Autor Tópico: Você tira tempo para fotografar ou só pensa em equipamento?  (Lida 17723 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 09 de Fevereiro de 2021, 09:45:04
É sempre legal estar “antenado” nas novidades e avanços tecnológicos na fotografia, muitos aqui trabalham com fotografia, outros tem a fotografia com hobby (mas isso não significa nem um pouco que seu investimento ou conhecimento é menor do quem trabalho com fotografia) , mas o ponto onde quero chegar é o seguinte: Você tira tempo de qualidade para fotografar? Você ao menos fotografa? Ou apenas se preocupa com os últimos lançamentos das grandes companhias? Se a câmera tal vai chegar a 200mpx ou se tem o rumor sobre tal lançamento? Muitas pessoas estão sempre insatisfeitas com seu equipamento.  Vejo muitas pessoas na internet que só se preocupam com a questão dos últimos lançamentos, mas deixam de lado o mais importante que é a fotografia em si, aprender a usar o que tem, sem falar que para a maioria dos mortais, esses equipamentos de ponta só chegarão a ser realidade depois de anos após serem lançados. Então tem abaixo umas questões para meditação, não precisa respondê-las.
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 10:12:35
O meu é falta de tempo e oportunidade mesmo. Nem com celular ando fotografando....  :doh: :doh:

Estou com fotos do fim do ano que tirei num puta de um lugar legal no Golfo do México e ainda nem editei. Maldita Netflix e Disney + que converge meu tempo livre no fim do dia para procrastinação.  :no: :no:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 10:22:14
Bom tópico e ótimas questões!
A discussão sobre equipamentos sempre entra na conta de qualquer hobby, mas realmente com fotografia vejo muitos discutindo quase que exclusivamente e virtualmente sobre equipamentos e lançamentos.... sem contato real com a fotografia em si, com o tempo para fotografar.... ou com o registro fotografico em si.... estou falando aqui em especial do hobby....
Como analogia, vejo outro hobby que gosto muito, o café.... também discutimos muito técnicas e equipamentos.... porém curtimos o motivo principal do hobby... tomamos café todos os dias, das mais diferentes formas e métodos!
Em resumo, fotografar é muito bom, discutir  equipamento também.... fica estranho quando apenas discutimos equipamentos e paranos de fotografar...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 10:46:17
Bem válida essa reflexão.

Acho importante discutir equipamentos, estar por dentro do mercado, mas jamais podemos deixar isso se tornar mais importante que a fotografia em si. No final equipamentos são apenas as ferramentas que utilizamos para conseguir a fotografia.

Eu sempre acompanhei os lançamentos e ainda faço, mas de maneira bem mais moderada.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 11:41:18
Que legal esse tópico. :ok:

(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Eu gosto muito de tecnologia e por isso sou fascinado com equipamento fotográfico. Gosto de acompanhar os lançamentos e entender o que tem de novidade.

Essa dualidade: equipamento vs fotografia sempre coexistiram bem por aqui.

Ultimamente a coisa ficou meio abalada, mas a culpa é do dólar.  :hysterical:

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?

Vou responder essas duas juntas. O que mais me ajudou em termos de entender as diferenças de equipamentos, ver a reposta de outros equipamentos, conhecer outras marcas, aprender a fotografar com os amigos, perceber o quanto isso é legal e ainda discutir fotografia foram justamente os passeios fotográficos organizados aqui no MF. Isso abriu a minha cabeça para muita coisa.

Sempre que posso tento fotografar, mesmo que seja da janela.  :D

(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Questão pegadinha essa!  :D :assobi: Entendo que tem várias linhas de pensamento nesse aspecto.

Minha resposta é depende.  :D  :ponder: :hysterical:  >:D

Minha realidade no momento: estou em um período de transição migrando praticamente tudo que tenho em termos de DLSR para mirrorless. Precisava? Analisando friamente: não. Mas, experimentei o mundo mirrorless, gostei muito, e simplesmente disse para mim mesmo: eu quero isso.

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)
Agora em janeiro. Eu e minha esposa fizemos uma pequena roadtrip e a fotografia sempre faz parte dessas viagens.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 11:54:14
Uma das melhores fotos que eu fiz em 2020 foi no dia 31/12 com meu iPhone em mãos.

Com certeza, hoje, eu tiro fotos muito melhores com meu iPhone do que eu tirava com minha DSLR nos primeiros anos de uso porque a técnica e olhar vai acompanhando os upgrades e estudo de equipamento. Outra coisa que os celulares de hoje nos possibilitam é ter mais liberdade de tirar fotos e ainda ter uma certa qualidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 14:49:36

Um topico inteligente e muito interessante ...

