Autor Tópico: Alta dos Combustíveis  (Lida 23770 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #120 Online: 22 de Março de 2021, 17:52:53
Tudo o que economiza combustível ou energia é mais viáve no Brasil porque tudo é mais caro.

Minha última casa aí no Brasil tinha toda a preparação para ter ar condicionado tipo split. Não coloquei por conta do custo proibitivo de Energia Elétrica. Os aparelhos você parcela, instala e depois de um ano é só alegria. Mas conseguir manter a conta de luz no verão não é fácil.

Minha casa já tinha aquecimento solar para a água e já era uma maravilha. Ao invés to governo abaixar os impostos de armas, tinha que abaixar os impostos ou até zerar para energia solar. Sai muito mais barato que ter de investir em novas usinas de energia.
Política beneficia quem quer...

Ah sobre os combustíveis. A gasolina baixou 5% mas pra variar naquele posto ao lado de casa não baixou ainda!!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #121 Online: 23 de Março de 2021, 15:33:55
Política beneficia quem quer...

Ah sobre os combustíveis. A gasolina baixou 5% mas pra variar naquele posto ao lado de casa não baixou ainda!!
Com a desvalorização do Real a exportação do Etanol tem aumentado cada vez mais. Ou seja, corremos o risco de que em breve ele suba mais do que a gasolina. Lei da oferta X procura
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #122 Online: 23 de Março de 2021, 16:03:12
Com a desvalorização do Real a exportação do Etanol tem aumentado cada vez mais. Ou seja, corremos o risco de que em breve ele suba mais do que a gasolina. Lei da oferta X procura

Exportação do etanol mesmo ou do açúcar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #123 Online: 23 de Março de 2021, 16:37:44
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #124 Online: 23 de Março de 2021, 16:44:46
Com a desvalorização do Real a exportação do Etanol tem aumentado cada vez mais. Ou seja, corremos o risco de que em breve ele suba mais do que a gasolina. Lei da oferta X procura
Etanol mesmo. Quase 20% mais exportações em 2020 frente 2019:
https://www.novacana.com/n/etanol/mercado/exportacao/exportacao-brasileira-etanol-2020-ultrapassa-marca-500-milhoes-litros-080620
Humm...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #125 Online: 23 de Março de 2021, 17:12:53
Brasil não é para amadores, definitivamente!!!
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 23 de Março de 2021, 21:53:49
Bem, eu não sinto muito o aumento da gasolina, pois eu larguei do carro faz 2 anos (e investi o dinheiro) e ando só de scooter. 40km/l.

Houve um tempo no qual eu usava ações da Petrobrás como hedge para os aumentos da gasolina. Deu até pra sair no lucro. Depois com a pandemia, as coisas ficaram mais complicadas nesse sentido.

Entendo que as pessoas tenham raiva dos aumentos, mas não tem muito o que o cidadão comum fazer.

A empresa, pelo fato de ser de capital aberto, DEVE fazer o que é bom para os seus sócios, ou seja, os donos, ou seja, os acionistas.

=======================

Hoje a gente tem um problema que é o abalo em vários "fundamentos" da nossa economia.

Antes da pandemia, sempre que as commodities (petróleo incluso) subiam, o dolar caía.

E sempre que elas caíam de valor, o dólar subia.

Mas esses movimentos eram de pouca volatilidade, e meio que as coisas se equilibravam.

Pouco antes da pandemia, com o fiasco da economia (lembram do PIB de 2019?) e os problemas fiscais crescentes, a coisa já foi se desequilibrando (intervenções do BC pra conter a subida do dolar pra 4,30-4,40 - Paulo Keds disse que se o Brasil fizesse muita besteira o dolar podia chegar a 5 reais...), e enfim, veio a pandemia e piorou o que era ruim.

Chegamos aqui com a situação fiscal tenebrosa, tesouro nacional lascado, inflação, risco brasil subindo... cenário propenso pra alta do dolar, a despeito da valorização das commodities, anulando o "equilíbrio" que +/- funcionava até o fim de 2019.

Quem segurou pra que as coisas não ficassem piores foi o BC. O BC segurou o dolar no peito (e lucrou... pois vendeu p/ex a 5,80 e recomprou a 5,30 - essa diferença de 0,50 é lucro pro BC), e tá agora tendo que subir os juros pois a queda dos juros não aqueceu a economia, atrapalhou as contas do tesouro mais do que um aumento da dívida (causada por uma SELIC alta), mas uma subida mais vigorosa pode ajudar o dolar a acalmar, e com isso, talvez a gasolina caia um pouco.

