Autor Tópico: Alta dos Combustíveis  (Lida 23721 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #105 Online: 08 de Março de 2021, 18:05:42
Os acionistas americanos agradecem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.296
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 08 de Março de 2021, 18:34:11
Petrobras anuncia 6º reajuste no ano, alta de 8,8% na gasolina e 5,5% no diesel  :eek:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/03/08/petrobras-anuncia-novo-aumento-nas-refinarias
Para não perder o costume


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #107 Online: 08 de Março de 2021, 19:03:29
E a piada do mercado livre funcionar nos EUA, só vou deixar 02 palavras: TikTok e Huawei.

Mais um capítulo da anedota do livre-mercado: Aqui no Texas há uma distribuidora de energia e várias geradoras, todas injetam energia na mesma rede de distribuição. Livre mercado, concorrência, aquela coisa toda. Uma das geradoras, chamada Griddy, é famosa por vender energia a preço de custo mais uma pequena taxa de serviço. Nos meses de clima mais ameno, os clientes dessa Griddy ficam bem satisfeitos, pois a conta de energia vem baixa. Tem mais um detalhe nessa história: esta empresa cobra direto no cartão de crédito quando o valor devido passa de um valor X; logo não tem data fixa de vencimento.

Mas note que os preços são ajustados minuto a minuto. Ou seja, em um momento se paga 1 centavo por kWh, no momento seguinte o preço pode vir de 1 dólar. Mas aí veio o grande blackout de fevereiro e, em dado momento mais de 95% das casas ficaram sem energia. Regra comum de mercado, quando há mais demanda que oferta, o preço sobe. Quem usava Griddy e tinha energia da distribuidora pagou algo como 9 dólares por kWh, e várias pessoas que tinham esta conta receberam cobranças de mais de 4 mil dólares por alguns poucos dias de energia.

Depois de muito estrago (gente ficou com cartão de crédito estourado sem nem saber), o governo destituiu a Griddy de fornecer energia e distribuiu todos os clientes pra outras geradoras. Mesmo que a empresa tivesse contratos citando claramente que tal coisa poderia acontecer.
« Última modificação: 08 de Março de 2021, 19:03:57 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #108 Online: 08 de Março de 2021, 19:39:31
Kkkkkkkk

Na América liberal.

Só deslumbrado cai nessa de mercado livre.

O nome disso é interferência estatal de fazer inveja a comunista.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #109 Online: 09 de Março de 2021, 10:34:16
 
Kkkkkkkk

Na América liberal.

Só deslumbrado cai nessa de mercado livre.

O nome disso é interferência estatal de fazer inveja a comunista.

 :D :D :D
Sempre dá pra melhorar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.296
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 09 de Março de 2021, 12:03:39
Atualizando com o último aumento.

R$5,70
Atualizando com o último aumento.

R$ 5,90


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 09 de Março de 2021, 13:18:06
To achando que o preço do litro de gasolina está apostando corrida com a nota de 1 dollar...
Conhecimento importa mais que equipamento.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #112 Online: 09 de Março de 2021, 22:23:38


Depois de muito estrago (gente ficou com cartão de crédito estourado sem nem saber), o governo destituiu a Griddy de fornecer energia e distribuiu todos os clientes pra outras geradoras. Mesmo que a empresa tivesse contratos citando claramente que tal coisa poderia acontecer.

Ei Felipe, aí nos EUA a galera não está instalando geradores fotovoltaicos? Eu mesmo estou pensando em instalar aqui em casa. Esses últimos meses usei bastante o ar condicionado e veio uma tabacada na fatura  :doh: :doh:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #113 Online: 10 de Março de 2021, 00:58:24
Ei Felipe, aí nos EUA a galera não está instalando geradores fotovoltaicos? Eu mesmo estou pensando em instalar aqui em casa. Esses últimos meses usei bastante o ar condicionado e veio uma tabacada na fatura  :doh: :doh:

