Autor Tópico: Você tira tempo para fotografar ou só pensa em equipamento?  (Lida 17728 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 13:01:34
Eu estou com um novo dilema, quase todos os dias estou fotografando, no início da manhã e final da tarde, o problema é a preguiça de editar as fotos depois, devo estar chegando nos 500GB nesses últimos 6 meses, quando edito uma foto sempre é uma recente as "antigas" vão ficando.
Outra questão que me desanimou foi trocar de câmera, tinha à D750 vendi comprei D810 sem por dinheiro em cima, porém à D810 não ficou boa na 150-600 sports caçando muito em baixa luz e rastreio, à qualidade de imagem é muito boa melhor que D750 o problema era o foco na minha lente principal, depois comprei D500 por falta de opção à D750 está muito mais cara agora não valendo à pena comprar novamente, com isso vendi à D810 para tentar ficar com à D500 por um tempo, mas sinceramente estou muito arrependido de ter vendido à D750 ela era muito melhor em qualidade de imagem que à D500.
Conclusão trocar de equipamento foi a pior coisa, cai na besteira de ler reviews sobre à D500 ao invés de fazer como sempre faço (baixar uma foto da câmera para ver como é na real) se tem muito romantismo com algumas câmeras principalmente com câmera CROP, isso me fez cometer um dos piores erros nessa questão. Agora nem me animo muito para ver a foto que fiz no PC com tela grande, fico visualizando no smartphone para não desanimar mais...
Mas em fim tenho um bom vício em fotografar, sempre que vejo um boa oportunidade não deixo de fotografar.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #31 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 09:31:37
Um dos motivos que me afastei muito de fóruns foram alguns destes.
No convívio onde críticas são feitas com intuito de melhora,  geralmente se cria inimizades.
Durante um período vc vai levando e deixando certas coisas passarem, mas chega uma hora que cansa. Então é  melhor se calar.
E ninguém quer continuar dando murro em ponta de faca.
Do lado de review's de equipamentos é o que vc disse, muita opinião  viciada e interessada.
Aí se exaltam muito as qualidades e se escondem os defeitos, fazendo quem compra ser enganado.
Isso me parece "normal" neste país, em quase todos os ramos.

É uma pena ter que ouvir a sua experiência.

Eu comprei a D750 depois de te ouvir e confirmo que ela é superior a D500 e a D810 para a nossa aplicação.

Qq fotógrafo avançado que tenha tido as três na mão, sabe que a diferença entre esses equipamentos é perceptível e impacta no resultado final. Infelizmente, essas experiências não se encontram fácil na internet atual (que é coalhada de jabá)

É uma pena que nós tenhamos repetido tanta informação de ouvir e sem confirmar. Os forums já não são mais a troca de experiência entre pessoas idôneas que usaram algo "de fato" e com a devida experiência.

Infelizmente, hoje, muitas vezes somos obrigados a repetir e concordar com sites e videos para poder deixar o tópico fluir e manter as amizades.

Eu tb já fui lesado por isso e nossa geração seguirá marcada por isso até que a próxima surja. A força e o dano que sites e videos causam, será lembrada.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, 09:33:45 por peridapituba »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 10:24:49
Eu estou com um novo dilema, quase todos os dias estou fotografando, no início da manhã e final da tarde, o problema é a preguiça de editar as fotos depois, devo estar chegando nos 500GB nesses últimos 6 meses, quando edito uma foto sempre é uma recente as "antigas" vão ficando.
Outra questão que me desanimou foi trocar de câmera, tinha à D750 vendi comprei D810 sem por dinheiro em cima, porém à D810 não ficou boa na 150-600 sports caçando muito em baixa luz e rastreio, à qualidade de imagem é muito boa melhor que D750 o problema era o foco na minha lente principal, depois comprei D500 por falta de opção à D750 está muito mais cara agora não valendo à pena comprar novamente, com isso vendi à D810 para tentar ficar com à D500 por um tempo, mas sinceramente estou muito arrependido de ter vendido à D750 ela era muito melhor em qualidade de imagem que à D500.
Conclusão trocar de equipamento foi a pior coisa, cai na besteira de ler reviews sobre à D500 ao invés de fazer como sempre faço (baixar uma foto da câmera para ver como é na real) se tem muito romantismo com algumas câmeras principalmente com câmera CROP, isso me fez cometer um dos piores erros nessa questão. Agora nem me animo muito para ver a foto que fiz no PC com tela grande, fico visualizando no smartphone para não desanimar mais...
Mas em fim tenho um bom vício em fotografar, sempre que vejo um boa oportunidade não deixo de fotografar.