Um pouco.

Pra cair mais.... precisaria o congresso fazer uma reforma administrativa do mal (não vai rolar... vai ser uma reforma maiomeno), uma reforma tributária (que na prática vai aumentar ainda mais a carga tributária OBVIO).

Como as reformas não vão mudar muuuuuitaaa coisa assim, não dá pra gente esperar uma queda boa do dolar e dos outros preços dolarizados (tipo, tudo - exceto talvez a goiaba e a jabuticaba).

Solução? hedge - nesse caso, torcendo pro dolar não cair!!

(melhor esperar pelo meteoro ou outra forma de ir pro além)

Em tempo: tenho como sair do BR e não tenho mais vontade.

Não por gostar daqui, mas é que eu perdi o encanto pelos outros lugares.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 23 de Março de 2021, 22:06:17
Para vcs terem uma ideia, neste dia rodei umas 5h30m sem parar, fiz um total de 14 corridas (uma média alta, qse 1 corrida a cada 20min, não fiquei parado nenhum momento esperando novo passageiro).
Ao final dessa maratona recebi bruto R$120,00. Gasolina desconta R$50,00, seguro do veículo para rodar aplicativo R$7,00 (valor anual dividido por dia).
Só aí me sobrou apenas R$63,00.
Ainda teria q entrar no cálculo manutenção do veículo, depreciação e IPVA.
Desculpe mas a sua conta, na verdade, é um pouco pior.

Dirigir o carro é um negócio, nesse caso, e eu recomendo pensar dessa maneira.

Dito isto, há mais custos.

Um dos principais, penso eu, é o custo de trocar de carro.

Digamos que vc precise de 1000 reais por mês pra fazer isso. Se vc andar 25 dias por mês, são 40 reais por dia de custo de reposição do carro.

Então desses 63 sobram 23.

O IPVA, se for 2000 por ano, são 167 ao mês. Se vc trabalhar 25 dias, dá 6,70 por dia. Ou seja, te sobram 17 reais.

Se vc rodar 150km num dia, em 25 dias são 3750km num mês. Digamos que vc faça revisões a cada 10mil km, dá uma revisão a cada 3 meses +/-, se custar 300 reais dá 100 num mês, diluindo por dia, dá 4 reais por dia, te sobrando 13 reais.

Ah precisa trocar pneu a cada 40mil km. Outros itens fora da revisão.

Carro precisa ser lavado né?

Bom, talvez... sobra líquido 4-5 reais num dia?

Se tomar multa, furar pneu ou sofrer acidente, a conta fica negativa.

Bom... o lance então é não trocar o carro - sobram 40 cruzeiros.

E depois partir pra outro jeito de ganhar dinheiro.

(não sei como é a conta de um carro alugado, no caso - o inuito aqui é só fazer a gente pensar)


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 24 de Março de 2021, 08:15:05
Desculpe mas a sua conta, na verdade, é um pouco pior.

Dirigir o carro é um negócio, nesse caso, e eu recomendo pensar dessa maneira.

Dito isto, há mais custos.

Um dos principais, penso eu, é o custo de trocar de carro.

Digamos que vc precise de 1000 reais por mês pra fazer isso. Se vc andar 25 dias por mês, são 40 reais por dia de custo de reposição do carro.

Então desses 63 sobram 23.

O IPVA, se for 2000 por ano, são 167 ao mês. Se vc trabalhar 25 dias, dá 6,70 por dia. Ou seja, te sobram 17 reais.

Se vc rodar 150km num dia, em 25 dias são 3750km num mês. Digamos que vc faça revisões a cada 10mil km, dá uma revisão a cada 3 meses +/-, se custar 300 reais dá 100 num mês, diluindo por dia, dá 4 reais por dia, te sobrando 13 reais.

Ah precisa trocar pneu a cada 40mil km. Outros itens fora da revisão.

Carro precisa ser lavado né?

Bom, talvez... sobra líquido 4-5 reais num dia?

Se tomar multa, furar pneu ou sofrer acidente, a conta fica negativa.

Bom... o lance então é não trocar o carro - sobram 40 cruzeiros.

E depois partir pra outro jeito de ganhar dinheiro.

