Autor Tópico: Alguém tem o DELL U2419H?  (Lida 1845 vezes)

Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:16:17
Buenas pessoal, tudo bem?

Recentemente adquiri um Dell U2419H. Ele vem pré calibrado de fábrica e não tem ao opção para calibrar via hardware.

Comprei este monitor da linha ultra sharp pensando em ter uma boa qualidade para poder tratar as minhas fotos. Porém notei que ele possui as cores menos saturadas, por ex: tratei uma foto no computador e ficou 100%, quando passo para o celular, as cor se apresenta bem mais saturada. Tenho a impressão também que o gama pode estar um pouco elevado.

Alguém que tenha este monitor já ideintificou esta condição?

Obrigado pessoal!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 18:16:42 por Kavra »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:42:20
:ponder:

As imagens finalizadas estão em sRGB?

Se a imagem final estiver em AdobeRGB vai ter diferença de cor.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 19:17:36
:ponder:

As imagens finalizadas estão em sRGB?

Se a imagem final estiver em AdobeRGB vai ter diferença de cor.

Sim André, tudo em sRGB


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 14:12:17
Se está tudo em sRGB, seria interessante colocar um pouco mais de informações: windows ou mac? notebook ou desktop? iOS ou android. qual modelo? Se está exportando a foto pelo LR, PS ou outro software?

Você notou isso apenas com o monitor novo ou no antigo tb?

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 14:26:00
Geralmente as telas de smartphone, principalmente amoled da Samsung tem um contraste/saturação um pouco elevados.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 16:48:36
Monitor calibrado de fabrica é menos errado, mas ainda errado

Calibração tem que ser feita com calibrador.

Se vai comparar com celular, impressão, tv, etc, eles também precisam estar calibrados.


Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2021, 14:30:41
Se está tudo em sRGB, seria interessante colocar um pouco mais de informações: windows ou mac? notebook ou desktop? iOS ou android. qual modelo? Se está exportando a foto pelo LR, PS ou outro software?

Você notou isso apenas com o monitor novo ou no antigo tb?

Fala André,

Obrigado pela resposta (e obrigado também ao resto do pessoal pelas respostas).

Na verdade eu notei MAIS nesse monitor novo do que monitor antigo. Uso desktop com Windows.

Como comentei, quando eu passava as fotos para o celular elas ficavam mais saturadas do que quando via pelo monitor. Eu também notava que parece que o monitor estava com o gama um pouco elevado, os brancos levemente lavados.

No fim das contas, acabei encontrando a solução!.
Vou deixar aqui em baixo como eu resolvi, pois outras pessoas podem ter o mesmo problema e nem saber, principalmente para quem tem placas de vídeo da nVidia!


No Painel de Controle da nVidia existe uma opção, no que diz respeito a configuração de cores.

Na opção "Intervalo de Saída Dinâmica" a opção "Completo" deve estar selecionada.

Segue imagem com a configuração: https://drive.google.com/file/d/1oKFdwAumQD65nmG_A9G5hJ4QA-gwN20k/view?usp=sharing


Acabei descobrindo a solução para este erro em um vídeo do Youtube, em que a pessoa teve o mesmo problema que o meu. Segue o vídeo para vocês entenderem um pouco melhor o que se passou:  https://www.youtube.com/watch?v=ZBYsqGH9CtE


Obrigado pela ajuda!

abs
Juliano


« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2021, 14:31:41 por Kavra »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2021, 17:23:32
Quem bom que resolveu e bacana de compartilhar aqui a resposta! :ok: :ok:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2021, 18:26:21
Fala André,

Obrigado pela resposta (e obrigado também ao resto do pessoal pelas respostas).

Na verdade eu notei MAIS nesse monitor novo do que monitor antigo. Uso desktop com Windows.

Como comentei, quando eu passava as fotos para o celular elas ficavam mais saturadas do que quando via pelo monitor. Eu também notava que parece que o monitor estava com o gama um pouco elevado, os brancos levemente lavados.

No fim das contas, acabei encontrando a solução!.
Vou deixar aqui em baixo como eu resolvi, pois outras pessoas podem ter o mesmo problema e nem saber, principalmente para quem tem placas de vídeo da nVidia!


No Painel de Controle da nVidia existe uma opção, no que diz respeito a configuração de cores.

Na opção "Intervalo de Saída Dinâmica" a opção "Completo" deve estar selecionada.

Segue imagem com a configuração: https://drive.google.com/file/d/1oKFdwAumQD65nmG_A9G5hJ4QA-gwN20k/view?usp=sharing


Acabei descobrindo a solução para este erro em um vídeo do Youtube, em que a pessoa teve o mesmo problema que o meu. Segue o vídeo para vocês entenderem um pouco melhor o que se passou:  https://www.youtube.com/watch?v=ZBYsqGH9CtE


Obrigado pela ajuda!

abs
Juliano
Quando selecionei esse modo o meu ficou com as cores mais saturadas e com mais contraste.

Estava selecionado o modo padrão de cor acima. Quando selecionei o modo dinâmico aparentemente não mudou nada mas ao colocar completo ficou como citei acima.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2021, 18:27:58 por YP »


Kavra

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 14:37:08
Quando selecionei esse modo o meu ficou com as cores mais saturadas e com mais contraste.

Estava selecionado o modo padrão de cor acima. Quando selecionei o modo dinâmico aparentemente não mudou nada mas ao colocar completo ficou como citei acima.

Olha, com certeza você irá notar diferença ao mudar, até porque você está acostumado com um padrão. Agora o interessante é saber se o padrão que você estava acostumado é o certo ou não né. Qualquer coisa da uma olhada no vídeo do youtube que passei o link e ve se você se identifica com alguma dessas questões. Se não, acrei que não se aplica!