( x ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
 R:     Meu equipamento digital tem uns 7 anos mais ou menos ( nikon Df ) e não existe a menor possibilidade de troca - lo , pelo simples fato de que EU não quero trocar .
 
( x ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
 R:    Sempre há tempo para fotografar . Me aposentei da fotografia , mas NÃO do prazer de fotografar

( x ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
 R:  Claro que NÃO ... fotografia envolve muito mais do que um simples equipamento.

( x ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
 R:   Muito pelo contrário , câmera velha tambem faz excelentes fotos ... e ruins tambem  :hysterical:
 
(x ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)
 R:   Uns 10minutos atras

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 14:50:08 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 14:52:38
( x ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
 R:   Muito pelo contrário , câmera velha tambem faz excelentes fotos ... e ruins tambem  :hysterical:

boa!  :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 16:05:54
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?

Jamais. Tanto que uso desde câmeras de filme tipo Box até digitais. É o processo que me fascina e não o equipamento em si.

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?

Acho que o cara que tira fotos ruins geralmente gosta de culpar o equipamento em detrimento da própria incompetência como fotógrafo.

(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?

Devolvo a pergunta:

Você será um melhor motorista se tiver um Aston Martin ou uma Maseratti ?
Será um escritor melhor se usar o editor de texto mais caro e poderoso que existe ? Dica: Shakespeare usava papel e pena.

(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?

Quem pensa isso deveria enfiar a cabeça dentro de um buraco até o final dos tempos. Vá se inseguro assim lá longe kkkkk !

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)

SAIR mesmo, dezembro de 2019.


« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 16:06:22 por AFShalders »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 21:13:25
  Você tira tempo de qualidade para fotografar?

Sempre que possível sim.
A questão principal pra mim não é apenas ter o tempo, mas também ter a oportunidade de fotografar assuntos atrativos, pois muitas vezes se tem o tempo mas não se tem o estímulo necessário por falta do que querer fotografar. Um exemplo básico é quando se freqüenta ambientes já conhecidos.

Citar
Você ao menos fotografa? Ou apenas se preocupa com os últimos lançamentos das grandes companhias? Se a câmera tal vai chegar a 200mpx ou se tem o rumor sobre tal lançamento? Muitas pessoas estão sempre insatisfeitas com seu equipamento.

Hoje, estou satisfeito com o que tenho.
Obviamente sempre pode haver o desejo de adquirir algo recente. Mas minha motivação não vem daí.
Não tenho lentes digitais por exemplo, e não passa pela minha cabeça, por hora,  mudar.
Portanto, o que a indústria lança me interessa pelo que acontece, pelas inovações, por querer saber o que está rolando, mas não necessariamente pelo desejo de comprar.

 
Citar
Vejo muitas pessoas na internet que só se preocupam com a questão dos últimos lançamentos, mas deixam de lado o mais importante que é a fotografia em si, aprender a usar o que tem, sem falar que para a maioria dos mortais, esses equipamentos de ponta só chegarão a ser realidade depois de anos após serem lançados. Então tem abaixo umas questões para meditação, não precisa respondê-las.
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?

Nem um pouco. O que tenho, há décadas, me basta.

Citar
(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?

Não.

Citar
(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?

A linguagem fotográfica em si, não.
Mas equipamentos melhores dão sim, resultados melhores, sem dúvida alguma.
Entretanto, a qualidade do equipamento não necessariamente está ligada a novos  lançamentos. Estas 2 coisas não são complementares. 

Citar
(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?

Quase 100% das vezes estou sozinho. Não fotografo acompanhado e nem em grupos, prefiro ficar livre pra ir onde desejar. Então esta é uma questão que não me afeta.

Citar
(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)

Bem, se fazer uma foto é "sair para fotografar", hoje mesmo saí.
Mas se for algo do tipo, sai e apenas fotografa e nada mais, faz tempo. No meu caso específico,  sempre aproveito oportunidades e fotografo. Às vezes posso estar fazendo só isso, às vezes não.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 23:16:52
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
     
 Véio, eu fotografo com celular, meu negocio é o momento  :D

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
     
 não, acho que dá pra responder celular nessa tbm, kkk
eu não acredito em equipamento ruim, pinhole, grande formato, médio formato, 35mm, colódio, digital, cada tipo de fotografia tem seus prós e contras,
e cada equipamento tem o seu "modus operanti" a dinâmica de fotografar com Hasselblad 500C é completamente diferente de uma SLR que é diferente de pinhole e
grande formato, etc, etc.
e cada tipo tbm tem a sua estética própria.

a grande questão é, saber o real potencial do equipamento que vc tem em relação ao tipo de foto que vc quer fazer.