Single Shot resolve seu problema facil.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 13:21:09
Quanto a isso do amigo desistir de fotografar, tem a turma radical que tampa o LCD, usa cartão de baixa capacidade e só leva uma bateria. O desafio fica bem interessante !
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, 13:25:04 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 15:11:40
Sobre desistir de fotografar, seja por profissão ou hobby, confesso que já passaram muitas câmeras pela minha mão (pois as revendia fácil com lucro rs) e meu equipamento é super básico, mas consigo extrair o que preciso deles.

Vendo desde D700 , 5D Mark 2 e 3, 40D, D90, e várias outras câmeras diversas, pude perceber que se você fotografa por prazer, não temos sempre como saber se uma combinação corpo + lente irá gerar resultados agradáveis e que atendam nossas necessidades.

Há 15 dias atrás, tive uma foto na Shutterstock que foi vendida por 25 dólares e volta e meia sempre tem foto minha vendendo por lá. Então eu fui olhar e a foto que tirei lá foi tirada com essas compactas de bolso "point and shoot", a antiga Sony Cybershot. Então pude refletir que realmente não interessa o equipamento que temos, se estamos satisfeitos com nossas fotos e o cliente também , é o que importa.

Não vou negar que algumas necessidades específicas podem requerer uma câmera ou lente melhor. Mas jamais desanimem de fotografar. Se não quer editar, busque fotometria e balanço de branco perfeito, e mexe nas configurações JPG da câmera pra gerar um arquivo pronto sem necessidade de edição.

Eu mesmo já não perco tempo mexendo, editando, no máximo uso o Xnconvert que faz conversão em lote com as melhorias que eu quero. Jà citei esse software como é bom. Enfim, faço tudo pensando mais no prazer de fotografar e menos em comprar e torrar dinheiro a toa em equipamentos, e perco menos tempo na edição.

Ah um fotõmetro é vida rs
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, 15:17:36 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 13 de Fevereiro de 2021, 15:14:08
Quanto a isso do amigo desistir de fotografar, tem a turma radical que tampa o LCD, usa cartão de baixa capacidade e só leva uma bateria. O desafio fica bem interessante !


Desculpe, postei essa resposta no tópico errado haha !  :doh:

Era para ser aqui: https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139092.0.html
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, 15:18:08 por AFShalders »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Fevereiro de 2021, 12:12:37
Eu estou com um novo dilema, quase todos os dias estou fotografando, no início da manhã e final da tarde, o problema é a preguiça de editar as fotos depois, devo estar chegando nos 500GB nesses últimos 6 meses, quando edito uma foto sempre é uma recente as "antigas" vão ficando.

Eu fazia isso de clicar varias vezes pra ter um momento decisivo mediano na minha frente. Cerca de 7 fotos pra ter uma, hoje eu presto mais atenção no que está acontecendo, vc aprende onde o momento vai acontecer e uns 3 ou 4 cliques pegam. É prática, mas concentre-se no que está na sua frente. E não que vc precise tratar as fotos, mas pelo menos no final do dia faça uma curadoria e delete as que não "prestaram", fica bem mais fácil de vc tratar as fotos já escolhidas do que ter que ver 30 mil fotos depois de várias semanas hehe.
Tenho usado muito JPG e os resultados tem me agradado bastante pra lazer, então dificilmente trato fotos de viagens, passeios e coisas do cotidiano. Tratamento só pra trabalhos.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:33:23
Eu fazia isso de clicar varias vezes pra ter um momento decisivo mediano na minha frente. Cerca de 7 fotos pra ter uma, hoje eu presto mais atenção no que está acontecendo, vc aprende onde o momento vai acontecer e uns 3 ou 4 cliques pegam. É prática, mas concentre-se no que está na sua frente. E não que vc precise tratar as fotos, mas pelo menos no final do dia faça uma curadoria e delete as que não "prestaram", fica bem mais fácil de vc tratar as fotos já escolhidas do que ter que ver 30 mil fotos depois de várias semanas hehe.
Tenho usado muito JPG e os resultados tem me agradado bastante pra lazer, então dificilmente trato fotos de viagens, passeios e coisas do cotidiano. Tratamento só pra trabalhos.

O pior que sempre faço isso, o problema fica na fotografia de aves, por exemplo à cada click é uma posição diferença da ave ou olhar, aí tenho dó de apagar quanto só muda a posição ou ângulo, sempre vou apagando na câmera as fotos que não gostei, depois faço a seleção no PC também.
Sobre editar eu gosto de reduzir ruído seletivamente, não gosto do JPG pela qualidade final pelo menos em Nikon e Canon...


