Autor Tópico: Canon R5 vs Sony A1  (Lida 3411 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 12 de Fevereiro de 2021, 10:09:29

Tony & Chelsea fizeram esse comparativo e me surpreendi com os resultados.
Canon R5 conseguiu ganhar diversos comparativos técnicos, principalmente se tratando de autofoco.

Canon realmente já chegou no nível da Sony em tecnologia mirrorless, e pode até já ter passado.
Se a R5 já se saiu tão bem, agora é esperar para vermos a "R1" que pode vir com tudo e se estabelecer como a melhor opção para esportes.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2021, 10:22:00 por Di Torres »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 10:14:28

Tony & Chelsea fizeram esse comparativo e me surpreendi com os resultado.
Canon R5 conseguiu ganhar diversos comparativos técnicos, principalmente se tratando de autofoco.

Canon realmente já chegou no nível da Sony em tecnologia mirrorless, e pode até já ter passado.
Se a R5 já se saiu tão bem, agora é esperar para vermos a "R1" que pode vir com tudo e se estabelecer como a melhor opção para esportes.
Pois é... Imagina quando a Canon lançar uma com 3000 dólares a mais de tecnologia embarcada, pra "concorrer" com a A1.
https://giphy.com/gifs/gilmoregirls-season-2-netflix-3ofT5Ff7ky6X4496E0


Sent from my motorola one using Tapatalk



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 10:20:05
Eita!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 11:13:19

Tony & Chelsea fizeram esse comparativo e me surpreendi com os resultados.
Canon R5 conseguiu ganhar diversos comparativos técnicos, principalmente se tratando de autofoco.

Canon realmente já chegou no nível da Sony em tecnologia mirrorless, e pode até já ter passado.
Se a R5 já se saiu tão bem, agora é esperar para vermos a "R1" que pode vir com tudo e se estabelecer como a melhor opção para esportes.

É o que eu digo desde o lançamento da R5, não consigo imaginar como a R1 pode ser melhor, principalmente para justificar faixa de preço da 1DX.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 11:43:32
Eu assisti esse vídeo no dia que saiu. A A1 realmente tem specs impressioantes e o seu EVF sem blackout com 30 fps é impressionante mas se outros reviews e usuários confirmarem o que o Tony testou, realmente não sei se vale a pena pagar 6,500 pela A1 sendo que você tem opções na faixa de 4,000 dólares como a R5 ou A9 para te satisfazer.

Parabéns à Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 12:24:01
Enquanto isso eu vou esperar até o fim de 2022 (pós-eleições) pra pegar a R6 mesmo que pra mim já tá muito mais que satisfatório rsrs.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 12:27:03
Eu achei estranho que Jared está demorando para lançar o review (até agora só fez o preview bem superficial e prometeu um review em seguida)... acho que tem algo a melhorar na A1... Espero que firmware resolva... O silêncio dele fala muito.
Já faz tempo que ele não solta review logo em seguida. Ele gosta de fazer após um tempo de uso. Ele mesmo postou no Stories dele essa semana que o fato do inverno (agora é época de nevascas) + Covid + época de pouca atividade esportiva está dificultando ele ter assuntos para fotografar.

Nesse review do Tony o que me estranhou foi porque a A1 fez menos de 10 fps fotografando o carro. Muito estranho isso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 17:23:03
Foi só falar do Jared e o Tony publicar que o Jares publicou um terceiro preview... vou colocar no tópico da A1...
Mas você assistiu esse? Qual foi a sua impressão baseado na "impressão deles"?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 15:15:07
Eu vi o video do Tony
Eu fiquei surpreso com os erros de foco da Sony A1 e gostei dos acertos da R5. (confirmado pelo embaixador da Sony Mark Galer que, como embaixador, disse que esses "leves" erros são normais a 30fps e que se quisermos foco preciso, baixemos o fps)

Achei trapalhada do Tony errar a exposição na R5 e culpar a Canon (ele realmente é um despreparado). Já tive Canon e como usuário Nikon, Pentax, Hassel, Phase, conheço e sei respeitar a Canon. Tony foi ridículo nessa afirmação.

Mesmo com os erros de foco da Sony A1, eu compraria a Sony A1 pq 30fps é muito legal mas, só usaria nas aplicações esportivas que permitem foco manual... Mas, ao ver outros vídeos mostrando o Buffer de 5 a 8 segundos (depende do review) eu preciso saber o tempo de limpeza desse buffer. Mesmo sabendo que ela entope um cartão de 160Gb a cada 2 minutos de disparos  :D, eu compraria se ela limpar o buffer rápido.
O "Sony" Northrup... Também não sei se foi por despreparo que ele quase derrubou a lente da câmera, apertando o botão de anexação.

Sent from my motorola one using Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 15:54:03
Teria q usar a câmera pra ter certeza, mas achei bem estranho o botão que solta a lente no lado direito, onde está a mão e os dedos. Pq será que a Sony resolveu colocar o botão ali  :ponder:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 17:19:26
Teria q usar a câmera pra ter certeza, mas achei bem estranho o botão que solta a lente no lado direito, onde está a mão e os dedos. Pq será que a Sony resolveu colocar o botão ali  :ponder:
Porque a habilidade de Ergonomia da Sony é inversamente proporcional à habilidade de desenvolver sensores e sistema de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:08:33


Boa  :ok: Gostei !  :ok:

Na prática isso pouco importa para mim. O cara meteu o dedo lá enquanto fotografava pq ele fica mudando de equipamento toda hora e não cria familiaridade com nenhum.

Qq cara com 1-2 meses usando a Sony profissionalmente e diariamente, não cometeria esse deslize

Voce foi preciso e cirúrgico aí.
Na verdade, isto é muito sério mesmo. O prejuízo que ele podia ter tido ali era grande.

Sent from my motorola one using Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:37:25
Boa  :ok: Gostei !  :ok:

Na prática isso pouco importa para mim. O cara meteu o dedo lá enquanto fotografava pq ele fica mudando de equipamento toda hora e não cria familiaridade com nenhum.

Qq cara com 1-2 meses usando a Sony profissionalmente e diariamente, não cometeria esse deslize

Concordo com você, com tempo deve se acostumar com o botão ali. Mas a questão é: why???  :ponder: Gostaria entender a razão de posicionar ali sendo que praticamente todas as câmeras de todos os fabricantes tem o botão do outro lado.

E sempre há o risco de levar um prejuízo grande até que o usuário acostume com o botão ali.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:39:25
Teria q usar a câmera pra ter certeza, mas achei bem estranho o botão que solta a lente no lado direito, onde está a mão e os dedos. Pq será que a Sony resolveu colocar o botão ali  :ponder:

Teria que testar mas vejo uma lógica, quem troca muito de lente em eventos vai entender.

Daria pra trocar de lente sem mudar a mão que seguramos a câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2021, 18:40:35
Teria que testar mas vejo uma lógica, quem troca muito de lente em eventos vai entender.

Daria pra trocar de lente sem mudar a mão que seguramos a câmera.

Bom ponto de vista. Não havia pensado nesse aspecto.