Várias pessoas estão instalando, sim. Eu mesmo já pensei em instalar. Mas aqui tem umas particularidades:
1. Nos EUA o mercado de imóveis funciona bem diferente do Brasil. Aqui, ao se casar, compra-se uma casa pequena. Tem um filho, vai pra casa maior. Filhos em idade escolar, vai-se pra onde tem escolas melhores (as escolas públicas são zoneadas pelo endereço). Muda de emprego, vai pra outra casa pra ganhar 30 minutos de trânsito. Os filhos vão embora, vai-se pra outra casa pequena. O americano médio aqui no Texas muda de casa a cada 3-4 anos. Então o cara não quer pegar um financiamento de 15 anos do sistema solar que não vai acrescentar muito ao valor da casa (veja n. 2 abaixo) mas vai ficar pendente por anos.
2. O valor anual do financiamento da energia solar é similar ao da conta de eletricidade normal - isso no contexto atual. Pode ser que depois desse apagão, o preço da energia suba, pra pagar mais contingência. Então não existe um estímulo financeiro de ter energia solar.
3. Os sistemas ligados à rede possuem um recurso de segurança que desliga automaticamente se a energia da rede cai. Faz sentido pois, se por exemplo um poste cair, a distribuidora vai desligar a rede e não quer ninguém jogando energia de volta pra rede enquanto eles consertam. Não se pode contar com a energia solar durrante um apagão, nem mesmo durante o dia. Então a opção é um sistema híbrido, que é bem mais caro, pois usa uma bateria bem grande pra alimentar a casa por várias horas. Pela diferença de preço, pode-se por exemplo colocar um gerador que serve pra casa inteira.
4. O sistema tem que ser bem dimensionado pra ficar levemente negativo. Isso porque se pode vender energia pra rede, mas o pagamento é em crédito energético. Se o sistema for positivo (gera mais energia do que consome durante o ano), esse crédito vai se acumulando sem retorno financeiro.

Mas lembro que no Brasil eu já queria este tipo de sistema. Mas desisti por um motivo que achei ultrajante: ao comprar energia da rede, se paga ICMS. Ao vender, também.
« Última modificação: 10 de Março de 2021, 01:09:38 por felipemendes »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #114 Online: 10 de Março de 2021, 08:42:45
To achando que o preço do litro de gasolina está apostando corrida com a nota de 1 dollar...
:eek:
 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #115 Online: 10 de Março de 2021, 11:12:57
O preço da gasolina deve subir mais nos próximos dias. O dólar continua a subir e o preço do barril do petróleo também subiu devido a um ataque com mísseis a uma instalação petrolífera na Arábia Saudita.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #116 Online: 10 de Março de 2021, 11:38:33
Várias pessoas estão instalando, sim. Eu mesmo já pensei em instalar. Mas aqui tem umas particularidades:
1. Nos EUA o mercado de imóveis funciona bem diferente do Brasil. Aqui, ao se casar, compra-se uma casa pequena. Tem um filho, vai pra casa maior. Filhos em idade escolar, vai-se pra onde tem escolas melhores (as escolas públicas são zoneadas pelo endereço). Muda de emprego, vai pra outra casa pra ganhar 30 minutos de trânsito. Os filhos vão embora, vai-se pra outra casa pequena. O americano médio aqui no Texas muda de casa a cada 3-4 anos. Então o cara não quer pegar um financiamento de 15 anos do sistema solar que não vai acrescentar muito ao valor da casa (veja n. 2 abaixo) mas vai ficar pendente por anos.
2. O valor anual do financiamento da energia solar é similar ao da conta de eletricidade normal - isso no contexto atual. Pode ser que depois desse apagão, o preço da energia suba, pra pagar mais contingência. Então não existe um estímulo financeiro de ter energia solar.
3. Os sistemas ligados à rede possuem um recurso de segurança que desliga automaticamente se a energia da rede cai. Faz sentido pois, se por exemplo um poste cair, a distribuidora vai desligar a rede e não quer ninguém jogando energia de volta pra rede enquanto eles consertam. Não se pode contar com a energia solar durrante um apagão, nem mesmo durante o dia. Então a opção é um sistema híbrido, que é bem mais caro, pois usa uma bateria bem grande pra alimentar a casa por várias horas. Pela diferença de preço, pode-se por exemplo colocar um gerador que serve pra casa inteira.
4. O sistema tem que ser bem dimensionado pra ficar levemente negativo. Isso porque se pode vender energia pra rede, mas o pagamento é em crédito energético. Se o sistema for positivo (gera mais energia do que consome durante o ano), esse crédito vai se acumulando sem retorno financeiro.