(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?

fotografo com um celular véio, to mais preocupado com a bateria dele  :D

(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?

celular, e o meu tem uns 3 anos

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)

no último fim de semana
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2021, 23:22:49 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2021, 23:28:05

Vejo essas perguntas mais pertinentes para quem é aficcionado por foto com telefone:


Eles sempre discutem a cada 6 meses o telefone novo que saiu com mudanças mínimas.

Sempre acham que essas mudanças mínimas farão diferença enorme

E tem vergonha de usar telefone de 2-3 anos atrás para fotografar em público.


Quem fotografa com câmera profissional, tem muito pouco desse sentimento quando comparado com os fotógrafos de telefone

eu como usuário de celular não tenho esse tipo de preocupação e conheço muita gente que fotografa com celular que tbm não tem.

me preocupo muito mais com estética e linguagem fotográfica


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 10:22:05
Estou gostando muito das respostas :snack:
É claro que o objetivo do tópico é fazer o pessoal pensar em como estão aproveitando o seu tempo com relação a fotografia.
Vemos muitos por aí falando de fotografia x equipamento fotográfico e muitas vezes deixando de lado a parte mais importante que é o fotografar em si. Sabe o surfista que não pega onda...Fala e sabe que surfar é maravilhoso, mas não vai para a praia.
E nisso infelizmente vejo outra tendência (essa é a antiga equipamentite), de pessoas que tem se tornado dependentes de equipamentos (acham que é impossível fazer algo se o equipamento é mais antigo) por isso nunca estão satisfeitos com o equipamento que tem, a 5DMIII não serve mais para nada, por exemplo. E isso ajuda a acabar com o prazer de fotografar.
Aquele surfista que tem a pranchinha dele, que sempre deu conta, mas agora que lançaram um novo modelo de prancha, ela não vale mais nada... E ele não vai surfar enquanto não tiver a nova prancha...

(No meu comentário não há nenhuma referência direta ou indireta a qualquer membro do fórum... só para deixar claro)


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 10:52:42
Em todos os ramos há,  também, o preconceito.
Que pode não afetar muitos, mas em algum aspecto pode inibir o fotógrafo se ele permitir (não deveria ser assim, mas acontece).
Vc já imaginou algumas oportunidades onde em um grupo, fulano é "deixado de lado" por não portar junto ao grupo que pertence aquele lançamento, aquela nova lente, seguir determinada tendência e etc?
Isso é um ponto que pode ser levado em discussão também, afinal muitos para estarem inseridos em suas comunidades e não serem desconsiderados apelam para a roda viva dos upgrades.
Seja na fotografia, no grupo de corrida, na galera do surf e etc.

Estou gostando muito das respostas :snack:
É claro que o objetivo do tópico é fazer o pessoal pensar em como estão aproveitando o seu tempo com relação a fotografia.
Vemos muitos por aí falando de fotografia x equipamento fotográfico e muitas vezes deixando de lado a parte mais importante que é o fotografar em si. Sabe o surfista que não pega onda...Fala e sabe que surfar é maravilhoso, mas não vai para a praia.
E nisso infelizmente vejo outra tendência (essa é a antiga equipamentite), de pessoas que tem se tornado dependentes de equipamentos (acham que é impossível fazer algo se o equipamento é mais antigo) por isso nunca estão satisfeitos com o equipamento que tem, a 5DMIII não serve mais para nada, por exemplo. E isso ajuda a acabar com o prazer de fotografar.
Aquele surfista que tem a pranchinha dele, que sempre deu conta, mas agora que lançaram um novo modelo de prancha, ela não vale mais nada... E ele não vai surfar enquanto não tiver a nova prancha...

(No meu comentário não há nenhuma referência direta ou indireta a qualquer membro do fórum... só para deixar claro)


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 11:02:45
Em todos os ramos há,  também, o preconceito.
Que pode não afetar muitos, mas em algum aspecto pode inibir o fotógrafo se ele permitir (não deveria ser assim, mas acontece).
Vc já imaginou algumas oportunidades onde em um grupo, fulano é "deixado de lado" por não portar junto ao grupo que pertence aquele lançamento, aquela nova lente, seguir determinada tendência e etc?
Isso é um ponto que pode ser levado em discussão também, afinal muitos para estarem inseridos em suas comunidades e não serem desconsiderados apelam para a roda viva dos upgrades.
Seja na fotografia, no grupo de corrida, na galera do surf e etc.

Sim, essa questão na fotografia de eventos ainda é muito comum, hoje menos, mas ainda é, você é avaliado pelos clientes que na maioria não conhecem de fotografia a fundo, pela aparência do seu equipamento, corre o risco de você ir com uma mirrorless de menor tamanho e o pessoal já começar a desconfiar do teu trabalho...