Autor Tópico: Alta dos Combustíveis  (Lida 23798 vezes)

peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #60 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 11:43:19
Depende de como vc quer investir seu dinheiro.
Mexer com terra, pra mim, é um investimento que compensa porque é seguro e vc protege sua grana com rendimentos superiores ao que o mercado lhe dá.
Falo do mercado para o perfil do investidor moderado ou convencional.
Mas não é fácil.
Primeiro porque precisa de muita grana.
Segundo porque dá muito trabalho e vc trabalha com variáveis que não dependem de vc, que são a natureza e uma mercadoria viva (que é o boi e etc), além de comandar mão de obra especializada mas, geralmente, bruta e de pouca instrução.
Existem sim, modelos de negócio onde vc aplica o dinheiro e espera o rendimento, que pode te dar mais retorno que o mercado financeiro, mas que tb gira em torno da volatilidade de nossos governantes.
Eu acho que é bom investimento sim, para quem lida no meio, mas para quem não é do meio é um risco.
Lógico que em tudo há risco, mas se me pedirem um conselho eu não incentivaria uma pessoa com conhecimento zero a entrar.
Acho que o mercado de ações, mesmo sendo bem arriscado, vai te dar mais chance de proteger seu dinheiro.
Porque há formas mais "fáceis" de vc ter a informação que precisa para se proteger das flutuações cambiais.
Mexer com fazenda e criação de bois é muito bom sim, mas dá muito mais trabalho do que se imagina.
É muita, mas muita variável envolvida pra quem não sabe e quer entrar.
Sem contar que o período de retorno do capital investido é lento quando vc quer sair do "zero" até o fim.
Há atalhos? Sim, há.
Mas conhecimento é fundamental pra ser bem sucedido quebrando esta "linha de produção".

Seria criação de gado um bom investimento baseado nessas informações?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 11:47:06 por peridapituba »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:25:22
vc trabalha com variáveis que não dependem de vc, que são a natureza e uma mercadoria viva (que é o boi e etc),

Aqui justamente é onde entra o hedge de carne que eu falei acima: ele protege tanto o produtor quanto o consumidor. Na baixa, não deixa o produtor se ferrar tanto e, na alta, não deixa o consumidor se ferrar tanto. Claro que pode haver uma praga, mas aí também há seguro contra praga.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 12:25:42 por felipemendes »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:34:41
Aumentou para R$5,10  :ok:
Acabei de ver o preço agora com esse último aumento.

R$5,50


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:35:20
Os estoque estão zerados.
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/19/estoques-publicos-conab-alimentos-reducao.htm

Analisando o gráfico, lembrei que em 2013/2014 não houve simplesmente o aumento de estoque. Foram anos de safra recorde, e simplesmente o mundo não deu conta de tanta comida.



https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14548-asi-ibge-confirma-safra-recorde-em-2013-e-preve-producao-ainda-maior-em-2014

Teria sido justamente a hora de repor estoque, mas a prática de deixar ao sabor do mercado estava favorável no momento: dólar baixo e muita comida pra exportar. Deu no que deu.




peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #64 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:46:03
Claro, há formas de se proteger.
Mas qdo vc depende do que não pode controlar, creio que seguros sejam mais caros.
E aí, sendo mais caros vc já pensa em outros investimentos que compensem mais.
É onde eu disse que se a pessoa está no meio pode se aproveitar do conhecimento que tem para minimizar certas dificuldades.
Tem uma variável complicada aqui que é o tempo.
No nosso país, investimentos de longo prazo são mais desafiadores porque a gente entra numa área crucial aqui, que é a política.
Não temos segurança.
Vc põe sua grana em um negócio por exemplo, no meio do caminho uma eleição põe na linha de frente um louco qualquer.
E aí lá vai vc perder seus cabelos ou até a vida, infartando porque alguém resolveu que aquele mercado deve ser mudado.
É uma roleta russa este país...

