Autor Tópico: Você tira tempo para fotografar ou só pensa em equipamento?  (Lida 17731 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 11:04:21
mas nesse caso especificamente, é uma necessidade profissional...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 12:40:00
mas nesse caso especificamente, é uma necessidade profissional...

De fotógrafos inseguros.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 14:28:44
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Eu uso 80d com lentes Tamron e Sigma. Se me preocupasse com equipamento, não falaria isso assim, hahaha.

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Acho que por trabalar com foto desde 17 anos, não tenho um pingo de saco pra fotografar por hobby. Juro pra vc, quando tô de folga, quero passar longe de câmera, haha.
Meus hobbys, pedalar, dirigir, academia, e brincar de Hot Wheels e BeyBlade com o Enzo.

(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Se eu ganhasse uma 1dx III e um set de lentes L, minhas fotos iam ter mais nitidez, desfoque cremoso, look três dê fufreime. E só. Ia demorar até eu aprender a usar toda a capacidade do equipamento novo.

(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
Faço freela de formatura com uns doentes de equipamentite, e respondo "Estamos ganhando igual, trouxa." E muitas vezes, minhas fotos estão melhores.

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)
Fotografei quinta, sexta, sábado, domingo (duas vezes) a trabalho.
Fotografar à toa, fiz umas fotos de uma viagenzinha de carro, coisa pouca, no meio do mês passado.

Estou gostando muito das respostas :snack:
É claro que o objetivo do tópico é fazer o pessoal pensar em como estão aproveitando o seu tempo com relação a fotografia.
Vemos muitos por aí falando de fotografia x equipamento fotográfico e muitas vezes deixando de lado a parte mais importante que é o fotografar em si. Sabe o surfista que não pega onda...Fala e sabe que surfar é maravilhoso, mas não vai para a praia.
E nisso infelizmente vejo outra tendência (essa é a antiga equipamentite), de pessoas que tem se tornado dependentes de equipamentos (acham que é impossível fazer algo se o equipamento é mais antigo) por isso nunca estão satisfeitos com o equipamento que tem, a 5DMIII não serve mais para nada, por exemplo. E isso ajuda a acabar com o prazer de fotografar.
Aquele surfista que tem a pranchinha dele, que sempre deu conta, mas agora que lançaram um novo modelo de prancha, ela não vale mais nada... E ele não vai surfar enquanto não tiver a nova prancha...

(No meu comentário não há nenhuma referência direta ou indireta a qualquer membro do fórum... só para deixar claro)

Vejo muita verdade nisso. O cara vive a vida com aquele equipamento, quandl lançam o novoo, o dele vira lixo.

Não vou ser hipócrita e dizer que não queria o melhor, mas nao vou dizer que não preciso trocar nunca.

Eu usei minhas 60d até 300k cliques. Eram minhas enxadas.
Quando não atendiam mais minhas necessidades, (rapidez de AF, iso um pouco superior, conectividade) fui atrás de uma que suprisse. Peguei as 80d. Estão me satisfazendo bem. Quando elas começarem a me incomodar, eu troco.

No momento tô sentindo um gargalo com a Tamron 17-50, acho que ela é lerda pra 80d. Mas não me privo de fazer casamento e tudo que é coisa com ela. Quando achar que não dá mais, aí penso em trocar...


A grande verdade, é que parte dos entusiastas da fotografia é só um bando de nerd que curte tecnologia, e tem conhecimento nisso. Aí ficam brigando e medindo o tamanho do p**** por causa de gráfico de nitidez em site, ou comparando megapixels.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 15:57:56
Bem por ai Mike.

Por causa desse mesmo pessoal que acabei comprando uma Sony A900 na caixa, quase zerada por R$1500...  :D



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 18:25:01
Muito legal esse tipo de questionamento e pretendo fazer aqui algumas observações pessoais e depois vou ler e respondo alguns comentários dos nossos colegas foristas (risos).

