Autor Tópico: Dúvida: como exibir miniatura de arquivo RAW CR3?  (Lida 4203 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 17 de Fevereiro de 2021, 19:17:23
Pessoal instalei uma extensão no Windows que segundo consta é justamente para ter a pré-visualização de uma imagem e abrir esse tipo de RAW da Canon que é mais novo. A extensão se chama: "Extensão de Imagem Raw" e está disponível na loja do Windows.

https://www.microsoft.com/store/productId/9NCTDW2W1BH8


Ela resolveu parcialmente o problema pois agora o programa "Fotos" do Windows abre os arquivos, porém no explorador de arquivos ainda não aparece a miniatura.

Por acaso alguém sabe algum macete para ele funcionar. Parece que mais algumas pessoas estão tendo esse problema.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 18:18:12

Ela resolveu parcialmente o problema pois agora o programa "Fotos" do Windows abre os arquivos, porém no explorador de arquivos ainda não aparece a miniatura.

Por acaso alguém sabe algum macete para ele funcionar. Parece que mais algumas pessoas estão tendo esse problema.

Talvez seja sua versão do Windows 10. A minha é a 2004, compilação 19041.804, e os arquivos CR3 abrem normalmente em miniatura no Windows Explorer.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 19:44:21
Citar
A minha é a 2004, compilação 19041.804,

O meu é Windows 10 Pro, Versão 20H2 compilação 19042.804

Essa parada de 2004 e 20H2 eu nunca entendi direito, seria tipo o windows XP service pack 2? kkkk

Qual é a mais recente a 2004 ou a 20H2?
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 19:44:51 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 19:51:07
O meu é Windows 10 Pro, Versão 20H2 compilação 19042.804

Essa parada de 2004 e 20H2 eu nunca entendi direito, seria tipo o windows XP service pack 2? kkkk

Qual é a mais recente a 2004 ou a 20H2?

mais recente: 20H2

Citar

Atualizações de recursos para o Windows 10 são lançadas duas vezes por ano, por volta de março e setembro, por meio do Canal Semestral. Elas serão fornecidas com atualizações de qualidade mensais por 18 ou 30 meses a partir da data de lançamento, dependendo da política de ciclo de vida.

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/release-health/release-information
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 19:51:38 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2022, 16:31:39
Ainda não consigo visuzalizar os arquivos CR3 da M50 nem da RP.... acabo tendo que por para gravar o Raw junto com o jpg para ter uma noção, mas de toda forma é ruim.
Será que tem como desinstalar para eu tentar instalar de novo?
Estou usando a versão  21H2 do Windows 10 PRO, compilação 19044.1415, Windows Feature Experience Pack 120.2212.3920.0
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2022, 08:32:58
Ainda não consigo visuzalizar os arquivos CR3 da M50 nem da RP.... acabo tendo que por para gravar o Raw junto com o jpg para ter uma noção, mas de toda forma é ruim.
Será que tem como desinstalar para eu tentar instalar de novo?
Estou usando a versão  21H2 do Windows 10 PRO, compilação 19044.1415, Windows Feature Experience Pack 120.2212.3920.0

recomendo: FastStone Image Viewer. Muito melhor que o explorador de arquivos do Windows.
https://www.faststone.org/FSViewerDetail.htm
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2022, 10:20:44
recomendo: FastStone Image Viewer. Muito melhor que o explorador de arquivos do Windows.
https://www.faststone.org/FSViewerDetail.htm

Concordo com isso. Tenho também essa extensão de imagem raw da MS, que ao abrir uma imagem, aparece corretamente exposta (lê a miniatura), e logo em seguida, exibe uma imagem bem mais clara, mais ruído e menos detalhe. O FSIV  é rápido e funciona bem.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2022, 13:02:19
Hmm bacana, instalei aqui.
Pelo que vi é meio que tipo o Photo Mechanic só que mais leve ainda.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2022, 14:56:50
Fast Stone Image Viewer é a indicação padrão aqui do MF para Windows desde 2006.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=7167


 :assobi: :assobi:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2022, 16:10:49
Pessoal instalei uma extensão no Windows que segundo consta é justamente para ter a pré-visualização de uma imagem e abrir esse tipo de RAW da Canon que é mais novo. A extensão se chama: "Extensão de Imagem Raw" e está disponível na loja do Windows.

https://www.microsoft.com/store/productId/9NCTDW2W1BH8


Ela resolveu parcialmente o problema pois agora o programa "Fotos" do Windows abre os arquivos, porém no explorador de arquivos ainda não aparece a miniatura.

Por acaso alguém sabe algum macete para ele funcionar. Parece que mais algumas pessoas estão tendo esse problema.

Aqui funciona no explorer com esse.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2022, 16:15:43



RAW da R5.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2022, 00:47:29
Não sei porque alguns computadores com o novo CR3 (Raw) tem essa dificuldade. Na época eu convertia os arquivos com o Adobe DNG converter e visualizava só os DNG. Mas é um método paliativo apenas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2022, 12:03:19
Eu nunca tive dificuldade de ver os arquivos em vários computadores que tenho aqui, fiquei pensando o que poderia ser:

Em todas as maquinas quando configurei de inicio o Windows eu já instalei o faststone image viewer, e ele consegue ver os arquivos, e não sei se esse programa ja instala alguma coisa que permite que o win explorer tbm consiga ver.
Em ultimo caso qual me ocorreu tbm sobre a sua versão do Windows 10, usando aqui a versão pro.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2022, 13:31:16
aqui também é o windows 10 PRO... esses paus de TI que dão... mais pra frente quando tiver uma semana livre vou formatar, só não formato agora pois tenho que recadastrar um monte site de banco.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2022, 13:47:29
aqui também é o windows 10 PRO... esses paus de TI que dão... mais pra frente quando tiver uma semana livre vou formatar, só não formato agora pois tenho que recadastrar um monte site de banco.
tai uma sugestão, instala o "faststone" e veja se funciona  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.