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 09:52:45
Levando em consideracao situacoes desafiadoras, o aumento de mp, e o quanto a industria nao comunica claramente sobre af, sim eu penso em equipamentos.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 11:41:59
(   ) Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?

O único equipamento com que me preocupo é o que eu tenho. No sentido de cuidar para que dure e saber usá-lo. Não tenho muito interesse em equipamentos que não tenho.

(   ) Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?

O meu equipamento é ótimo e faz muito mais do que a minha forma de fotografar exige.

(   ) Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?

Não, já tenho um equipamento que vai além do que preciso.

(   ) Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?

Meus amigos não são tão ligados em fotografia, então os julgamentos são geralmente positivos, não negativos.

(   ) Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)

Essa pergunta não se aplica tanto porque meu estilo não envolve necessariamente sair para fotografar. Mas minha câmera está sempre à mão.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 22 de Fevereiro de 2021, 14:33:30
O pior que sempre faço isso, o problema fica na fotografia de aves, por exemplo à cada click é uma posição diferença da ave ou olhar, aí tenho dó de apagar quanto só muda a posição ou ângulo, sempre vou apagando na câmera as fotos que não gostei, depois faço a seleção no PC também.
Sobre editar eu gosto de reduzir ruído seletivamente, não gosto do JPG pela qualidade final pelo menos em Nikon e Canon...
Os Jpgs da Fuji que uso foram os unicos que me agradaram num nível satisfatório, antes usava Canon e até pra passeio era RAW haha. A maneira que vc consegue personalizar os arquivos é muito boa e mais intuitivo que Canon.

Eu morro de medo de apagar fotos direto do cartão de memória pela camera. Uma pesquisa rápida e aparecem relatos de arquivos corrompidos no futuro. Eu não arrisco. Vou deixando ali até passar e depois formato tudo, a seleção é feita no PC mesmo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Fevereiro de 2021, 20:00:41
Os Jpgs da Fuji que uso foram os unicos que me agradaram num nível satisfatório, antes usava Canon e até pra passeio era RAW haha. A maneira que vc consegue personalizar os arquivos é muito boa e mais intuitivo que Canon.

Eu morro de medo de apagar fotos direto do cartão de memória pela camera. Uma pesquisa rápida e aparecem relatos de arquivos corrompidos no futuro. Eu não arrisco. Vou deixando ali até passar e depois formato tudo, a seleção é feita no PC mesmo.

Também já ouvi isso, preciso parar com esse costume...
Uma curiosidade sobre JPG, estou negociando umas impressões fine ART e umas das coisas que o rapaz me disse é que tenho que entregar a foto em TIFF 16 Bits, no caso JPG não seria o ideal para isso  :ponder:
Até tenho uma JPG que ficou por acidente tinha acabado de pegar a câmera da assistência, fui fotografar não ví que estava em JPG é uma das minhas fotos favoritas, fiquei meio triste depois que o rapaz falou isso...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 22 de Fevereiro de 2021, 21:51:15
Também já ouvi isso, preciso parar com esse costume...
Uma curiosidade sobre JPG, estou negociando umas impressões fine ART e umas das coisas que o rapaz me disse é que tenho que entregar a foto em TIFF 16 Bits, no caso JPG não seria o ideal para isso  :ponder:
Até tenho uma JPG que ficou por acidente tinha acabado de pegar a câmera da assistência, fui fotografar não ví que estava em JPG é uma das minhas fotos favoritas, fiquei meio triste depois que o rapaz falou isso...

16 bits é desejável pelo gamut de cor maior, mas 8 bits não é nada que impeça a foto de ser feita em fine art.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 23 de Fevereiro de 2021, 17:38:55
Tudo depende do propósito da fotografia.se busca a máxima qualidade possível e flexibilidade de uma possível pós, tem que fazer em RAW, exemplo, meus trabalhos, são sempre em RAW
Já minhas fotinhos de passeios, viagens e cotidiano são JPG, me satisfazem, irei imprimir no máximo um 15x21, 20x25. A não ser quando saio com o intuito de captar algo que eu vá usar em maior detalhes, tipo uma paisagem específica, faço RAW.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 07:42:49
Tudo depende do propósito da fotografia.se busca a máxima qualidade possível e flexibilidade de uma possível pós, tem que fazer em RAW, exemplo, meus trabalhos, são sempre em RAW
Já minhas fotinhos de passeios, viagens e cotidiano são JPG, me satisfazem, irei imprimir no máximo um 15x21, 20x25. A não ser quando saio com o intuito de captar algo que eu vá usar em maior detalhes, tipo uma paisagem específica, faço RAW.

Entendi seu ponto de vista agora...