A discussão é muito válida! Lembrando que eu faço dinheiro com fotografia e também o faço por hobby. Ganho dinheiro também revendendo equipamentos. Na minha mão já parou quase de tudo, mas vendo eles bem rápido com um pouco de lucro. Mas vamos lá a discussão:



(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Gosto de equipamentos; na verdade eu gosto de experimentar equipamentos. Até final de janeiro já devem ter passado pela minha mão mais de 150 câmeras, de variadas marcas (Canon, Nikon, Sony). Eu em si tenho equipamentos antigos (Sony A3000, T2i, Nex F3, 5D clássica) e algumas lentes, flashs, radio flash. Baseado na pergunta eu vejo o equipamento como um meio, não como um fim para fotografar.

Me preocuparia com equipamentos apenas se tivesse que ir pra lugares onde a selagem de corpo + lente fosse essencial, o que é não é meu caso.

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Sempre tiro tempo pra fotografar. É claro que, infelizmente, devido a pandemia, muitos jobs foram cancelados. Mas sempre saio fim de semana pra fotografar, vender no banco de imagens, agora já estou me preparando para voltar , pois com as vacinas, a coisa tende a melhorar. Mas sempre achei que qualquer DSLR ou Mirrorless hoje mesmo as com lentes de kit, fazem um trabalho digno e decente.


(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Quando peguei uma 5D Mark 3 que ficou duas semanas comigo, pude sentir que um equipamento melhor pode sim te ajudar muito, mas uma câmera melhor nas mãos de quem não sabe fotografar é inútil. Jà um equipamento antigo nas mãos de quem sabe o que faz, faz milagres.


(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
Nunca tive essa vergonha ou receio.

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)
Final de janeiro.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 18:34:28

Vejo essas perguntas mais pertinentes para quem é aficcionado por foto com telefone:


Eles sempre discutem a cada 6 meses o telefone novo que saiu com mudanças mínimas.

Sempre acham que essas mudanças mínimas farão diferença enorme

E tem vergonha de usar telefone de 2-3 anos atrás para fotografar em público.


Quem fotografa com câmera profissional, tem muito pouco desse sentimento quando comparado com os fotógrafos de telefone

