Autor Tópico: Gel CTO 1/4  (Lida 1192 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 12 de Fevereiro de 2021, 16:40:55
Boa tarde,

Galera, vocês sabem alguma dica para fazer esse gel em casa? Eu digo algo como comprar um item na livraria, recortar e encaixar no flash. Tanto para esse gel específico como para outras cores.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 16:54:34
Coloridos você pode usar aqueles papeis celofane que se acha em papelarias.
O único cuidado é não deixar eles muito próximos da luz, pois podem derreter.
A gente acha que flashes não esquentam muito, mas eles liberam muita energia num curto espaço de tempo e se você deixar eles colados no flash eles vão derreter e podem te dar uma dor de cabeça pra limpar. Já sofri isso com aqueles filtros vagabundos que vem de brinde com uns flashes.

CTO eu acho mais complicado, pois esses filtros são feitos especialmente para mudar apenas a temperatura da luz em kelvin, sem mudar nenhum outro aspecto da luz.
Não acho que tenha uma solução "DIY" de um filtro CTO ou CTB.
Você pode testar celofanes laranjas e azuis para imitar CTO e CTB, mas muito provavelmente vai impactar a fidelidade de cores.

Se quiser investir um pouco mais, eu tenho esse kit aqui da Rosco.
Vem com vários filtros de correção e alguns coloridos também.
Além de serem feitos pra aguentar temperaturas altas e já vem no tamanho ideal para flashes.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1100340-REG/rosco_110110050001_digital_after_dark_flash.html

Comprei o meu na B&H mesmo, com frete ficou 44 dólares e chegou sem ser taxado, mas é bom considerar que pode ser taxado.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2021, 17:05:57 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 17:15:51
Esse kit da Rosco eu comprei em 2018, sempre anda na minha mochila e tá dando pro gasto até hoje.
Segue umas fotos recentes que fiz com ele.

Essa foi utilizando dois 1/1 CTO no flash na modelo, para deixar o ambiente bem azulado.


Nessa eu utilizei dois flashes, um com um gel colorido ciano e o outro com um roxo/magenta.


Mais uma utilizando 2 Full CTO pra azular bastante o ambiente.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2021, 17:21:08 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 18:16:28
Coloridos você pode usar aqueles papeis celofane que se acha em papelarias.
O único cuidado é não deixar eles muito próximos da luz, pois podem derreter.
A gente acha que flashes não esquentam muito, mas eles liberam muita energia num curto espaço de tempo e se você deixar eles colados no flash eles vão derreter e podem te dar uma dor de cabeça pra limpar. Já sofri isso com aqueles filtros vagabundos que vem de brinde com uns flashes.

CTO eu acho mais complicado, pois esses filtros são feitos especialmente para mudar apenas a temperatura da luz em kelvin, sem mudar nenhum outro aspecto da luz.
Não acho que tenha uma solução "DIY" de um filtro CTO ou CTB.
Você pode testar celofanes laranjas e azuis para imitar CTO e CTB, mas muito provavelmente vai impactar a fidelidade de cores.

Se quiser investir um pouco mais, eu tenho esse kit aqui da Rosco.
Vem com vários filtros de correção e alguns coloridos também.
Além de serem feitos pra aguentar temperaturas altas e já vem no tamanho ideal para flashes.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1100340-REG/rosco_110110050001_digital_after_dark_flash.html

Comprei o meu na B&H mesmo, com frete ficou 44 dólares e chegou sem ser taxado, mas é bom considerar que pode ser taxado.

Ótimas dicas! Obrigado!

Vou pesquisar sobre o celofane e o resultado na prática.

Este kit parece ótimo, mas não quero gastar este dinheiro agora. No ML vende uns kits a um preço bem baixo, será que presta?  :ponder:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507199955-difusor-filtro-colorido-20-cores-gel-p-flash-_JM#position=4&type=item&tracking_id=7ac3338e-0b80-4c71-9017-ac84a37f3a20


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 18:23:31
Ótimas dicas! Obrigado!

Vou pesquisar sobre o celofane e o resultado na prática.

Este kit parece ótimo, mas não quero gastar este dinheiro agora. No ML vende uns kits a um preço bem baixo, será que presta?  :ponder:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1507199955-difusor-filtro-colorido-20-cores-gel-p-flash-_JM#position=4&type=item&tracking_id=7ac3338e-0b80-4c71-9017-ac84a37f3a20

Esse aí do ML é daqueles kits vagabundos que vem de brinde com uns flashes que comentei.

Celofane vai dar na mesma que esse kit aí e vai sair mais barato, só vai dar mais trabalho pra recortar e tal.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 18:39:18
No Brasil ninguém vende esse cto?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 18:56:50
No Brasil ninguém vende esse cto?

Até tem.
Já vi lojas vendendo folhas da Rosco e da Lee Filters aqui no Brasil.
Gira em torno de R$25 ~ R$30 a folha de 50cm.


Uma boa também é procurar pelos "Swatchbooks", que é tipo um livrinho de amostra que tem pedaços de vários filtros dessas marcas.
Costuma ser bem barato, vem centenas de amostras de cores e correções diferentes e alguns desses livrinhos vem num tamanho que dá pra cobrir um flash.

Exemplo, esse swatchbook vem com toda a coleção Cinegel da Rosco, que já ganhou o Oscar por realização técnica. São quase 100 filtros e o tamanho desse livro de amostra dá pra recortar cada amostra pra fazer 2 ~ 3 filtros pra flash: https://www.bhphotovideo.com/c/product/45185-REG/Rosco_950SBCNG0306_Large_3x5_Cinegel_Swatchbook.html
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2021, 19:00:35 por Di Torres »