Autor Tópico: Impressão 3d  (Lida 3288 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 11 de Fevereiro de 2021, 18:48:03
Alguém mais tá nessa? Comprei essa impressora uns meses atrás, pra imprimir umas poucas peças que eu precisava na época. Acabou que usei muito mais que estou usando minha impressora de papel... Quase toda semana imprimo alguma coisa.

A minha é essa aqui:



É uma Creality Ender 3, e as únicas modificações que fiz foram a troca de placa de display (agoa com tela de toque) e controladora da impressora (8 pra 32 bits, muito mais silenciosa). Mas tem gente que troca quase tudo menos a carcaça da impressora.

Meu próximo plano é acoplar uma webcam ao bico de extrusão, pra facilitar o acompanhamento da impressão.

Dentre as peças que imprimo, há adaptadores pra câmera, tanto entre lente e câmera (estou ainda trabalhando em um Nikon/Fuji mais curto, pra facilitar o foco no infinito), quanto pra GoPro na minha bicicleta. Um exemplo, pra prender uma câmera de ação da Sony no garfo da bicicleta:



Faço minha modelagem no Autodesk Fusion e no Blender, e refino no Blender. Tenho usado o Prusa Slicer pra converter os arquivos pra impressão 3d.

Alguém mais?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 01:38:20
Esqueci de comentar, o Thingiverse é um dos maiores sites de compartilhamento de modelos pra impressão. Tem muita coisa muito legal lá. Meu perfil é https://www.thingiverse.com/fmendes/designs. Tá um tanto desatualizado, e olha que é mais fácil fazer upload lá que aqui!...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 09:02:07
Que top!

Eu acho isso muito interessante, mas parece ser bem difícil de fazer os projetos e até montar essa impressora  :hysterical:

Que material é feito as peças? Plástico que vai sendo moldado?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 10:39:00
Que top!

Eu acho isso muito interessante, mas parece ser bem difícil de fazer os projetos e até montar essa impressora  :hysterical:

Que material é feito as peças? Plástico que vai sendo moldado?

Isso é verdade: impressora 3d definitivamente não tem o mesmo grau de dificuldade de uma impressora comum. Ela vem semidesmontada, e o usuário final precisa fazer vários ajustes antes de começar a imprimir, depois várias impressões de testes pra saber a temperatura correta pra cada tipo de filamento. E frequentemente precisa de correções aqui e ali.

Sobre o material, eu usei principalmente PLA (o material básico da impressão 3d) e atualmente estou me aventurando no ABS, que é mais resistente e pega acabamento melhor, porém requer mais cuidados na impressão.

Em ambos os casos, o material é um filamento de 1.75mm de diâmetro, que passa forçado através de um extrusor (um bico aquecido a 200-270 graus), que é aplicado primeiro a uma placa aquecida, e depois camada sobre camada.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 11:48:41
Opa... ouvi alguém falando de Plástico e polímero!?? Minha área...  :hysterical: :hysterical:

Eu nunca comprei uma impressora 3D porque acho que não preciso mas é bem legal o que elas podem fazer. Aqui na empresa tem vários centros globais com impressoras 3D de diferentes tecnologias para fazer protótipos de produtos mas aqui na unidade que trabalho a gente comprou duas pequenas mais ou menos nesse estilo que você mostrou só que um pouco mais profissa que temos usado para fazer "gambiarras" ou peças alternativas para manutenção ou algum equipamento/dispositivo.

É muito legal essa tecnologia. Acredito que no futuro vai ser algo quase como ter uma air fryer ou uma ferramenta elétrica em casa.

Um dos grandes desafios é ter polímeros com melhores resistências mecânicas e térmicas com baixo custo para ser usado em impressora 3D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 18:06:19
Essa aqui é pra assustar a galera:
https://www.updateordie.com/2021/02/11/um-bife-de-verdade-produzido-por-impressora-3d-pode-estar-no-mercado-ja-em-2022/

Citar
Sabemos que já é uma realidade a possibilidade de “imprimir comida”, usando diferentes tecnologias, impressoras 3D e elementos, digamos, “comestíveis”. Mas uma empresa israelense apresentou nesta semana algo que vai muito além de reproduções químicas ou simbólicas de alimentos, criando o que está sendo considerado “O primeiro steak de verdade impresso em 3D”.

Não é plant-based, vegetariano ou muito menos vegano, nem uma tentativa de unir diversos elementos para reproduzir o sabor de um belo bife. É muito mais assustador que isso: a tecnologia utilizada pela Aleph Farm usa células musculares de animais vivos ou recentemente abatidos, retiradas através de biópsias de punção, para cultivá-las em uma matriz vegetal de maneira controlada a ponto de reproduzirem a textura e o sabor de um bife real.

Nesse processo, reproduz-se em laboratório algo semelhante ao sistema vascular de um animal, fazendo com que o steak “meio fake, meio real” vá ganhando as características necessárias para parecer carne de verdade tanto antes quanto após seu cozimento.

Segundo depoimentos de Didier Toubia, chefe-executivo da Aleph Farm, ao Washington Post, o resultado já está muito próximo de refletir a qualidade sensorial, a textura o sabor e até o marmorizado gorduroso de uma costela tradicional. Ele ainda garante que, com maior controle sobre o processo, será possível adaptar a produção a diferentes mercados e cultura, aumentando a presença de gordura, tornando os bifes mais ou menos macios etc.