Em grande parte você tem razão, até porque o ciclo de vida de uma câmera é muito maior do que de um celular.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 21:54:59
Fotografo por hobby, comecei há uns 10 anos, durante a gestação do meu primeiro filho.... o objetivo: ter fotos melhores do meu filho.... comprei uma Canon T2i, entrei para o fórum e doi um período muito legal, informação e aprendizado, li muito.... e apesar do foco ter sido registrar o meu filho.... fiz paisagem, conheci macro fotografia, descobri o flash, estudei fotometria, descobri o Ansel, enfim muito bom essa época.... aí veio a "equipamentite " associada a um momento de vida em que fotografar ficou mais complicado, trabalho, 2 filhos, demandas, etc... Hoje vejo que foi muito mais para preencher o vazio pela falta de fotografar... me debrucei em reviews.... nitidez de lentes.... querer ter lente com 1.2 de abertura.... comprei lentes, troquei de câmeras, passei pela NX300 da Samsung, depois uma Canon 6D, lentes... e por fim cheguei na Fuji X M1 e depois E2, mais lentes.... Em verdade fotografei pouco com cada equipamento,  conheci pouco deles e tive pouco tempo para adaptação e para tirar o melhor que cada um poderia me dar....
Até que um dia organizando minhas fotos no Lightroom percebi que mais de 80% das minhas fotos eram de temas familiares, em especial meus filhos, uma ou outra paisagem  e algumas macros.... ou seja uma demanda que minha primeira T2i estaria atendendo perfeitamente até hoje..... e percebi que na verdade pelas mudanças em minha vida.... carregar mochila, lentes,  flash, etc.... viraram um fardo e me limitavam a fotografar.... Há 2 anos vendi tudo, mas não deixei de fotografar... me dediquei a extrair o máximo que meu telefone pode me dar, conheci limitações dele, vantagens e se tornou uma extensão do que vejo é quero registrar... como deve ser todo equipamento fotográfico.... hoje fotografo 2 a 3x por mês de forma mais direcionada,  explorando ângulos, cenas do cotidiano, dentro do contexto dos meus passeios e rotina.... voltei a ter alegria em fotografar.... deixei as ilusões de lado.... como por exemplo achar que se eu comprasse uma 600mmm L iria fazer fotos como as da Nat Geo. Abracos e boas fotos!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2021, 22:50:02
Fotografo por hobby, comecei há uns 10 anos, durante a gestação do meu primeiro filho.... o objetivo: ter fotos melhores do meu filho.... comprei uma Canon T2i, entrei para o fórum e doi um período muito legal, informação e aprendizado, li muito.... e apesar do foco ter sido registrar o meu filho.... fiz paisagem, conheci macro fotografia, descobri o flash, estudei fotometria, descobri o Ansel, enfim muito bom essa época.... aí veio a "equipamentite " associada a um momento de vida em que fotografar ficou mais complicado, trabalho, 2 filhos, demandas, etc... Hoje vejo que foi muito mais para preencher o vazio pela falta de fotografar... me debrucei em reviews.... nitidez de lentes.... querer ter lente com 1.2 de abertura.... comprei lentes, troquei de câmeras, passei pela NX300 da Samsung, depois uma Canon 6D, lentes... e por fim cheguei na Fuji X M1 e depois E2, mais lentes.... Em verdade fotografei pouco com cada equipamento,  conheci pouco deles e tive pouco tempo para adaptação e para tirar o melhor que cada um poderia me dar....
Até que um dia organizando minhas fotos no Lightroom percebi que mais de 80% das minhas fotos eram de temas familiares, em especial meus filhos, uma ou outra paisagem  e algumas macros.... ou seja uma demanda que minha primeira T2i estaria atendendo perfeitamente até hoje..... e percebi que na verdade pelas mudanças em minha vida.... carregar mochila, lentes,  flash, etc.... viraram um fardo e me limitavam a fotografar.... Há 2 anos vendi tudo, mas não deixei de fotografar... me dediquei a extrair o máximo que meu telefone pode me dar, conheci limitações dele, vantagens e se tornou uma extensão do que vejo é quero registrar... como deve ser todo equipamento fotográfico.... hoje fotografo 2 a 3x por mês de forma mais direcionada,  explorando ângulos, cenas do cotidiano, dentro do contexto dos meus passeios e rotina.... voltei a ter alegria em fotografar.... deixei as ilusões de lado.... como por exemplo achar que se eu comprasse uma 600mmm L iria fazer fotos como as da Nat Geo. Abracos e boas fotos!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Parabéns!

