra ela ficar boa depois que limpa, ou nunca vai ficar igual a antes? A questão é mais essa, porque a lente eu usaria, to precisando de uma tele e essa apareceu rs

Pelo preço acho que ta até ok, é dificil achar essa lente por menos de 400, sem nenhum problema.

No Mercado Livre tá na faixa de 400 reais, mas você acha aquelas com 1 ano de pouco uso, que já vale mais a pena. Dependendo de onde morar, na OLX acha mais barato ainda...

Mas pense que, de 280 pra 400 são só 120 reais de diferença que você ainda pode parcelar em 12x no ML. E você pode vender esta por uns 50 a 100 reais, pelo menos, e praticamente zerar essa diferença.

 É bom ganhar uma lente, mas o "de graça" dessa lente que você ganhou não está tão "de graça" assim.

Eu tenho a 55-250 (sem ser STM) e ela tem um preço razoável e estabilização. Dá uma olhada nessa também.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 08:20:33 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 11:52:30
Cara sendo bem sincero, eu acho que o conserto não vale e jamais usaria uma lente com fungos, elas podem contaminar o espelho, o sensor e até mesmo outras lentes. Se sua câmera for cropada , ainda acho que qualquer versão da 55-250 é um melhor investimento  do que essa 75-300 com fungos.
Tu acha que mesmo depois de limpa pode contaminar a camera e as outras lentes?

Eu levei ela em outro lugar, e ficou 180 dessa vez, acho que ta compensando.