Mais de dez anos atrás eu li que impressoras 3d seriam capazes de imprimir órgãos pra transplante. Parece que este dia está cada vez mais perto.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2021, 22:48:25
Hoje fiz um exercício de prototipagem, projeto e impressão. Minha lente Viltrox 56mm não tem cliques entre as aberturas, e quem acompanha meus posts sabe que isso é uma coisa que me incomoda um pouco.

Usando tiras de papel, lápis macio e paquímetro, fiz o modelo no computador de um acessório que fornece os tais cliques. Minha ideia anterior era um negócio complicado que havia me desmotivado, mas hoje tive uma ideia pra simplificar o projeto.

Dividi o mecanismo em somente duas peças: um anel que encaixa no anel de abertura (de baixo) e um anel com os cliques (de cima). Note que o anel dos cliques possui cliques maiores a cada ponto, e cliques menores a cada 1/3. Fiz assim pra acompanhar as aberturas originais da lente. Veja também que a parte de dentro do anel de abertura foi medido, projetado e impresso cuidadosamente pra casar com as ranhuras do anel original de abertura. O lápis macio e tiras de papel serviram justamente pra eu transferir estas ranhuras (cilíndricas) pra uma tira de papel (plana), de forma que eu pudesse fazer as contas e modelar novamente o cilindro com ranhuras.




Note que o anel com cliques é aberto, pois o anel de controle de abertura é maior que ele, e não teria como montar este anel sem desmontar a lente. Pra me facilitar, fiz o anel aberto, e o prendi ao corpo da lente usando fita dupla face.

Anéis impressos. O pininho preto é um pedacinho de filamento de impressão, que vai clicar em cada entalhe do anel de abertura.


Depois de montar na lente. O anel mais próximo à câmera é o que ajusta abertura, e o mais longe fica fixo no corpo da lente. Clicando na imagem, há como ver em tamanho maior.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2021, 08:32:08
Funcionou bem? Vai pintar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2021, 11:27:53
Funcionou bem? Vai pintar?

Funcionou razoável. Ainda ficou um pouco duro demais, mas é fácil consertar.

Sobre pintar, só imprimi branco porque era o filamento que estava na impressora. Vou imprimir a próxima versão em preto, com o pininho branco. Deve ser a versão final.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2021, 15:22:04
Chegou pra mim ontem uma lente Rokinon 135mm f/2 pra astrofoto (mais sobre o assunto em outro tópico). A parte interessante aqui é que esta lente não possui um colar pra tripé, mesmo sendo um tantinho grande e pesada. Com meu fiel paquímetro, tirei medidas do pescoço da lente, modelei e fiz esse colarzinho aqui. De um lado, fiz uma articulação, e do outro, usei um parafuso de GoPro pra apertar o colar.





Na base do colar, uma interface pra barra rabo-de-andorinha (verde) normalmente usada nos mounts de astrofoto. A barra também tem rosca 1/4"-20 pra tripé.



No topo, tem outro rabo-de-andorinha, esse pra uma mira e/ou uma câmera-guia de astrofoto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2021, 17:03:20
Bem legal.

Tenho um amigo que é fera nisso, ele sempre diz que uma das coisas mais chatas é o gradiente de temperatura ambiente em clima frio, a impressora dele tem uma câmara de impressão com temperatura controlada para diminuir a possibilidade de delaminação que ocorre quando ofilamento fundido é depositado sobre uma superfície mais fria do que deveria.

Qual é a resolução final dessa sua ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2021, 17:44:46
Bem legal.

Tenho um amigo que é fera nisso, ele sempre diz que uma das coisas mais chatas é o gradiente de temperatura ambiente em clima frio, a impressora dele tem uma câmara de impressão com temperatura controlada para diminuir a possibilidade de delaminação que ocorre quando ofilamento fundido é depositado sobre uma superfície mais fria do que deveria.

Qual é a resolução final dessa sua ?

Não sou tão detalhista assim. Quando imprimo em PLA, é bem fácil: basta garantir a aderência da primeira camada. Faço isso com um produto que vende na Amazon, e uso uma bandeja de vidro. Faço a primeira camada a 60 graus, e as seguintes a 65 graus. No final, quando esfria, a peça solta fácil. A primeira camada normalmente é de 0.35mm.

Quando imprimo em ABS (esse sim é mais difícil), eu uso uma lâmpada de aquecimento pra manter o modelo todo aquecido, e deixo o sopro da peça impressa desligada pelos primeiros 6mm de altura. Já consegui até imprimir um modelo de Júpiter que seria bem difícil, mas foi de boa.

Até onde já usei, minha impressora vai bem até resolução de 0.1mm, mas minhas impressões mais precisas são em 0.12mm, e as gerais são em 0.3mm. Isso no eixo Z. Nos outros eixos, não sei. Inclusive preciso regular a impressora, que está gerando umas deformações nas quinas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2021, 22:04:28
Dá um bom trabalho mesmo !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2022, 15:19:32
Projetei e imprimi uma cabeça panorâmica. Não são somplesmente parafusos nas articulações, são rolamentos. Deveria ter colocado goniômetros, mas fato é que prefiro olhar e fazer a sobreposição entre os quadros manualmente. Se preciso for, posso colocar os goniômetros depois.


Resultado aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=141181
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2022, 15:20:55 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2022, 18:13:34
E a rigidez dessa estrutura ? Qual filamento e trama usou ?