Mas lembro que no Brasil eu já queria este tipo de sistema. Mas desisti por um motivo que achei ultrajante: ao comprar energia da rede, se paga ICMS. Ao vender, também.
Muito bem explicado. Geralmente o payback é por volta de 6 a 8 anos. Eu ainda tenho outro problema que na minha cidade eles não estão aceitando trocar o meter por um novo. Tem que ser instalado um adicional, ou seja, mantém o que mede o consumo da rede (grid) e um outro que mede quando eu consumi do painel solar e o excedente eles me pagam 1/3 do valor. É diferente da maioria dos lugares onde é 1:1. O relógio de luz literamente anda para trás (volta) quando consome energia direto do sistema solar. Para eu maximizar meu ganho eu teria de instalar baterias e já não compensa.

Sobre não vender a casa, meu plano é pensar em vender minha casa quando minha filha mais nova terminar o high school e isso será daqui 12 anos. Mas tem a questão de poder mudar de Estado. Vira e mexe vem proposta de emprego para outras localidades. Logo logo acabo aceitando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #117 Online: 10 de Março de 2021, 11:41:23
O preço da gasolina deve subir mais nos próximos dias. O dólar continua a subir e o preço do barril do petróleo também subiu devido a um ataque com mísseis a uma instalação petrolífera na Arábia Saudita.
Mercado de Chemicals/Resina Plástica está começando a enfrentar shortages. Uma das explicações é pura sacanagem deles. Fazem faltar produto para poder renegociar contratos (para quem tem contratos anuais) ou para subir o preço e faturar mais lucro. Capitalismo malvadão!!!

Aqui no meu Estado a gasolina já está em 2.60 o galão e tem previsões de que possa chegar a 2.80. Nunca paguei mais que 2.80 desde quando me mudei para cá há quase 4 anos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #118 Online: 10 de Março de 2021, 16:28:24
Várias pessoas estão instalando, sim. Eu mesmo já pensei em instalar. Mas aqui tem umas particularidades:


Olá Felipe,
Bacana sua explicação  :ok:
Aqui fiz um orçamento há alguns anos para colocar as placas e instalação. Na época meu consumo médio mensal era de 380 kh/h. Custaria algo como 16k talkeys e o payback assim como disse o Thales, por volta de 6 a 8 anos. O que vou dizer abaixo são informações daquele momento, talvez já mudou.

Sim, a quantidade gerada excedente fica de crédito para um consumo maior em determinado período OU pode usar em outra unidade (casa na praia, etc).

Sim, o sistema só joga energia pra fora se constatar que a rede da concessionária está ligada. No seu exemplo do poste caído, não tem risco de energizar.

Sim, aqui o mesmo medidor mede o que consumiu e o que produziu. Mas precisa ser trocado pois o default só mede o que entra na casa.

Sim, o imposto é dobrado.

Vamos imaginar que você gerou 350 kw/h e consumiu a mesma quantidade. Teoricamente sua fatura deveria vir 0,00 talkeys. Porém, existe uma taxa mínima que a concessionária cobra, você usando ou não a energia deles. Inclua-se no cálculo o imposto da energia gerada.

Tudo isso tem que ser calculado. Mas tem um ponto positivo... o cálculo é baseado com o valor atual, e como a regra é aumentar o preço, quanto maior for o reajuste, menor será o tempo de payback.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #119 Online: 22 de Março de 2021, 15:39:17
Tudo o que economiza combustível ou energia é mais viáve no Brasil porque tudo é mais caro.

Minha última casa aí no Brasil tinha toda a preparação para ter ar condicionado tipo split. Não coloquei por conta do custo proibitivo de Energia Elétrica. Os aparelhos você parcela, instala e depois de um ano é só alegria. Mas conseguir manter a conta de luz no verão não é fácil.

Minha casa já tinha aquecimento solar para a água e já era uma maravilha. Ao invés to governo abaixar os impostos de armas, tinha que abaixar os impostos ou até zerar para energia solar. Sai muito mais barato que ter de investir em novas usinas de energia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales