Autor Tópico: Alta dos Combustíveis  (Lida 23642 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #195 Online: 26 de Outubro de 2021, 16:43:36
Sumarizando a questão petroleo x dolar x real:

Janeiro de 2020:
Barril do petroleo brent: 22,70
Dolar comercial: 4,02
(gasolina: 4,60)

Preço do barril em reais: 91,25

==================

Outubro de 2021:
Barril do petroleo brent: 85
Dolar comercial: 5,57
(gasolina: 7,00)

Preço do barril em reais: 473,45

=================


Aumento de mais de 518%.

Normalização linear do valor da gasolina: 4,60 x 5,18 = R$ 23,83

=================

De maneira alguma quero com esse raciocínio defender a Petrobras, o Governo Federal, o Ministério das Minas e Energia, nem ninguém.

Só proponho a reflexão, pois noto que há muito ruído de todos os lados...

E no fim, tá um terror o preço dos combustíveis!

« Última modificação: 26 de Outubro de 2021, 16:48:01 por lsd »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #196 Online: 26 de Outubro de 2021, 19:23:01
Que bela análise  :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #197 Online: 27 de Outubro de 2021, 00:01:59
Em uma época relativamente recente, certa prática era comumente deturpada pela mídia, que era a Petrobras regular o preço do combustível no mercado interno. A matemática é relaivamente simples: quando o valor do combustível cai, segura-se o preço, fazendo caixa. Este caixa seria gasto quando o combustível estivesse caro, possibilitando também que o preçco não subisse (muito).

A mesma coisa se fez presente com grãos: pra estabilizar preços, havia um buffer de grãos, que era injetado no mercado em tempos de menores colheitas.

Voltando ao caso da Petrobras, essa solução foi justamente uma das propostas feitas pelo nosso digníssimo posto I-pilantra. Só que, agora ao invés de ser um fundo gerido pela Petrobras, adivinhem, seria um fundo particular. Ou seja, a mesma política neoliberal de sempre: tira uma coisa do Estado, dá a um amigo do Estado pra controlar. Fica mais caro, mas os amigos ficam felizes e não derrubam o governo.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #198 Online: 27 de Outubro de 2021, 10:03:08
Essa política dos alimentos (se não me engano, feita pela CONAB) foi "desidratada" no governo atual desde 2019 (fonte).

No caso dos combustíveis, havia isso que vc falou de um "buffer" (ou um tipo de hedge) mas mesmo com isso, não ia ter muito como segurar os preços, basta vc ver a evolução do preço do petróleo desde o começo da pandemia.

Correria-se o risco de hoje em dia ter uma Petrobras ainda mais fragilizada...

Eu só acho que é uma questão muito complexa, e que, tenho dúvidas se os envolvidos (ministério, agências reguladoras, etc) têm competência suficiente pra lidar com isso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #199 Online: 27 de Outubro de 2021, 10:43:45
Essa política dos alimentos (se não me engano, feita pela CONAB) foi "desidratada" no governo atual desde 2019 (fonte).

No caso dos combustíveis, havia isso que vc falou de um "buffer" (ou um tipo de hedge) mas mesmo com isso, não ia ter muito como segurar os preços, basta vc ver a evolução do preço do petróleo desde o começo da pandemia.

Correria-se o risco de hoje em dia ter uma Petrobras ainda mais fragilizada...

Eu só acho que é uma questão muito complexa, e que, tenho dúvidas se os envolvidos (ministério, agências reguladoras, etc) têm competência suficiente pra lidar com isso.

Então, não sei se vc lembra que recentemente o barril de petróleo chegou a ter preço negativo... Essa seria a hora em que a Petrobras firmaria um contrato pra fazer caixa. É uma enormidade; esse fundo seria capaz de cobrir anos de prejuízo. O problema é que os governos PT também não foram santos, e houve sério desfalque nessa época, como se nunca fosse mais haver tempo de vacas magras. O desfalque foi uma enormidade em algo que era mais enorme ainda.

As empresas em que trabalhei sempre trabalharam com a Petrobras. Os caras eram mestres em fazer contratos de longo prazo quando os preços estavam em baixa. Desta forma, na alta, os custos não elevavam tanto. Hoje em dia, acho que quem era bom saiu ou foi saído.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2021, 10:44:45 por felipemendes »


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #200 Online: 27 de Outubro de 2021, 10:51:15
Sim o WTI ficou uns dias negativo... na verdade, o petroleo veio caindo forte de novembro de 2019 até março de 2020 - caiu de 60 pra 20 USD.

Eu "acho" que a Petrobras fez caixa nesse momento sim, pois era meio que o "óbvio" (e no caso, isso seria "ficar vendido", pra lucrar na queda do barril), além de não ter abaixado o preço dos combustíveis na mesma velocidade - que eu me lembre, a gasolina não caiu pra 1/3 do valor nesse período né...

Uma curiosidade: quem aqui no tópico e mora fora do BR, por ai onde vc vive, a gasolina tem subido nesse ritmo insano?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #201 Online: 27 de Outubro de 2021, 11:42:25
Sumarizando a questão petroleo x dolar x real:

Janeiro de 2020:
Barril do petroleo brent: 22,70
Dolar comercial: 4,02
(gasolina: 4,60)

Preço do barril em reais: 91,25

==================

Outubro de 2021:
Barril do petroleo brent: 85
Dolar comercial: 5,57
(gasolina: 7,00)

Preço do barril em reais: 473,45

=================


Aumento de mais de 518%.

Normalização linear do valor da gasolina: 4,60 x 5,18 = R$ 23,83

=================

De maneira alguma quero com esse raciocínio defender a Petrobras, o Governo Federal, o Ministério das Minas e Energia, nem ninguém.

Só proponho a reflexão, pois noto que há muito ruído de todos os lados...

E no fim, tá um terror o preço dos combustíveis!

Acho que a janela escolhida leva a conclusões equivocadas.
Em 2014 o barril custava mais de 100 dolares, o dolar quase 3,00 reais e a gasolina nunca chegou nem perto disso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #202 Online: 27 de Outubro de 2021, 13:19:00
Uma curiosidade: quem aqui no tópico e mora fora do BR, por ai onde vc vive, a gasolina tem subido nesse ritmo insano?

Subiu um pouco mais que de costume. Normalmente oscila entre $2.50 e 2.80 o galão. Mas tem sido difícil encontrar abaixo de 2.95.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #203 Online: 27 de Outubro de 2021, 17:32:43
Subiu um pouco mais que de costume. Normalmente oscila entre $2.50 e 2.80 o galão. Mas tem sido difícil encontrar abaixo de 2.95.
Ou seja, as empresas usam algum instrumento financeiro pra "amortecer" a variação de preços...

Acho que a janela escolhida leva a conclusões equivocadas.
Em 2014 o barril custava mais de 100 dolares, o dolar quase 3,00 reais e a gasolina nunca chegou nem perto disso.
Eu escolhi o período de janeiro de 2020 em diante por ter sido pouco antes da pandemia.

De fevereiro de 2020 em diante muita coisa mudou.

Problemas macro do Brasil que vinham chamando a atenção do mercado desde o fim de 2019 ganharam uma força maior também a partir do 1T20.

Lembrem que antes da pandemia, a imprensa fazia auê pelo PIB ruim do Brasil no ano anterior. A situação fiscal já não tava boa, e isso foi um fator para a subida do dolar (fiscal, CDS, escassez de dolar nos vizinhos e claro, a pandemia).

Se as contas do BR estivessem melhor, o CDS menos ruim... talvez o dolar teria voltado mais rápido a um patamar "bom" (como aconteceu com algumas moedas pares do real), amenizando um pouco a situação do preço dos combustíveis.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #204 Online: 27 de Outubro de 2021, 18:30:46
Ou seja, as empresas usam algum instrumento financeiro pra "amortecer" a variação de preços...

Sim. Esse negócio de mercado desregulado é ideia de gente pascácia.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #205 Online: 29 de Outubro de 2021, 11:51:36
Em março deste ano estive no Rio Grande do Norte e a gasolina estava mais de 6 reais. Hoje em João Pessoa/PB está 6,49. Eu que não  rodo menos de 1000 km/ mês mesmo usando a bicicleta, estou me vendo doido. Sei que vai piorar.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #206 Online: 30 de Outubro de 2021, 15:16:06
Se as contas do BR estivessem melhor...
As contas do BR podem estar ruins, mas as da BR estão ótimas.
Tão boas que a empresa resolveu antecipar o repasse de lucros de 2021 aos sócios. Algo na ordem de R$ 64 bi (2x o custo anual do Bolsa Família).
Parte foi paga lá em agosto e setembro. O restante em dezembro. Antes mesmo de fechar as contas do ano.
Dinheiro criado das reservas do nosso subsolo. É o capital do país indo pro bolso de alguns poucos.
Isso é política. É um projeto.
Não tem nada a ver com crise, com pandemia. É uma ideia de mundo Neoliberal.
Ultrapassada e devastadora.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #207 Online: 30 de Outubro de 2021, 15:23:27
Em março deste ano estive no Rio Grande do Norte e a gasolina estava mais de 6 reais. Hoje em João Pessoa/PB está 6,49. Eu que não  rodo menos de 1000 km/ mês mesmo usando a bicicleta, estou me vendo doido. Sei que vai piorar.
Aqui no RS temos a gasolina mais cara do Brasil.
Literalmente.
Bagé - R$ 7,88 / L


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #208 Online: 31 de Outubro de 2021, 11:59:06
Achei que a mais cara era do Acre, pelas fotos que circularam por ai mostrando preços a 9,50.

Aqui em SP já vi postos onde a podium tá 8,70. (gasolina comum a 6 golpes).


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #209 Online: 01 de Novembro de 2021, 10:47:11
No posto ao lado de casa que sempre coloco os preços aqui está R$7,10