https://instagram.com/160rios?igshid=1qhpbkhrhmaw6


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 07:23:25
Que projeto legal este do Instagram! É seu @cfsosa ? Achei D+, e gostei muito do tratamento padrão das fotos, criou um ambiente interessante, onde o que se destaca são as composições, luz e sombras.  Show!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 08:15:48
Que projeto legal este do Instagram! É seu @cfsosa ? Achei D+, e gostei muito do tratamento padrão das fotos, criou um ambiente interessante, onde o que se destaca são as composições, luz e sombras.  Show!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Não é meu não, mas eu coloquei aqui para ilustrar isso e talvez te inspirar, já que usa bastante o celular como equipamento fotografico.  :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 08:37:47
Fotografo por hobby, comecei há uns 10 anos, durante a gestação do meu primeiro filho.... o objetivo: ter fotos melhores do meu filho.... comprei uma Canon T2i, entrei para o fórum e doi um período muito legal, informação e aprendizado, li muito.... e apesar do foco ter sido registrar o meu filho.... fiz paisagem, conheci macro fotografia, descobri o flash, estudei fotometria, descobri o Ansel, enfim muito bom essa época.... aí veio a "equipamentite " associada a um momento de vida em que fotografar ficou mais complicado, trabalho, 2 filhos, demandas, etc... Hoje vejo que foi muito mais para preencher o vazio pela falta de fotografar... me debrucei em reviews.... nitidez de lentes.... querer ter lente com 1.2 de abertura.... comprei lentes, troquei de câmeras, passei pela NX300 da Samsung, depois uma Canon 6D, lentes... e por fim cheguei na Fuji X M1 e depois E2, mais lentes.... Em verdade fotografei pouco com cada equipamento,  conheci pouco deles e tive pouco tempo para adaptação e para tirar o melhor que cada um poderia me dar....
Até que um dia organizando minhas fotos no Lightroom percebi que mais de 80% das minhas fotos eram de temas familiares, em especial meus filhos, uma ou outra paisagem  e algumas macros.... ou seja uma demanda que minha primeira T2i estaria atendendo perfeitamente até hoje..... e percebi que na verdade pelas mudanças em minha vida.... carregar mochila, lentes,  flash, etc.... viraram um fardo e me limitavam a fotografar.... Há 2 anos vendi tudo, mas não deixei de fotografar... me dediquei a extrair o máximo que meu telefone pode me dar, conheci limitações dele, vantagens e se tornou uma extensão do que vejo é quero registrar... como deve ser todo equipamento fotográfico.... hoje fotografo 2 a 3x por mês de forma mais direcionada,  explorando ângulos, cenas do cotidiano, dentro do contexto dos meus passeios e rotina.... voltei a ter alegria em fotografar.... deixei as ilusões de lado.... como por exemplo achar que se eu comprasse uma 600mmm L iria fazer fotos como as da Nat Geo. Abracos e boas fotos!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Belo relato  :ok:, e a gente vê muito dessa questão da troca compulsiva de equipamento, sem o tempo de adaptação, de aprendizado, sem o tempo para conhecer o equipamento, e muitas vezes são essas pessoas que vão falar mal do equipamento, dizer que não atendeu as expectativas... mas a pessoa não passou as vezes nem dois meses com o equipamento. (não confundam, estou falando de compulsão de usuário final e não de quem trabalha com equipamentos fotográficos onde você precisa realmente ter o equipamento para fazer testes, as vezes por um curto período, para fazer reviews, emitir uma opinião.)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 11:49:29
Belo relato  :ok:, e a gente vê muito dessa questão da troca compulsiva de equipamento, sem o tempo de adaptação, de aprendizado, sem o tempo para conhecer o equipamento, e muitas vezes são essas pessoas que vão falar mal do equipamento, dizer que não atendeu as expectativas... mas a pessoa não passou as vezes nem dois meses com o equipamento. (não confundam, estou falando de compulsão de usuário final e não de quem trabalha com equipamentos fotográficos onde você precisa realmente ter o equipamento para fazer testes, as vezes por um curto período, para fazer reviews, emitir uma opinião.)

Me lembra Cartier Bresson que tirou fotos incríveis com apenas uma Leica e uma lente 50MM , durante praticamente toda sua vida. Podemos dizer que ele extraiou o melhor do que tinha em mãos. Hoje uma D40 da Nikon e uma velha Xti da Canon são máquinas muito melhores que qualquer antiga. Imagine as R5, R6, D850 então.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 22:04:28
Oi, Cheferson, sei que essa citação não é sua (isso é lenda urbana de internet).

Por isso, é necessário pontuar que:


---


Qto a custo:
Bresson sempre usou os equipamentos mais caros possíveis de sua época  :ok:

Ele não usava câmeras Sears, Vivitar, Yashica, etc..(e nem outras marcas que ainda existem e, por isso, é melhor nem citar aqui, por conta das ofensas que surgiriam)

(E na época dele a Leica era muito mais cara do que é hoje quando corrigimos os valores pela inflação USA).


---


Qto a qualidade:
E uma Leica com 50mm Sumicron não se compara a uma D40, XT1 nem a qq coisa antiga do digital.

