É uma situação complicada, talvez você não conheça a realidade atual dos motoristas de aplicativo. Ganhar pouco é uma coisa, o que estes aplicativos estão fazendo é explorar uma situação onde muita gente está desesperada atrás de qualquer renda. Estas corridas pequenas que muitos motoristas estão cancelando não é para deixar de ganhar pouco, é deixar de pagar para trabalhar, pois a tarifa não cobre os custos.
Eu realmente não conheço, por isso questionei aqui, para aprender e entender a situação.
Deixa melhorar um pouco a situação do país (será que vai? ) e você ver sumirem os motoristas de aplicativo e as tarifas vão subir (exatamente como está acontecendo nos EUA neste momento, as empresas estão aumentando tarifas e criando incentivos pois está faltando motoristas).
Essa pandemia realmente aumentou a quantidade de motoristas de app, vi gente demais entrando, alguns saindo, um grande amigo financiou um Uno pra andar de Uber, pouco antes da pandemia, aprox. outrubro de 2019. Passou o fim de ano relativamente bem, disse que tava sobrando uma grana, etc. Ano passado com a pandemia, ele disse a mesma coisa que vc, aumentou demais a quantidade de desempregados, e foram para as ruas de Uber.
Agora em fevereiro ele vendeu o carro, porque não tava fazendo nem pra parcela/gasolina/seguro, coitado.
Aqui em Florianópolis isso acontece bastante de motoristas recusarem corridas curtas e corridas saindo de supermercado por exemplo. Não acho correto, mas senti na pele como é fazer corrida curta onde vc precisa andar uns 2km para buscar o passageiro, mais uns 3~4km para deixar no local, e o valor da corrida dá 5 reais, a conta não fecha.
Então... Esse é o ponto. Pro motorista, pode ser uma m**** fazer uma corrida dessas, mas às vezes o usuário tá lá, fodido, busão de hora em hora. Aí pede um Uber, os caras cancelam a rodo. Sei lá, mas não acho justo com o usuário. Três, quatro, cinco corridas canceladas porque os princesos não querem ganhar pouco.
Se tá ruim ser Uber, que saiam e vão fazer outra coisa.
Tem um índice de rejeição de corridas no app que monitora isso, mas meio que não dá em nada realmente. É a maneira que os motoristas estão encontrando de reivindicar reajuste das tarifas. Motoboy de aplicativo as vezes ganha mais na corrida de delivery do que motorista de passageiros.
Hoje o Uber concorre com o busão, e não com o taxi.
Então, é o “Não dar em nada” que revolta o usuário. Essa treta que li no Face, um idiota ria, zoava e dizia “Eu cancelo mesmo, tô cagando e andando”. Muita falta de consideração.
Imagina se eu, fotógrafo, pudesse escolher apenas os contratos mais lucrativos? “Ah, vou recusar esse batismo aqui, não dá lucro nenhum”, “Ensaio externo, sem álbum? Nunca na vida!” Se fizer isso, em seis meses queimo meu nome no mercado. E os motoristas cuzões (que afirmo, não são maioria) ficam sem nada que os desestimule a fazer isso.
Se isso acontece, é um problema da plataforma, não de usuários ou motoristas. Um sinal de que ela talvez não seja viável. Aliás, a Uber nunca teve lucro e talvez nunca chegue o dia que tenha.
Então... Aí é que é o ponto.
Se o Uber não é viável, cabe aos usuarios e motoristas que o deixem de lado. Eu, como usuário, já deixei. Mas tem gente que precisa.
E tenho amigos motoristas, que já deixaram. Mas tem gente precisando, aí complica.
Eu sempre achei que Uber/99 etc paga pouco para os motoristas. Mesmo antes de pandemia, com gasolina a R$ 4,00, eu achava uma mixaria atravessar a cidade por 15 contos.
Essa guerra de preço ridicula deles, penaliza o motorista, e com isso, penaliza o usuário.
No exemplo que citei, da casa da namorada, a média hoje é 10 reais a corrida, 8,5 km de distância. Ela quer vir aqui em casa, eu oferecia pra buscar, "Ah não precisa, vou de Uber"
Fazíamos isso mais pela preguiça de dirigir, etc. Mas com os caras cancelando, compensa eu ir buscar. Meu carro faz 11km/l com gasolina, os dezão que eu ia pagar pro cara, eu abasteço. O gasto sai igual, mas pelo menos ela não fica passando raiva e esperando feito trouxa.
A gente tem os dois lados. Clientes que querem pagar o mínimo possível, e motoristas que estão pagando pra trabalhar, com essas tarifas cada vez mais baixas.
A verdade é que dá pena, porque fica ruim para os dois lados.