Aqui justamente é onde entra o hedge de carne que eu falei acima: ele protege tanto o produtor quanto o consumidor. Na baixa, não deixa o produtor se ferrar tanto e, na alta, não deixa o consumidor se ferrar tanto. Claro que pode haver uma praga, mas aí também há seguro contra praga.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 12:48:41 por peridapituba »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #65 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:57:40
É foda.
Vou te passar uma experiência minha parecida, mas meio que ao inverso.
Meu dinheiro tá sempre investido, prefiro ter o que vender desde que tenha liquidez do que deixar o real na conta.
Por este comportamento estou sempre com meus pastos "cheios", no limite do permitido.
Enche mais 10%, esvazia mais 15% e nisso vou tocando e vendo a movimentação do mercado pra agir.
Nessa, saímos de uma arroba de boi de 150/170/200 reais pra uma a 250/300 no mercado final.
E reposição num patamar de 250/350/400.
Só uma idéia...
Numa dessa se vc não protege seu dinheiro, é muito fácil vc vender a 180 e ter que repor a 350/380.
E aí, como faz?
Se fode de verde e amarelo, sem chance pra reclamar e nem ninguém pra te ouvir.
Então eu tendo esta estratégia acabou que meu dinheiro se valorizou uns 40 à 60% ano passado.
E eu continuo com meus pastos cheios e ainda por cima saltei de um patamar X para um X+30% pois aumentei minhas áreas produtivas.
Cresci muito mais do que imaginava.
Agora, se eu estivesse dormindo e não estivesse me precavendo tinha acontecido o contrário.
Minhas vendas não seriam suficientes pra repor.
E aí... é buraco na certa.

Analisando o gráfico, lembrei que em 2013/2014 não houve simplesmente o aumento de estoque. Foram anos de safra recorde, e simplesmente o mundo não deu conta de tanta comida.



https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14548-asi-ibge-confirma-safra-recorde-em-2013-e-preve-producao-ainda-maior-em-2014

Teria sido justamente a hora de repor estoque, mas a prática de deixar ao sabor do mercado estava favorável no momento: dólar baixo e muita comida pra exportar. Deu no que deu.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 13:00:09 por peridapituba »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #66 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 13:47:58
Nessa, saímos de uma arroba de boi de 150/170/200 reais pra uma a 250/300 no mercado final.
E reposição num patamar de 250/350/400.
Só uma idéia...
Numa dessa se vc não protege seu dinheiro, é muito fácil vc vender a 180 e ter que repor a 350/380.
E aí, como faz?
Se fode de verde e amarelo, sem chance pra reclamar e nem ninguém pra te ouvir.

Essa operação que eu falei funciona assim: na baixa de 150/170/200, eu me comprometo a comprar por 250 dentro de dois anos. Se em dois anos o preço estiver em 350, eu estou protegido. O produtor vai sofrer um pouco, mas note que ele garantiu venda praqueles dois anos, então ele ganhou segurança ali, pra investir em outras coisas.

Mas o que o Brasil fez com os estoques estratégicos foi justamente o que vc falou: vendeu tudo quando achou que estava em alta. Veio a pandemia, e aí se viu o que é alta de verdade, só que aí precisamos comprar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #67 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 20:12:38
O litro da gasolina nos Estados Unidos, que não produz 10% do petróleo que consome, está custando menos de 3,00 reais.
 :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 22:30:03
O litro da gasolina nos Estados Unidos, que não produz 10% do petróleo que consome, está custando menos de 3,00 reais.
 :doh:
Essa informação está errada.
EUA é o maior produtor de petróleo do mundo (as vezes flutua entre Saudistas e Russos). Contudo, os EUA suprem por volta de 60% com esse volume todo. O restante vem de importação. Geralmente com preferência para países como Canadá, México, Venezuela e mesmo Brasil.

https://www.houstonpublicmedia.org/articles/news/in-depth/2020/01/13/356915/u-s-is-not-energy-independent-despite-trumps-claims/amp/

https://www.heritage.org/coal-oil-natural-gas/commentary/does-the-united-states-still-need-middle-east-oil

https://en.m.wikipedia.org/wiki/United_States_energy_independence
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #69 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 22:31:05
Para ver como que aqui o mercado livre funciona. A semana começou com o galão a 2.29 e hoje abasteci a 2.59. Isso foi o efeito da neve no Texas que reduziu produção e aumento preço do barril. Provavelmente semana que vem já volta ao que estava antes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 10:47:40
Galera, o jeito de dar uma amenizada no custo foi começar a abastecer em postos que aceitam o Ame.
Retorna 10% do valor.

Ontem coloquei R$148,10 ao preço de R$5,49 e em 7 dias volta R$14,81

Então vai sair por R$5,00 pois na próxima abastecida uso esse valor para abater.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #71 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 11:11:44
Essa informação está errada.
EUA é o maior produtor de petróleo do mundo (as vezes flutua entre Saudistas e Russos). Contudo, os EUA suprem por volta de 60% com esse volume todo. O restante vem de importação. Geralmente com preferência para países como Canadá, México, Venezuela e mesmo Brasil.

https://www.houstonpublicmedia.org/articles/news/in-depth/2020/01/13/356915/u-s-is-not-energy-independent-despite-trumps-claims/amp/

https://www.heritage.org/coal-oil-natural-gas/commentary/does-the-united-states-still-need-middle-east-oil

https://en.m.wikipedia.org/wiki/United_States_energy_independence

Os Estados Unidos são os maiores produtores mas também é o maior importador de petróleo do mundo.
Isso já deixa claro que é autossuficiência é uma falácia.
Uma vez que eles exportam a maioria do petróleo que produzem e importam um quantidade maior ainda.

Os artigos que você citou tratam de suficiência energética, misturando petróleo, gás natural e carvão.

Parece piada mas os americanos tem o mesmo problema de refino do Brasil.
No Texas é extraído petróleo leve e a maioria das refinarias só trabalha com petróleo pesado.

No pre-sal Brasileiro é extraído petróleo pesado e as refinarias só trabalham com o leve.

E a piada do mercado livre funcionar nos EUA, só vou deixar 02 palavras: TikTok e Huawei.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #72 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 13:58:42
Os Estados Unidos são os maiores produtores mas também é o maior importador de petróleo do mundo.
Isso já deixa claro que é autossuficiência é uma falácia.
Uma vez que eles exportam a maioria do petróleo que produzem e importam um quantidade maior ainda.

Os artigos que você citou tratam de suficiência energética, misturando petróleo, gás natural e carvão.

Parece piada mas os americanos tem o mesmo problema de refino do Brasil.
No Texas é extraído petróleo leve e a maioria das refinarias só trabalha com petróleo pesado.

No pre-sal Brasileiro é extraído petróleo pesado e as refinarias só trabalham com o leve.

E a piada do mercado livre funcionar nos EUA, só vou deixar 02 palavras: TikTok e Huawei.

Sobre o mercado ser livre, é uma falácia das grandes. Minha cidade é a que mais cresceu no Texas (1134 pra mais de 16 mil em 10 anos, e crescendo furiosamente), então o comércio deveria estar bombando, certo? Errado. A prefeitura definiu previamente quais tipos de negócios podem crescer em cada shopping e terreno comercial. Isso gera problemas, do tipo duas oficinas de troca de óleo, uma em frente à outra. Não é que a segunda queria concorrer, mas era a única autorização praquele local. Mas igreja, já tem 3 e a quarta quase pronta.

A questão do petróleo leve/pesado é um pouco mais complexa. Tem como fazer gasolina a partir de ambos, embora com menos operações a partir do petróleo leve. Óleo pesado significa somente que ele possui moléculas maiores de hidrocarbonetos, que precisam ser quebradas em moléculas menores. Pra desenvolver uma planta, normalmente se calcula o custo em vários cenários: só com petróleo local, só com petróleo nacional (um tipo de logística), com blend de petróleo internacional (outro tipo de logística). Normalmente a opção mais eficiente é misturar um tanto de óleo pesado (barato) com óleo leve (caro), desde que sejam compatíveis (mesmo teor de enxofre, acidez, etc). Mesmo se o país tivesse só óleo leve, vale a pena vender (caro) e comprar óleo pesado (barato) pra complementar a demanda.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #73 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 14:58:06
Não consegui captar seu pensamento.
Aprofunda por favor, fiquei curioso.


E a piada do mercado livre funcionar nos EUA, só vou deixar 02 palavras: TikTok e Huawei.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 15:44:45
Não consegui captar seu pensamento.
Aprofunda por favor, fiquei curioso.

Duas empresas proibidas de operar nos EUA, por motivo puramente arbitrário.