Já tive Leica Sumicron e ela te entrega, no filme bom ASA 25 e ASA 50, 100Mpix fácil.

Vale lembrar que na época dele, ASA 100 era coisa lixo, feito para foto-jornalista de "página policial" pois este, tem menos qualidade)





Obrigado pela dica Ernesto, não sabia dessas detalhes. E sim a Leica sempre foi uma "Ferrari" da fotografia, também pudera, eles praticamente inventaram as SLRs rs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 22:18:20
Me lembra Cartier Bresson que tirou fotos incríveis com apenas uma Leica e uma lente 50MM , durante praticamente toda sua vida. Podemos dizer que ele extraiou o melhor do que tinha em mãos. Hoje uma D40 da Nikon e uma velha Xti da Canon são máquinas muito melhores que qualquer antiga. Imagine as R5, R6, D850 então.


Cara, não é bem exatamente assim. Existem lentes e lentes, filmes e filmes e também revelações e revelações...

Não adianta nada ter uma lente boa com um filme mediano e uma revelação horrenda como 90% do que havia no Brasil.

Se, por exemplo, usar um filme Adox CHS25 com uma boa 50mm de qualquer marca, na abertura ótima e revelar do jeito correto e profissional, com um revelar tipo Rodinal *gelado* e depois escanear em um drum scanner top você verá que a resolução é absurdamente alta.

No meio temos os Ilford Delta, Kodak T-Max, Fuji Provia/Velvia/Astia e similares

No low end tem muitos filmes de performance baixa, como o Kodak Color Plus, Proimage, Fuji XTRA e por aí vai.

Se usar uma lente mais ou menos, um filme Kodak 200/400, revelar em um minalab genérico e escanear em um Epson V-qualquer-coisa da vida, fica bem mais ou menos...

Entre esses dois extremos tem muita coisa, bem mais do que a comparação com a D40 ou mesmo mais modernas.

O que se ganhou MUITO foi a qualidade da imagem em ISO médio/alto, isso sim é indiscutível.

Da uma olhadinha aqui:

https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/cms-20-images/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/adox-chs-100-type-ii/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/
O limite ai foi o scanner, não o filme
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2021, 22:26:41 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2021, 22:28:57

Cara, não é bem exatamente assim. Existem lentes e lentes, filmes e filmes e também revelações e revelações...

Não adianta nada ter uma lente boa com um filme mediano e uma revelação horrenda como 90% do que havia no Brasil.

Se, por exemplo, usar um filme Adox CHS25 com uma boa 50mm de qualquer marca, na abertura ótima e revelar do jeito correto e profissional, com um revelar tipo Rodinal *gelado* e depois escanear em um drum scanner top você verá que a resolução é absurdamente alta.

No meio temos os Ilford Delta, Kodak T-Max, Fuji Provia/Velvia/Astia e similares

No low end tem muitos filmes de performance baixa, como o Kodak Color Plus, Proimage, Fuji XTRA e por aí vai.

Se usar uma lente mais ou menos, um filme Kodak 200/400, revelar em um minalab genérico e escanear em um Epson V-qualquer-coisa da vida, fica bem mais ou menos...

Entre esses dois extremos tem muita coisa, bem mais do que a comparação com a D40 ou mesmo mais modernas.

O que se ganhou MUITO foi a qualidade da imagem em ISO médio/alto, isso sim é indiscutível.

Da uma olhadinha aqui:

https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/cms-20-images/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/adox-chs-100-type-ii/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/
O limite ai foi o scanner, não o filme


Obrigado por compartilhar. Realmente sempre via negativos digitalizados por scanner e alguns ficavam incríveis e outros ridículos, agora consegui captar a essência admirável guru (risos) . Muito bom saber que a ótica de diversas lentes do passado eram tão boas ou até melhores que hoje, não a toa aquele tópico de manuais em digitais é um dos meus favoritos do fórum.