(não sei como é a conta de um carro alugado, no caso - o inuito aqui é só fazer a gente pensar)
Melhor comprar e vender qualquer coisa que fazer corridas. Ao menos o "lucro" é certo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #129 Online: 24 de Março de 2021, 09:44:43
Desculpe mas a sua conta, na verdade, é um pouco pior.

Dirigir o carro é um negócio, nesse caso, e eu recomendo pensar dessa maneira.

Dito isto, há mais custos.

Um dos principais, penso eu, é o custo de trocar de carro.

Digamos que vc precise de 1000 reais por mês pra fazer isso. Se vc andar 25 dias por mês, são 40 reais por dia de custo de reposição do carro.

Então desses 63 sobram 23.

O IPVA, se for 2000 por ano, são 167 ao mês. Se vc trabalhar 25 dias, dá 6,70 por dia. Ou seja, te sobram 17 reais.

Se vc rodar 150km num dia, em 25 dias são 3750km num mês. Digamos que vc faça revisões a cada 10mil km, dá uma revisão a cada 3 meses +/-, se custar 300 reais dá 100 num mês, diluindo por dia, dá 4 reais por dia, te sobrando 13 reais.

Ah precisa trocar pneu a cada 40mil km. Outros itens fora da revisão.

Carro precisa ser lavado né?

Bom, talvez... sobra líquido 4-5 reais num dia?

Se tomar multa, furar pneu ou sofrer acidente, a conta fica negativa.

Bom... o lance então é não trocar o carro - sobram 40 cruzeiros.

E depois partir pra outro jeito de ganhar dinheiro.

(não sei como é a conta de um carro alugado, no caso - o inuito aqui é só fazer a gente pensar)

Sim, amigo você está certo, a conta correta é esta sua. Eu nem cheguei nela pq somente ao descontar os valores mais aparentes ja vi que a furada que é dirigir nos aplicativos.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #130 Online: 24 de Março de 2021, 10:16:06

A empresa, pelo fato de ser de capital aberto, DEVE fazer o que é bom para os seus sócios, ou seja, os donos, ou seja, os acionistas.


Seus comentários fazem todo sentido, tomei a liberdade de pinçar esse em especial que me tocou mais.

Sendo o governo federal o maior acionista (nosso Representante direto), então SIM, a empresa deve fazer o que é bom para nós POVO também.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #131 Online: 24 de Março de 2021, 11:19:26
Seus comentários fazem todo sentido, tomei a liberdade de pinçar esse em especial que me tocou mais.

Sendo o governo federal o maior acionista (nosso Representante direto), então SIM, a empresa deve fazer o que é bom para nós POVO também.
O problema do combustível pode ser comparado com outros problemas como Serviços de Bancos e Resinas Termoplásticas:
 - Custo Brasil (logística, impostos, etc...)
 - Pouca ou zero concorrência
 - Excesso de regulação
 - Economia Instável (desde que me lembro por gente é crise acontecendo a cada 2 anos, pelo menos - tivemos um hiato ou menos durante os governos FHC e Lula).

Eu vejo aqui nos EUA onde o que mais tem é banco e postos de combustíveis. A concorrência ajuda demais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #132 Online: 25 de Março de 2021, 00:24:32
Seus comentários fazem todo sentido, tomei a liberdade de pinçar esse em especial que me tocou mais.

Sendo o governo federal o maior acionista (nosso Representante direto), então SIM, a empresa deve fazer o que é bom para nós POVO também.
GF é uma coisa, povo é outra, e consumidores são outra ainda.

Em todo caso, há um jogo de pesos e contrapesos. Se fossem satisfazer 100% dos acionistas, a gasolina já estava mais de R$ 10.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #133 Online: 28 de Março de 2021, 10:33:39
GF é uma coisa, povo é outra, e consumidores são outra ainda.

Em todo caso, há um jogo de pesos e contrapesos. Se fossem satisfazer 100% dos acionistas, a gasolina já estava mais de R$ 10.

Correto.
E só lembrando que a Petrobrás é uma Sociedade de Economia Mista, com muitas características de empresa privada, busca lucro e competitividade. Há sim o interesse em atender a população, mas não foi criado exclusivamente para esse fim.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #134 Online: 28 de Março de 2021, 12:43:41
Correto.
E só lembrando que a Petrobrás é uma Sociedade de Economia Mista, com muitas características de empresa privada, busca lucro e competitividade. Há sim o interesse em atender a população, mas não foi criado exclusivamente para esse fim.

Criada pra isso ela foi, por Vargas, se mudaram ao longo do tempo é outra história.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs