Autor Tópico: Você tira tempo para fotografar ou só pensa em equipamento?  (Lida 17722 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #60 Online: 13 de Janeiro de 2022, 09:24:32
Ser músico e fotógrafo também é legal...  :D

Pois é! Eu sigo tentando as duas coisas, tal como o pato  :hysterical:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #61 Online: 13 de Janeiro de 2022, 10:36:58
Pois é! Eu sigo tentando as duas coisas, tal como o pato  :hysterical:
:hysterical: :hysterical:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #62 Online: 13 de Janeiro de 2022, 13:11:34
Lá também vende instrumento musical.  :assobi:

 :hysterical:

Próxima parada será Havaí (assim espero). Mas nem vou levar em frente a conversa pra não desvirtuar o tópico. Quem sabe um tópico sobre música + fotografia no papo furado (se é que já não rolou por lá... me lembro de já ter visto algo do gênero há um tempo atrás).


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 17 de Março de 2022, 13:16:18
Eu respondo por mim da seguinte maneira: Eu tenho o vício de me preocupar mais com equipamento não só na fotografia como em vários setores na minha vida, sou uma pessoa que não reflete antes de comprar, claro que não coloco meu orçamento em risco com isso, mas troco de eletrônicos com frequência, enfim: É uma reflexão válida. Porém, no meu caso com a fotografia, meu maior problema é o bloqueio criativo. O que mais admiro são fotos de paisagens, lugares, mas estou saturado dos lugares que tem na minha cidade, moro no interior de MG em uma cidade dominada por mineradoras, a paisagem é literalmente "broxante", a vegetação é desbotada, encardida.. estou pensando ultimamente em estudar a macrofotografia, para não ter que ficar mostrando toda a feiura das paisagens de onde moro..
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #64 Online: 18 de Março de 2022, 08:29:06
Ultimamente só fotografo mas nem é por "prazer" ou "hobby". É por trabalho mesmo.

Quero muito criar coragem e começar ir no aeroporto perto de casa tirar foto das aeronaves que passam por aqui. Vira e mexe aparece o Air Force One ou outras aeronaves militares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #65 Online: 26 de Setembro de 2023, 13:11:02
Desenterrando esse tópico  :assobi:
Se passou outro ano, e agora, mudou algo? Tem tirado mais tempo para fotografar ou continua pensando mais no equipamento?
Eu dei uma melhorada sensível no meu tempo, tenho procurado diversificar: retratos, street e macro.


Armando Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #66 Online: 26 de Setembro de 2023, 13:20:48
Eu posso dizer que me acalmei neste aspecto, similar ao meu amigo Thales, fui um usuário com muito G.A.S nos primeiros anos de fotografia, sempre em busca do "novo" e de tecnologia.

Apesar de ser um nerd convicto e apaixonado por tecnologia, hoje continuo acompanhando as novidades, seja em câmeras, lentes e equipamentos, mas com outro olhar, sem ficar frustrado por não ter os equipamentos dos sonhos.

Acredito que isso se deva também ao amadurecimento pessoal e à habilidade de colocar em perspectiva o que é importante na minha vida, o valor das coisas. Hoje me encontro mais tranquilo, e a fotografia é um hobby que me faz bem; é a válvula de escape em uma semana atribulada aqui na empresa e, nesse sentido, é muito prazerosa.

Outro aspecto é que meu interesse pela fotografia também se diversificou para outros assuntos, focando em apreciar o trabalho dos grandes fotógrafos, a narrativa e a composição, aspectos que acredito ter subestimado no início.
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #67 Online: 26 de Setembro de 2023, 14:48:41
Tópico divertido.
# Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Ja fui assim e consegui fazer a curva. cada vez mais me interesso/estudo arte e teoria fotografica. Mas equipamento também é importante, especialmente em algumas areas especificas.

# Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Felizmente não, gosto de saber as novidades, mas nunca tive dificuldade por conta de equipamento. Mas ouso dizer que a melhoria de foco no move para mirrorless foi sensacional

#  Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Não, ouso dizer que teria até vergonha se fosse pegar um equipamento muito bom e não ter capacidade de fazer fotos a altura do equipamento.

#  Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
Passo. Gosto de fotografar sozinho, quase um ato de meditação.

#  Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)
Algumas semanas atrás, fazendo street na minha cidade.


Relevante para minhas respostas:
Sou amador e gosto muito de fotografar pessoas, primariamente em street e na sequencia retratos(que podem ser numa caminha street obviamente).
Logo, imagino ser completamente diferente de alguem que curte astro ou paisagem que  imagino poderem aproveitar melhor um equipamento de maior qualidade ou mesmo quem de fato trabalha com fotografia que tem outros tipos de pressão e realidade.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2023, 14:50:53 por lucas s »
Canon R6 + 35 + 50 + 135


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 26 de Setembro de 2023, 17:26:19
Todos os dias, quase, fotografo.
Aves, pessoas, macro, paisagens.


# Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Não

# Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Não

#  Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Não

#  Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
Não

#  Qual foi a última vez que você saiu para fotografar?
Hoje - aves, ontem - macro, sabado - pessoas,
Todos os dias, quase, fotografo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #69 Online: 01 de Outubro de 2023, 21:15:09
Eu respondo por mim da seguinte maneira: Eu tenho o vício de me preocupar mais com equipamento não só na fotografia como em vários setores na minha vida, sou uma pessoa que não reflete antes de comprar, claro que não coloco meu orçamento em risco com isso, mas troco de eletrônicos com frequência, enfim: É uma reflexão válida. Porém, no meu caso com a fotografia, meu maior problema é o bloqueio criativo. O que mais admiro são fotos de paisagens, lugares, mas estou saturado dos lugares que tem na minha cidade, moro no interior de MG em uma cidade dominada por mineradoras, a paisagem é literalmente "broxante", a vegetação é desbotada, encardida.. estou pensando ultimamente em estudar a macrofotografia, para não ter que ficar mostrando toda a feiura das paisagens de onde moro..

Sua mensagem me lembrou de um fato ocorrido com o fotógrafo William Eggleston, que achava sua cidade feia, ao que um amigo lhe disse: " fotografe o feio".

O resultado disso é só pesquisar a carreira de Eggleston.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 02 de Outubro de 2023, 08:53:09
Sua mensagem me lembrou de um fato ocorrido com o fotógrafo William Eggleston, que achava sua cidade feia, ao que um amigo lhe disse: " fotografe o feio".

O resultado disso é só pesquisar a carreira de Eggleston.
Muito obrigado.  :ok:

Não conhecia o trabalho dele.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #71 Online: 02 de Outubro de 2023, 17:08:46
# Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Preocupação com equipamento pode ser tanto pesquisar/comprar equipamento novo quanto ajustar o equipamento pra funcionar perfeitamente. Eu tenho gasto meu tempo dedicado à fotografia à esta última atividade.

# Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Infelizmente sim. Há varios ajustes finos que só podem ser feito no ambiente onde vou fotografar (debaixo das estrelas). Ora, se eu estou ajustando, não estou fotografando.

#  Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
A graça é fazer mais com menos. Mas, no meu caso, claro que equipamento melhor melhoraria (muito) minha fotografia. Uma pena que não sou feito de dinheiro. Mas bem que eu gostaria de uma montagem equatorial mais potente/precisa com telescópio SCT de 4 metros de distância focal. Isso tudo abrigado em um observatório permanente em um quintal de uma casa que não tenho...  :wub: 8-)

#  Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
De jeito nenhum. Na verdade, é sempre uma troca de experiências bem saudável quando encontro outros astrofotógrafos no observatório. E volta e meia monto também meu equipamento antigo, de nível ainda bem básico. Ainda produz resultados interessantes.

#  Qual foi a última vez que você saiu para fotografar?
Tem umas 2 semanas. Mas tenho motivos: tanto um pico de trabalho quanto a lua cheia não são um bom incentivo pra fotografar o céu noturno.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #72 Online: 02 de Outubro de 2023, 21:33:45
Depois de um ano, não melhorou ainda no aspecto de conseguir dedicar tempo à fotografia. O segundo filho está perto de fazer 2 anos, dei até um tempo nas fotos dele, que pretendo retomar já neste próximo fim de semana.

# Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?
Já fui pior. Estou feliz com uma D7200 desde 2018 (comprei usada na mão do Thales nos EUA), completei com uma Nikon 16-80mm f/2.8-4VR desde 2019, fora as outras lentes que já tinha, e desde então passou um pouco a pilha de ir para full frame (que voltou um pouco agora com a Nikon Zf... hehe)

# Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é  bom o suficiente?
Não. Nos últimos 2 anos não consegui sair para fotografar paisagens, mas tento aproveitar eventos da escola da filha, encontro com amigos, família, etc. para conseguir uns cliques.

#  Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?
Acredito que, atualmente, não. Preciso voltar a fotografar com frequência com o equipamento que tenho para voltar a evoluir. Certamente, tenho mais equipamento que capacidade de usá-lo.

#  Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?
Não tenho amigos no círculo próximo que fotografam com câmera, então isso não chega a ser um fator.

#  Qual foi a última vez que você saiu para fotografar?
Não me lembro de sair para fotografar, faz tempo. Uns dois anos talvez. Última vez foi evento da escola da filha, há uns 2 meses.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2023, 21:39:04 por Carlos HP »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #73 Online: 07 de Outubro de 2023, 17:06:30
Sua mensagem me lembrou de um fato ocorrido com o fotógrafo William Eggleston, que achava sua cidade feia, ao que um amigo lhe disse: " fotografe o feio".

O resultado disso é só pesquisar a carreira de Eggleston.
Achei bastante interessante  :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #74 Online: 07 de Outubro de 2023, 17:09:14

#  Qual foi a última vez que você saiu para fotografar?
Não me lembro de sair para fotografar, faz tempo. Uns dois anos talvez. Última vez foi evento da escola da filha, há uns 2 meses.

Coloca esse equipamento para trabalhar  :ok: