Autor Tópico: [COLETIVO] Fotos feitas com equipamentos até 2016 (5 anos em 2021)  (Lida 10067 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 20:38:00
Eu realmente me surpreendo no fórum Youtube e outros lugares da internet, com as pessoas acreditando que tirar fotos melhores se precisa de um bom equipamento. As fotos aqui postadas são excelentes e provam que com conhecimento e prática é possível extrair excelentes fotos de equipamentos antigos, desde compactas, super-zoom, DSLR, Mirrorless.

Uma feita na avenida Paulista, Canon Xti e 18-55 (treinando Panning):
Fotos (10 de 28) by Chefferson Amaro, no Flickr

Parabéns Cheferson! Essa foto sua é minha favorita, ficou muito bem feita!
Sobre os equipamentos realmente é besteira pensar que um equipamento melhor vai melhorar as fotos, um bom tempo atrás eu era meio arrogante por fazer a mesma foto ou até uma foto melhor que outra pessoa que tinha um equipamento top, até fazia piadas etc...
Até que um dia saí para fotografar uma coruja um tanto difícil na minha região, tive a grande sorte de ver duas juntas aparentemente se beijando( uma coisa muito rara de se ver, é comum em periquitos)
Minha câmera não focava por nada, foco manual eu não conseguia enxergar direito por estar muito escuro (D3100 70-300mm), elas estavam um pouco distante e a lanterna do guia mesmo ao máximo não adiantou nada, acabou que levei um choque de realidade perdendo esse momento, perder uma foto por nosso erro é mais tolerável que perder pelo equipamento, já faz 8 anos que penso nisso e nunca mais tive a chance...
Também outras vezes que tive que usar flash estragando as cores de alguns pássaros pelo reflexo das penas, outras pelo ISO etc... Depois posso postar aqui algumas que nunca mais tive à chance de fotografar caso queira ver.

Mas são casos raros onde se perde à foto pelo equipamento, do resto é só melhorar a qualidade mesmo...
O problema que hoje se tem muitas pessoas querendo melhorar à foto em sí trocando de equipamento, é aí que mora o problema.

Desculpem comentar aqui achei justo colocar minha visão com base no tema do tópico.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #46 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 20:39:21
Indios Pataxós

Índios Pataxós by Andre Sena, no Flickr

Índios Pataxós by Andre Sena, no Flickr
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 20:49:56


Fujifilm Xpro1 (2008)
Leica Summicron 40mm f/2.0
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 20:50:49 por cfcsosa »


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 21:25:16
Acabo de perceber que não tenho câmeras ou lentes posteriores a 2015  :eek:
Eu só tenho uma D5000 e duas lentes do kit + uma 300mm que deve ser de 1995. Mas o celular é do ano passado...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 22:19:28
Umas fotos velhinhas de 2006 com a Canon XT (350D)

Acrobacias by Andre Sena, no Flickr

Cara essa é linda demais!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #50 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 22:24:34
Parabéns Cheferson! Essa foto sua é minha favorita, ficou muito bem feita!
Sobre os equipamentos realmente é besteira pensar que um equipamento melhor vai melhorar as fotos, um bom tempo atrás eu era meio arrogante por fazer a mesma foto ou até uma foto melhor que outra pessoa que tinha um equipamento top, até fazia piadas etc...
Até que um dia saí para fotografar uma coruja um tanto difícil na minha região, tive a grande sorte de ver duas juntas aparentemente se beijando( uma coisa muito rara de se ver, é comum em periquitos)
Minha câmera não focava por nada, foco manual eu não conseguia enxergar direito por estar muito escuro (D3100 70-300mm), elas estavam um pouco distante e a lanterna do guia mesmo ao máximo não adiantou nada, acabou que levei um choque de realidade perdendo esse momento, perder uma foto por nosso erro é mais tolerável que perder pelo equipamento, já faz 8 anos que penso nisso e nunca mais tive a chance...
Também outras vezes que tive que usar flash estragando as cores de alguns pássaros pelo reflexo das penas, outras pelo ISO etc... Depois posso postar aqui algumas que nunca mais tive à chance de fotografar caso queira ver.

Mas são casos raros onde se perde à foto pelo equipamento, do resto é só melhorar a qualidade mesmo...
O problema que hoje se tem muitas pessoas querendo melhorar à foto em sí trocando de equipamento, é aí que mora o problema.

Desculpem comentar aqui achei justo colocar minha visão com base no tema do tópico.

Gabriel eu entendo você . Existem realmente alguns setores da fotografia onde um equipamento melhor construído e/ou com melhores recursos ajuda e muito.

Um exemplo bem simples de se entender foi uma discussão que teve no Youtube no canal dos Marios (aliás é um ótimo canal de fotografia) e lá se discutia isso. Tinha um cara que trampava com filmagens em drones, ele sempre colocava uma DSLR pra filmar por causa da qualidade. Então ele precisava de Wifi e uma câmera e lente seladas, pois ele filmava nas montanhas e praias com o drone. O cara usava uma 5D Mark 4.

Veja, são casos específicos, onde um equipamento mais caro é praticamente obrigatório. Mas quantos % precisam disso? 10%? 5%? Se formos parar pra pensar pra maioria dos fotógrafos que faz newborn, ensaios, casamentos, foto em estúdio, uma 5D Mark 4 chega a ser um exagero. Mas pra quem vai com a câmera no molhado, na neve, no calor do deserto, não.

Tudo depende da necessidade. Acho que a maioria dos fotógrafos pode extrair muito bem recursos de uma câmera mais limitada. E quanto a minha foto, obrigado, eu também gosto muito da estética dessa foto, por ela capturar um momento bem simples, mas o Paning colaborou bastante também kkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #51 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 22:28:45


Fujifilm Xpro1 (2008)
Leica Summicron 40mm f/2.0

Carlos essa foto é top!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 23:17:47
Indios Pataxós

Índios Pataxós by Andre Sena, no Flickr

André, essa foto é sensacional cara!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 23:22:14
...
 Mas pra quem vai com a câmera no molhado, na neve, no calor do deserto, não.
...


Quem precisa disso vai de Pentax. Quase todas são seladas desde 2005  :D


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #54 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:03:43
Samsung NX100


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #55 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:38:39
Quem precisa disso vai de Pentax. Quase todas são seladas desde 2005  :D

Com certeza. As DSLR e lentes da Pentax tem uma qualidade acima da média de Canon e Nikon em quase todos os aspectos que se possa imaginar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #56 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:39:26
Samsung NX100


Tai uma pena que a Samsung matou essa NX; os sensores dela eram muito bons.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:39:44
Carlos essa foto é top!

Valeu Cheferson!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:48:40


Acho que me emploguei...

Sony NEX F3 (2012)
Lente do Kit (18-55)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 00:51:07

gifs para steam

Nikon D5500 (2015)
Lente do Kit